Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

O mercado municipal de SP é realmente muito legal, não espectacular como o mercado central de BH, mas legal.

 

Anita, café com sabor de aceitona? Eca, estou com medo de abrir o meu pacote do exotico do Mario agora.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny: relaxa. Meu já falho paladar esta semana só está pior com a sinusite.

 

Pô, azeitonas são legais. Fiz um pão mara essa semana com elas.

 

Seu mercado é melhor que o nosso aqui?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Mercado Central de BH é absurdamente legal, Anita. O meu lugar favorito de BH. Queijos da Serra da Canastra, doces e cachaças mineiras ... Tudo que vc pode imaginar. Nem mencionar o fígado acebolado com gilo e uma cervejinha. As vezes acho que esses Mineiros me assimilaram ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Anita.

São os de carne. A azeitona entra no tempero.

Quanto ao espetacular sanduíche de mortadela, só acompanhado, pois há de rachar...

 

Burny, para os queijos o de BH é mesmo muito bom, mas no de SP há mais variedade de outros itens e considero a comida mais saborosa e confiável. Opinião pessoal. Mas digo que, apaixonado que sou pelo "métier", sempre que posso, vou ao mercado ou feira principal das cidades que visito. Adoro as feiras de sábado das cidades menores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcia acho que o problema com o seu Vario é aquela regulagem que utiliza a ferramenta octavada, tente fazer uma limpeza geral, retirar a mó superior e limpar bem e depois pegar essa ferramenta e tentar ajustar, o Vario volta e meia tem que fazer essa regulagem quando não consegue moer de forma satisfatória alguns grãos com torras mais claras e densos.

Bom já comi o pastel de bacalhau no mercado municipal de SP e também o pão com mortadela, é gostoso mas nada de outro mundo, duro que o mercadão é muito lotado e demora muito pra você conseguir comer, mas tem muita coisa legal para se comprar, algumas frutas exóticas e aquele bacalhau norueguês que é excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Vario definitivamente tem vida própria.

Como os cafés do Ateliê estavam saindo perfeitos na regulagem "padrão", tentei outra vez o Obatã.

Dados os últimos resultados, parti pra ignorância: 1H.

O pó saiu fino que só, mas nas circunstâncias, foi pra Gaggia. Não saiu nada, claro.

Subi pro 2R e lá foi, 32g em 18s! Não prefeito ainda, mas aceitável (tigrou e tudo).

Resumindo:

#meuvariomeodeia #meuvariovariainvariavelmente #pegadinhadomalandro #podianaotercompradoasorveteira

 

PS: Roger, já usei a chavinha mais vezes do que gostaria. ..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia,

 

 

Nesse caso que você citou, teria que ver se não chegaram a aparecer algumas gotas de café mesmo sem cair? Alias só daria pra ver assim se tivesse o naked. Mesmo assim, no vario quando choca a máquina eu vou subindo uns 6,  7 ou 8 micros dependendo de como vieram as primeiras gotas... Se realmente passou um bom tempo e nao veio nada eu subo 1 macro hehehe.. Acho que nesse caso você subiu demais, acho que se abaixar uns 4 ou 5 micros chegará no quase perfeito pra esse café 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois da sua explicação Marcia, eu tenho certeza que o problema era igual ao que eu tinha, :) que seria a complexa máquina que fica em frente a "ELE".

Se não foi vc, só sobra "encosto", e nesse caso vai precisar de um eng. com pós em espiritismo mecânico. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe vai saber se o Miyamoto quebrando não acabam as frescuras!?

 

CaE, não é falha do operador não. .. Por algum motivo no sábado ele não respondeu ao comando de afinar. Eu comparei uma amostrinha do grão moído no 1 e no 3 e estavam iguais. Talvez algum grão tenha ficado entre as mós impedindo que se aproximassem, não sei.

 

Aposto no encosto! Na verdade é o duende do moinho...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta questão pode ser a regulagem sim. Recentemente tive que refazer a regulagem do Vario devido a um café que estava se comportando parecido, ou seja, de forma bem rebelde.

 

O que me ocorreu foi quase igual, ou ficava fino demais ou grosso demais, é como se ao mudar da macro 3 para a 2 pulasse direto para a 1. Esta foi a segunda vez em que tive que mexer nesta regulagem e, ao reparar bem, descobri que na primeira vez que fiz deixei a regulagem "fina" demais. Com isso "perdi" uma grande janela de ajustes. A maioria dos cafés que usei ficaram fora dessa janela, então não tive problemas. Mas, quando peguei um café que estava nessa faixa, aí a coisa desandou, ou melhor, teve que ser colocada no eixo novamente.

 

Esse tal eixo excentrico faz jus ao nome, pois o funcionamento é bem diferente e complexo. Foram umas duas ou mais voltas que tive que dar engrossando a moagem para ficar no ponto certo. O que acho mais curioso é que mesmo com este ajuste ultrafino as mós não se tocavam em regulagem alguma, é como se o moedor tivesse um mecanismo que impedisse isso de ocorrer.

 

Pois bem, a forma correta de ajustar, obviamente, é aquela descrita no manual, passando da macro 10 até a 1 e depois da maior micro até a intermediária, posição está em que se deve escutar o motor perdendo velocidade de rotação.

 

Contudo, devido ao problema que tive, percebi que vale a pena fazer um teste final subindo o ajuste da macro 10 até a macro 2 e depois da maior micro até a menor. Quando o ajuste estava errado, ao fazer isso já na macro 2 era possível ouvir o motor perder rotação. Com o ajuste "correto" (acredito que agora acertei) isso não ocorre na macro 2, mas apenas na 1.

 

Vale mais uma vez destacar que este bixo é de fato "excentrico". Mesmo no ajuste errado, ao subir da macro 10 para a 1 o motor não perdia rotação, fato este que só ocorria quando eu mexia na micro. Pela lógica, ao pular da macro 2 para a 1 o motor já deveria perder rotação, porém isto só ocorria quando o ajuste da micro não estava no maior. Devido a isso que vale o teste de afinar a micro estando na macro 2 para confirmar se o ajuste está ok.

 

Espero não ter confundido mais do que esclarecido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal, tudo bem ?

 

Dados os problemas de regulagem que a Marcia e outros colegas têm enfrentado, vou descrever o que aprendi ao longo de 2 anos e meio com o meu Vario-W, exclusivamente moendo para espresso. São experiências e sugestões que podem, ou não, aplicar-se às suas unidades, mas que compartilho na esperança de que possam ser úteis :

 

1)  Faça a calibração fina com a chavinha allen (subindo a alavanca micro e buscando ouvir a redução na rotação do motor) apenas uma vez, imediatamente após uma limpeza completa das mós, com a alavanca macro na posição 2. Após isso, NÃO faça novas calibrações – elas só atrapalharão.

 

2)  Logo após uma sessão de limpeza, o moinho começa a operar no que eu chamo de "modo 2". No modo 2, eu posiciono a regulagem macro em 2, e uso apenas a micro. Dependendo do café, ela fica entre D e M. Suas letras poderão ser diferentes das minhas, mas representarão a sua faixa característica.

 

3)  No modo 2, o ruído é mais grave, a moagem é mais fina (comparativamente), mais lenta, mais empelotada, sem estática, e 100% limpa. Não se vê aquelas "pelinhas" claras, e não cai absolutamente nada para fora do moinho.

 

4)  Após 5 a 10 moagens duplas, o Vario muda repentinamente para o "modo 1". Isso pode acontecer no meio de uma moagem, e é muito fácil de perceber. Como resposta, mudo a regulagem macro para 1, e mantenho a micro como está. Sua faixa continuará inalterada, ou seja, no meu caso, entre D e M.

 

5)  No modo 1, o ruído é mais agudo, a moagem é mais grossa (comparativamente), mais rápida, sem nenhum empelotamento, eventualmente com um pouco de estática, e um pouco menos limpa. As "pelinhas" mais claras voltam a aparecer, e alguns poucos grãozinhos moídos podem pular para a bancada.

 

6)  Na maioria dos casos, o moinho permanecerá no modo 1 até uma nova limpeza de mós. A única coisa a variar será a regulagem micro, de acordo com o café e a dose.

 

7)  No entanto, existe uma outra situação que pode fazer o moinho repentinamente ir para o modo 2 :  cafés de torra muito escura e/ou oleosa. Quando isso ocorre, simplesmente ajusto a regulagem macro para 2 e sigo em frente. Após algum tempo, novamente de forma repentina, ele voltará para o modo 1. Aí basta voltar o macro para 1.

 

Em resumo, meu Vario tem dois comportamentos bastante distintos, os modos 1 e 2. E é muito fácil identificá-los. A regulagem macro serve para ajustar o moinho a esses 2 modos, e a regulagem micro para ajustar o moinho ao café. Se o café normalmente fica bom em 1K, logo após a limpeza você vai precisar colocar em 2K, durante o tempo em que o moinho estiver no modo 2. Quando ele retornar ao modo 1, volte a regulagem para 1K, como você está acostumado. Basta isso.

 

Há uma outra coisa que aprendi e considero bastante relevante para a correta interpretação das regulagens :  cada número da regulagem macro equivale a aproximadamente 8 letras da regulagem micro. Ou seja 2C é mais ou menos equivalente a 1K, e assim por diante. Com as 23 letras disponíveis (A a W), a regulagem micro é mais do que suficiente para se adaptar a qualquer café.

 

Vejamos, por exemplo, o que a Marcia escreveu há alguns dias :  O que vocês fazem quando extraem um espresso duplo (30g) em 9s moendo no Vario no 3a, em 12s moendo no 2H e em 10s moendo no 1P?    "Convertendo" tudo para macro 1, a frase ficaria assim :  O que vocês fazem quando extraem um espresso duplo (30g) em 9s moendo no Vario no 1Q, em 12s moendo no 1P e em 10s moendo no 1P?    Não faz mais sentido ?!

 

Gosto muito mais do meu Vario depois que identifiquei os dois modos de operação, e aprendi a reagir a eles com a regulagem macro. E para diferentes cafés, basta ajustar a regulagem micro.

 

Espero ter ajudado !!!   :)

 

Abraços a todos,

 

Fernando

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho o que os seus Varios fazem ... O meu mostra nada disso e é bem confiavel no estado limpo. Usando grão muito duro e moendo semanas sem limpar já é uma outra historia. Na minha experiençia ele precisa de uma boa limpada das mós cada duas semanas (1,5 kg de café no meu caso) para funcionar bem.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também acho que não deveria ser assim !  O I-Mini, por exemplo, que custou metade do preço do Vario, é muito mais preciso nesse aspecto. Por outro lado, o Vario leva vantagem em alguns outros pontos que, no final das contas, fazem-me preferi-lo ao moinho da Ascaso.

 

Meu objetivo foi tentar descrever uma das limitações do equipamento (pelo menos da minha unidade), e a forma que encontrei para "domá-lo". Talvez minha solução também sirva para algum outro colega. Certo ou errado, pelo menos hoje vivo em paz com meu Vario !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...