Ir para conteúdo

Primeira máquina de expresso


Postagens recomendadas

Oi pessoal, sou novo no mundo de cafés especiais feito em casa, tentando sair de capsulas Nespresso depois de anos usando, buscando um melhor custo benefício, qualidade e prazer no processo.

Comecei meu setup com equipamentos para coados (Clever - meu preferido, V60 e uma prensa francesa). Comprei recentemente um Kingrinder K6 depois de assistir diversos videos do Thales (canal não sou barista), uma balança da timemore e o kettle elétrico deles também - ainda aguardando chegar esses itens.

Inicialmente tinha pensado em focar nos coados e continuar com a Nespresso para expressos apenas, mas depois de assistir videos sobre café eu notei que estou perdendo tempo e dinheiro nessas capsulas (em questão de qualidade) hahaha. Como vi em algum lugar esses dias, a vida é curta demais para tomar cafés ruins! Hehe

 

Pois bem, estou namorando a ideia de comprar minha primeira máquina pra expressos e já vi que não temos tantas opções no nosso mercado. Cheguei então na dúvida entre as seguintes máquina e gostaria da opinião de vocês:

  1. A clássica Philco 15 bar (110v atualmente entre R$500 e R$800 na criação deste tópico):
    • Prós: Uma máquina bastante usada na comunidade, parece dar pouco problema e entregar uma qualidade ok considerando custo benefício. Também me possibilita usar um pf filtro naked que ajuda no aprendizado e aparentemente melhora a qualidade do expresso tirado (depois de aprender).
    • Contras: Pelo que vi tem problemas com estabilidade de temperatura e pode ser meio frustrante tirar um expresso bom logo na primeira tirada (não sei se isso ainda seria um problema após aprender a tirar o potencial da máquina ou não). Li sobre a falta de PID e outras coisas que o pessoal modifica, mas me pareceu algo mais avançado e não sei quando isso se tornaria um problema pra mim.
  2. A nova EOS Premium da Frigelar (110v atualmente entre R$700 e R$800 na criação deste tópico):
    • Prós: Uma máquina que aparenta ter componentes mais interessantes e um controle de temperatura melhor. O custo dela praticamente se equipara a querida Philco, porém parece ter um pouco mais de tecnologia e talvez seria um bom investimento a longo prazo. Garantia de 2 anos.
    • Contras: Nada de reviews por aí, apesar de alguns relatos nesse fórum. Parece ter problema de vazamento em algumas situações, mas alguns corrigiram isso usando um pf mais apertado. Também li alguns relatos da máquina parar de funcionar por algum alerta de descalcificação necessária mesmo sendo nova (mas pelo que vi tem workaround pra isso).
  3. De'Longhi Dedica (110v atualmente entre R$1400 e R$1700 na criação deste tópico):
    • Prós: Máquina super conhecida na comunidade, poucos defeitos a longo prazo e oferece um pouco de controle de temperatura. Parece ter bons componentes, suporta pf naked e parece uma boa máquina para nível intermediário.
    • Contras: A opção mais cara das três, então da um certo receio de começar logo com uma máquina mais cara sem saber tirar bom proveito (a esperança é de se pagar no longo prazo).

 

Essas são as minhas observações das opções que encontrei. Se existir alguma opção que não citei aqui, adoraria saber. Gostaria muito de saber a opinião de vocês e qual vocês julgam ser a melhor opção.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tive uma Poemia (acho que era compatível com essas aí) antes da Breville e acho que foi pura perda de tempo... acho que vale adiar um pouco a aquisição e ir logo pra uma Breville ou uma Gaggia Classic.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Eduardo. Bem vindo!

De seu relato dá para ver que já está muito bem informado e ciente, é de se presumir então que, seja qual for a escolha, teria boa noção do que estaria levando. Se fosse para sugerir opção, diria para ficar de olho também no mercado de usados, como no Classificados aqui do fórum, OLX, Mercado Livre etc. A minha Dedica comprei usada, ainda estava na garantia, veio com filtro despressurizado, tamper e afins. Já vi algumas à venda já com o bico vaporizador modificado e naked. É possível achar uma usada em boas condições e com alguns acessórios que facilitam o processo de transição como um todo. Uma coisa a ser considerada também é sua pretensão de modificar a máquina, para ter maior controle das variáveis. Se for uma fase de laboratório e aprendizado, aí penso não compensar escolher a mais cara. O que gosto na Dedica são as programações de dose (não sei se as outras têm) e o formato esguio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tendo tido a Philco e agora com a EOS, deixo minha opinião, considerando essas máquinas que você citou: se considerar mod de PID, vai de Philco, se não, vai de EOS e enfrenta a treta do porta-filtro.

Aliás, o alerta de descalcificação da EOS não impede a máquina de funcionar, apenas deixa de ficar piscando enquanto ela está esquentando. Uma info extra é que prefiro bastante a vaporização da EOS.

Nunca testei uma Dedica, mas se o café entregue for igual da EOS, já que é um clone, diria que hoje em dia uma nova está cara demais. Se for pra começar com investimento mais pesado, também consideraria aguardar e ir pra uma das opções mais caras, como o Otávio disse.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Eduardo Mallmann disse:

EOS Premium da Frigelar

Eu iria dela.
É uma marca que tem bons produtos. Nunca usei essa máquina, mas tem dois anos de garantia! E ainda a gente ganha review depois que vc comprar hahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, Otávio Tassinari Dornelles said:

eu tive uma Poemia (acho que era compatível com essas aí) antes da Breville e acho que foi pura perda de tempo... acho que vale adiar um pouco a aquisição e ir logo pra uma Breville ou uma Gaggia Classic.

Eu adoraria, acho a Breville uma máquina linda! Mas tenho medo de investir muito em uma máquina já de início e depois descobrir que a função toda de fazer expresso não é pra mim. Hahaha

 

5 hours ago, Octávio said:

Olá, Eduardo. Bem vindo!

De seu relato dá para ver que já está muito bem informado e ciente, é de se presumir então que, seja qual for a escolha, teria boa noção do que estaria levando. Se fosse para sugerir opção, diria para ficar de olho também no mercado de usados, como no Classificados aqui do fórum, OLX, Mercado Livre etc. A minha Dedica comprei usada, ainda estava na garantia, veio com filtro despressurizado, tamper e afins. Já vi algumas à venda já com o bico vaporizador modificado e naked. É possível achar uma usada em boas condições e com alguns acessórios que facilitam o processo de transição como um todo. Uma coisa a ser considerada também é sua pretensão de modificar a máquina, para ter maior controle das variáveis. Se for uma fase de laboratório e aprendizado, aí penso não compensar escolher a mais cara. O que gosto na Dedica são as programações de dose (não sei se as outras têm) e o formato esguio.

Ótima dica! Vou dar uma olhada no mercado de usados. Eu não sou muito de executar essas modificações, apesar de interessantes, então usaria a máquina como comprada já…

 

1 hour ago, bassarisse said:

Tendo tido a Philco e agora com a EOS, deixo minha opinião, considerando essas máquinas que você citou: se considerar mod de PID, vai de Philco, se não, vai de EOS e enfrenta a treta do porta-filtro.

Aliás, o alerta de descalcificação da EOS não impede a máquina de funcionar, apenas deixa de ficar piscando enquanto ela está esquentando. Uma info extra é que prefiro bastante a vaporização da EOS.

Nunca testei uma Dedica, mas se o café entregue for igual da EOS, já que é um clone, diria que hoje em dia uma nova está cara demais. Se for pra começar com investimento mais pesado, também consideraria aguardar e ir pra uma das opções mais caras, como o Otávio disse.

Você conseguiu resolver a treta do PF? Se tiver um pra indicar, agradeço! Hehe


 

23 minutes ago, MaLeandrini said:

Eu iria dela.
É uma marca que tem bons produtos. Nunca usei essa máquina, mas tem dois anos de garantia! E ainda a gente ganha review depois que vc comprar hahaha

Vontade que dá é de comprar e mandar entregar direto pro Thales fazer um review pra galera e depois me devolver hahahah

 

Acho que vou acabar dando uma olhada em usados e se for pegar uma nova ir na EOS mesmo…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Eduardo Mallmann disse:

Eu adoraria, acho a Breville uma máquina linda! Mas tenho medo de investir muito em uma máquina já de início e depois descobrir que a função toda de fazer expresso não é pra mim. Hahaha

 

Ótima dica! Vou dar uma olhada no mercado de usados. Eu não sou muito de executar essas modificações, apesar de interessantes, então usaria a máquina como comprada já…

 

Você conseguiu resolver a treta do PF? Se tiver um pra indicar, agradeço! Hehe


 

Vontade que dá é de comprar e mandar entregar direto pro Thales fazer um review pra galera e depois me devolver hahahah

 

Acho que vou acabar dando uma olhada em usados e se for pegar uma nova ir na EOS mesmo…

Vez ou outra aparece um máquina com um bom desconto nos classificados. Tu também pode arriscar esperar a Black Friday e ver se vai ter um bom desconto. A minha Breville foi comprada nessa época com um ótimo desconto em relação ao preço atual.

Tu já deve saber, mas acho importante ressaltar que um espresso dá bem mais trabalho que os coados. Eu mesmo apanhei da Breville  por um bom tempo até conseguir fazer uma extração decente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de notar que no site da frigelar diz que a EOS Premium tem 40cm de profundidade, tá certo isso @bassarisse?

E pelo que vi a Dedica tem só 30cm, pode confirmar @Octávio?

Eu tenho 32cm de profundidade disponível no meu espaço, se a EOS tiver 40cm mesmo não vai dar…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A EOS tem 32cm de fundura. Estranha essa info do site.

Eu uso um porta-filtro da Dedica, resolve o vazamento, mas encaixa/gira SUPER apertado (além de necessitar de alguma gambiarra para entrar no grupo, posso detalhar mais se quiser). Talvez outra pessoa possa indicar algum que resolveu o problema mas que seja no mesmo formato o da Philco, que na verdade é o mais certo para a EOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, Eduardo Mallmann said:

Eu adoraria, acho a Breville uma máquina linda! Mas tenho medo de investir muito em uma máquina já de início e depois descobrir que a função toda de fazer expresso não é pra mim

E se vc pegasse uma usada, que pudesse revender se desistisse?

De cara lembro do @Fogo ruivo e do Alexandre @cabeca  ambos devem ter gaggias p pronta entrega. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado por confirmar a profundidade da EOS e da Dédica!

Com tanto comentário aqui pra pegar logo uma Gaggia ou uma Breville, vou ficar de olho especialmente na breville sem moinho e ver se consigo alguma promoção ou alguma usada em bom estado. Alguém sabe dizer se é tranquilo usar essas máquina com transformador de 110v pra 220v? Pois atualmente preciso que seja 110v, mas num futuro posso precisar me mudar pra um lugar 220v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Cara, meu ponto de vista: Já fui em várias cafeterias aqui da cidade, que possuem máquinas de algumas dezenas de milhares de reais, e advinha? O café quase sempre estava ruim, amargo, sem crema, sem graça. Hoje, depois de apanhar muito, o espresso que tiro em casa na minha humilde "Philcozinha" é muito melhor do que a grande maioria das cafeterias que conheci. Sabe pq? Pq espresso dá trabalho pra vc acertar meu amigo. Provavelmente vc vai jogar muito café fora e cansar o braço no moedor até começar a tirar algo decente. Mas quando consegue achar o caminho, é muito satisfatório.

Seu orçamento está folgado e já quer começar com uma máquina caseira top? Bacana! Agora quer poupar um cascalho e ver se o espresso é pra vc mesmo? Pode ir de Philco sim, mesmo sem modificações como a minha, mas com um bom moedor, um bom café e conhecimento, que dá pra extrair um espresso gostoso, de muita qualidade, e que não tem nada a ver com o espresso de cápsulas. Aí quem sabe depois ir fazendo upgrades. 

Creio que uma parte da graça do café está na caminhada e no aprendizado.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal! Acabei pegando uma Breville sem moedor mas com alguns acessórios legais de uma pessoa aqui do fórum e já chegou. Achei a máquina demais! Até agora tirei apenas 5 expressos: choquei o primeiro, subi 10 clicks e o segundo saiu em uns 20segundos, um pouco ácido mas me surpreendeu que já achei melhor que os de capsulas.

Depois já tirei um outro com 3 clicks a menos que subiu pra uns 23 segundos sendo 18g pra 32ml. Notei que a proporção não tava das melhores apesar de ter ficado menos ácido já. Desci mais um click e tirei 18g pra 40ml (primeira vez usando o modo manual), e pah! Ficou perto de perfeito ali mesmo (pro meu gosto). Fiquei muito feliz :D

Ainda tenho muito pra brincar com as variáveis, proporções e tudo mais (assim como a vaporização), mas nesse momento já vi que acertei tanto na escolha da máquina quanto na ideia de entrar nesse hobby!

Hoje provei 2 expressos na rua que estavam horríveis (mesmo nas super máquinas) e fiquei feliz que consigo fazer um melhor em casa :D

 

Novamente agradeço as recomendações nesse tópico, me ajudaram muito! Seguimos aprendendo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Eduardo Mallmann disse:

Obrigado pessoal! Acabei pegando uma Breville sem moedor mas com alguns acessórios legais de uma pessoa aqui do fórum e já chegou. Achei a máquina demais! Até agora tirei apenas 5 expressos: choquei o primeiro, subi 10 clicks e o segundo saiu em uns 20segundos, um pouco ácido mas me surpreendeu que já achei melhor que os de capsulas.

Depois já tirei um outro com 3 clicks a menos que subiu pra uns 23 segundos sendo 18g pra 32ml. Notei que a proporção não tava das melhores apesar de ter ficado menos ácido já. Desci mais um click e tirei 18g pra 40ml (primeira vez usando o modo manual), e pah! Ficou perto de perfeito ali mesmo (pro meu gosto). Fiquei muito feliz :D

Ainda tenho muito pra brincar com as variáveis, proporções e tudo mais (assim como a vaporização), mas nesse momento já vi que acertei tanto na escolha da máquina quanto na ideia de entrar nesse hobby!

Hoje provei 2 expressos na rua que estavam horríveis (mesmo nas super máquinas) e fiquei feliz que consigo fazer um melhor em casa :D

 

Novamente agradeço as recomendações nesse tópico, me ajudaram muito! Seguimos aprendendo.

Show de bola, e parabéns pela aquisição!

De vez em quando tomo espressos na casa de um amigo que tem uma Breville e realmente é uma ótima máquina. Achei interessante quando ele quer tirar um naked sem espirrar, ele faz a extração manualmente utilizando a função de pré-infusão, o que, de acordo com ele, dá uma pressão de aproximadamente 7bar. Fica a dica...

E bons cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutes ago, Athos said:

Show de bola, e parabéns pela aquisição!

De vez em quando tomo espressos na casa de um amigo que tem uma Breville e realmente é uma ótima máquina. Achei interessante quando ele quer tirar um naked sem espirrar, ele faz a extração manualmente utilizando a função de pré-infusão, o que, de acordo com ele, dá uma pressão de aproximadamente 7bar. Fica a dica...

E bons cafés!

Boa! Eu vi essa dica em algum tópico daqui esse tempos, vou testar tb!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Athos disse:

Show de bola, e parabéns pela aquisição!

De vez em quando tomo espressos na casa de um amigo que tem uma Breville e realmente é uma ótima máquina. Achei interessante quando ele quer tirar um naked sem espirrar, ele faz a extração manualmente utilizando a função de pré-infusão, o que, de acordo com ele, dá uma pressão de aproximadamente 7bar. Fica a dica...

E bons cafés!

Eu já tentei usar esse modo algumas vezes, mas não curti muito. A pressão da máquina varia bastante e você acaba incluindo mais uma variável que você não tem muito controle. Mas extrair com uma pressão menor seria uma boa e nesse caso, uma OPV mod me parece uma alternativa melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Eduardo Mallmann disse:

Obrigado pessoal! Acabei pegando uma Breville sem moedor mas com alguns acessórios legais de uma pessoa aqui do fórum e já chegou. Achei a máquina demais! Até agora tirei apenas 5 expressos: choquei o primeiro, subi 10 clicks e o segundo saiu em uns 20segundos, um pouco ácido mas me surpreendeu que já achei melhor que os de capsulas.

Depois já tirei um outro com 3 clicks a menos que subiu pra uns 23 segundos sendo 18g pra 32ml. Notei que a proporção não tava das melhores apesar de ter ficado menos ácido já. Desci mais um click e tirei 18g pra 40ml (primeira vez usando o modo manual), e pah! Ficou perto de perfeito ali mesmo (pro meu gosto). Fiquei muito feliz :D

Ainda tenho muito pra brincar com as variáveis, proporções e tudo mais (assim como a vaporização), mas nesse momento já vi que acertei tanto na escolha da máquina quanto na ideia de entrar nesse hobby!

Hoje provei 2 expressos na rua que estavam horríveis (mesmo nas super máquinas) e fiquei feliz que consigo fazer um melhor em casa :D

 

Novamente agradeço as recomendações nesse tópico, me ajudaram muito! Seguimos aprendendo.

Ah, um ponto importante para te ajudar na regulagem é fixar uma proporção (ratio) ao extrair o seu espresso e parar a máquina tão logo atingir esse ratio. Muitos por aqui usam um ratio de 1:2, isto é, para cada 1 grama de café moído no porta-filtro, tem-se 2 gramas de café na xícara. Você pode encontrar um ratio que te agrada mais e mirar nele para regular o seu espresso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...