Ir para conteúdo

Excesso de spam no Fórum


valacomum

Postagens recomendadas

Olá. 

Nos últimos tempos tenho observado uma quantidade crescente de spam no Fórum, mas hoje aconteceu um recorde, o que me motivou a abrir este tópico: de 25 publicações que eu não tinha lido, apenas 3 eram em português, criadas por usuários de verdade daqui do Clube do Café; as demais eram em inglês e, majoritariamente, em russo (!) -- sem falar no maldito vendedor que volta e meia oferece produtos ilícitos, com finalidade de parar o processo natural que dura quase um ano (estou propositadamente deixando de mencionar o nome do produto para evitar que apareça nas buscas do Fórum).

Sei que os administradores fazem a tarefa deles de modo voluntário, mas gostaria de saber, @Igor, @Santiago Luz, @viniciusdsg, se é possível detectar se houve alguma causa aparente para esta profusão de lixo e, o mais importante, se há algum meio de reduzir este problema. Agradeço desde já pela atenção.

Saudações!

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não manjo dos paranauês pra filtrar isso sistemicamente, mas se for só deletar os spams e bloquear o usuário, podem me dar os acessos que eu me voluntario pata ajudar os admins. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apaguei as postagens! Isso também nos incomoda bastante. Aparentemente esse problema com Spam tem sido bastante comum em todas comunidades. Fazendo uma pesquisa rápida encontrei diversos proprietários de fóruns relatando problemas crescentes com Spam.

O mais básico para evitar os spam é manter toda plataforma do fórum atualizada e manter o plugin anti-spam atualizado. Acredito que está tudo ok com o nosso fórum. Olhando os registros aqui de novos usuários tem vários que foram barrados (ainda que alguns tenham conseguido burlar como você mesmo viu).

Uma outra forma de mitigar esse problema, e que é algo que estamos um pouco relutantes em fazer, é não liberar postagens de novos usuários sem aprovação da moderação. Isso não reduziria o SPAM em si, mas deixaria nas mãos dos moderadores a aprovação desses conteúdos. Daí tem dois problemas com relação a isso, além de aumentar bastante o tempo de interação e resposta dos novos usuários reais, isso também aumentaria o trabalho dos moderadores que teriam que ficar entrando no fórum com frequência pra conferir as postagens de novos usuários. E mesmo assim, temos visto também postagens de membros antigos com spam, provavelmente porque seus dados foram expostos de algum banco de dados hackeado (e o membro utiliza os mesmos dados para todas contas), daí para esses casos não resolveria 100%. De qualquer maneira, vou discutir novamente com a equipe de moderação o que acham dessa solução e dependendo do retorno deles podemos adotar essa prática! 

Mas no fim, mesmo se precavendo, pode passar uma ou outra postagem de Spam! Daí a gente vai e apaga, nossa equipe de moderação tem feito isso bem rápido! 

Obrigado pela preocupação com o nosso fórum,
Igor

 



 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu que agradeço pelo retorno rápido, Igor, e peço desculpa por ficar incomodando vocês com isso. 

Também não sou expert em informática e também me coloco à disposição para auxiliar nessa tarefa, seja ajudando a monitorar (como agora), seja ajudando financeiramente, se houver necessidade de adquirir/manter alguma ferramenta para combater essa praga.

 

1 hora atrás, Igor disse:

Aparentemente esse problema com Spam tem sido bastante comum em todas comunidades.

 

Será que isso tem algo a ver com o crescimento da I.A.? Se este for um dos fatores, talvez seja o caso de buscar modos específicos de barrar isso.

 

1 hora atrás, Igor disse:

não liberar postagens de novos usuários sem aprovação da moderação

 

Ou colocar alguma barreira como somente permitir a primeira postagem após X dias do registro. Ou, ainda, restringir o idioma de postagem, se tivermos modo de fazer isso.

 

1 hora atrás, Igor disse:

nossa equipe de moderação tem feito isso bem rápido!

 

Só tenho a parabenizar pela dedicação de vocês!!!

 

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a questão do medicamento ilegal é o mais grave. Não sei se seria possível bloquear novas postagens que contivessem, em seu conteúdo, o nome... Não sei a solução. De todo modo, também me coloco à disposição para o que for necessário, ação manual que seja.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que é gravíssimo, @Octávio, e até por isso eu lembrei de levantar esta questão. 

1 hora atrás, Octávio disse:

Não sei se seria possível bloquear novas postagens que contivessem

O problema é que os "anjinhos" usam de diversas artimanhas para burlar as regras, como colocar espaços entre as letras ou trocar letra "O" pelo algarismo "0", como fazem quando querem enviar e-mail, por exemplo. Haja café para manter a paz de espírito! rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor tem alguns foruns que participo que só liberam a criação de novos tópicos depois de um número X de postagens em tópicos préexistentes, como os de regras e de boas vindas. Talvez possa ser ser implantado algo semelhante, escrito nas regras do forum, de modo que só alguém com a real intenção de participar do forum leia essas regras e cumpra eses requisitos antes de poder postar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...