Gilberto Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Considerando que você não vai moer para expresso eu trocaria logo de uma vez. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 O drama do Fernando e suas finas me fez lembrar de uma dúvida que tenho faz tempo: qual a praticidade de se ter um desses moedores mais supermegapower quando se quer usar para espreso E métodos caseiros? Ou seja, ter só esse moinho para as duas coisas? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Fernando , algumas sugestões para quando vc for trocar , anote na mo de cerâmica com um lápis quem é a inferior e superior , marque tambem a posição relativa que as mos ocupam , isso não dá trabalho e se um dia vc decidir voltar a original els voltará com o mínimo de alteração. Anote a posição relativa dos parafusos use eles nos mesmos orifícios. Boa sorte 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruben Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Não perca os parafusos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 O drama do Fernando e suas finas me fez lembrar de uma dúvida que tenho faz tempo: qual a praticidade de se ter um desses moedores mais supermegapower quando se quer usar para espreso E métodos caseiros? Ou seja, ter só esse moinho para as duas coisas? LUW aí depende do moedor. Dificilmente você conseguirá conciliar o melhor de todos os mundos com muita praticidade. Um bom moedor com regulagem stepless, por exemplo, te dá maior possibilidade de ajuste fino da moagem o que faz uma tremenda diferença no expresso, porém se precisar alterar entre métodos com moagens bem distintas será simplesmente um parto, imagine-se girando um sem-fim por dezenas e dezenas de voltas e depois voltando todas elas até chegar exatamente na mesma posição anterior (o Rodrigo, que tem um, pode te dizer). Por outro lado, num bom moedor stepped, como o Rocky por exemplo, é extremamente fácil passar de espresso para prensa e vice-versa em segundos, bastando pressionar a trava para liberar o hoper e girá-lo 1/2 volta, depois apertar e girá-lo até o ponto em que estava. Porém, nesse caso, você perde a possibilidade de ajuste fino (as vezes um ponto de ajuste é fino demais e o ponto seguinte é grosso demais, aí tem que mexer na dose), o que é um ponto negativo no espresso. Por isso os moedores "supermegapower" costumam ter aplicações mais específicas. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 E não muito incomum, os aficionados possuem mais de um moinho justamente para cada método... O exemplo atual, o Vario com mós de cerâmica atende bem para espresso mas deixa mais particulado que as mós de aço... Ideal mesmo seria ter vários moinhos... E claro, sempre o melhor deles para cada método.. Ô sonho Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Venho tendo problema com o Rocky justamento por conta de ficar alternando os métodos, pela manhã tenho feio expresso e pela tarde coado, quem já limpou o Rocky sabe que fica uma piscina de pó na região interna das mós e isto vai se misturando os grossos com os finos e vice-versa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Melhor irmos para o tópico dele Gil.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Ou seja, vc tem de ter dois moinhos. E o rombo aumenta... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Sim sim.. Por isto chama hobby... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Venho tendo problema com o Rocky justamento por conta de ficar alternando os métodos, pela manhã tenho feio expresso e pela tarde coado, quem já limpou o Rocky sabe que fica uma piscina de pó na região interna das mós e isto vai se misturando os grossos com os finos e vice-versa. Tem um cara por aí que está fazendo um moinho onde não existirá tal problema. Bate um papo com ele Gil =) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Com o tempo também moinhos acontecem ... Uma oportunidade imperdível, um manual para viagem, aquele lançamento sensacional ... Na realidade admiro colegas como o Márcio que consegue enxergar as maquinas como elas são: maquinas. E consegue vendê-las e trocá-las sem maiores considerações. Eu não consigo, guardo até meu moedor mais velinho, certo que um dia achará uma grande utilidade e que ficarei chateadissimo, em caso de me desfazer dele. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Bem, Mós trocadas .... mas caramba, para desencaixar as mós e os porta mós antigos, foi um parto ! Fui no Youtube e assistí uns videos que ensinavam a trocar, mas parecia ser mais fácil. A coisa deu uma certa mão de obra. Seguí o conselho de vcs e anotei qual a mó de baixo. Sobre os parafusos, guardeí mas não ví que tinha que anotar a posição original e aí danou-se. Mas tá tudo guardadinho. Resolví tb dar uma limpada nele e vou contar que o moinho estava bem sujo por dentro. O que eu tirei de pó e grão moído de café foi uma grandeza. Esperava que, mesmo sendo refurbished, a Baratza me mandasse o moinho limpo por dentro. Que porcalhões ! Uma última pergunta: Será que vou precisar acertar a regulagem com àquele pitoco fino ? Abçs ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Não tem como saber sem testar , coloca a alavanca em macro 10 e começa a moer , e assim sucessivamente vai subindo , não tem jeito só testando para saber , vc tem que testar ate a achar o melhor ponto para coado , Sowden , FP etc. Vai dar trabalho e gastar café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Não tem como saber sem testar , coloca a alavanca em macro 10 e começa a moer , e assim sucessivamente vai subindo , não tem jeito só testando para saber , vc tem que testar ate a achar o melhor ponto para coado , Sowden , FP etc. Vai dar trabalho e gastar café. Paciência .... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Vem Cá, Vocês já ouviram falar sobre limpeza de moedor com arroz ? Achei meio estranho, mas fez algum sentido .... Abçs ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Não precisa fazer nada disso , basta um pincel e um aspirador , o Vario tem pouca retenção e moedor não é bunda de bebe , não precisa limpar toda hora uma vez a cada 3 meses semanas é mais que suficiente. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Ainda bem que avisou... Já ia passar hipoglós no Rocky... Mas eu já ouvi este negócio do arroz sim.. E dizem que ajuda a limpar as mós.. Limpa bem o pó grudado entre os dentes das mós,principalmente proveniente de torras mais escuras... Mas.. Nunca fiz não.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Bem, Mós trocadas .... mas caramba, para desencaixar as mós e os porta mós antigos, foi um parto ! Fui no Youtube e assistí uns videos que ensinavam a trocar, mas parecia ser mais fácil. A coisa deu uma certa mão de obra. Seguí o conselho de vcs e anotei qual a mó de baixo. Sobre os parafusos, guardeí mas não ví que tinha que anotar a posição original e aí danou-se. Mas tá tudo guardadinho. Resolví tb dar uma limpada nele e vou contar que o moinho estava bem sujo por dentro. O que eu tirei de pó e grão moído de café foi uma grandeza. Esperava que, mesmo sendo refurbished, a Baratza me mandasse o moinho limpo por dentro. Que porcalhões ! Uma última pergunta: Será que vou precisar acertar a regulagem com àquele pitoco fino ? Abçs ! Pelo que vi vai precisar sim, pois o tamanho das mós são diferentes (maiores as de aço). Todavia, o objetivo da mó de aço é melhorar o desempenho nas moagens "grossas", que passam longe dos ajustes mais finos e que tenderiam a fazer as mós novas se tocarem. Minha sugestão e deixar do jeito que tá e testar a moagem mais grossa. Se já for suficiente para prensa, então não mexa na regulagem. Caso ainda esteja fina demais, então terá que regular. ---- O lance do arroz só me parece vantagem por ser mais fácil e rápido do que limpar com pincel e aspirador. Contudo, nunca fiz com arroz, apenas com pincel mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Calma Moçada ! Eu só perguntei por curiosidade .... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Ontem tenteí acertar a regulagem, já que depois da troca dos mós, eu achei que ficou mais grosso do que antes. A mecânica da coisa é bem simples, mas me falta uma certa experiência (auditiva, inclusive) sobre o ponto certo da regulagem .... Outra coisa é: depois de amaciadas às mós precisarão de nova regulagem ? Perguntas, perguntas e mais perguntas ..... Abçs ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Fê, em algum momento no futuro talvez você precise regular de novo. Depende da frequência com que usa e principalmente se mói grãos muito densos sempre. Não tem uma receita de tempo ou razões fixas. Desencana por enquanto e curte. Quando ele mudar muito de comportamento você vai perceber. Daí vai lá e aperta um tiquinho. beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 1/2 kg de grão de mercado é suficiente para amaciar o bichinho pra espresso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Salve Eu não me preocuparia com o "amaciamento" inicial das lâminas por 2 motivos. Primeiro porque são necessários uns 30-50 Kg moídos e segundo porque a variação dará-se lenta e imperceptivelmente. Notem que apesar de se usar (erradamente) o termo amaciamento, o aço ou a cerâmica não ficam macios. O que ocorre é o desgaste de pequenas, ou até minúsculas, imperfeições existentes na superfície das peças, em relação ao perfeito desenho teórico dessas peças. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Muito melhor assim! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Marcinha, Há pouco mais de ano que tenho o HG-One e o Pharos, e para ter consistência nas extrações precisava fazer WDT cada vez ... Fazem uns seis meses, que deixei de fazer com alguns cafés e faz um dois ou três meses que realmente não preciso fazer mais. Devo ter moído mais de15 kg com o HG-One e por volta de uns 7kg com o Pharos, com o qual, ocasionalmente, ainda preciso fazer um WDT. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Não quero nem imaginar quanto tempo vai demorar para amaciar o Lido 2. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 ZA, nada que uma saca não resolva. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 O Lido é um pouco diferente ... especialmente para coados, mas também para espresso. Ele é bimodal, em outras palavras (e simplificando) ele faz uns 70% das partículas em uma faixa de moído mais grosso , outros 20% em outra parcela bem mais fina, e os restantes 10% distribuídos nos resto dos tamanhos: finos, médios e grossos. Jogando com afinar e engrossar, podes ir variando estas proporções, acumulando mais na faixa dos 70% ou mais para a de 20% ... Procura o sabor que mais te agrade afinando e engrossando, quando chegues a um perfil que te agrada, aí ajusta se esta fraco ou forte com a dosagem, aumentando ou diminuindo a quantidade de café. É claro que com o tempo (amaciamento) tende a ser mais homogêneo e o moído fica mais consistente ... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Bernardo essa diferença de granulometria é até visível. Já o Nemox é também visivelmente mais uniforme. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas