Bernardo B Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Essa bimodalidade foi procurada "exprofeso" no Lido. Tinha o estudo no site da OE mas procurei e parece que não esta mais disponível ... O Doug pegou um moinho famoso pela qualidade, utilizado em cupping e dos melhores para coados, o Ditting (uma firma Suíça, muito famosa pelas suas mós) modelo alguma coisa (853, 903 ou algo assim, já não lembro mais ...) e procurou de vários fabricantes, uma mó, pequena, que tivesse uma distribuição de "grinds" (café moído) parecida. Chegou na da do Lido, que alguns dizem que uma Trispade, outros que é Italmill, outros juraram que não nenhuma destas, o fato é que Doug nunca falou claramente de quem comprava. Então ele pegou um Ditting, um Lido 1 e um jogo de peneiras, e ficou experimentando até ficar satisfeito de que o "match" (casamento ?) entre os dois era muito parecido, e que o Lido iria reproduzir, com bastante fidelidade, o perfil de moído do Ditting. Ele fez um gráfico das distribuições dos dois moedores, descreveu o experimento e colocou no site, onde foi que eu achei, à època. Com este dado dava para ver, que nos moídos mais grossos batia encima da Ditting, o que significaria que seria excelente para moído mais grosso, cupping, coados e FP, e que nos finos, sendo um cônico, tinha uma distribuição muito boa também para espressos ... Quando comprei pude confirmar estas predições: comecei usando para espresso e rapidamente superou em praticidade de uso meu MACAP, sendo que exigia menos ajustes que o de mós planas e melhor repetibilidade de shots bons. A quantidade de "god shots" era equivalente, mas exigia bem menos ajustes e a limpeza é muito mais fácil e rápida de fazer. Com a chegada o HG-One e do Pharos, passei a utiliza-lo na sua função original: para coados e afins, onde realmente brilha, e fica muito mais "mole" de operar. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Salve Bernardo As mós do Lido I e II são fabricadas pela Italmill. Dito a mim pelo próprio Doug e confirmado pelo Kyle Anderson da Baratza que usava idênticas nos moinhos Maestro e Virtuoso 585. Até o Preciso foi lançado com elas, logo substituídas pelas atuais. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Xará Velloso, pergunta de não proprietário, Qual a diferença das mós atuais do Preciso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Salve Zé xará. As novas mós, de desenho exclusivo, são fabricadas por uma empresa do Principado de Liechtenstein. São mais "agressivas" em relação à tração dos grãos e à forma de triturá-los. Veja as diferenças na foto. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Obrigado Aexandre ! Sabia que o Doug comprava na Itália, e suspeitava que seriam Italmill, mas só agora que tenho tua confirmação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 21 Junho 2014 Denunciar Share Postado 21 Junho 2014 Hoje moí em 5 K .... Tá ficando quase perfeito .... Refiz o ajuste. Foi mais fácil do que da 1ª vez .... Abçs ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 24 Junho 2014 Denunciar Share Postado 24 Junho 2014 Hoje mudei para 4 H. Não gostei nadinha do resultado ..... Deu um pontinho de amargor no retrogosto. Tá difícil de acertar .... Abçs ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 27 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 27 Junho 2014 Mas já estou ficando chateado com o Vario, além do lance da regulagem da micro granulometria em dependendo do grau você tem de ficar segurando o botão porque senão ela aumenta sozinha (isso acho que acontece com todos), agora é o recipiente dos grãos, quando coloco para moer ele se desloca (gira) e para a moagem pois não pressiona o sensor que indica que o recipiente está encaixado, deve ter dado algum micro desgaste no plástico do recipiente, um saco, pois tem que segurar o recipiente com uma mão e a outra mão o botão, o que fiz de momento para resolver coloquei uma bolinha de fita dupla face no pino de encaixe do recipiente onde se acopla no sensor. Mas toda vez que for limpar o moedor vou ter que colocar essa fita, alguém sabe uma solução melhor ou já passou por isso? Será que vou ter que trocar o recipiente de grãos? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Junho 2014 Denunciar Share Postado 27 Junho 2014 Dá uma olhada nesse tutorial se o ressalto do hopper estiver ok , pode ser a chave com problema , a chave (microswitch) é barata : http://www.baratza.com/wp-content/uploads/Vario-Power-Troubleshoot.pdf https://www.baratza.com/cgi-bin/commerce.cgi?preadd=action&key=6032 Se for a chave e se o Alexandre não tiver uma substituta , importa por courier , ela é muito barata. Se for o ressalto do hopper que quebrou dá para fazer uma gambiarra (segura) até vc comprar outra. Se não for nada disso fala com o Alexandre Abs C. Eduardo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 28 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 28 Junho 2014 Carlos acho que não deve ser o ressalto do hopper, pois ja tinha testado na forma descritiva do site testei no manual e start pressionando esse sensor e funcionou certinho, acho que foi um desgaste mesmo do plástico do recipiente e não está ficando bem fixo, pois com uma bolinha bem pequena que fiz com a fita dupla face ficou fixo e está funcionando. Valeu a dica, se tiver que trocar talvez pegue o do Fortè, deve ser um material melhor, sei lá.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 28 Junho 2014 Denunciar Share Postado 28 Junho 2014 Essa gradação móvel é algo que a Baratza deveria corrigir, pois não e uma reclamação isolada. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 28 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 28 Junho 2014 Concordo Rodrigo, vários fabricantes tem vícios ocultos mas o engraçado é que a maioria não corrigem e muitas vezes são problemas simples de resolver, vide o Pharos por ex. e até mesmo poderiam pegar idéias dos usuários pois muitos fazem melhorias e upgrades em seus equipamentos, acho o Vario um dos moinhos mais práticos que existe mas tem essas bobeiras que poderiam melhorar, mas enfim, como diz nosso amigo do forum: a vida como ela é... hehehehe, ou deixo o meu assim ou compro o reservatório do Fortè, agora o problema da gradação móvel não sei se desmontar resolveria alguma coisa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 28 Junho 2014 Denunciar Share Postado 28 Junho 2014 Como e difícil de explicar, recomendo desmontar a parte frontal do Vario para você entender o quão simples e essa trava. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 28 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 28 Junho 2014 Paulo eu já fiz um procedimento que o Carlos Eduardo explicou, ficou ótimo, outro moedor, um pouco duro para mudar a regulagem, mas isso é o de menos, valeuuu 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 E aí, Pessoal ? Andei fora uns dias e lendo os posts agora acho que estou com o mesmo problema .... O Copão de plástico desencaixa do switch e o temporizador da moagem corre mas o moinho não mói. Aí eu tenho que ficar segurando o copo ... Chatinho pacas ! Abçs ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Como esse hopper é problemático! Não sei, de alguma forma criar outra travinha saliente que encaixe e fique. Epóxi, plástico derretido... ?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 1 Julho 2014 Denunciar Share Postado 1 Julho 2014 Andei pensando numa travinha de silicone auto-colante tipo a que o Carlos usou na chave de regulagem ... Pode ser que dê certo .... Bjs ! P.S. comprei o meu refurbished ... era de se esperar que mandassem o treco funcionando direito. Acho que a Baratza não anda merecendo os elogios que recebe .... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Julho 2014 Denunciar Share Postado 1 Julho 2014 Teria que cortar no estilete para deixar no formato. Só testar para ver se o adesivo segura no lugar com toda a agitação pela qual passa o moinho. Boa sorte! Beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 1 Julho 2014 Denunciar Share Postado 1 Julho 2014 Acabei de mandar um email para a Baratza reclamando do problema ... O problema é eles mandarem eu remeter o Vario ... Como é que eu vou explicar nossos Correios e nossa RF ? Bjs ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Julho 2014 Denunciar Share Postado 1 Julho 2014 Não precisa mandar tudo. O problema não é só no copo/hopper? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 1 Julho 2014 Denunciar Share Postado 1 Julho 2014 Fernando, eles já devem conhecer nossos Correios e RF... mais provável tentar negociar com eles o envio de um hopper novo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 1 Julho 2014 Denunciar Share Postado 1 Julho 2014 Checa o ressalto do hopper se ele estiver muito desgastado em relação ao da foto compra um novo ou faz uma gambiarra. Se o problema for a chave basta bypassar a chave , é simples : http://www.home-barista.com/grinders/bypassing-hopper-microswitch-on-mahlkonig-vario-home-t25584.html Abs C. Eduardo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 1 Julho 2014 Denunciar Share Postado 1 Julho 2014 Documenta com fotos, evidenciando que o problema é o hopper. Aí não teriam como argumentar de que envies o moinho todo ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 1 Julho 2014 Denunciar Share Postado 1 Julho 2014 Gambiarra com fita dupla face? Como havia dito o Roger que o fizera. Eu só encontro argumentos para confirmar a minha tese de desgraça para os moedores do cdc. É o mal-de-mi! (Por que será que praticar bullyng com o Miyamoto é tão bom?) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 1 Julho 2014 Denunciar Share Postado 1 Julho 2014 Não precisa mandar tudo. O problema não é só no copo/hopper? Fernando, eles já devem conhecer nossos Correios e RF... mais provável tentar negociar com eles o envio de um hopper novo. Meninas, Vcs são práticas pacas ! Checa o ressalto do hopper se ele estiver muito desgastado em relação ao da foto compra um novo ou faz uma gambiarra. Se o problema for a chave basta bypassar a chave , é simples : http://www.home-barista.com/grinders/bypassing-hopper-microswitch-on-mahlkonig-vario-home-t25584.html Abs C. Eduardo Carlos, Aparentemente não está, mas vou procurar observar melhor ... Valeu ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 1 Julho 2014 Denunciar Share Postado 1 Julho 2014 Bem, desde quando comprei meu Vario vi a fama da Baratza mais por conta da qualidade de moagem do que pela robustez/durabilidade. Este e bem o ponto de dúvida em quem não se decidiu por um Rocky ou um Preciso. Olhando para o Vario tenho a impressão que e mais fácil dar problema no micro suite do que desgaste no plástico do hooper. Falando em hooper, o novo do Forté, que possui sistema de fechamento, conseguiria guardar café por pelo menos uma semana sem deterioração exagerada? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 1 Julho 2014 Denunciar Share Postado 1 Julho 2014 Salve Fernando, tens certeza que estás girando o compartimento de grãos até o final de seu curso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 1 Julho 2014 Denunciar Share Postado 1 Julho 2014 Paulo a microswitch custa 3 dolares , e se vc procurar em loja de eletronica aqui acha igual , ela é uma chave comum , se algum dia a minha quebrar eu bypasso ela , essa segurança é a tipica segurança idiota que existe para atender alguma lei idiota feita por politico idiota nos EUA. Essas leis obrigam que os manuais contenham informações de alerta para vc não usar o moedor dentro do banho ou enfiar o dedo na mó com ele ligado . Abs. C. Eduardo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Julho 2014 Denunciar Share Postado 1 Julho 2014 Ou secar o gato no microondas. Paulo, eu discordo. O hopper e esta travinha são de plástico injetado. O meu veio com defeito, na travinha o plástico não tomou a forma correta, ela ficou deformada, não encaixava e o moinho não funcionava. O vendedor havia testado apertando o switch com o dedo, ninguém ia imaginar plástico mal injetado. Tive que voltar lá, ele logo viu o defeito e simplesmente lixou na hora. É o tipo de plástico rígido que quebra. E o hopper é duro de encaixar, tem mesmo que fazer força até o fim (ao mesmo tempo rezando pra essa travinha não quebrar). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 1 Julho 2014 Denunciar Share Postado 1 Julho 2014 Pelo menos o meu veio mais duro de tirar do que o contrário, situação que está bem mais amena agora. Mas, sendo possível o bypass, melhor mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas