danvalia Postado 31 Maio 2023 Denunciar Share Postado 31 Maio 2023 Prezados, tudo bem? Estou começando literalmente agora no mundo do café e vejo o nivel de informação que voces tem aqui. Parabens. Gostaria de saber se voces recomendam algum post, blog, video, livro ou qualquer coisa que explique os conceitos básicos para um inciante total. Por ex: vejo voces falando 18g in - 30 out; fines; tipos de moagem etc e fico completamente perdido, mas quero aprender! Procurei aqui no forum e nao achei nada que desse um overview geral do assunto. Obrigado a todos desde ja! abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Abomai Postado 31 Maio 2023 Denunciar Share Postado 31 Maio 2023 Um curso presencial é a minha recomendação, mas o canal do James Hoffmann é uma ótima pedida para ir se familiarizando. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 1 Junho 2023 Denunciar Share Postado 1 Junho 2023 Bem-vindo! A forma mais comum é consumir conteúdo relacionado a café. Hoje tem uma quantidade imensa de canais no Youtube, websites e páginas em redes sociais que falam sobre café. Mas eu indico muito o livro do James Hoffmann “How to make the best coffee at home” (acredito que só tem em inglês). É como um manual, sucinto e bem tranquilo de ler, muito bom para quem tá começando e até intermediário no tema. Gosto do livro, pois tem basicamente todos os tópicos relevantes, com um bom nível de aprofundamento e muito bem embasado. Um problema de aprender consumindo conteúdo solto por aí é que tem muito ruído, mitos e exoterismo relacionados ao café. Começando com um livro como esse já filtra bastante dessas coisas. Tem também um livro que um dicionário com os termos comumente utilizados no café, vai te ajudar bastante. É esse aqui: https://www.amazon.com.br/Coffee-Dictionary-Z-growing-roasting/dp/145216665X 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 1 Junho 2023 Denunciar Share Postado 1 Junho 2023 Se for mais a sua vybe, pode maratonar o canal do Não Sou Barista. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 1 Junho 2023 Denunciar Share Postado 1 Junho 2023 Mais uma dica: quando frequentar cafeterias de verdade (aquelas que apresentam vários grãos diferentes e servem diversos métodos), tenta conversar com a pessoa que faz o café. Na minha experiência, gostam do interesse dos clientes. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 1 Junho 2023 Denunciar Share Postado 1 Junho 2023 Olá, Acho que os vídeos do canal da Unique têm roteiros bem informativos e didáticos, há muito conteúdo, de variadas temáticas, coisas básicas e as mais avançadas. Chegaram a organizar seus vídeos em um curso online gratuito. O legal é que o conteúdo fica organizado. https://uniquecafes.com.br/produto/curso-de-cafe-online-gratis/ Também ofertam cursos presenciais. Os vídeos antigos do Não Sou Barista também são instigantes. De fato, especialmente no YouTube, podem surgir algumas ambiguidades, ruídos e desencontros. Mas creio que, em suma, o cerne das questões dá para pegar, e o que é visto pode ser vivenciado na prática – a sua vivência, experiência e gosto serão o principal. O livro de Hoffmann parece ser uma referência imbatível, mas não o temos em português, inglês não é necessariamente dado... E, claro, o próprio fórum aqui, a ferramenta de busca, sempre muito enriquecedor. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
danvalia Postado 2 Junho 2023 Autor Denunciar Share Postado 2 Junho 2023 Obrigado pessoal! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas