Ir para conteúdo

Porta filtro não encaixa na Philco 15 bar

Postagens recomendadas

Comprei uma Philco 15 bar que chegou hoje inclusive. Mas na hora de encaixar o porta filtro ele encaixa com muita dificuldade e não fica totalmente reto, ele ainda fica torto para a esquerda. Ao retirar o filtro não pressurizado do porta filtro, ele encaixa normal.

alguem sabe me dizer se isso é um problema da máquina?

obs: consegui tirar alguns expressos. Mas percebi que o lado direito está saindo menos que o esquerdo. Não sei se isso pode ser regulagem, pois hoje foi meu primeiro espresso rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez você esteja colocando muito café no filtro.

Tentou o teste de colocar o porta filtro com o filtro, mas sem café?

Não lembro de ter vistos relatos do porta filtro encaixar torto nesta máquina, como algum defeito que ela tenha.

Imagino que possa ser muito café, ou que o encaixe no grupo esteja com sujeira de pó de outras extrações.

Sobre sair mais de um lado que do outro, pode sim acontecer, normal. Ainda mais com a saída dupla, apesar do fluxo do filtro pressurizado vir apenas do meio do filtro.

Verifique se o local onde a máquina fica está nivelado.

Outras dúvidas que surgirem, pode postar no tópico dedicado a esta máquina. Sugiro também dar uma lida nele e em outros tópicos da Philco, tem bastante conteúdo e relatos aqui no fórum.

https://forum.clubedocafe.net/topic/8492-philco-coffee-express-15-bar-troca-de-informações

Link para o comentário

Em 09/07/2024 at 04:04, matsuura disse:

Comprei uma Philco 15 bar que chegou hoje inclusive. Mas na hora de encaixar o porta filtro ele encaixa com muita dificuldade e não fica totalmente reto, ele ainda fica torto para a esquerda. Ao retirar o filtro não pressurizado do porta filtro, ele encaixa normal.

obs: consegui tirar alguns expressos. Mas percebi que o lado direito está saindo menos que o esquerdo. Não sei se isso pode ser regulagem, pois hoje foi meu primeiro espresso rsrs

Comprou nova? Se sim, pode ser a borracha que veda o portafiltro que ainda não laceou. 

Com relação a sair mais de um lado que outro, a superfície onde está a máquina pode estar desnivelada. Sugiro medir com um nível.

Link para o comentário

Observe se o filtro não pressurizado fica totalmente encaixado no porta filtro, se não ficar, pode ser justamente isso, acredito que consegue resolver retirando uma parte do plástico do fundo, apenas desparafusar e desencaixando consegue, no vídeo do Não Sou Barista que ele faz o review da Philco 15bar ele faz, e mostra, se for isso, pode ser que consiga resolver, se não for nenhuma das questões faladas anteriormente. 

Link para o comentário

• 2 weeks later...
Em 12/07/2024 at 16:28, regisassao disse:

Comprou nova? Se sim, pode ser a borracha que veda o portafiltro que ainda não laceou. 

Com relação a sair mais de um lado que outro, a superfície onde está a máquina pode estar desnivelada. Sugiro medir com um nível.

Comprei nova sim. Sobre o nível, aqui o piso é realmente um pouco desnivelado para o lado que sai mais. Coisa de 1 grau pelo que medi com o celular. Não sabia que isso poderia gerar essa diferença na extração 

Em 15/07/2024 at 17:23, Michael Angelo Alves da Si disse:

Observe se o filtro não pressurizado fica totalmente encaixado no porta filtro, se não ficar, pode ser justamente isso, acredito que consegue resolver retirando uma parte do plástico do fundo, apenas desparafusar e desencaixando consegue, no vídeo do Não Sou Barista que ele faz o review da Philco 15bar ele faz, e mostra, se for isso, pode ser que consiga resolver, se não for nenhuma das questões faladas anteriormente. 

Retirei essa parte aqui, mas não resolveu. Porém com o passar do tempo estou percebendo que está diminuindo e está ficando menos torto 

Link para o comentário

On 7/8/2024 at 11:04 PM, matsuura said:

Amigo, recebi a minha hoje e estou passado pela exata mesma dificuldade. Tanto o encaixe do filtro, quanto a quantia de água que vaza pelo lado esquerdo ser inferior.

Notei que, de fato, sem o filtro ele encaixa perfeitamente. Diria, até, que desliza até estar perfeitamente encaixado, sem necessidade de aplicar força alguma.

Entretanto, ao encaixar o filtro, é impossível deixar ele reto em relação a máquina. Aplicando extrema força, consigo deixar ele um pouco mais reto, mas longe ainda de perfeito.

Vale ressaltar que observei isso antes mesmo de ligar a máquina pela primeira vez. Ou seja, apenas desembalei e tentei encaixar.

Vide nossos relatos, acredito que seja um vício oculto da máquina. Falta descobrirmos se é algo relacionado a uma produção em específica dela, talvez. Visto que o pessoal acima não viu nenhum relato com o nosso antes.

On 7/12/2024 at 4:28 PM, regisassao said:

Interessante tua teoria! Será que bastaria passar mais água quente para que a borracha laceie? Vou testar e volto com os resultados!

Link para o comentário

10 horas atrás, Ozymandias disse:

Amigo, recebi a minha hoje e estou passado pela exata mesma dificuldade. Tanto o encaixe do filtro, quanto a quantia de água que vaza pelo lado esquerdo ser inferior.

Notei que, de fato, sem o filtro ele encaixa perfeitamente. Diria, até, que desliza até estar perfeitamente encaixado, sem necessidade de aplicar força alguma.

Entretanto, ao encaixar o filtro, é impossível deixar ele reto em relação a máquina. Aplicando extrema força, consigo deixar ele um pouco mais reto, mas longe ainda de perfeito.

Vale ressaltar que observei isso antes mesmo de ligar a máquina pela primeira vez. Ou seja, apenas desembalei e tentei encaixar.

Vide nossos relatos, acredito que seja um vício oculto da máquina. Falta descobrirmos se é algo relacionado a uma produção em específica dela, talvez. Visto que o pessoal acima não viu nenhum relato com o nosso antes.

Interessante tua teoria! Será que bastaria passar mais água quente para que a borracha laceie? Vou testar e volto com os resultados!

Normalmente, com o uso laceia. O problema é que elas foram feitas para portafiltro e basket original. Quando começamos a tunar nossos setups com naked e filtros q nao foram projetados para essas máquinas, começa a fazer diferença aquele meio milímetro aqui e ali. As bordas dos filtros muitas vezes sao diferentes tbm, espessura das orelhas...

• Curtir 1
Link para o comentário

4 horas atrás, regisassao disse:

Normalmente, com o uso laceia. O problema é que elas foram feitas para portafiltro e basket original. Quando começamos a tunar nossos setups com naked e filtros q nao foram projetados para essas máquinas, começa a fazer diferença aquele meio milímetro aqui e ali. As bordas dos filtros muitas vezes sao diferentes tbm, espessura das orelhas...

Eu tive esse problema com a Rocket. Comprei um naked da 3Bomber e, além do filtro ficar um pouco frouxo no porta-filtro - mas nada que comprometesse o uso -, ele não encaixava reto,  mas passava além do que deveria. Como eu tenho algum TOC com essas coisas, decidi devolver e comprar um outro da Ikape que não sofre desse mal. Mas eu acredito que o desgaste com o tempo vai gerar o mesmo problema.

Link para o comentário

• 2 months later...
Em 26/07/2024 at 20:03, Ozymandias disse:

Vou testar e volto com os resultados!

Voltei, depois de 88 dias haha!

Tenho utilizado a Philco praticamente um dia sim, um dia não. Além disso, desde minha última postagem eu já não utilizo mais o porta filtro original, mas sim um naked (esse aqui).

Dito isso, ontem, finalmente, consegui encaixar o porta filtro até o centro da máquina:

image.thumb.jpeg.4fae1305fd96e82f37091aa5c60c302d.jpeg

Tive de aplicar um tanto de força, mas depois de fazer isso umas duas ou três vezes já não é mais necessário aplicar mais força que o "normal". Quando fiz minha primeira postagem era impossível encaixar, independente da quantia de força que eu aplicava. Cheguei a ter medo de quebrar os dentes do porta filtro, de tanta força que apliquei algumas vezes.

Acredito que a borracha tenha de fato laceado, como o @regisassao comentou que ocorreria. Agora é torcer para essa benção não se tornar um problema, visto que já vi relatos aqui do café vazar por cima do porta filtro devido a vedação da borracha estar comprometida. Presumo que ocorrerá em algum momento ou outro, inevitavelmente.

Enfim, o problema do op, e o meu, parece ser algo que se resolve sozinho com o tempo.

Posso estar errado, mas imagino que o porta filtro não estar completamente encaixado não afeta a performance da extração tanto assim. Ao menos eu não notei diferenças nas extrações que faço, agora que encaixo o porta filtro completamente. Vide essa linha de pensamento, não cheguei a entrar em contato com a Philco para verificar se eles teriam alguma solução mais ágil pra esse problema.

Link para o comentário

A não ser por questões de TOC mesmo, eu acredito que seja suficiente encaixar o porta filtro somente até sentir firmeza, e confirmando que não há vazamento durante a extração. Forçar excessivamente, se for apenas para centralizar e sem um benefício prático na vedação, acredito que só faça desgastar a borracha mais rapidamente. Achismos

Link para o comentário

58 minutos atrás, mgbt disse:

A não ser por questões de TOC mesmo, eu acredito que seja suficiente encaixar o porta filtro somente até sentir firmeza, e confirmando que não há vazamento durante a extração.

Aqui nunca ficou alinhado bonitinho com o porta filtro naked, com o original fica. Até agora extraindo normal e sem vazamento.

Link para o comentário

5 horas atrás, Ozymandias disse:

Presumo que ocorrerá em algum momento ou outro, inevitavelmente.

Sim, desgasta com o tempo, como pneu de carro

5 horas atrás, Ozymandias disse:

Posso estar errado, mas imagino que o porta filtro não estar completamente encaixado não afeta a performance da extração tanto assim

Não. Apertar demais pode é estragar a vedação antes do tempo.

3 horas atrás, mgbt disse:

A não ser por questões de TOC mesmo, eu acredito que seja suficiente encaixar o porta filtro somente até sentir firmeza, e confirmando que não há vazamento durante a extração. Forçar excessivamente, se for apenas para centralizar e sem um benefício prático na vedação, acredito que só faça desgastar a borracha mais rapidamente. Achismos

É isso mesmo 

Mas que bom que deu tudo certo. Foco nos cafés agora... kkk...

Link para o comentário