hrms Postado 17 de Março Denunciar Share Postado 17 de Março Entendi, bom saber que não é uma questão isolada. Interessante. Esse café vem com torra recente? Realmente o preço é muito bom. Eu estou usando um café que comprei com o Alex Lima, o tal café do Bruno. Torra média, com notas de doce de leite, nozes, pêra e acidez cítrica. Já usei praticamente o pacote todo e não consegui extrair doçura. Consegui equilibrar bem a acidez e deu pra sentir notas de pêra, mas o doce de leite e nozes, nada. Como sou iniciante, provavelmente o problema não está no café. Mas vai saber, talvez não seja o mais indicado pro meu setup e/ou paladar. De qualquer forma, comprei o caramelo e chocolate da net cafés pra testar, acredito que vai ser mais amigável pra mim. Meu moedor é um Kingrinder K4. Meu worflow é basicamente usar um WDT após a moagem, o que acredito que tô fazendo corretamente, dar uma leve batida pra assentar, e usar um tamper calibrado. Fiz testes com filtro de papel e com puck screen, e os resultados foram melhores com a puck screen, provavelmente devido a irregularidade do chuveiro. Eu tô fazendo os ajustes aos poucos, não jogo fora o café mesmo que esteja desagradável. Quando é assim, eu faço um espresso tônica com o café e mesmo que puro esteja intragável, nessa bebida fica bom de qualquer jeito. O que tenho percebido é que, na maior parte das extrações, o café não sai de forma homogênea por todos os buracos da cesta. Saem umas gotas espalhadas, e às vezes formam dois fluxos ao invés de um central. As canalizações eu até consegui resolver ajustando a moagem e a dose. Mas quando tento ajustar alguma coisa novamente pra tentar extrair doçura, a canalização volta. E assim o ciclo continua... kkk Vou testar o café novo, quando chegar. Dependendo de como for, faço uns vídeos e posto aqui pra tu me ajudar. Agradeço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado 17 de Março Denunciar Share Postado 17 de Março Sim, o Lontrinha chega bem fresco, nas vezes que pedi tinha sido torrado menos de 1 semana antes do envio, deve ser até padrão. Não é um café especial, então não se compara (nem em preço) aos que vc citou, mas no espresso, e nessa fase de aprendizagem, pro meu paladar vale muito a pena. É bem possível que o café que vc usa não seja o seu estilo. Um amigo tava nessas também, lutou lutou e no fim, era o café que tava usando, e o gosto dele. Ele foi me mostrar e eu achei ótimo (mas senti a acidez que ele não tolera). Não parece ser nada no seu workflow, tá bem padrão, fazendo tudo certo. O primeiro espresso que tirei nessa máquina foi no K4 com WDT também. Eu só ainda não usei naked, o motivo principal é que essa máquina é vendida como 15 bar, acho que não tem como dar bom, e enquanto estiver na garantia eu não vou colocar dimmer. Talvez pra não ver mais canalizações, vc tenha que dar um tempo no naked, ou partir pros mods mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
glabo Postado 21 de Março Denunciar Share Postado 21 de Março Olá pessoal boa tarde! Comprei essa maquina só por causa desse tópico e vim aqui agradecer. As informações aqui tambem me ajudaram bastante a tirar um expresso mais consistente. Principalmente colocar a maquina para aquecer antes de extrair o expresso. Alguem chegou a testar o porta filtro naked nessa maquina e sabe se funciona bem? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado 22 de Março Denunciar Share Postado 22 de Março Oi @glabo, aqui nesse tópico mesmo um colega chegou a postar vídeo dela extraindo com naked: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo_Coelho Postado 26 de Março Denunciar Share Postado 26 de Março Olá pessoal! Sou muito iniciante nesse mundo do café. Quando utilizo o filtro pressurizado o medidor de pressão fica dentro da faixa esperada, porém quando utilizo um porta filtro naked, o medidor não se move e o café fica bem aguado rsrsrs Muito provavelmente meu problema é resolvido com alguma solução bem simples e básica, mas não estou conseguindo encontrar a solução... Vocês sabem o que posso estar fazendo de errado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 26 de Março Denunciar Share Postado 26 de Março Olá. Bem vindo ao Fórum, @Rodrigo_Coelho! Deixando de lado a questão do medidor, o café está saindo bom? Porque isso é o que mais conta. Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
kbssadnb Postado 26 de Março Denunciar Share Postado 26 de Março 6 horas atrás, Rodrigo_Coelho disse: Olá pessoal! Sou muito iniciante nesse mundo do café. Quando utilizo o filtro pressurizado o medidor de pressão fica dentro da faixa esperada, porém quando utilizo um porta filtro naked, o medidor não se move e o café fica bem aguado rsrsrs Muito provavelmente meu problema é resolvido com alguma solução bem simples e básica, mas não estou conseguindo encontrar a solução... Vocês sabem o que posso estar fazendo de errado? Está usando qual moedor? Se o ponteiro não se move é porque o café não está gerando pressão o suficiente, problema mais comum seria uma moagem muito grossa ou não uniforme. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo_Coelho Postado 26 de Março Denunciar Share Postado 26 de Março 2 horas atrás, valacomum disse: Olá. Bem vindo ao Fórum, @Rodrigo_Coelho! Deixando de lado a questão do medidor, o café está saindo bom? Porque isso é o que mais conta. Saudações! Opa! Obrigado pelo retorno. O café não está bom, tá saindo muito aguado e acredito que a extração esteja muito rápida. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo_Coelho Postado 26 de Março Denunciar Share Postado 26 de Março 1 hora atrás, kbssadnb disse: Está usando qual moedor? Se o ponteiro não se move é porque o café não está gerando pressão o suficiente, problema mais comum seria uma moagem muito grossa ou não uniforme. Estou usando um moedor Timemore C2. Vou tentar fazer uma moagem mais fina e volto para dizer se deu certo. Obrigado pela ajuda! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado 29 de Março Denunciar Share Postado 29 de Março Sobre puck screen, esses dias eu esqueci de usar, mas aproveitei pra fotografar como a borra fica toda disforme nesse caso. Comparação sem e com no link https://imgur.com/a/HtMo06A Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 29 de Março Denunciar Share Postado 29 de Março Olá. @m.gbt, talvez seja o caso de diminuir um pouco a quantidade de pó, até para não entortar o puck screen. Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado 29 de Março Denunciar Share Postado 29 de Março Oi @valacomum, muito obrigado pela dica! Mas aí vc me deu o peixe e eu não aprendi a pescar hahaha me explica aí o que vc leu ou viu nas minhas fotos que levou a essa conclusão? Abs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 30 de Março Denunciar Share Postado 30 de Março Um pouco dos dois, @m.gbt. Pela foto deu para ver no bolo a marca do puck screen afundado. E eu já tinha visto essa dica de diminuir a quantidade de pó, tanto aqui no Fórum quanto em vídeos no YT. Aí reduz junto o tempo de extração, conforme o paladar. Depois conte se deu certo. Em tempo: eu comprei um segundo puck screen, para começar do zero fazendo a coisa certa, já que o primeiro tinha ficado bem tortinho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado 30 de Março Denunciar Share Postado 30 de Março @valacomum tô pensando se você tem um olhar muito técnico ou se estamos vendo coisas diferentes, porque no meu link tem duas fotos, uma de uma borra muito feia sem puck screen, e a outra me parece bem bonitinha e lisa, onde usei o puck screen, não consigo ver nessa foto que ele tenha entortado. Poderia detalhar mais? Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 30 de Março Denunciar Share Postado 30 de Março Ah, então é o exato oposto do que eu tinha escrito. Achei que a feia tivesse sido com a tela... Por causa deste seu último comentário, fui reler sua primeira mensagem: Em 29/03/2024 at 00:34, m.gbt disse: esqueci de usar, mas aproveitei pra fotografar como a borra fica toda disforme nesse caso. Interpretação de texto me mandou lembrança. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado 14 de Maio Denunciar Share Postado 14 de Maio (editado) Existe um grupo no WhatsApp para a Oster Xpert e Compacta. [removido] Existe uma lista de acessórios no grupo. Abs e bons cafés. Editado 3 de Setembro por Santiago Luz Retirado link para grupo de WhatsApp Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
marcelbonvechio Postado 22 de Maio Denunciar Share Postado 22 de Maio Alguém chegou a instalar um dimmer nessa máquina? Eu fiz, mas o resultado não foi bom não. Parece que a água esquenta mais, formando vapor e queimando o café. Não consegui regular de uma forma satisfatória. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado 30 de Maio Denunciar Share Postado 30 de Maio (editado) Em 22/05/2024 at 13:54, marcelbonvechio disse: Alguém chegou a instalar um dimmer nessa máquina? Eu fiz, mas o resultado não foi bom não. Parece que a água esquenta mais, formando vapor e queimando o café. Não consegui regular de uma forma satisfatória. Muitos colocaram na Oster Xpert, sem problemas. Na Compacta ainda não sei... Existe um grupo específico de modificações na Oster Xpert, o link do grupo principal é: [removido] Alguns estão tentando fazer as mesmas modificações na Compacta. Abs! Editado 3 de Setembro por Santiago Luz Retirado link para grupo de WhatsApp Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
marcelbonvechio Postado 31 de Maio Denunciar Share Postado 31 de Maio Em 30/05/2024 at 11:32, Rodrigo RJ disse: Muitos colocaram na Oster Xpert, sem problemas. Na Compacta ainda não sei... Existe um grupo específico de modificações na Oster Xpert, o link do grupo principal é: [removido] Alguns estão tentando fazer as mesmas modificações na Compacta. Abs! Eu imagino que o thermoblock está esquentando normalmente, mas com menos água passando, esquenta mais a água. A xpert tem um ajuste de temperatura, embora não seja um PID, mas tem. Comprei um PID pra colocar na Compacta e controlar essa temperatura. Deve chegar semana que vem, já saiu da alfândega. Aí o uso do dimmer em conjunto com o PID deve dar resultados satisfatórios. Vamos ver... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado 31 de Maio Denunciar Share Postado 31 de Maio 4 horas atrás, marcelbonvechio disse: Eu imagino que o thermoblock está esquentando normalmente, mas com menos água passando, esquenta mais a água. A xpert tem um ajuste de temperatura, embora não seja um PID, mas tem. Comprei um PID pra colocar na Compacta e controlar essa temperatura. Deve chegar semana que vem, já saiu da alfândega. Aí o uso do dimmer em conjunto com o PID deve dar resultados satisfatórios. Vamos ver... Mande notícias se conseguir. Em princípio, o PID é incompatível com o Thermoblock. Abs e boa sorte. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
marcelbonvechio Postado 3 de Junho Denunciar Share Postado 3 de Junho Em 31/05/2024 at 18:06, Rodrigo RJ disse: Mande notícias se conseguir. Em princípio, o PID é incompatível com o Thermoblock. Abs e boa sorte. Sim, partindo desse pressuposto minha ideia com o PID era não deixar avançar muito a temperatura e não pra ter um controle maior sobre a extração. Mas vamos lá. O PID chegou e eu instalei. A máquina tem originalmente um sensor NTC pra controlar a temperatura e um termostato bimetálico de 170° (creio eu que para segurança). Eu retirei esse sensor pra colocar o termopar tipo k e anexei o PID ao thermoblock. O aquecimento do termobloco é muito rápido, então quando o sensor passa a temperatura para o termostato, essa temperatura já é muito maior. Então para "solucionar" isso, eu deixo o termostato definido com aproximadamente 80 graus. Ligo a máquina por alguns segundos e desligo, espero uma nova leitura da temperatura e ligo novamente, assim que chega próximo aos 80 eu deixo ligado, então a temperatura real vai estar próximo dos 100 graus. Depois de um flush a temperatura cai e o termostato aciona de novo aquecendo devagar dessa vez, então a temperatura fica perto dos 90. Resumindo, funcionou? Funcionou, da um trabalhinho pra tirar um café, mas funcionou. Fiz várias extrações e foram as melhores que fiz com essa máquina. Vale a pena? Não. Apesar do espresso ter sido melhor, não foi nada muito melhor e não vale o trabalho pra tirar um café. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado 4 de Junho Denunciar Share Postado 4 de Junho (editado) Em 03/06/2024 at 17:13, marcelbonvechio disse: Sim, partindo desse pressuposto minha ideia com o PID era não deixar avançar muito a temperatura e não pra ter um controle maior sobre a extração. Mas vamos lá. O PID chegou e eu instalei. A máquina tem originalmente um sensor NTC pra controlar a temperatura e um termostato bimetálico de 170° (creio eu que para segurança). Eu retirei esse sensor pra colocar o termopar tipo k e anexei o PID ao thermoblock. O aquecimento do termobloco é muito rápido, então quando o sensor passa a temperatura para o termostato, essa temperatura já é muito maior. Então para "solucionar" isso, eu deixo o termostato definido com aproximadamente 80 graus. Ligo a máquina por alguns segundos e desligo, espero uma nova leitura da temperatura e ligo novamente, assim que chega próximo aos 80 eu deixo ligado, então a temperatura real vai estar próximo dos 100 graus. Depois de um flush a temperatura cai e o termostato aciona de novo aquecendo devagar dessa vez, então a temperatura fica perto dos 90. Resumindo, funcionou? Funcionou, da um trabalhinho pra tirar um café, mas funcionou. Fiz várias extrações e foram as melhores que fiz com essa máquina. Vale a pena? Não. Apesar do espresso ter sido melhor, não foi nada muito melhor e não vale o trabalho pra tirar um café. Parabéns pela engenhosidade!!! Provavelmente foi um dos primeiros a fazer isso! E no final, mesmo tento trabalho, o café melhorou!!! Existe um grupo onde algumas pessoas estão fazendo modificações nela e na Xpert, se puder entrar e dar algumas dicas, seria interessante. Segue o link: [removido] Abs!!! Editado 3 de Setembro por Santiago Luz Retirado link para grupo de WhatsApp Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
matsuura Postado 16 de Agosto Denunciar Share Postado 16 de Agosto A oster compacta de vocês tbm dá alguns clicks quando está ligada? A minha eu comprei recentemente e estou observando isso hoje. Não sei se já fazia antes mas é como se fosse um click de ligar e desligar, meio que faz por um tempo esses clicks e para e depois de um tempo volta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado 17 de Agosto Denunciar Share Postado 17 de Agosto Sim, é o liga desliga do termostato pra manter ela na temperatura Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
juanchojb Postado 6 de Setembro Denunciar Share Postado 6 de Setembro Boa tarde pessoal, alguém já abriu o vaporizador (liberando agua) durante uma extração? Percebi que quando a pressão passa do nível de "espresso" após um tempo a máquina trava a extração, mesmo que esteja extraindo um pouco. Pensei que talvez abrindo o vaporizador para extrair agua e liberar pressão talvez poderia evitar esses casos. Alguem já tentou isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renan S. Postado 13 de Setembro Denunciar Share Postado 13 de Setembro Galera, tem como fazer extração manual com ela? gostaria de fazer por peso ao invés de volume. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Danieli Albuquerque Postado 17 de Setembro Denunciar Share Postado 17 de Setembro Olá, pessoal! Tenho interesse em comprar a Oster compacta perfect brew e gostaria de usar o filtro pressurizado que vem com a máquina, de início. Diante disso, quais tipos de café já moídos eu poderia comprar? Tem que ser moagem fina? Podem ser os cafés gourmet tipo torrado e moído da 3 corações, baggio? Sei que a moagem fresca é melhor na questão do sabor e outros aspectos, mas não queria ter inicialmente o “trabalho” de moer e nem de comprar os acessórios. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado 25 de Setembro Denunciar Share Postado 25 de Setembro Se a máquina chegar ao ponto de travar a extração, normalmente eu corrijo isso na moagem mesmo, ou dependendo se não estava tão fino, deixar parado ali por 1-2 minutos depois da primeira tentativa já ajuda para tentar uma extração de novo (na tentativa de não perder o café) Eu já tentei abrir a válvula para diminuir a pressão, mas é um controle muito minucioso, 1mm pra cá não faz nada e 1mm pra lá sai toda a água pelo bico. E o mais chato é que a cafeteira parece contar a quantidade de água total que é entregue, então digamos que o botão está configurado pra 60ml, se sair 40 pelo bico só vai restar 20 pro chuveiro. E a configuração máxima é 100ml então novamente estamos em território de detalhes... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado 25 de Setembro Denunciar Share Postado 25 de Setembro Na falta do que fazer, eu olhei sobre trocar o bico vaporizador por um de 3 furos, e descobri que as cafeteiras tem uma variação mínima no diâmetro da rosca: 7,9mm, 8,2mm, 8,3, 8,4 foram alguns tamanhos que vi... Não tenho um paquímetro e mesmo se tivesse, não sei se eu mediria da maneira correta... Alguém sabe se num vaporizador pouco potente assim, é benéfica a troca de 1 pra 3 furos? Se é, teriam indicações de como descobrir o diâmetro pro bico? Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 10 de Outubro Denunciar Share Postado 10 de Outubro Em 16/09/2024 at 23:43, Danieli Albuquerque disse: não queria ter inicialmente o “trabalho” de moer e nem de comprar os acessórios Antes de ter comprado meu primeiro moedor, o melhor jeito de ter café bom e que não tivesse sido moído há meses era comprar direto das microtorrefações e pedir para moer no ato da compra. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas