Ir para conteúdo

Dificuldade de moagem no 1Zpresso J-Max


Wesley Ozebe

Postagens recomendadas

olá pessoal, recentemente adquiri um 1zpresso j-max e desde que chegou tem sido bem dificil moer com ele pra espresso, anteriormente utilizava um kingrinder k1, que já me oferecia bons espressos e queria evoluir um pouco, em configurações semelhantes de moagem eu vi que o j-max é muito mais dificil de moer, chegando a doer o pulso, voces possuem alguma dica, algo que posso estar fazendo de errado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Qual ajuste você tem usado? Qual a dose? Será que não está fino demais? Pois o jmax tem uma infinidade de configurações, presumo que se pode chegar a algo bem mais fino do que ao que se chega com o k1.

Sei que isso envolve algo muito peculiar, não tem como, de premissa, definir se será tranquilo para moer ou não, vai muito de cada um -- muita gente detesta os manuais. De todo modo, embora não seja um moedor amigo da ergonomia e suavidade, geralmente, pelo menos comigo, o esforço não é algo de outro mundo. Enfrento, por exemplo, no linglong r2 um pouco mais de dificuldade, mas também razoável.  

Minhas sugestões seriam: verificar se está fino demais o ajuste, fazer uso da borrachinha no corpo do moedor para ajudar na ergonomia, testar grãos com torras mais desenvolvidas, cuja moagem sempre é mais fácil em relação às torras claras; também tentar manter o moedor na vertical e, com a mão que segura seu corpo, fazer movimentos circulares também, em sentido oposto ao que gira a manivela.    

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,

Utilizo o Jmax diariamente, as configurações variam de 128 a 140 - depende do grão, cesto e dose que uso.

Mas sofrer mesmo somente quando usei washed coffees da etiópia e Quênia, por serem mais densos mesmo. Tem que embalar e não parar, se parar é sofrido. haha

A primeira coisa - por mais óbvia que que seja - é verificar a calibração.

Quais são as configs que estão difíceis? A partir de que clique?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou utilizando +- na volta 1 na marcação 2.5 (desmontei ele e calibrei), utilizo +- 14.3g de café para 35ml de espresso, pode ser também o tipo do café então ? porque esta saindo um bom espresso mas bemm mais duro que meu kingrinder

1 hora atrás, Octávio disse:

Olá!

Qual ajuste você tem usado? Qual a dose? Será que não está fino demais? Pois o jmax tem uma infinidade de configurações, presumo que se pode chegar a algo bem mais fino do que ao que se chega com o k1.

Sei que isso envolve algo muito peculiar, não tem como, de premissa, definir se será tranquilo para moer ou não, vai muito de cada um -- muita gente detesta os manuais. De todo modo, embora não seja um moedor amigo da ergonomia e suavidade, geralmente, pelo menos comigo, o esforço não é algo de outro mundo. Enfrento, por exemplo, no linglong r2 um pouco mais de dificuldade, mas também razoável.  

Minhas sugestões seriam: verificar se está fino demais o ajuste, fazer uso da borrachinha no corpo do moedor para ajudar na ergonomia, testar grãos com torras mais desenvolvidas, cuja moagem sempre é mais fácil em relação às torras claras; também tentar manter o moedor na vertical e, com a mão que segura seu corpo, fazer movimentos circulares também, em sentido oposto ao que gira a manivela.    

obrigado pelas dicas amigo, irei testar com mais cafés para verificar essas questões que citou sobre a torra (estou testando esse https://www.mercadolivre.com.br/cafe-torrado-em-gros-1kg-gourmet-expresso-especial-doce/p/MLB22628499?pdp_filters=item_id:MLB3291936109) que acredito ser mais voltado para os coados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Cicero lima disse:

Opa,

Utilizo o Jmax diariamente, as configurações variam de 128 a 140 - depende do grão, cesto e dose que uso.

Mas sofrer mesmo somente quando usei washed coffees da etiópia e Quênia, por serem mais densos mesmo. Tem que embalar e não parar, se parar é sofrido. haha

A primeira coisa - por mais óbvia que que seja - é verificar a calibração.

Quais são as configs que estão difíceis? A partir de que clique?

Abraço.

utilizo meu (que sai num tempo bom para 14.3g de café) em +- 1.25 (sendo em voltas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Cicero lima disse:

Opa,

Utilizo o Jmax diariamente, as configurações variam de 128 a 140 - depende do grão, cesto e dose que uso.

Mas sofrer mesmo somente quando usei washed coffees da etiópia e Quênia, por serem mais densos mesmo. Tem que embalar e não parar, se parar é sofrido. haha

A primeira coisa - por mais óbvia que que seja - é verificar a calibração.

Quais são as configs que estão difíceis? A partir de que clique?

Abraço.

Etiópia e Quênia realmente são mais duros, especialmente torras mais claras. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...