Ir para conteúdo

Jaffee J2S - como usar?


kainya

Postagens recomendadas

Oi, gente!

Desculpa se esse tópico for estranho, mas... chegou meu moedor hoje, o Jaffee J2S, e é meu primeiro moedor.

Embora eu esteja feliz, o meu moedor meio que... não veio com nenhum manual de instruções... e não sei o que fazer.

Não faço ideia de como usar o moedor. Se alguém puder me ajudar, eu agradeceria muito...

As principais dúvidas são... como escolher o tamanho que eu quero para o café? Queria saber como ajustar os clicks e como usar o click certo pra moer o café... 

Me desculpem! Desde já, agradeço!

IMG_20231204_182317.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! De fato não tem nenhuma indicação de recomendação de moagem no anúncio do moedor no Ali (esgotado aliás). Sugiro enviar uma mensagem para o vendedor perguntando isto. Tenho um j1 e havia na embalagem papel com indicação de cliques. Infelizmente acho que será só no teste mesmo (talvez deixar a marcação de 0 na linha do 2, pois chutaria que o 2 é média fina, daí conforme resultado cria uma referência)... tomara que tenha pessoal daqui o fórum que o tenha adquirido também!

Por estranho que isto possa soar, sugiro também, pelo menos por ora, não desmontar o moedor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

Supondo que você seja iniciante nesse universo de moedores manuais...

Penso que o incansável e generoso @MarcioMO, com certeza, possa te ajudar a ter um norte.

Eu confesso que seguiria o Octávio.

Enviaria uma mensagem ao vendedor enquanto buscasse duas coisas:

1. Alguma régua/guia de moagem para imprimir e comparar com testes de moagem (terá de gastar algum café mais barato para isso)

2. Colocaria na volta 2 e começaria a testar para ter um ponto de partida para café coado. Seja no Melitta ou em outro método que tiver em casa.

Boa sorte, 

Deve existir em algum site uma régua de referência como esta para imprimir:

https://www.amazon.com.br/Generic-Referência-grossura-rugosidade-suprimentos/dp/B0C5LC971J#immersive-view_1701731746223

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Octávio disse:

Olá! De fato não tem nenhuma indicação de recomendação de moagem no anúncio do moedor no Ali (esgotado aliás). Sugiro enviar uma mensagem para o vendedor perguntando isto. Tenho um j1 e havia na embalagem papel com indicação de cliques. Infelizmente acho que será só no teste mesmo (talvez deixar a marcação de 0 na linha do 2, pois chutaria que o 2 é média fina, daí conforme resultado cria uma referência)... tomara que tenha pessoal daqui o fórum que o tenha adquirido também!

Por estranho que isto possa soar, sugiro também, pelo menos por ora, não desmontar o moedor. 

Obrigada pela ajuda, Octávio!

Muito obrigada! Espero que alguém daqui tenha adquirido também...

Mandei mensagem perguntando para o vendedor, conforme você sugeriu!

E eu nem sei como que desmonta o moedor, rsrsrs... Mas vou manter isso em mente!

Aliás, estava tentando moer para prensa francesa, pois queria experimentar fazer o método do Tetsu Kasuya no V60 (nunca tinha feito). Fiquei girando aletoriamente e deixei no número 24 (foi uma escolha arbitrária). Segue anexa uma foto de como ficou a moagem.

Até que achei bebível o café, mas acho que eu vou experimentar moer mais fino (tem que diminuir o numerozinho né?), porque a água passou tão rápido que sequer deu os 45 segundos que esse método sugere.

Enfim, obrigada!

rn_image_picker_lib_temp_f1db5c42-b9e7-44b3-b358-a380edbe1b9e.jpg

6 minutos atrás, Edx disse:

Esse é um trabalho para o incansável e generoso @MarcioMO

Com certeza, te ajudará a ter um norte.

Eu confesso que seguiria o Octávio.

Enviaria uma mensagem ao vendedor enquanto buscasse duas coisas:

1. Alguma régua/guia de moagem para imprimir e comparar com testes de moagem (terá de gastar algum café mais barato para isso)

2. Colocaria na volta 2 e começaria a testar para ter um ponto de partida para café coado. Seja No Melitta ou em outro método.

Boa sorte, 

Agradeço pela ajuda!

Enviei mensagem para o vendedor e espero que ele responda logo...

E muito obrigada pela ideia da régua! Vou procurar! Nem sabia que existia isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, kainya disse:

Aliás, estava tentando moer para prensa francesa, pois queria experimentar fazer o método do Tetsu Kasuya no V60 (nunca tinha feito). Fiquei girando aletoriamente e deixei no número 24 (foi uma escolha arbitrária). Segue anexa uma foto de como ficou a moagem.

Até que achei bebível o café, mas acho que eu vou experimentar moer mais fino (tem que diminuir o numerozinho né?), porque a água passou tão rápido que sequer deu os 45 segundos que esse método sugere.

exato! embora as referências de regulagem da marca sejam bem úteis e funcionem, sobretudo para espresso, acaba que o real teste em casa, analisando o tempo assim como você fez, e, claro, o sabor são coisas incontornáveis.. às vezes me assusto por estar longe do que é indicado para uma faixa e longe do que vinha inclusive usando, acontece que o grão influencia muito... e ao provar e ver o tempo, tem-se uma noção para a seguinte extração! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também comprei pra testar um J2S, junto de um 1Zpresso Q Air, no 11/11, devem chegar essa semana! Tenho boas expectativas...

Minha recomendação sempre que alguém fala de tabela de moagem pra métodos: a melhor referência pra ajuste de moagem é o próprio paladar! O gosto pessoal varia muito, não vejo sentido em querer usar receita dos outros como se fosse o melhor pra si mesmo. Em questão de moagem, o que é mais ou menos objetivo é que moagem mais fina = mais extração, moagem mais grossa = menos extração.

Experimente variações de moagem pra cada método e veja o que mais gosta. Enquanto isso, vai prestando atenção no visual e no tato de cada um dos ajustes, que assim vai ser fácil chegar em um ajuste próximo usando qualquer outro moedor que comprar futuramente. Fica a dica ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço pela ajuda!
Enviei mensagem para o vendedor e espero que ele responda logo...
E muito obrigada pela ideia da régua! Vou procurar! Nem sabia que existia isso...
Olá,

É isso aí! O melhor jeito é ajustar para o paladar. Eu uso bastante o kasuya. Tem que ser uma moagem grossa quase que uma prensa francesa. Se passou muito mais rápido do que os 45s do método, então moi mais fino até passar em 40s-45s em cada despejo. Aí ajusta para o seu paladar usando o 1o e 2o despejos para ajustar a acidez e doçura. E os outros para ajustar o corpo.

Bons cafés!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Também comprei pra testar um J2S, junto de um 1Zpresso Q Air, no 11/11, devem chegar essa semana! Tenho boas expectativas...
Minha recomendação sempre que alguém fala de tabela de moagem pra métodos: a melhor referência pra ajuste de moagem é o próprio paladar! O gosto pessoal varia muito, não vejo sentido em querer usar receita dos outros como se fosse o melhor pra si mesmo. Em questão de moagem, o que é mais ou menos objetivo é que moagem mais fina = mais extração, moagem mais grossa = menos extração.
Experimente variações de moagem pra cada método e veja o que mais gosta. Enquanto isso, vai prestando atenção no visual e no tato de cada um dos ajustes, que assim vai ser fácil chegar em um ajuste próximo usando qualquer outro moedor que comprar futuramente. Fica a dica [emoji6]
Tá fazendo coleção? Ahaha

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, MarcioMO disse:

Tá fazendo coleção? Ahaha

Nada... hehe. Provavelmente nem vou ficar com eles, já tô satisfeito com o K6. Mas é a curiosidade pra testar, e o tempo todo tem cliente pedindo dicas de compra. E isso junto com a facilidade de passar pra frente com uma pequena margem, já que com frequência vem gente mais iniciante aqui na ROAST querendo investir num primeiro bom moedor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, gente!

Muito obrigada pela ajuda! Vocês são muito legais!

Por sinal, o vendedor me respondeu, e ele me passou as seguintes informações:

espresso 25-45 pour over 50-90 French coffee 95-110 (apenas copiei e colei exatamente o que me foi passado pelo vendedor)

Ele também me disse que o moedor tem 20 µm (por click, suponho).

 

Essas informações me ajudaram bastante e percebi que o moedor funciona de forma bem mais intuitiva do que eu imaginava. Antes disso, eu estava mexendo com moagens mais grossas do que deveria.

Tenho feito vários testes no V60, mas ainda não consegui obter uma xícara que me satisfez completamente.

Quando afinei demais a moagem para conseguir fazer cada despejo de água passar em 40~45 segundos (método Kasuya), o café amargou um tanto. Obtive resultados melhores com moagens mais grossas (conforme o método sugere), mas... os despejos sempre passam bem mais rápido do que o tempo sugerido de 45 segundos a cada despejo... me pergunto se estou fazendo algo de errado. :/

Gostaria MUITO de conseguir fazer direitinho o método do Tetsu Kasuya. Sinto que preciso de mais prática... e ajustar a moagem melhor também...

A minha única tristeza é que, em um só dia, o meu pacotinho de 250 gramas já está quase acabando (realmente fiz MUITO café hoje)... ;_;

Apesar disso, me sinto feliz com o moedor. É o meu primeiro moedor, e realmente estou gostando bastante da experiência. Deixo aqui meu agradecimento especial ao membro [do fórum] pirovani, pois, se não fosse por ele, eu provavelmente teria acabado adquirindo outro moedor de qualidade inferior.

Enfim... mais uma vez, agradeço imensamente a todos vocês pela ajuda!!!

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, gente!
Muito obrigada pela ajuda! Vocês são muito legais!
Por sinal, o vendedor me respondeu, e ele me passou as seguintes informações:
espresso 25-45 pour over 50-90 French coffee 95-110 (apenas copiei e colei exatamente o que me foi passado pelo vendedor)
Ele também me disse que o moedor tem 20 µm (por click, suponho).
 
Essas informações me ajudaram bastante e percebi que o moedor funciona de forma bem mais intuitiva do que eu imaginava. Antes disso, eu estava mexendo com moagens mais grossas do que deveria.
Tenho feito vários testes no V60, mas ainda não consegui obter uma xícara que me satisfez completamente.
Quando afinei demais a moagem para conseguir fazer cada despejo de água passar em 40~45 segundos (método Kasuya), o café amargou um tanto. Obtive resultados melhores com moagens mais grossas (conforme o método sugere), mas... os despejos sempre passam bem mais rápido do que o tempo sugerido de 45 segundos a cada despejo... me pergunto se estou fazendo algo de errado. :/
Gostaria MUITO de conseguir fazer direitinho o método do Tetsu Kasuya. Sinto que preciso de mais prática... e ajustar a moagem melhor também...
A minha única tristeza é que, em um só dia, o meu pacotinho de 250 gramas já está quase acabando (realmente fiz MUITO café hoje)... ;_;
Apesar disso, me sinto feliz com o moedor. É o meu primeiro moedor, e realmente estou gostando bastante da experiência. Deixo aqui meu agradecimento especial ao membro [do fórum] pirovani, pois, se não fosse por ele, eu provavelmente teria acabado adquirindo outro moedor de qualidade inferior.
Enfim... mais uma vez, agradeço imensamente a todos vocês pela ajuda!!!
Não precisa se prender muito aos 40s a 45s....se o resultado te agrada, está tudo bem! Quanto ao amargor quando afinou a moagem., pode ser por algumas razões, como por exemplo: o Grão tem torra escura ou caracterisrica mesmo, a água está numa temperatura muito quente e está extraindo demais...


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, gente!
Desculpa se esse tópico for estranho, mas... chegou meu moedor hoje, o Jaffee J2S, e é meu primeiro moedor.
Embora eu esteja feliz, o meu moedor meio que... não veio com nenhum manual de instruções... e não sei o que fazer.
Não faço ideia de como usar o moedor. Se alguém puder me ajudar, eu agradeceria muito...
As principais dúvidas são... como escolher o tamanho que eu quero para o café? Queria saber como ajustar os clicks e como usar o click certo pra moer o café... 
Me desculpem! Desde já, agradeço!
IMG_20231204_182317.thumb.jpg.c55707592bc6df79c27d98ea0d81ff18.jpg
Acho que você está iniciando nos cafés por agora né?

Bom... Uma dica que eu te dou:

Encha seu moedor novo de café, pegue um prato branco ou um pedaço de papel toalha e vá moendo o café um pouquinho, coloca no prato e "abra" mais a moagem do mais fino pro mais grosso.

Dessa forma você vai conhecer visualmente o que cada regulagem do moedor é capaz de proporcionar.

Segunda dica: quanto menor a moagem, mais contato com a água o café terá, por isso vai extrair mais cafeína e outras partículas do grão. Isso vai resultar num café mais "forte" com mais corpo e sabor intenso e aí hoje pode tentar descobrir uma margem entre doçura e amargor.

O inverso é proporcional: quanto maior a moagem, menos extração, e bebida mais "fraca" com menos corpo.

Sobre o método, acho que a tetsu kasuya que o Márcio tá indicando é uma das receitas mais legais de v60 pra iniciar nos cafés, pois você aprende mui as coisas sobre a extração.

Eu hoje indicaria a receita a receita da April pra quem tá começando nos cafés, porque ela segue os mesmo prefeitos de divisão do Tetsu, mas ainda é mais simples e tem um resultado bem interessante:



Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/12/2023 at 23:27, kainya disse:

Obtive resultados melhores com moagens mais grossas (conforme o método sugere), mas... os despejos sempre passam bem mais rápido do que o tempo sugerido de 45 segundos a cada despejo... me pergunto se estou fazendo algo de errado. :/

Como disse o @MarcioMO, não precisa se ater aos 45s, descubra a receita que te agrada mais e use como referência para melhorias futuras. Eu costumo fazer cerca de 250-300 ml em 2:15 a 2:30 total, incluindo hidratação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 07/12/2023 at 14:57, pirovani. disse:

Acho que você está iniciando nos cafés por agora né?

Bom... Uma dica que eu te dou:

Encha seu moedor novo de café, pegue um prato branco ou um pedaço de papel toalha e vá moendo o café um pouquinho, coloca no prato e "abra" mais a moagem do mais fino pro mais grosso.

Dessa forma você vai conhecer visualmente o que cada regulagem do moedor é capaz de proporcionar.

Segunda dica: quanto menor a moagem, mais contato com a água o café terá, por isso vai extrair mais cafeína e outras partículas do grão. Isso vai resultar num café mais "forte" com mais corpo e sabor intenso e aí hoje pode tentar descobrir uma margem entre doçura e amargor.

O inverso é proporcional: quanto maior a moagem, menos extração, e bebida mais "fraca" com menos corpo.

Sobre o método, acho que a tetsu kasuya que o Márcio tá indicando é uma das receitas mais legais de v60 pra iniciar nos cafés, pois você aprende mui as coisas sobre a extração.

Eu hoje indicaria a receita a receita da April pra quem tá começando nos cafés, porque ela segue os mesmo prefeitos de divisão do Tetsu, mas ainda é mais simples e tem um resultado bem interessante:
 

 


Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

 

Não testei ainda essa receita, mas não compreendi direito no vídeo qual click no comandante ele usou.

Seria uma moagem média-fina, estilo hoffman?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...