Wesley Ozebe Postado 22 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2023 olá pessoal, recentemente adquiri um 1zpresso j-max e desde que chegou tem sido bem dificil moer com ele pra espresso, anteriormente utilizava um kingrinder k1, que já me oferecia bons espressos e queria evoluir um pouco, em configurações semelhantes de moagem eu vi que o j-max é muito mais dificil de moer, chegando a doer o pulso, voces possuem alguma dica, algo que posso estar fazendo de errado ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 22 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2023 Olá! Qual ajuste você tem usado? Qual a dose? Será que não está fino demais? Pois o jmax tem uma infinidade de configurações, presumo que se pode chegar a algo bem mais fino do que ao que se chega com o k1. Sei que isso envolve algo muito peculiar, não tem como, de premissa, definir se será tranquilo para moer ou não, vai muito de cada um -- muita gente detesta os manuais. De todo modo, embora não seja um moedor amigo da ergonomia e suavidade, geralmente, pelo menos comigo, o esforço não é algo de outro mundo. Enfrento, por exemplo, no linglong r2 um pouco mais de dificuldade, mas também razoável. Minhas sugestões seriam: verificar se está fino demais o ajuste, fazer uso da borrachinha no corpo do moedor para ajudar na ergonomia, testar grãos com torras mais desenvolvidas, cuja moagem sempre é mais fácil em relação às torras claras; também tentar manter o moedor na vertical e, com a mão que segura seu corpo, fazer movimentos circulares também, em sentido oposto ao que gira a manivela. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cicero lima Postado 22 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2023 Opa, Utilizo o Jmax diariamente, as configurações variam de 128 a 140 - depende do grão, cesto e dose que uso. Mas sofrer mesmo somente quando usei washed coffees da etiópia e Quênia, por serem mais densos mesmo. Tem que embalar e não parar, se parar é sofrido. haha A primeira coisa - por mais óbvia que que seja - é verificar a calibração. Quais são as configs que estão difíceis? A partir de que clique? Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wesley Ozebe Postado 22 Setembro 2023 Autor Denunciar Share Postado 22 Setembro 2023 estou utilizando +- na volta 1 na marcação 2.5 (desmontei ele e calibrei), utilizo +- 14.3g de café para 35ml de espresso, pode ser também o tipo do café então ? porque esta saindo um bom espresso mas bemm mais duro que meu kingrinder 1 hora atrás, Octávio disse: Olá! Qual ajuste você tem usado? Qual a dose? Será que não está fino demais? Pois o jmax tem uma infinidade de configurações, presumo que se pode chegar a algo bem mais fino do que ao que se chega com o k1. Sei que isso envolve algo muito peculiar, não tem como, de premissa, definir se será tranquilo para moer ou não, vai muito de cada um -- muita gente detesta os manuais. De todo modo, embora não seja um moedor amigo da ergonomia e suavidade, geralmente, pelo menos comigo, o esforço não é algo de outro mundo. Enfrento, por exemplo, no linglong r2 um pouco mais de dificuldade, mas também razoável. Minhas sugestões seriam: verificar se está fino demais o ajuste, fazer uso da borrachinha no corpo do moedor para ajudar na ergonomia, testar grãos com torras mais desenvolvidas, cuja moagem sempre é mais fácil em relação às torras claras; também tentar manter o moedor na vertical e, com a mão que segura seu corpo, fazer movimentos circulares também, em sentido oposto ao que gira a manivela. obrigado pelas dicas amigo, irei testar com mais cafés para verificar essas questões que citou sobre a torra (estou testando esse https://www.mercadolivre.com.br/cafe-torrado-em-gros-1kg-gourmet-expresso-especial-doce/p/MLB22628499?pdp_filters=item_id:MLB3291936109) que acredito ser mais voltado para os coados Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wesley Ozebe Postado 22 Setembro 2023 Autor Denunciar Share Postado 22 Setembro 2023 32 minutos atrás, Cicero lima disse: Opa, Utilizo o Jmax diariamente, as configurações variam de 128 a 140 - depende do grão, cesto e dose que uso. Mas sofrer mesmo somente quando usei washed coffees da etiópia e Quênia, por serem mais densos mesmo. Tem que embalar e não parar, se parar é sofrido. haha A primeira coisa - por mais óbvia que que seja - é verificar a calibração. Quais são as configs que estão difíceis? A partir de que clique? Abraço. utilizo meu (que sai num tempo bom para 14.3g de café) em +- 1.25 (sendo em voltas) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wesley Ozebe Postado 22 Setembro 2023 Autor Denunciar Share Postado 22 Setembro 2023 testei com um outro café, melhorou muito pessoal, acredito que o problema tenha sido o café mesmo, e olha que a torra desse novo que testei era bem mais clara Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 23 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 23 Setembro 2023 18 horas atrás, Cicero lima disse: Opa, Utilizo o Jmax diariamente, as configurações variam de 128 a 140 - depende do grão, cesto e dose que uso. Mas sofrer mesmo somente quando usei washed coffees da etiópia e Quênia, por serem mais densos mesmo. Tem que embalar e não parar, se parar é sofrido. haha A primeira coisa - por mais óbvia que que seja - é verificar a calibração. Quais são as configs que estão difíceis? A partir de que clique? Abraço. Etiópia e Quênia realmente são mais duros, especialmente torras mais claras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas