Ir para conteúdo

Como começar?! - conceitos basicos, moagem, etc


danvalia

Postagens recomendadas

Prezados, tudo bem?

Estou começando literalmente agora no mundo do café e vejo o nivel de informação que voces tem aqui. Parabens.

Gostaria de saber se voces recomendam algum post, blog, video, livro ou qualquer coisa que explique os conceitos básicos para um inciante total. Por ex: vejo voces falando 18g in - 30 out; fines; tipos de moagem etc e fico completamente perdido, mas quero aprender! 

Procurei aqui no forum e nao achei nada que desse um overview geral do assunto.

Obrigado a todos desde ja!

 

abs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-vindo!

A forma mais comum é consumir conteúdo relacionado a café. Hoje tem uma quantidade imensa de canais no Youtube, websites e páginas em redes sociais que falam sobre café. Mas eu indico muito o livro do James Hoffmann “How to make the best coffee at home” (acredito que só tem em inglês). É como um manual, sucinto e bem tranquilo de ler, muito bom para quem tá começando e até intermediário no tema. Gosto do livro, pois tem basicamente todos os tópicos relevantes, com um bom nível de aprofundamento e muito bem embasado. 

Um problema de aprender consumindo conteúdo solto por aí é que tem muito ruído, mitos e exoterismo relacionados ao café. Começando com um livro como esse já filtra bastante dessas coisas.

Tem também um livro que um dicionário com os termos comumente utilizados no café, vai te ajudar bastante. É esse aqui: https://www.amazon.com.br/Coffee-Dictionary-Z-growing-roasting/dp/145216665X

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma dica: quando frequentar cafeterias de verdade (aquelas que apresentam vários grãos diferentes e servem diversos métodos), tenta conversar com a pessoa que faz o café. Na minha experiência, gostam do interesse dos clientes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,