Ir para conteúdo

qual a máquina de expresso que melhor se aproxima do expresso vendido comumente na Itália?


Postagens recomendadas

olá, colegas. Estive na Itália e me deparei com o melhor expresso que já tomei. Basicamente em todo lugar eles servem o expresso que gostei, bem espumado, com textura de cor bege, pouco líquido. Enfim, minha missão é conseguir fazer aquele café na minha casa, mas entendo pouco sobre o assunto. Já sei que o moedor conta muito, mas que a máquina mais ainda. Se alguém já foi a Itália e sabe do que estou falando... por favor, me deem algumas dicas do que comprar, o que escolher. Obrigado 

existe algum lugar em São Paulo que podemos visitar uma loja que vende máquinas de expresso e lá poder experimentar para poder fazer a compra?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Além da máquina, considere os outros itens fundamentais para extração do espresso: água,  grão, moedor e barista. Sem isso, a máquina sozinha não te permitirá obter o mesmo resultado.

Quanto à máquina em si, estando em Sampa não deve ser difícil para visitar locadoras de equipamentos para cafeterias; alguma dessas deve ter máquinas para teste. Ou, então, ir a algum evento de vendas de equipamentos para bares e restaurantes, ou mesmo ir à Semana Internacional do Café,  que acontece em novembro em BH.

"Já sei que o moedor conta muito, mas que a máquina mais ainda."

Não necessariamente. Considere a primazia do moedor.

Saudações!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeira coisa, quanto vc quer gastar?

 

talvez uma la pavoni usada (na faixa de 6mil) + um mazzer mini (5 mil usado) ou um moedor manual da aliexpress sirva pra você.

 

mas muito importante também é achar um blend com torra escura que se aproxime do q os italianos usem, isso acho q já é bem difícil achar aqui no br

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, valacomum disse:

Olá.

Além da máquina, considere os outros itens fundamentais para extração do espresso: água,  grão, moedor e barista. Sem isso, a máquina sozinha não te permitirá obter o mesmo resultado.

Quanto à máquina em si, estando em Sampa não deve ser difícil para visitar locadoras de equipamentos para cafeterias; alguma dessas deve ter máquinas para teste. Ou, então, ir a algum evento de vendas de equipamentos para bares e restaurantes, ou mesmo ir à Semana Internacional do Café,  que acontece em novembro em BH.

"Já sei que o moedor conta muito, mas que a máquina mais ainda."

Não necessariamente. Considere a primazia do moedor.

Saudações!

das máquinas vendidas no Brasil, que possuem garantia e reposição de peças, talvez das grandes marcas, que modelo vc indica? sei que as automáticas não fazem um excelente trabalho, então teria que ser das manuais. Algo de no máximo 4 mil reais rs. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, marco78arq disse:

olá, colegas. Estive na Itália e me deparei com o melhor expresso que já tomei. Basicamente em todo lugar eles servem o expresso que gostei, bem espumado, com textura de cor bege, pouco líquido. Enfim, minha missão é conseguir fazer aquele café na minha casa, mas entendo pouco sobre o assunto. Já sei que o moedor conta muito, mas que a máquina mais ainda. Se alguém já foi a Itália e sabe do que estou falando... por favor, me deem algumas dicas do que comprar, o que escolher. Obrigado 

existe algum lugar em São Paulo que podemos visitar uma loja que vende máquinas de expresso e lá poder experimentar para poder fazer a compra?

Para conseguir em casa um resultado PRÓXIMO ao que vc tomou na italia vai demoandar muito investimento de tempo e grana.

O hobby de se tirar expressos em casa é um processo longo, caro é muito trabalhoso.

Feito esses alertas rs, recomendo a máquina que conheço e tenho em casa a Gaggia Classic.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espresso em casa é hobby, só pelo café não vale o investimento e o tempo.

R$4000,00 tu compra uma Gaggia Classic;

o moedor pra espresso mais barato acho que é o Encore ESP, mais R$2500,00 na conta; (há quem alie o crossfit ao café e compre moedores manuais mais baratos, mas...)

vai precisar no mínimo de um tamper e uma balança, acho que com mais R$200,00 resolve isso;

fora o café: nem cogita comprar já moído, não vai funcionar; grão velho de supermercado também não... se mora no interior, só comprando pela internet, aí tem que comprar uns 2kg por vez, pra compensar o frete.

aí vem a 'técnica'; são horas e horas de vídeo no Youtube e pesquisa no Google entre um café horrível e outro; vai entrar na paranóia do wdt, nivelador, tamper dinamométrico, borrifar água nos grãos antes de moer; nutation; voltar pro mais simples e usar só o tamper;

depois a gente começa a colocar a culpa nos equipamento (se o café não estiver ruim, no mínimo a gente sempre acha que podia ser um pouco melhor), começa a saga dos UPGRADES (essa nunca termina, nada vai ser definitivo na bancada)

boa sorte

 

  • Curtir 3
  • Haha 3
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma Rancilio Silvia, mas esse modelo não tem distribuição no Brasil, portanto não vale como indicação no teu caso. Por 4 mil reais, talvez a Gaggia Classic mesmo. Ou algum modelo usado. Quando eu estava tentando escolher uma para comprar, ofereceram-me aqui no fórum diversas máquinas interessantes. Quase comprei uma Fiamma Mini Bar em bom estado e revisada. Não dispenso considerar uma máquina manual ou de alavanca, porém nunca usei para afirmar que serviriam para o que pretendes fazer. Acho que sim, mas nunca usei uma Aram, por exemplo.

Não esquece que precisarás ter orçamento para outros equipamentos: moedor, tamper, balança... Se bem que tamper e balança são relativamente baratos, dá para ter os dois por menos de 200 reais.

Depois de comprar uma máquina vem a parte difícil, que é encontrar grão para esse tipo de extração, e, mais difícil mesmo, desenvolver a técnica necessária. Moedor bom é item essencial para espresso decente.

Te prepara para, quando tiveres a máquina, passar um tempo duvidando se vais conseguir ou se compraste a máquina certa. É assim mesmo. Eu levei quase dois meses até acertar espressos decentes na minha segunda máquina; minha esposa já estava reclamando que antes tomava cafés melhores. Agora já faço, em casa, espressos melhores que de algumas cafeterias.

Na boa, vais gastar mesmo é comprando diferentes grãos até chegares ao primeiro que dê algo no estilo pretendido. Nesse tempo, a prática apurará a técnica. O aprendizado acumulado vale muito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Otávio Tassinari Dornelles disse:

Espresso em casa é hobby, só pelo café não vale o investimento e o tempo.

R$4000,00 tu compra uma Gaggia Classic;

o moedor pra espresso mais barato acho que é o Encore ESP, mais R$2500,00 na conta; (há quem alie o crossfit ao café e compre moedores manuais mais baratos, mas...)

vai precisar no mínimo de um tamper e uma balança, acho que com mais R$200,00 resolve isso;

fora o café: nem cogita comprar já moído, não vai funcionar; grão velho de supermercado também não... se mora no interior, só comprando pela internet, aí tem que comprar uns 2kg por vez, pra compensar o frete.

aí vem a 'técnica'; são horas e horas de vídeo no Youtube e pesquisa no Google entre um café horrível e outro; vai entrar na paranóia do wdt, nivelador, tamper dinamométrico, borrifar água nos grãos antes de moer; nutation; voltar pro mais simples e usar só o tamper;

depois a gente começa a colocar a culpa nos equipamento (se o café não estiver ruim, no mínimo a gente sempre acha que podia ser um pouco melhor), começa a saga dos UPGRADES (essa nunca termina, nada vai ser definitivo na bancada)

boa sorte

 

Cara, rachei de rir!! rs

Agora, Pereira disse:

Cara, rachei de rir!! rs

no bom sentido é claro, foi muito bom seu relato e concordo 110%

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, marco78arq disse:

olá, colegas. Estive na Itália e me deparei com o melhor expresso que já tomei. Basicamente em todo lugar eles servem o expresso que gostei, bem espumado, com textura de cor bege, pouco líquido. Enfim, minha missão é conseguir fazer aquele café na minha casa, mas entendo pouco sobre o assunto. Já sei que o moedor conta muito, mas que a máquina mais ainda. Se alguém já foi a Itália e sabe do que estou falando... por favor, me deem algumas dicas do que comprar, o que escolher. Obrigado 

existe algum lugar em São Paulo que podemos visitar uma loja que vende máquinas de expresso e lá poder experimentar para poder fazer a compra?

Bom dia amigo!

Cara, a coisa mais importante é o elemento humano, a máquina e o moedor são operados por um mamífero, kkkk, ou seja, vai ser preciso estudar um pouquinho sobre moagem, tipos de torra e a operação da máquina de espresso, o ideal para um espresso italiano é 25 segundos para 25-30ml de café na xícara.

Dito isto, vai precisar de um moedor bom, um bom moinho vai ter permitir variar numa boa faixa a granulometria (espessura da moagem) e te permitir uma constância na moagem, a granulometria correta vai permitir você extrair um café com crema adequada (vulga espuminha). Para encontrar a granulometria adequada você vai ter que testar bastante, pois vai varia conforme o grão de você está usando e o tempo de torra.

No grau mais importante da escala de itens necessários, considere um grão de café de qualidade e com torra recente, cafés com torra velha não vão te dar um resultado adequado, considere comprar cafés com torra recente, outra coisa a considerar é o nível da torra, para espresso o recomendado é torra média, ainda sobre isso qual região da Itália você esteve? Porque existe bastante variação entre as regiões, no sul é mais comum se tomar cafés com torras mais escuras, já no norte é mais comum uma torra média, você pode escolher um grão italiano aqui, tipo o Lavazza ou o Illy, mas sinceramente, acho mais interessante comprar de uma microtorrefação brasileira mesmo, por causa da data da torra que vai ser mais recente, os grãos italianos costuma chegar pra gente aqui com torra mais antiga, por isso vai ser mais difícil conseguir o mesmo resultado, a menos que dê sorte de comprar um pacote com torra mais recente.

Agora por último aí sim vem a máquina, você não precisa de uma máquina de milhões, basicamente os itens a se considerar pra conseguir um espresso de alta qualidade são:

1. Estabilidade térmica (prefira máquinas de caldeira ao invés de máquinas com termobloco, as máquinas de caldeira são mais estáveis, dê preferência para as de caldeira maior)
2. A máquina precisa ter uma válvula solenóide para alivio da pressão (as máquinas mais baratas costumam não ter esta válvula)
3. Opcionalmente seria interessante a máquina ter a pressão regulada em 9bar através de uma válvula OPV (não é uma regra, pois pode-se conseguir resultado semelhante com um bom moinho, mas estar regulada em 9bar vai permitir extrações boas mesmo com moagens mais grossas)
4. Considere uma máquina com medidas padronizadas (portafiltro de 58mm de preferencia, não por ser melhor, mas por ser mais fácil intercambiar peças)

Isso é tudo amigo, foca no conhecimento, é a parte mais importante da equação, todo o resto você consegue adaptar se tiver o domínio da técnica.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal pela indicação do meu trabalho.

Estou em contato com ele para ajudá-lo a realizar o sonho.

Gratidão imensa e boa semana pra todos.

 

 

 

Cordialmente,

Ricardo Gobbi da Silveira
GOBBI Old School Coffee
Embaixador do CDC
Venda de máquinas, moedores e torradores de café usados.
WhatsApp: 34-99937-1222
Instagram: @gobbidasilveira

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/05/2023 at 21:10, mericlis disse:

primeira coisa, quanto vc quer gastar?

 

talvez uma la pavoni usada (na faixa de 6mil) + um mazzer mini (5 mil usado) ou um moedor manual da aliexpress sirva pra você.

 

mas muito importante também é achar um blend com torra escura que se aproxime do q os italianos usem, isso acho q já é bem difícil achar aqui no br

De fato é difícil de achar um blend de torra escura por aqui. Infelizmente.

A sensação é de que o pessoal que trabalha com café especial torce o nariz para torras escuras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Talvez porque, historicamente, torra escura ficou relacionada a cafés de baixa qualidade, cujo grau de torra era exatamente para mascarar esses defeitos. Isso quando não tinha outras coisas misturadas, no café vendido já moído. Mas, é fato, há grãos de qualidade que ficam bons com torra escura. Algumas lojas como o Moka Clube e o Lucca Cafés têm blends assim.

Saudações!

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Pereira disse:

De fato é difícil de achar um blend de torra escura por aqui

Não se prenda à cor, mas sim ao sensorial. Tem umas torras que são feitas para o espresso clássico, como o Tiger da Unique. Eu não curto, mas para o seu perfil, talvez agrade.

Quase toda torrefação tem a versão clássica, pois é de mais fácil aceitação. Algumas tem um clássico mais pra moderno, como a Um Coffee, que talvez você ache meio ácido. 

O Acaiá do AKSA, por exemplo, acho classicão. Vários vendem mokas mais nesse estilo, enfim, não acho que vai ser tão difícil achar o grão adequado.

Vai sim precisar de conhecimento e um bom moedor, como já disseram aqui, e em 4o lugar vem a máquina. Eu tirei muito espresso bom numa Poemia usada que comprei por 300 reais e modifiquei com dimmer, PID e manômetro, no total, gastei uns 1 mil reais, mais um moedor K4, tamper, WDT, se quiser um distribuidor, e com menos de 2k você tira ótimos espressos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/05/2023 at 11:00, Marcão disse:

Bom dia amigo!

Cara, a coisa mais importante é o elemento humano, a máquina e o moedor são operados por um mamífero, kkkk, ou seja, vai ser preciso estudar um pouquinho sobre moagem, tipos de torra e a operação da máquina de espresso, o ideal para um espresso italiano é 25 segundos para 25-30ml de café na xícara.

Dito isto, vai precisar de um moedor bom, um bom moinho vai ter permitir variar numa boa faixa a granulometria (espessura da moagem) e te permitir uma constância na moagem, a granulometria correta vai permitir você extrair um café com crema adequada (vulga espuminha). Para encontrar a granulometria adequada você vai ter que testar bastante, pois vai varia conforme o grão de você está usando e o tempo de torra.

No grau mais importante da escala de itens necessários, considere um grão de café de qualidade e com torra recente, cafés com torra velha não vão te dar um resultado adequado, considere comprar cafés com torra recente, outra coisa a considerar é o nível da torra, para espresso o recomendado é torra média, ainda sobre isso qual região da Itália você esteve? Porque existe bastante variação entre as regiões, no sul é mais comum se tomar cafés com torras mais escuras, já no norte é mais comum uma torra média, você pode escolher um grão italiano aqui, tipo o Lavazza ou o Illy, mas sinceramente, acho mais interessante comprar de uma microtorrefação brasileira mesmo, por causa da data da torra que vai ser mais recente, os grãos italianos costuma chegar pra gente aqui com torra mais antiga, por isso vai ser mais difícil conseguir o mesmo resultado, a menos que dê sorte de comprar um pacote com torra mais recente.

Agora por último aí sim vem a máquina, você não precisa de uma máquina de milhões, basicamente os itens a se considerar pra conseguir um espresso de alta qualidade são:

1. Estabilidade térmica (prefira máquinas de caldeira ao invés de máquinas com termobloco, as máquinas de caldeira são mais estáveis, dê preferência para as de caldeira maior)
2. A máquina precisa ter uma válvula solenóide para alivio da pressão (as máquinas mais baratas costumam não ter esta válvula)
3. Opcionalmente seria interessante a máquina ter a pressão regulada em 9bar através de uma válvula OPV (não é uma regra, pois pode-se conseguir resultado semelhante com um bom moinho, mas estar regulada em 9bar vai permitir extrações boas mesmo com moagens mais grossas)
4. Considere uma máquina com medidas padronizadas (portafiltro de 58mm de preferencia, não por ser melhor, mas por ser mais fácil intercambiar peças)

Isso é tudo amigo, foca no conhecimento, é a parte mais importante da equação, todo o resto você consegue adaptar se tiver o domínio da técnica.

isso não foi uma aula, foi um curso superior de graduação.... ual. Muito obrigado, pois talvez vc tenha me economizado horas e horas de erros iniciais. Vc consegue fazer uma pequena lista de máquinas e moedores com essas características que citou? obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, regisassao disse:

Não se prenda à cor, mas sim ao sensorial. Tem umas torras que são feitas para o espresso clássico, como o Tiger da Unique. Eu não curto, mas para o seu perfil, talvez agrade.

Quase toda torrefação tem a versão clássica, pois é de mais fácil aceitação. Algumas tem um clássico mais pra moderno, como a Um Coffee, que talvez você ache meio ácido. 

O Acaiá do AKSA, por exemplo, acho classicão. Vários vendem mokas mais nesse estilo, enfim, não acho que vai ser tão difícil achar o grão adequado.

Vai sim precisar de conhecimento e um bom moedor, como já disseram aqui, e em 4o lugar vem a máquina. Eu tirei muito espresso bom numa Poemia usada que comprei por 300 reais e modifiquei com dimmer, PID e manômetro, no total, gastei uns 1 mil reais, mais um moedor K4, tamper, WDT, se quiser um distribuidor, e com menos de 2k você tira ótimos espressos.

Não é exlcusivamente a questão da torra. Os italianos usam robusta na composição. Isso é dificil de achar.

o único que conheço:

Café Torrado - Espresso Robusta - ROAST Cafés (roastcafes.com)

De fato, todas as torrefações tem linhas com a torra mais escura, que agrada mais o paladar geral.

 

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

A Fazenda Venturim trabalha com robusta especial. Os grãos são muito bons e o atendimento é ótimo.

https://fazendaventurim.com.br/

Aqui no fórum tem alguns tópicos sobre isso. Procure por "robusta", "conilon", "venturim"... Aproveito para sugerir um desses tópicos:

Além disso, pode ser considerada a ideia de fazer um blend em casa, colocando um pouco de robusta e um pouco de arábica na hora de preparar.

Saudações!

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, marco78arq disse:

isso não foi uma aula, foi um curso superior de graduação.... ual. Muito obrigado, pois talvez vc tenha me economizado horas e horas de erros iniciais. Vc consegue fazer uma pequena lista de máquinas e moedores com essas características que citou? obrigado

Opa, bom dia amigo!

Posso citar alguns exemplos aqui mas não se prenda a essa pequena lista, porque com certeza existe muitas opções melhores que essas que eu citar amigo, mas só pra ajudar a ter um ponto de partida aí vai:

Máquinas (todas elas são domésticas, pra não ocupar muito espaço e ter que fazer muitas adaptações):
1. Tramontina Express Pro (a Breville), eu particularmente prefiro a versão sem moedor
2. Gaggia Classic
3. Fiamma Minibar
4. Rancilio Silvia
5. Gaggia Baby Twin

Moedores (todos eles são domésticos também, os três primeiros são elétricos, os outros dois são manuais):
1. Moedor Tramontina Express (o Breville)
2. Rancilio Rocky
3. Baratza Sette ou o Vario (tem também o Encore, mas é mais limitado um pouco)

4. BravoIT (do Gilberto aqui do forum)
5. Kingrinder K4 ou K6

Mais uma vez amigo, falei apenas dos que eu conheço mas existem diversas outras opções pra todos os bolsos, não precisa se prender a marcas, o que vale pra máquinas é principalmente a estabilidade térmica, uma válvula solenóide, e seria útil ter medidas padronizadas (pra facilitar o intercambio de peças, apenas isso), caso tiver um OPV é um plus que irá permitir extrações com moagens mais grossas (mas isso não é indispensável)

Sobre os moedores, você pode optar pelos elétricos pela praticidade e rapidez na moagem ou pelos manuais pelo menor custo, agora todos estes que estão na lista conseguem produzir moagens de alta qualidade com repetibilidade, para o espresso o importante é ter uma faixa ampla de regulagens, e nesse quesito sinceramente pra mim o BravoIT bate todos por ser stepless.

Amigo mais uma vez, existem diversas outras opções, essa lista aqui é só um ponto de partida, no caso dos moinhos precisa considerar a faixa de regulagens na área do espresso (quanto maior melhor), o tipo de mó (cônica ou plana, esqueça os de hélice), e a construção do moinho pra não ter muita folga entre as mós o que vai garantir a repetibilidade.

De resto, é prática amigo, treino, treino e treino, como um amigo aqui já falou, é possível tirar ótimos cafés com as máquinas mais simples, o que vai mandar é seu conhecimento e prática.

Se quiser começar com um grão nacional bom pra espresso que não é difícil de encontrar, pode pegar um pacote do Orfeu clássico, ele fica muito bom no espresso, só se atente a pegar uma torra recente (recomendável comprar do site por este motivo), aí a partir daí você vai experimentando os cafés de microtorrefações até encontrar o que mais te agrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que estão falando de grãos para espresso, por economia ($) comecei a consumir os do Café do Mercado. Acho mais gostoso o Montanhas Orgânico, mas provavelmente não é muito "italiano". Talvez o Clássico vá mais na direção pretendida, ou mesmo o blend que eles usam na cafeteria (e que não cai na minha preferência). Uma ideia é mistura, em casa mesmo, um desses arábicas com algum robusta especial. Eu ainda não tentei isso, mas talvez assim possa resolver um problema aqui em casa:

Comprei um pacote do Conilon Vitória da Fazenda Venturim e está quase todo no freezer; ainda não descobri como gostar dele. Meu paladar é mais para arabica, mesmo. Entretanto experimentei um Robusta de Rondônia no Cafezaum no Rio e consegui achar que valeu, pois só não comprei um pacote porque não tinha disponível para venda (mas não foi espresso).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o que vocês acham nobres, importar uma flair 58 ou comprar uma gaggia classic e colocar as modificações? Sem considerar workflow, mas sim a qualidade média do café

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pereira disse:

Os italianos usam robusta na composição. Isso é dificil de achar

De fato, robusta é mais difícil de achar, mas os colegas já deram boas dicas. 

42 minutos atrás, Favero disse:

importar uma flair 58 ou comprar uma gaggia classic e colocar as modificações?

A Flair vai te dar a possibilidade de controlar o fluxo com mais precisão e rampas mais suaves. Na Gaggia, dimmer ajuda, Gaggiuino seria melhor ainda, mas não sei o quanto os picos de pressão prejudicam. O Hoffman é contra as pancadas no bolo, mas não sei se é perceptível na xícara para nós mortais.

A Flair pode trazer alguma dificuldade com gerenciamento de temperatura, eu compraria a versão com resistência integrada para diminuir esse problema. Porém, talvez a estabilidade térmica seja melhor, pois não entra água fria durante a extração. Na Gaggia, mesmo com PID, tem um tempo de correção, a mod do Gaggiuino meio que resolve isso, mas não fiz a mod e nem provei um café feito numa Gaggiuino. O @Felipe_Silva fala maravilhas da Silviuino.

Mas, resumindo, tendo a acreditar que a Flair pode dar um café melhor até mesmo que a Gaggiuino, mas não sei até que ponto percebemos a diferença na xícara. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ivoesazevedo disse:

Comprei um pacote do Conilon Vitória da Fazenda Venturim e está quase todo no freezer; ainda não descobri como gostar dele.

 

Olá.

Vou me permitir um off topic.

@ivoesazevedo, claro que vai depender muito do paladar de cada um, mas já fiz blend de conilon com arábica que me agradou bastante. Um exemplo para este grão que você tem congelado foi com o Bela Época Orgânico do Moka Clube, um obatã vermelho da Alta Mogiana, com notas de avelã, toffee e baunilha, que não só combinaram bem com as do Vitória como suavizaram esse sabor mais típico do conilon, na proporção 2g:16g. Fiz na V60 à la Hoffmann, 300ml de água a 95ºC.

https://www.mokaclube.com.br/produto/bela-epoca-organico-250g/

Se resolver testar, depois conte o que achou.

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 hours ago, Favero said:

E o que vocês acham nobres, importar uma flair 58 ou comprar uma gaggia classic e colocar as modificações? Sem considerar workflow, mas sim a qualidade média do café

Eu iria 100% na flair, mas acho que é uma comparação entre máquinas de patamares diferentes. Importar a flair 58 deve sair quase o dobro da gaggia classic comprada aqui no BR.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Rafael Simas disse:

Eu iria 100% na flair, mas acho que é uma comparação entre máquinas de patamares diferentes. Importar a flair 58 deve sair quase o dobro da gaggia classic comprada aqui no BR.

É que eu esqueci de comentar que existe uma chance do meu irmão me trazer uma direto dos eua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...