Ir para conteúdo

Cafeteira Espresso Oster Compacta Perfect Brew


Postagens recomendadas

Sim, o encaixe do porta filtro é bem ajustado nela. Lembrei agora que já usei outra Compacta além da minha, e não percebi diferenças entre elas.

Sobre ter que segurar firme a máquina, acho que é um sintoma de qualquer máquina leve. O James Hoffmann reclamou de ter que segurar a Delonghi Dedica (gêmea da compacta), a PrimaLatte também tenho que segurar, a Philco 15 bar nunca mexi mas vejo o pessoal segurando nos vídeos.

Eu acho excelentes os espressos que tenho tirado com essa máquina, e foram vários cafés, porém sempre usei torra média, não posso dizer que já testei de tudo. Nem vou tentar torra clara porque já tinha visto que a temperatura dela é baixa demais, e torra escura eu nunca compro também...

Esse café aqui foi o meu achado, porque pra nós que estamos aprendendo a lidar com a máquina, os descartes não podem ser caros a ponto de impedirem testes, porém o café não pode ser ruim a ponto de não querer tomar. Gastando R$ 0,80 por 18g, eu não me importo com os experimentos. E quando tá ajustado, eu gosto bastante.

 

Seria legal saber mais detalhes, talvez com fotos ou vídeos, o que tem acontecido nas suas extrações. Canalizações pode ser até erro humano no puck prep.

Meu puck prep é bem simples, mas facilitado pelo moedor Vario+ (só fiz o flapper mod nele, e assim não sinto nenhuma necessidade de WDT ou distribuidor). 18g de café, coloco num funil no filtro despressurizado, bato pro café assentar, tamper, e puck screen. O screen é mais por limpeza.

Já com os moedores manuais que testei até hoje (os melhores foram 1Zpresso JX e Kingrinder K4), tinha uma necessidade mais clara de WDT, o pó sai mais empelotado.

 

edit: relato de um colega sobre o efeito do puck screen na philco 15 bar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, bom saber que não é uma questão isolada.

Interessante. Esse café vem com torra recente? Realmente o preço é muito bom.

Eu estou usando um café que comprei com o Alex Lima, o tal café do Bruno. Torra média, com notas de doce de leite, nozes, pêra e acidez cítrica. Já usei praticamente o pacote todo e não consegui extrair doçura. Consegui equilibrar bem a acidez e deu pra sentir notas de pêra, mas o doce de leite e nozes, nada. Como sou iniciante, provavelmente o problema não está no café. Mas vai saber, talvez não seja o mais indicado pro meu setup e/ou paladar.

De qualquer forma, comprei o caramelo e chocolate da net cafés pra testar, acredito que vai ser mais amigável pra mim.

Meu moedor é um Kingrinder K4. Meu worflow é basicamente usar um WDT após a moagem, o que acredito que tô fazendo corretamente, dar uma leve batida pra assentar, e usar um tamper calibrado. Fiz testes com filtro de papel e com puck screen, e os resultados foram melhores com a puck screen, provavelmente devido a irregularidade do chuveiro.

Eu tô fazendo os ajustes aos poucos, não jogo fora o café mesmo que esteja desagradável. Quando é assim, eu faço um espresso tônica com o café e mesmo que puro esteja intragável, nessa bebida fica bom de qualquer jeito.

O que tenho percebido é que, na maior parte das extrações, o café não sai de forma homogênea por todos os buracos da cesta. Saem umas gotas espalhadas, e às vezes formam dois fluxos ao invés de um central. As canalizações eu até consegui resolver ajustando a moagem e a dose. Mas quando tento ajustar alguma coisa novamente pra tentar extrair doçura, a canalização volta. E assim o ciclo continua... kkk

Vou testar o café novo, quando chegar. Dependendo de como for, faço uns vídeos e posto aqui pra tu me ajudar. Agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o Lontrinha chega bem fresco, nas vezes que pedi tinha sido torrado menos de 1 semana antes do envio, deve ser até padrão. Não é um café especial, então não se compara (nem em preço) aos que vc citou, mas no espresso, e nessa fase de aprendizagem, pro meu paladar vale muito a pena.

É bem possível que o café que vc usa não seja o seu estilo. Um amigo tava nessas também, lutou lutou e no fim, era o café que tava usando, e o gosto dele. Ele foi me mostrar e eu achei ótimo (mas senti a acidez que ele não tolera).

Não parece ser nada no seu workflow, tá bem padrão, fazendo tudo certo. O primeiro espresso que tirei nessa máquina foi no K4 com WDT também.

Eu só ainda não usei naked, o motivo principal é que essa máquina é vendida como 15 bar, acho que não tem como dar bom, e enquanto estiver na garantia eu não vou colocar dimmer. Talvez pra não ver mais canalizações, vc tenha que dar um tempo no naked, ou partir pros mods mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal boa tarde!

Comprei essa maquina só por causa desse tópico e vim aqui agradecer. As informações aqui tambem me ajudaram bastante a tirar um expresso mais consistente. Principalmente colocar a maquina para aquecer antes de extrair o expresso.

Alguem chegou a testar o porta filtro naked nessa maquina e sabe se funciona bem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! 

Sou muito iniciante nesse mundo do café. 

Quando utilizo o filtro pressurizado o medidor de pressão fica dentro da faixa esperada, porém quando utilizo um porta filtro naked, o medidor não se move e o café fica bem aguado rsrsrs

Muito provavelmente meu problema é resolvido com alguma solução bem simples e básica, mas não estou conseguindo encontrar a solução... 

Vocês sabem o que posso estar fazendo de errado? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Rodrigo_Coelho disse:

Olá pessoal! 

Sou muito iniciante nesse mundo do café. 

Quando utilizo o filtro pressurizado o medidor de pressão fica dentro da faixa esperada, porém quando utilizo um porta filtro naked, o medidor não se move e o café fica bem aguado rsrsrs

Muito provavelmente meu problema é resolvido com alguma solução bem simples e básica, mas não estou conseguindo encontrar a solução... 

Vocês sabem o que posso estar fazendo de errado? 

Está usando qual moedor? Se o ponteiro não se move é porque o café não está gerando pressão o suficiente, problema mais comum seria uma moagem muito grossa ou não uniforme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, valacomum disse:

Olá.

Bem vindo ao Fórum, @Rodrigo_Coelho! Deixando de lado a questão do medidor, o café está saindo bom? Porque isso é o que mais conta.

Saudações!

Opa! Obrigado pelo retorno. O café não está bom, tá saindo muito aguado e acredito que a extração esteja muito rápida. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, kbssadnb disse:

Está usando qual moedor? Se o ponteiro não se move é porque o café não está gerando pressão o suficiente, problema mais comum seria uma moagem muito grossa ou não uniforme.

Estou usando um moedor Timemore C2. Vou tentar fazer uma moagem mais fina e volto para dizer se deu certo. Obrigado pela ajuda! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um pouco dos dois, @m.gbt. Pela foto deu para ver no bolo a marca do puck screen afundado. E eu já tinha visto essa dica de diminuir a quantidade de pó, tanto aqui no Fórum quanto em vídeos no YT. Aí  reduz junto o tempo de extração, conforme o paladar. Depois conte se deu certo.

Em tempo: eu comprei um segundo puck screen, para começar do zero fazendo a coisa certa, já que o primeiro tinha ficado bem tortinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@valacomum tô pensando se você tem um olhar muito técnico ou se estamos vendo coisas diferentes, porque no meu link tem duas fotos, uma de uma borra muito feia sem puck screen, e a outra me parece bem bonitinha e lisa, onde usei o puck screen, não consigo ver nessa foto que ele tenha entortado. Poderia detalhar mais? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, então é o exato oposto do que eu tinha escrito. :D Achei que a feia tivesse sido com a tela... Por causa deste seu último comentário, fui reler sua primeira mensagem:

Em 29/03/2024 at 00:34, m.gbt disse:

esqueci de usar, mas aproveitei pra fotografar como a borra fica toda disforme nesse caso.

Interpretação de texto me mandou lembrança. :(

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...