Ir para conteúdo

Iniciantes - Como Extrair na Gaggia Twin


Pedro Freire

Postagens recomendadas

Eu uso apenas o filtro duplo da Rancilio e as doses estão sempre na faixa dos 16g. Às vezes, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tá saindo alguma coisa. Vejam o vídeo: http://youtu.be/9sPNmgG7vFM

Extração na Gaggia Baby Twin: Café Unique Blend - 27 dias de torra, 19g, filtro duplo da Gaggia não pressurizado, moído no #6 do Rocky (acho que está ajustado para turkish), bem calcadinho no tamper.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que copo de requeijão que nada, é um copinho da Colorado, cerveja artesanal aqui de Ribeirão.

Vou comprar um do CDC, deixa só eu me recuperar das compras que já fiz recentemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo plenamente na verdade das melhores que temos por aqui.... 

 

voltando, quando eu crescer... e minha gaggia chegar espero conseguir extrações assim sem demorar muito tempo...

 

mandou bem João

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

bueno povo tamo no rancho das twin, peço licença pra desenciá?

 

Coisa cabortera essa de tal de "extração" em povo? Barbaridade!!! kkk brincs kkk

 

Gente: queria pedir pra vcs falarem também de vaporização... Será q rola? Alguém curte vaporizar?

 

Então: ouvi dizer q a twin é dual boiler é verdade ou é zuação? kkk

Pergunto porque ouvi dizer que a água é puchada da caldeira para o termobloco verdade?

Dai como funciona então? Não rola de vaporizar durante a extração, ou extrair dai já vaporizar?

 

Alguém desenvolveu habilidade com o próprio braço de vapor da twin? Poderiam compartilhar experiências?

 

essa será a parte q eu vou me dedicar, já até estou encomendando o braço da silvia...

 

fuerte abraso! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para vaporizar e extrair ao mesmo tempo teria que ter duas bombas separadas , a Twin tem uma só , esse é o motivo de não poder fazer ao mesmo tempo , na twin a agua sai do reservatorio para a bomba da bomba para a caldeira e daí para o termobloco .

Quando esta extraindo café a resistencia da caldeira funciona e o termobloco fica desligado , quando vaporiza desliga a resistencia da caldeira e liga o termobloco.

 

Vc termina de extrair e já pode vaporizar alguns segundos depois.

O Braço da Silvia é melhor de usar , o original e chato , mas , treinando vaporiza legal , ela será muito melhor que a studii para vaporizar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na prática não tem diferença então para uma single boiler então?

 

alguém sabe a potência da twin em watts? estou pegando uma 220, Curitiba é 110, preciso ver o transformador adequado...

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem muuuita diferença , na SB mesmo nas muito caras , após a extração vc precisa esperar a caldeira aquecer para iniciar a vaporização.

 

Na Twin , depois da extração vc perde 10/15 seg. drenando o braço e esta pronto para vaporizar

Na Studii como na maioria das maquinas que tem 2 termostatos , o de café abre a 107ºC  e o de vapor a 145ºC  , na Twin o termostato do Termobloco abre a 175ºC , isso significa vapor mais seco.

 

A potencia da Twin é 1425 W , 1400W na caldeira e 1000 W no termobloco.

 

Se vc vai usar o transformador apenas para a Twin um Transformador de 1500 VA resolve se vc for pendurar outras coisas um de 2000 VA , o preço deles no ML e parecido e o peso e tamanho tambem.

 

Se vc esta estudando a Twin , de uma lida nesse topico  sobre o surfing de temperatura na Twin , deu um trabalhão para escrever ele , mas , vai te ajudar.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2423-gerenciamento-de-temperatura-surfing-para-gaggia-baby-twin/

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po já vou devorar esse post! :):)

 

eu tenho 1 transformador q usava no iberital, de 300 alguma coisa não sei, amperes... acho q ele suporta 1500 watts mesmo... acha esse fraco? é só pra twin mesmo. custou uns 60 reais na lerói nerlim...

 

po 170 graus é muito mais q a studii mesmo q vai a 150!!

 

Então depois da extração é o tempo de purgar mesmo e vaporizar?

 

brigadaço pela atenção C. Eduardo! kk :):)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquece esse transformador , ele não dá nem para saida ,  vc precisa de um de  1500 VA.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-574757066-autotransformador-automatico-bivolt-1500va-2-anos-garantia-_JM

 

Se vc quiser extrapolar compra um de 2000 VA , mas , é totalmente desnecessario

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-574767549-auto-transformador-automatico-bivolt-2000va-2-anos-garantia-_JM

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, após extração, só purgar e vaporizar. Eu uso o cotoco para vaporizar, sem o panarello.
Tenho conseguido bons resultados de vaporização, inclusive desenhos de latte art!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

C.E.:

"li" o seu tópico do surfing todo.... Peguei só o "ristreto" daquilo tudo...

Vejamos como essa máquina se comporta sob as minhas mãos...

Eu já estava organizado para comprar outro mesmo....

 

Marcia: então vc nem pegou o braço da silvia e ta fazendo lates? Deu muito trabalho pra pegar o jeito? Esse cotoco faz aquela crema espeça lizinha? É muito difícil conseguir?

Eu acredito que já tenha mais ou menos a malandragem da vaporização, por causa do verdadeiro surf q é vaporizar com a studii kkk

Se o vapor da twin for estável, acho q vai ser moleza pra mim kkk

 

Pedro:

vc falou q instalou OPV regulável na sua ex-twin? podia me falar disso?

 

fuerte abraso!! :):)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

C.E.:

Pedro:

vc falou q instalou OPV regulável na sua ex-twin? podia me falar disso?

 

fuerte abraso!! :):)

 

Oi Luiz,

 

Primeira coisa é comprar um transformador decente ! Recomendo 2000 Watts!!! NÂO, Não e Não tente  usar esse de 300 Watts que você tem ! Você pode danificar placa eletrônica da Gaggia! 

 

Nessa maquina está instalada a OVP da Gaggia Classic, que é de bronze e ajustável. A original é de plastico e fixa. Ela está regulada em 9 Bar. Não precisa mais mexer. 

 

 Lembre-se sempre do proverbio : Não tente consertar o que não esta quebrado !  :D

 

 

Abraço Luiz !  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

claro claro pedro :):) saiba q fiz grande esforço para conquistá-la, mais q uma compra de um eletrodoméstico, acredite: é uma realização pessoal :):) algo como uma engeção de motivação estrínseca kkk essa regulagem em 9 bar vai mudar tudo na minha técnica, adaptada para os 15 bar da studii... Se puder falar mais sobre as particularidades dela, vai me ajudar a tratá-la como merece :):) só uma coisinha q vou mudar nela é o braço de vapor. O q mais espero q ela me satisfaça é com a vaporização...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, foi bem tranquilo pegar a mão da vaporização com o toquinho e uma pitcher de 350 ml.

Com o panarello (a parte de baixo do braço, que é removível) apanhei e não consegui bons resultados. Depois que tirei e deixei com a ponteira só, ficou fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao fica buracão não. Ela tem uma peça plástica que deixa um furo suficiente.

Se são 12oz então é de 350 ml. Excelente para vaporizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

regulagem em 9 bar vai mudar tudo na minha técnica, adaptada para os 15 bar da studii... 

 

Bom Dia Luiz,

 

Veja, o que mudou quando baixei dos 11 pra 9 Bar foi pouca coisa, mas que me incomodava. Pude moer levemente mais grosso e usar menos pó. O resultado é que o bolo ficou sem aqueles "furinhos de minhoca" e o espresso mais "suave" no gosto. Também o tempo da extração ficou entre 25 a 30 seg. bem fácil. Agora como seu moinho é outro tudo vai mudar. Você terá de experimentar pra achar a regulagem ideal do seu moinho.Mas ou menos de 14 a 16 gr em 25 a 30 seg deve ser o objetivo no filtro duplo. Eu sugiro você engrossar a moagem que você utiliza atualmente nuns dois ou treis pontos, testar e a partir daí afinar ou engrossar mais dependendo do resultado.E como você já sabe o café que usar terá enorme influencia nas regulagens. Mas  é isso que proporciona o divertimento, não é mesmo? 

 

Grande abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po esse negócio de ter limites pros liks é uma depreção....

 

pois é Pedro, eu também prefiro o expresso mais leve mesmo... Pela foto da crema q vc fazia nela, o q me interessa eu vou conseguir q é uma crema volumosa pro cappuccino...

 

Na verdade eu tem uma confusão sobre a preção da studii... O fabricante falou q a bomba tem preção de 15 bar, mas chegam 9 no grupo kkk...

 

Em fim... Estou usando na regulagem grossa do preciso entre 9 e 10.... Vamos ver...

 

um abraço! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Na verdade eu tem uma confusão sobre a preção da studii... O fabricante falou q a bomba tem preção de 15 bar, mas chegam 9 no grupo kkk...

 

 

Bom dia Luiz,

 

Eu não conheço a Studii, mas essa declaração faz  sentido. Pois se ela não tiver válvula solenoide e acredito que não tem, ela usa aquela famosa válvula corta pingos presente em quase todas as que não tem válvula solenoide e então esse tipo de válvula que é composta somente de uma mola e borracha vedante só abre quando a bomba faz pressão nela e consome cerca 4 a 6 bar da bomba resultando aproximadamente nos 9 declarados no grupo dependendo do bolo do café.

Na teoria é bonito, mas na pratica, não gostei. Tive uma maquina dessa categoria antes da Twin. Me perdoem, mas na minha opinião a válvula solenoide é um divisor de águas. Não dou valor a maquinas sem ela.

 

Bom Final de Semana! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a studii é a "cover" da ascaso dream. É uma boa máquina. Tem solenoide. O q enfraquece é a vaporização com muita água. Jajá ela chega nos classificados kkk agora vcs vejam q zuação: a twin do pedro ta la fazendo compania pra galera do correio...... Desde quarta... Agente paga uma grana, pros caras segurarem nossas paradas. Aí se vc paga mais q o dobro, eles, aí sim, botam o negócio pra frente. Afff

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fizeram uma salada de válvulas ... vamos recapitular, para tentar deixar mais claro:

Para regular a pressão é a OPV (que pode ser de pressão fixa ou regulável).

Para impedir o retorno a caldeira, enviando a sobra de água de extração para a bandeja, é a de três vias (normalmente operada eletricamente por um solenóide).

Para impedir o retorno de água do grupo em direção à caldeira, é a válvula de retorno (onde a dureza da mola determina a pressão de trabalho).

E, eventualmente, podemos ter várias outras válvulas de pressão para a segurança, no circuito e/ou na caldeira.

E ainda o pressostato, que apesar do nome não é para regular a pressão de extração, mas para regular a temperatura da caldeira e, consequentemente, a temperatura da água de extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá, amigos do forum! Bem, sou novo aqui, minha primeira mensagem, e nem sei se é assim que se posta mensagens.....rss

Depois de uma década com uma Café Norma da DeLongui, resolvi comprar uma Gaggia Baby Twin, consultando a opinião de vcs, foristas mais experientes (ainda nao tinha feito o  cadastro no site).

Depois de muitos testes (com cafés mais comerciais (Santa Mônica e Café do Porto - pois sou da grande Porto Alegre), não havia jeito de tirar um espresso com 25-30 s utilizando 10 g no filtro simples e 15-16 g no duplo. Fazia uma boa crema, mas o tempo sempre ficava bem abaixo dos 20 s, por mais que eu variasse o nível de moagem e por mais que eu mudasse tb a pressão do tamper!

Resolvi, depois de ler aqui, comprar o café expresso Brasil, acho que é do Alexandre. Ótimo atendimento, e eles vão informando no email o rastreamento, muito bom!!!

Bem, então com 7 dias de torra fiz testes com esse novo café! Quanta diferença!!

Consegui fácil chegar nos exatos 30 s com 16 g no filtro duplo e 60 ml. Bem como cheguei em 26 s no filtro simples com 30 mls. e 11 g de café.

E quanto ao crema, nossa, dobrou de volume, e o café saindo do cachimbo tem outro aspecto, mais viscoso!

Bem, tenho algumas dúvidas pq o café ficou um pouco amargo demais. Mas isso conto depois neste mesmo tópico, pra nao me alongar me demasia!

Obs.: sou iniciante e pretendo aprender muito aqui, com os amigos do forum!

Grande abraço a todos os que tomarem conhecimento da msg! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mauro, seja bem vindo, tens uma bela máquina de espresso em mãos.

 

Normalmente extrações mais demoradas puxam para o amargor e as mais rápidas para o ácido. Como primeira experimentação lhe recomendo engrossar em um ponto a moagem de modo que este tempo de extração caia para a faixa dos 25s, equilibrando um pouco mais a bebida.

 

Água excessivamente quente também aumenta o amargor. Antes da extração você expurgou um pouco de água de modo a não passar água fervente pelo café?

 

Estes aí são alguns "ajustes finos" onde você pode melhorar mais o resultado na xícara.

 

Contudo, pelo o que vejo na sua assinatura suponho que seu moedor seja o Krups GVX. É um bom moedor para se começar e muitos o mantem para café coado. Todavia, para o espresso ele é limitado. Já possuí um, mas hoje o troquei por um Baratza Vario, ou seja, um salto enorme. Exatamente por ter sido um grande salto que as diferenças apareceram de forma muito clara, sem medo de exagerar posso afirmar que é um outro café. Eu gosto do café moído pelo Krups e devidamente preparado, mas com o Vario as coisas chegaram a um patamar completamente diferente.

 

A questão do amargor foi exatamente uma das que mais evoluiram. O Krups "gira" rápido demais e tenho a impressão de que ele "micro-torra" o café, especialmente nas moagens mais finas. Em uma comparação de um mesmo café moído no Krups e no Vario é evidente o quando o café moído no Krups sai mais escuro. Além da maior produção de particulados, atribuo esse fator ao café mais amargo do Krups.

 

A boa notícia é que para melhorar esse aspecto não é obrigatório adquirir um moedor do mesmo nível que um Vario, um Nemox Lux é bem mais em conta e capaz de atender muito bem. Recomendo-lhe um investimento nessa área, verá que será o de maior retorno em termos de resultado na xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...