Ir para conteúdo

Café Moído Manual em Casa VS Comprado Moído


DiegoAlberti

Postagens recomendadas

Prezados,

Há algum tempo que estou moendo meu café com um Kingrinder K2 e utilizando filtro Koar para passar a uma temperatura de 90/95°C em uma proporção de 1:10 a 1:15. Porém para tentar passar em mais ou menos 3min tenho que deixar uma moagem praticamente grossa, sendo que se deixo uma moagem mais fina no final o café fica praticamente parado.

Comprei então grão já moído e fiz o teste. Passei normalmente e deu tudo certo, passou em 3min ali certinho, sem travar no filtro nem nada, muito mais fluído.

Estou achando que pode ser devido aos fines, mas não tenho certeza.

Alguém saberia me dizer o porquê disto ocorrer ou onde posso estar errando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas coisas teem que fazer sentido.

Primeira - Tempo cronometrado, é ponto de partida, não regra, existem vários tempos para várias receitas diferentes, uns criam e outros pegam por aí.

Segunda - Definir o que é fina/média/grossa, entre elas existem muitas variações.

Terceira - Não entendi ao certo a comparação com o café já moído, mas um consenso geral é que ele é muito fino para esconder impurezas, e também é um gosto nacional para o consumo de tradicionais.

Uma moagem interessante para coados e a média, como está usando o Koar, o fluxo tende a ser mais leve, extrair em menor tempo.

Outra variável é a qualidade do filtro, tem filtros que travam o gotejamento.

Eu sempre indico a conhecer a moagem além das voltas do moedor, tentar identificar em uma escala de 1 a 10, a partir daí fica mais fácil fazer correções.

Sobre o tempo, a xícara é o melhor relógio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DiegoAlberti disse:

Prezados,

Há algum tempo que estou moendo meu café com um Kingrinder K2 e utilizando filtro Koar para passar a uma temperatura de 90/95°C em uma proporção de 1:10 a 1:15. Porém para tentar passar em mais ou menos 3min tenho que deixar uma moagem praticamente grossa, sendo que se deixo uma moagem mais fina no final o café fica praticamente parado.

Comprei então grão já moído e fiz o teste. Passei normalmente e deu tudo certo, passou em 3min ali certinho, sem travar no filtro nem nada, muito mais fluído.

Estou achando que pode ser devido aos fines, mas não tenho certeza.

Alguém saberia me dizer o porquê disto ocorrer ou onde posso estar errando?

Mesmo grão, inclusive mesma data de torra?

Um dos fatores pode ser um moedor gerar mais fines que outro sim, mas um grão já moído vai perdendo CO2 muito mais rapidamente, o que tende a acelerar a extração também.

Se você observa uma lama, são os fines. Se no grão já moído não tem, pode ser isso.

E se o grão não foi moído na hora pra você, se veio de pacote pronto, pode ser porque moeram em grandes quantidades e os fines foram para o fundo. Aí quando tiraram a sua porção, veio com menos fines.

Mas, voltando ao que interessa, amargou? Moi mais grosso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Em minha experiência com o K2, não percebia problemas com fines. Pelo contrário. E justamente no Koar, a extração ficava embargada, em moagens mais finas, por conta de agitação demasiada e saturação do café. O filtro em si também não me agradava. Alguns fatores podem extrapolar a esfera de atuação do moedor sozinho. A dinâmica muda muito de café para café, sugiro ir adaptando a receita, com base no que está sentindo no copo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, DiegoAlberti disse:

Prezados,

Há algum tempo que estou moendo meu café com um Kingrinder K2 e utilizando filtro Koar para passar a uma temperatura de 90/95°C em uma proporção de 1:10 a 1:15. Porém para tentar passar em mais ou menos 3min tenho que deixar uma moagem praticamente grossa, sendo que se deixo uma moagem mais fina no final o café fica praticamente parado.

Comprei então grão já moído e fiz o teste. Passei normalmente e deu tudo certo, passou em 3min ali certinho, sem travar no filtro nem nada, muito mais fluído.

Estou achando que pode ser devido aos fines, mas não tenho certeza.

Alguém saberia me dizer o porquê disto ocorrer ou onde posso estar errando?

Vejo que sua preocupação é que a receita passe em 3 minutos, mas afinal o que a chicara te entrega?

Em métodos filtrados uma diferença de poucos segundos a mais é bem tolerável..

Mas se a questão é que sua receita tenha a melhor repetibilidade possível, talvez vc se frustre, até dominar a receita.

Quando comecei no preparo de cafés especiais, eu consegui odiar e amar o mellita ao mesmo tempo, pois quando a receita passava, no tempo certo e do jeito certo eu tinha uma xícara maravilhosa, mas quando empoçava, não tinha o que fazer, era triste. Por conta dos fines, a técnica com o despejo influencia na passagem.

Pra resolver meu problema, acabei optando pela Clever como meu método de preparo principal, despejando a agua antes do café, na hora da perculação os fines ficam todos pela parede e não no fundo, e passa que é uma maravilha.

Mas não desista, vc tem um ótimo moedor, só precisa dominar as receita e as variáveis. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/09/2023 at 13:00, QueroCafe disse:

Vejo que sua preocupação é que a receita passe em 3 minutos, mas afinal o que a chicara te entrega?

Em métodos filtrados uma diferença de poucos segundos a mais é bem tolerável..

Mas se a questão é que sua receita tenha a melhor repetibilidade possível, talvez vc se frustre, até dominar a receita.

Quando comecei no preparo de cafés especiais, eu consegui odiar e amar o mellita ao mesmo tempo, pois quando a receita passava, no tempo certo e do jeito certo eu tinha uma xícara maravilhosa, mas quando empoçava, não tinha o que fazer, era triste. Por conta dos fines, a técnica com o despejo influencia na passagem.

Pra resolver meu problema, acabei optando pela Clever como meu método de preparo principal, despejando a agua antes do café, na hora da perculação os fines ficam todos pela parede e não no fundo, e passa que é uma maravilha.

Mas não desista, vc tem um ótimo moedor, só precisa dominar as receita e as variáveis. 

Então, é exatamente isso que acontece, fica empoçado no filtro. Isso que estou usando uma moagem que vejo cafeteriais usando em prensa francesa.

Outra coisa que eu noto, é que o café que eu estou moendo em casa não gruda na lateral do filtro. E o café especial que comprei já filtrada, fica. Sendo que este tem uma moagem mais fina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...