Miyamoto Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 Explicando para não ficar no branco então.. Penso que dar opinião, significa participar de uma discussão com seu conhecimento a fim de ajudar a esclarecer dúvidas. Já afirmar, significa que sua palavra é a que importa, independente da opinião ou conhecimento dos outros. Meu ponto de vista, claro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 Enfim, se outros moinhos já desalinharam e travaram com grãos mais duros, por que não o Vario? É um excelente moinho? Com certeza! Bom custo beneficio? Claro. Infalível? Não. Minha intenção não foi polemizar, mas compartilhar "fatos". Por algum motivo a regulagem do MEU Vario "travou" no 3 com o Obatã. No dia seguinte estava normal e moeu o Obatã logo após um Daterra. Como? x. Alguma coisa emperrou? Algo prendeu nas mós? x. Talvez o meu singelo Vario refurbished seja um dos primeiros 4500, ou não tenha sido tão refurbished assim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Darcy Jr.'. Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 Mas afinal, Miyamoto possui ou não um Vario? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 Miyamoto, a mudança é em função da bicha de bronze, não muda em nada a moagem, quanto ao salto só se o pino que entra nos buraquinhos do copo estiver gasto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 Talvez.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Darcy Jr.'. Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 Kkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 Salve. Percebo que só uma demonstração porá fim às dúvidas sobre o sub sistema de regulagem do Vario. Estou com um desmontado na bancada e gravarei um vídeo, melhor que o que postei anteriormente. Muito dessa discussão deu-se por alguns participantes pressuporem situações e, a partir delas, assumirem como verdadeiras algumas consequências. O Sérgio chegou a desenhar um sistema que entendia ser o real. Sobre tal situação desenvolveu seu raciocínio. Obviamente, como a pressuposição estava errada, todas as afirmações seguintes também estavam. O Gilberto imaginou existência de rolamento e sugeriu que, havendo folga nele, a regulagem estaria comprometida. Fato é que não há rolamento, portanto, nunca haverá folga em um rolamento. Nenhum participante, exceto o Carlos Eduardo que já o viu desmontado, imaginou o correto desenho do sistema e ainda não entendem as posições dos eixos e se confundem, achando que um trabalho sobre o outro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Darcy Jr.'. Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 Não existe máquina perfeita. Nada conseguirá agradar gregos e troianos. Toda unanimidade é burra. Acho que resumi. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 Haaaaa Alexandre, fazer o que se tenho uma imaginação fértil, rsrsrs. Mas com razão, acho que ninguém sabe 100% como funciona. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 Do meu ponto de vista, não importa como funciona, e sim se a regulagem é passível de sofrer desajustes eventualmente. A experiência dos consumidores diz que sim. A menos, claro, que os usuários que enfrentam problemas sejam estúpidos e desconheçam como deve ser utilizado o equipamento, o que presumo que não seja verdade. Vou mandar um email para o Kyle Anderson ou algum representante da Baratza sobre esse problema pra saber se eles tem alguma posição oficial sobre o assunto. Vá que respondam. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Salve Aí vai o vídeo. Link > www.youtube.com/watch?v=9Nm9CatN_Vg&feature=youtu.be 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 "...Este é um moinho usado, por acaso é um Mahlkonig, um Vario Home.." Ainda bem que o gravíssimo acidente foi com a câmera! HAUHUAhUHAuHAUHU Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Já que este moinho é do Miyamoto, tamanha preocupação, rsrsrsrs Alexandre, abusando, não entendi direito uma coisa, o eixo onde se encaixam as alavancas é bibartido ? De forma que as alavanca se mova independente da outra ? Quando a mó inferior sobe fica um espaço entre a mó imferior e a bucha, não pode estacionar um grão moido maior por ali impedindo que ela desça por completo ? Legal o video. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Agora até eu entendi + - qualé que é! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Que discussão tensa, até uma camera foi sacrificada . Gil, creio que ao ligar o moedor o giro do platô expulsará o que eventualmente tenha se acumulado no ponto que citou. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Essa foto dá para ter uma ideia do parafuso de calibragem secundária (allen de 2,5mm) , se vcs repararem bem na foto o parafuso esta todo esposto e se contarem vão perceber que ele tem 6 no maximo 7 passos de rosca , isso significa que se for dado 6 voltas no parafuso no sentido de afinar , o parafuso chegará ao fim e começara a forçar a chapa de aluminio ou saltar da rosca e ficar preso na chapa ou finalmente um tipo de avaria que já apareceu algumas vezes no HB , ele é engolido pelo moedor , e o sujeito fica enfiando a ferramenta no orificio rodando e diz que não acontece nada . Em qualquer um dos casos o moedor vai ficar doido , com respostas aleatorias . 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Só posso dizer, em nome dos Varios do Clube, que eles andam se sentindo expostos e invadidos em sua privacidade, ao serem apresentados naked dessa forma. Isso pode gerar traumas e provocar distúrbios de comportamento em alguns deles... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Desde que não se rode mais de 6 vezes o parafuso na ferramenta eles se recuperam do trauma Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Explica isso pros tantos Varios temperamentais desse Clube (ou mal limpos, operados inadequadamente ou submetidos a cafés densos). Estou tentando definir qual o caso do meu. Meu palpite é falta de limpeza mais frequente, ele não visita o spa com a mesma regularidade que a namorada. Vai começar a entrar no escovão mais vezes. É isso ou ele é temperamental mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Gostei esse moedor é show! sério candidato de mós planas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Legal o vídeo Alexandre, deve ser o melhor sobre o assunto. Só faltou mostrar a diferença no movimento pelas 2 alavancas, porque uma tem regulagem mais fina que a outra. Uma coisa que pode atrapalhar o uso é o observado pelo Fernando: cada número da regulagem macro equivale a aproximadamente 8 letras da regulagem micro. Já no manual do Vario está bem diferente: The full range on the Micro scale is equal to one “click” or position change on the Macro scale. Se é como o Fernando diz, com sobreposições das regulagens, com certeza há confusão. Carlos se você tiver um paquímetro daria para confirmar o que acontece medindo a altura que está a mó inferior em relação a algum ponto no moinho de acordo com a regulagem das alavancas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Paquimetro eu tenho , mas , para fazer isso eu precisaria um paquimetro de profundidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Humm, que pena. Mas se há sobreposição, imagina a regulagem estar em 1W, o cara quer engrossar um click, coloca no 2A e a moagem afina! Quem não sabe fica doidinho =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Salve Cada ponto macro, são 10, equivale a alteração de todos os pontos micro ou 23 posições no Vario com o painel frontal atual. Se a memória não me trai, é mesmo de aproximadamente 1,6 mm o curso total do macro e portanto a variação do micro é ínfima. Seria 1,6 mm / 10 / 23. Mas a danada da memória costuma trair-me. Terei que procurar esse dado nos meus guardados digitais. Sérgio, no vídeo apresentado na mensagem # 457 desse tópico é possível ver a movimentação do platô do disco inferior a partir de 01'50". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Cada alteração micro faz uma diferença considerável. Às vezes ainda estou ajustando com café novo e o shot ristretta, 2 micros já colocam na faixa do curto (claro, depende do café). Da mesma forma que pode estar extraindo no limite do curto (digamos 19 ou 20 segundos), um micro e ele já extrai um pouco mais lento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Ah sim Alexandre, o 1o vídeo mostra a diferença na movimentação mas não o porque disso acontecer, que poderia ser explicado no 2o vídeo. Bastaria mostrar que cada alavanca trabalha movimentando excêntricos diferentes. Mas blz, está ótimo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Alexandre, abusando, não entendi direito uma coisa, o eixo onde se encaixam as alavancas é bibartido ? De forma que as alavanca se mova independente da outra ? Quando a mó inferior sobe fica um espaço entre a mó imferior e a bucha, não pode estacionar um grão moido maior por ali impedindo que ela desça por completo ? Salve Gil. Primeiro, deixe-me dizer que não se trata de um eixo, apesar de errada e costumeiramente eu o tratar por esse nome. É uma barra cilíndrica que fica encaixada na haste da macro regulagem. O Fábio Castelli sugeriu perfeitamente na mensagem # 471 quando apontou a similaridade do funcionamento de uma árvore de cames de um comando de válvulas. Acrescento também o eixo de manivelas ou, no popular, o "virabrequim", outra peça de motores automotivos. Vou utilizar a mesma foto usada pelo Carlos Eduardo acrescida de indicações. A haste da macro regulagem é mais que uma que só uma alavanca, pois possui uma extensão em 90° que também faz movimentar o berço prateado, além da barra cilíndrica. Detalhe a partir de 04'22" no vídeo da mensagem # 491. Já a haste do micro, só faz girar a barra cilíndrica entre a área rebaixada e a área de diâmetro máximo da barra, movimentando em menor amplitude o berço prateado, . No vídeo acima, é possível entender esses movimentos a partir de 04'20". Note que a haste que é retirada é a da regulagem micro. Editado com acréscimo de imagens e referências. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Sérgio, Acho que a resposta acima esclarece como acontecem as distintas movimentações. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
FernandoF Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 Se é como o Fernando diz, com sobreposições das regulagens, com certeza há confusão. Mas se há sobreposição, imagina a regulagem estar em 1W, o cara quer engrossar um click, coloca no 2A e a moagem afina! Quem não sabe fica doidinho =) Esse comportamento, na minha unidade, é muito claro e facilmente reprodutível, pelo menos na faixa de espresso, que é a que utilizo. Justamente por isso, adotei a prática de não mexer na alavanca macro. As 23 letras da alavanca micro são mais do que suficientes para se adaptar a qualquer café. Não tenho como afirmar se outras unidades se comportam ou não dessa forma. Se algum dono de Vario se dispuser a fazer um teste, gostaria de propor o seguinte experimento : 1) Posicionar macro e micro em 1Q, moer uma determinada quantidade de café (medida com balança), e anotar o tempo de extração para um determinado volume. 2) Logo em seguida, reposicionar para 2I, moer a mesma quantidade do mesmo café (medida com balança), e anotar o segundo tempo de extração para o mesmo volume. 3) Finalmente, reposicionar para 3A, moer a mesma quantidade do mesmo café (medida com balança), e anotar o terceiro tempo de extração para o mesmo volume. Na minha unidade, os tempos serão praticamente os mesmos, o que sugere que a moagem seja bastante semelhante nessas 3 posições. De acordo com o que li em um post anterior, acredito que a Marcia já tenha feito algo próximo a isso (seria bom se ela pudesse confirmar). Se entendi corretamente o relato, ela obteve os seguintes resultados : O que vocês fazem quando extraem um espresso duplo (30g) em 9s moendo no Vario no 3a, em 12s moendo no 2H e em 10s moendo no 1P? Por fim, para evitar qualquer interpretação ou conclusão incorreta, quero repetir que gosto muito do Vario, principalmente depois que aprendi a lidar com alguns comportamentos que minha unidade exibe. Sou muito cuidadoso com meus equipamentos, faço limpezas frequentes, e calibrei-o apenas 2 vezes (a segunda vez foi praticamente uma confirmação de que já estava tudo certo). No total, não devo ter dado mais do que 1 volta no parafuso allen. Obrigado e abraços a todos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 7 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2014 A haste da macro regulagem é mais que uma que só uma alavanca, pois possui uma extensão em 90° que também faz movimentar o berço prateado, além da barra cilíndrica. Detalhe a partir de 04'22" no vídeo da mensagem # 491. Já a haste do micro, só faz girar a barra cilíndrica entre a área rebaixada e a área de diâmetro máximo da barra, movimentando em menor amplitude o berço prateado, . Com isto aqui entendi a última parte que faltava (creio que para o Gil também). Parabens pela disposição em esclarecer todos os aspectos!. Sabendo como funciona, fica difícil de imaginar a possibilidade de sobreposição de ajustes, já que cada "pulo" na macro fará a barra cilíndrica subir ou descer em uma distância equivalente ao maior diâmetro do ajuste micro. Digo que hoje não tenho essa experiência de sobreposições e, assim como a Anita falou, cada ajuste micro modifica de forma perceptível o comportamento da extração (considerando que todos os outros pontos se manteram inalterados). Ainda assim, quando estava com o moedor mal regulado tive experiência semelhante ao mudar o ajuste nos pontos limítrofes entre uma macro e outra, ou seja, com variação grande no ajuste de micro em conjunto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas