Ir para conteúdo

Moedor e acessórios para viagens


hlecco

Postagens recomendadas

Pessoal, estou querendo montar um conjuntinho de coisas de café que eu possa levar em viagens.

Por viagens, eu quero dizer locais em que eu sei que posso contar com ter alguma coisa pra esquentar água e uma xícara pra tomar o café. Não é pra levar pro "mato", pra usar ao ar livre etc. É apenas o mínimo necessário pra poder tomar bons cafés onde eu for.

Já tenho uma AeroPress, e acredito que seja o método ideal pra essas condições, por ser compacto, bastante durável e não exigir técnica na hora de despejar a água no café (logo, a chaleira não faz diferença). Além disso, é fácil medir a quantidade de água dentro dela. Quero ideias para resolver os seguintes "problemas":

  • Que moedor usar para essa função? Tenho um bravito, mas é bastante pesado e tenho dó de ficar tirando de casa. Pensei em um 1zpresso Q2. Se não me engano, ele entra na AeroPress e já economiza um bom espaço
  • Como armazenar os filtros da AeroPress? Das últimas vezes que precisei, o que fiz foi deixar ela "montada" com alguns filtros já acoplados, mas isso não é ideal. O motivo de não ser ideal é que, pra usar a AeroPress, vai ter que armazenar os filtros em um outro lugar de qualquer jeito. Tudo bem que são só uns disquinhos de papel, dá pra botar em qualquer gaveta, mas enfim. Além disso, nesse esquema, não cabem muitos. Alguém sabe de algum estojinho ou coisa do tipo que dê pra colocar de uns 5 a 30 filtros?
  • Se eu quiser levar o café que tiver em casa, qual o jeito de armazenar que ocupa o menor espaço possível? Acredito que uma ideia seria usar zip bags, pra guardar o café já porcionado. Não tenho interesse em ficar carregando uma balança. De todo modo, tenho umas colherzinhas medidoras aqui que fazem um excelente trabalho, já. Dá uma variação pequena que não me preocupa nem um pouco.
  • Feito isso tudo, eu coloco dentro de que? Tem alguma bolsinha específica que vocês já compraram que seja pequena e comporte bem os acessórios?

Se tiverem ideias melhores em torno de outros métodos que não seja a AeroPress, acho que tá valendo como resposta também. Provavelmente não vou considerar, mas pode ser útil pra outras pessoas :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Massa bicho!

Essa é uma excelente questão.
Em viagens mais longas eu geralmente levo uma outra mala pra levar as coisas de café RS.

Esse final de semana vou aí Rio e tô montando o meu set pra ir...
Só que vou levar um waals ao invés da aeropress.
Como tenho um k Plus e ele vem com um estojo maior eu consigo colocar os filtros, uma balança e o moedor na maleta. Já salva bastante espaço.
A única questão pra mim é a jarra de vidro...
Não abro mão dela e acabo levando a minha de 600ml da timemore na caixa dela

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Pessoal, estou querendo montar um conjuntinho de coisas de café que eu possa levar em viagens.
Por viagens, eu quero dizer locais em que eu sei que posso contar com ter alguma coisa pra esquentar água e uma xícara pra tomar o café. Não é pra levar pro "mato", pra usar ao ar livre etc. É apenas o mínimo necessário pra poder tomar bons cafés onde eu for.
Já tenho uma AeroPress, e acredito que seja o método ideal pra essas condições, por ser compacto, bastante durável e não exigir técnica na hora de despejar a água no café (logo, a chaleira não faz diferença). Além disso, é fácil medir a quantidade de água dentro dela. Quero ideias para resolver os seguintes "problemas":
  • Que moedor usar para essa função? Tenho um bravito, mas é bastante pesado e tenho dó de ficar tirando de casa. Pensei em um 1zpresso Q2. Se não me engano, ele entra na AeroPress e já economiza um bom espaço
  • Como armazenar os filtros da AeroPress? Das últimas vezes que precisei, o que fiz foi deixar ela "montada" com alguns filtros já acoplados, mas isso não é ideal. O motivo de não ser ideal é que, pra usar a AeroPress, vai ter que armazenar os filtros em um outro lugar de qualquer jeito. Tudo bem que são só uns disquinhos de papel, dá pra botar em qualquer gaveta, mas enfim. Além disso, nesse esquema, não cabem muitos. Alguém sabe de algum estojinho ou coisa do tipo que dê pra colocar de uns 5 a 30 filtros?
  • Se eu quiser levar o café que tiver em casa, qual o jeito de armazenar que ocupa o menor espaço possível? Acredito que uma ideia seria usar zip bags, pra guardar o café já porcionado. Não tenho interesse em ficar carregando uma balança. De todo modo, tenho umas colherzinhas medidoras aqui que fazem um excelente trabalho, já. Dá uma variação pequena que não me preocupa nem um pouco.
  • Feito isso tudo, eu coloco dentro de que? Tem alguma bolsinha específica que vocês já compraram que seja pequena e comporte bem os acessórios?
Se tiverem ideias melhores em torno de outros métodos que não seja a AeroPress, acho que tá valendo como resposta também. Provavelmente não vou considerar, mas pode ser útil pra outras pessoas [emoji4]


Agora respondendo suas perguntas:

Moedor eu iria de J1 da Jaffee de 7 pontas . É o melhor custo benefício de moedores manuais bem construídos e com moagem de muita qualidade, ele é praticamente um q1 com mais capacidade. Ele só não vai entrar dentro da aeropress como você tá pensando, mas em compensação você economiza aí uns 250/300 reais em moedor.

Sobre os filtros, quando usava aeropress eu deixava eles dentro do êmbolo, no lugar onde você pensou em colocar o moedor. Existe a possibilidade de você comprar a parte o "estojo" de filtros da aeropress go, que tem exatamente essa função, mas na minha opinião o frete torna completamente inviável.

Depois de um tempo comecei a guardar os filtros dentro daquelas latinhas de pastilha que vendem em farmácia. É perfeito pra utilidade a questão maior é lavar bem pra tirar o cheiro das balas da lata.

Pra mim a melhor maneira é levar na embalagem mesmo do café, basta tirar o ar todo da embalagem e passar um elástico bem apertado pra ficar compactado. Na minha opinião não tem nada melhor que isso.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q2 heptagonal + Aeropress Go é difícil de bater! Não precisa nem de balança.

Ou Q2 + V60 01 + mini chaleira bico de ganso de 350ml + balança pequena. É um pouco mais de coisa, mas prefiro se tem um pouco de espaço sobrando na mala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Bolsa eu compraria algo como a que foi sugerida pela @milacsevernini. Aliás, fiquei tentado em pegar uma dessas. :D

Filtro você pode usar um permanente de metal; lavou, 'tá novo. E pode guardar dentro da própria AP. Sem contar que gera menos lixo.

https://m.pt.aliexpress.com/wholesale/aeropress-metal-filter.html

Balança eu acho importante. Uma dessas ultraportáteis que custam umas poucas moedas, dão conta do recado, são leves e ocupam pouco espaço. Mas se para você a colher medidora já basta, fechou. Quanto aos grãos, uma possibilidade que agiliza na hora de fazer e até dispensa medidor/balança é colocar porções individuais em saquinhos zip lock. Daí seria só despejar no moedor, beber seu café e "não ter a vergonha de ser feliz".

Depois mostre para a gente o seu kit.

Saudações!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, milacsevernini disse:

Posso contribuir com uma ideia para a bolsinha para carregar tudo isso.

Eu uso esta
https://a.aliexpress.com/_mLUyUw6
 

Anotado aqui! Acho que não vai fazer muito sentido pro que eu estou pensando, não devo precisar desses compartimentos para acessórios, mas vou considerar a opção.

1 hora atrás, pirovani. disse:


Sobre os filtros, quando usava aeropress eu deixava eles dentro do êmbolo, no lugar onde você pensou em colocar o moedor. Existe a possibilidade de você comprar a parte o "estojo" de filtros da aeropress go, que tem exatamente essa função, mas na minha opinião o frete torna completamente inviável.

Depois de um tempo comecei a guardar os filtros dentro daquelas latinhas de pastilha que vendem em farmácia. É perfeito pra utilidade a questão maior é lavar bem pra tirar o cheiro das balas da lata.
 

 

Genial a ideia da latinha de pastilha! Você falou da balança mas eu realmente estou 100% seguro por enquanto de não carregar uma, haha

 

59 minutos atrás, valacomum disse:

Filtro você pode usar um permanente de metal; lavou, 'tá novo. E pode guardar dentro da própria AP. Sem contar que gera menos lixo.
Quanto aos grãos, uma possibilidade que agiliza na hora de fazer e até dispensa medidor/balança é colocar porções individuais em saquinhos zip lock

Nunca usei um filtro de metal. Vou ler a respeito, é uma ideia bem interessante e pode simplificar um bocado as coisas aqui. Zip lock realmente parece a melhor ideia pra porcionar de antemão. Pensaria em reutilizar. O chatinho deve ser só lavar os saquinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu kit é Aeropress e 1Zpresso Q2. Os filtros vão dentro de um saquinho ziplock da largura deles.

Tenho uma lata que dá certinho para a Aeropress, o agitador, colher medidora, filtros, um pano para limpeza… claro que cabe até o Q2 dentro da Aeropress, com a manivela encaixada de alguma maneira  

Café vai na embalagem original caso seja de 250g e tenha fecho; se precisar levar diferente, talvez particione em saquinhos ziplock. O tamanho que serve para os filtros comporta até cerca de 20g de grãos. Talvez um pouco mais, mas acabo usando 18g que é a mesma dose que uso para espressos. 

Não me importo de não pesar os grãos para a Aeropress. Penso nela como um equipamento versátil e quase à prova de tolos. Quase qualquer maneira de fazer fica bebível. 

Ah, não lavo os saquinhos. Ou uso como estiverem, ou descarto. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Nunca usei um filtro de metal. Vou ler a respeito, é uma ideia bem interessante e pode simplificar um bocado as coisas aqui. Zip lock realmente parece a melhor ideia pra porcionar de antemão. Pensaria em reutilizar. O chatinho deve ser só lavar os saquinhos.



Eu não abro mão de balança de jeito nenhum.
Abro mão do controle de temperatura, até do bico de ganso. Mas a balança hoje em dia pra mim é um caminho sem volta...

Recentemente comprei uma Tiny2S por recomendação da galera daqui e ela é sensacional. Consegui uns descontos e ela saiu por 100 merréis. É minúscula, muito robusta, tem o botão de liga e desliga e tudo mais. A galera pega pra usar ela na flair, mas eu tenho usado pra viagens com o estojo do k Plus e tem sido sensacional!

https://a.aliexpress.com/_mNIDpLo


Sobre as embalagens de metal das pastilhas, até hoje não vi nada que tenha melhor custo benefício.
É uma mão na roda e cabem dezenas de filtros

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, ivoesazevedo disse:

Café vai na embalagem original caso seja de 250g e tenha fecho; se precisar levar diferente, talvez particione em saquinhos ziplock. O tamanho que serve para os filtros comporta até cerca de 20g de grãos. Talvez um pouco mais, mas acabo usando 18g que é a mesma dose que uso para espressos.

Uma porção pra mim é por volta de 14g.

A pergunta é meio boba, mas tem ideia das dimensões que seriam o ideal pra isso? Tem diversos tamanhos disponíveis pra comprar: 4x6, 5x7, 6x8, 7x10 (em centímetros) e assim por diante. Estou pensando que o melhor seria o que desse pra "empilhar" dentro do recipiente onde for armazenar, deixando os grãos meio "alinhados" lá dentro, em vez de ficar num formato mais esférico, de "saquinho". E também sem forçar o fecho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria muito de ter este preciosismo, acho muito interessante mesmo, mas eu só penso em montar um kit para fazer café em viagem se eu for para o mato, fora isso, por onde eu passar quero experimentar o máximo de café que eu puder pelas regiões, não feito por mim, mas acho quê é porque tenho outros hábitos entre culinária e café.

Apesar de ter alguma coisa que me possibilitaria fazer café em alguma viagem, eu creio que eu optaria por Melitta 100 ou 102, uma caneca, e com toda a certeza calcularia uma quantidade proporcional e colocaria no moedor eletrico.

Segue imagem dos recém adquiridos.c7520ba0149c4483b1a20f636a0c79f9.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria muito de ter este preciosismo, acho muito interessante mesmo, mas eu só penso em montar um kit para fazer café em viagem se eu for para o mato, fora isso, por onde eu passar quero experimentar o máximo de café que eu puder pelas regiões, não feito por mim, mas acho quê é porque tenho outros hábitos entre culinária e café.

Apesar de ter alguma coisa que me possibilitaria fazer café em alguma viagem, eu creio que eu optaria por Melitta 100 ou 102, uma caneca, e com toda a certeza calcularia uma quantidade proporcional e colocaria no moedor eletrico.

Segue imagem dos recém adquiridos.c7520ba0149c4483b1a20f636a0c79f9.jpg


Os clássicos sempre salvam!


Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, hlecco disse:

O chatinho deve ser só lavar os saquinhos.

 

De ordinário, nem seria preciso, pois só vão acomodar grãos de café ainda não moídos.

 

1 hora atrás, ivoesazevedo disse:

Ah, não lavo os saquinhos. Ou uso como estiverem, ou descarto. 

 

Exatamente nesta mesma linha.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um conceito global, que é a "padronização", uma colher de uso perene, descobrisse fácil a medida no olho com o passar do tempo, dia que eu não quero usar a balança, sempre uso a minha "colherinha", 20 gramas não falha, mas como café é precisão, a que não goste desse minimalismo, mas acho que seria algo a menos a se preocupar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é meu set mais "reduzido" pra viagens.

Tem tudo que eu preciso e não abro mão.

Ainda quero achar um dripper dobrável e descente pra viagens. Já tive um da daiso mas era uma porcaria.

Tem esse no ali que eu namoro já tem um tempo:

https://a.aliexpress.com/_mtarSsQ

Eu gostaria muito de achar uma substituição pra jarra de vidro.

Tava pensando em algo de vidro também, mas mais resistente e robusto.

A bico de ganso é opcional e existem alternativas mais compactadas mas que ainda não fui atrás.

A priori isso me atende bem e dependendo da viagem não me atrapalha em nada, afinal por aqui a prioridade é o bom café! 20230823_110403.thumb.jpg.7a08faeef1808b987575ce902ee7389b.jpg20230823_110504.thumb.jpg.17c130712130bd249c92ff43648ee8e3.jpg

Moedor 1zpresso K - Plus
Estojo 1zpresso Travel Case
Balança SearchPean Tiny2s
Dripper Waals 02 (v60 02)
Filtros Hario v60 02
Bag para filtros MHW - 3BOMBER
Jarra Timemore 500ml
Bico de Ganso Soul Hand 1L


Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk



  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, pirovani. disse:

Esse é meu set mais "reduzido" pra viagens.

Tem tudo que eu preciso e não abro mão.

Ainda quero achar um dripper dobrável e descente pra viagens. Já tive um da daiso mas era uma porcaria.

Tem esse no ali que eu namoro já tem um tempo:

https://a.aliexpress.com/_mtarSsQ

Eu gostaria muito de achar uma substituição pra jarra de vidro.

Tava pensando em algo de vidro também, mas mais resistente e robusto.

A bico de ganso é opcional e existem alternativas mais compactadas mas que ainda não fui atrás.

A priori isso me atende bem e dependendo da viagem não me atrapalha em nada, afinal por aqui a prioridade é o bom café! 20230823_110403.jpg20230823_110504.jpg

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Belo Kit!!!! Parabéns!!! 

Tem umas soluções assim também:  link 

Estou namorando algo desse tipo também. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo Kit!!!! Parabéns!!! 
Tem umas soluções assim também:  link 
Estou namorando algo desse tipo também. 
 
Me deparei com esses tipos várias vezes nas minhas pesquisas mas pelo que vi em outros fóruns eles são muito molengas...

Eu vi umas indicações desse aqui:


https://www.amazon.com/JavaFlex-Reusable-Shatterproof-Foldable-Silicone/dp/B095XDTV9V

Parece mais rígido e feito exclusivamente pra filtros v60

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, pirovani. disse:

Me deparei com esses tipos várias vezes nas minhas pesquisas mas pelo que vi em outros fóruns eles são muito molengas...

Eu vi umas indicações desse aqui:


https://www.amazon.com/JavaFlex-Reusable-Shatterproof-Foldable-Silicone/dp/B095XDTV9V

Parece mais rígido e feito exclusivamente pra filtros v60

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

 

Muito interessante, coloquei na "minha lista" no site, Obrigado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto da Cuppamoka. Carrego a cuppamoka, K4 ou K6, Tiny2s, filtros V60, cafes no zip e uma chaleira eletrica. Tem um video do Thales mostrando a Cuppamoka, chaleira, e até comparando com a French Press portátil: 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...