Fabio__Roberto Postado 5 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 5 Novembro 2025 1 hora atrás, kbssadnb disse: E55Pro tem mós de titânio e o sistema anti estática foi melhorado. Ok. Muito obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Maroni Postado 22 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 22 Novembro 2025 Em 29/04/2025 at 17:01, alxbrgs disse: Estou usando o Starseeker E55 há alguns dias e, até agora, estou gostando bastante. Esse é meu primeiro moedor elétrico desde que comecei a fazer espresso em casa. Entre 2019 e 2021, usei um Breville, mas apenas para métodos de coado. A construção e o acabamento do E55 me surpreenderam positivamente. São excelentes, robusto e compacto. Ainda assim, confesso que o design não me agrada muito. Acho meio estranho a mistura de linhas retas com curvas e, para mim, não ornam. O bellow realmente não tem um material muito bom, mas, sinceramente, não vejo necessidade de trocá-lo. Ele funciona bem. Com o meu moedor manual, nunca precisei usar RDT (spray de água nos grãos), mas com o E55 faz muita diferença e é super necessário. Tanto pela questão de retenção como limpeza. No meu E55, com ele desligado, as mós fecham completamente no ponto 75. Então, subo até o zero e uso isso como minha referência de partida. Não acho necessário fazer ajustes nas mós para que o marcador zero coincida com o fechamento total, nem recorrer a gambiarras com arruelas. O marcador é só uma referência e, com poucos usos, você encontra a faixa ideal para os seus grãos e a sua máquina. A única modificação que fiz foi colocar um feltro embaixo do copinho e também colei um pedaço de papel contact na base para evitar riscos. Tenho extraído espressos entre os ajustes 40 e 45 com os grãos que estou usando atualmente. Os dois primeiros testes fiz em 30 e 35, e apesar das extrações demorarem mais de 1 minuto, os resultados não foram ruins. Um deles saiu como um ristretto (1:1) bem doce, inclusive, mas era a última dose do pacote. Para referência, no Bravito costumo moer para espresso entre 0v40 e 1v. Minha máquina é uma Philco 15 BAR, PF de 51 mm (mods: OPV em 9 BAR, dimmer, manômetro e PID). Para coados, só testei duas vezes até agora. Foi uma moagem em 100 e outra em 140 (considerando que o marcador vai de 0 a 100, seria uma volta completa a partir do zero e depois mais 40 pontos). Ele não tem "clicks", é realmente stepless. O pó sai bem fofo, sem clumps. Costumo fazer WDT, mas fiz uma extração apenas assentando o pó com umas batidas e depois o tamper, e foi bem consistente. Eu costumo ligar o moedor primeiro e só depois despejar os grãos. No geral, ainda não notei uma grande diferença sensorial entre o Bravito e o E55. Tenho optado pelo elétrico pela praticidade nos últimos dias, mas não fiz testes lado a lado nem provas cegas... não é muito meu estilo. Comprei pelo AliExpress, com envio do estoque no Brasil. Não estava planejando comprar um elétrico agora. Até pensava em pegar um DF54 no futuro, mas acho que essa foi uma boa oportunidade pelo custo-benefício excelente. Paguei R$ 1.050 e ainda deve cair um % de cashback em breve. Pontos negativos eu diria que: - grãos ficam presos na parte inferior da entrada do moedor, especialmente quando uso RDT e por conta da inclinação. Aí preciso desligar o moedor e empurrá-los com o dedo ou algum objeto. - os imãs do bico não são tão fortes, algumas vezes esbarrei sem querer ele caiu facilmente (edit: na verdade, são fortes sim, mas tem que deixar bem encaixado. aqui nunca mais caiu Mas fora isso, estou gostando bastante e é impossível não recomendar ele nessa faixa de mil reais. Segue abaixo algumas fotos e um vídeo da moagem: Na bancada de espresso, entre a minha Philco 15 BAR e o Bravito Moagem direto no PF, usei como apoio um distribuidor de cabeça para baixo Saída sem o "nariz" e usando RDT nos grãos Aqui sem fazer RDT se sem pressionar o bellow Moagem em 1v40, para V60 Vídeo da moagem, clicar aqui Engraçado, uso o mesmo ajuste de 1v40 no bravito e o starsseker bate TB com 1v 40. Vou testar pra ver se sai. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinícius Pessôa Postado 25 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 25 Novembro 2025 Em 04/08/2025 at 19:39, mgbt disse: Pessoal, me desculpem se eu estiver errado, mas acho que essa matemática a partir do número onde as mós travam não é o que o manual sugere, e complica mais do que o necessário. Segundo a página 8 do manual: Ou seja, a partir de onde as mós travam, você gira até o número 0 visual, e ali é o zero. Assim fica uma beleza: zero=0, 40=40, 70=70... Girou até travar e travou no 70? Ok, gire de volta até o 0, e ali é o zero. O range de espresso sugerido no manual, como disse o @Pedro7 "é apenas uma sugestão do fabricante, nada impede de usar mais grosso ou mais fino". Então, apesar do manual dizer 40 a 70, não é de se assustar que na primeira página aqui do tópico, alguém disse estar usando no 25. Mas se fosse fazer a matemática onde 40 significa 10, vai ficar bem fino, não sei se alguma máquina aguenta, e eu não quero nem testar. Aliás, se fosse pela matemática, o range inteiro engasgaria minha máquina de 51mm, porque o máximo sugerido que é 70 ficaria em 40 e ela engasga até com 50. Bom dia, pessoal. Tudo bem? Eu também entendi dessa forma ao ler o manual. Você gira até o ponto mais apertado e retorna para o ponto "0". Daí a contagem dos "cliques" será normal. Essa matemática de ficar contando os cliques a partir do ponto mais fechado não está no manual. Considerando que estão com o moedor há mais tempo (o meu chegou na semana passada), como têm ajustado para expresso? Muito obrigado! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
alxbrgs Postado 25 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 25 Novembro 2025 1 hora atrás, Vinícius Pessôa disse: Bom dia, pessoal. Tudo bem? Eu também entendi dessa forma ao ler o manual. Você gira até o ponto mais apertado e retorna para o ponto "0". Daí a contagem dos "cliques" será normal. Essa matemática de ficar contando os cliques a partir do ponto mais fechado não está no manual. Considerando que estão com o moedor há mais tempo (o meu chegou na semana passada), como têm ajustado para expresso? Muito obrigado! Entre 35 a 45 Começa no mais fino, veja como a extração se comporta, e vai abrindo se necessário. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinícius Pessôa Postado 26 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 26 Novembro 2025 Em 25/11/2025 at 11:22, alxbrgs disse: Entre 35 a 45 Começa no mais fino, veja como a extração se comporta, e vai abrindo se necessário. Muito obrigado pelo retorno. Comecei em 40 com os cafés que tinha (um blend que não sei a variedade e outro de catuaí com bourbon amarelo). As primeiras extrações ficaram extremamente ácidas e desagradáveis. Depois, aumentei para 45 com pré infusão na minha máquina oster xpert. O café ficou bem amargo. Nas últimas extrações, testei com 43 sem pré infusão. O café ficou mais equilibrado, mas ainda tem uma acidez residual incomoda. Vou tentar ajustar mais um pouco e mudar o café, já que a acidez é esperada para esses dois cafés que eu tinha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tato Postado 26 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 26 Novembro 2025 O meu e55pro chegou hoje. Antes do primeiro usou rodei no sentido horário até travar, voltei pro 0 e regulei em 55 (sugestão no manual é entre 40-70). Para minha surpresa o café ficou bem bom, apesar de um pouco mais acido. Passou em 21seg. Como voces fazem a limpeza semanal? Eu girei ele todo no sentido anti-horário para ver como é mas nao tirei mais nada. Outra dúvida, quando vão colocar de volta alinham o ponto zero com a marcação da base? Fiz isso e travou no 75. Não lembro como tinha travado na primeira vez. Sobre estática, me surpreendeu. Praticamente zero, muito melhor que o R3 que uso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinícius Pessôa Postado 26 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 26 Novembro 2025 1 hora atrás, Tato disse: O meu e55pro chegou hoje. Antes do primeiro usou rodei no sentido horário até travar, voltei pro 0 e regulei em 55 (sugestão no manual é entre 40-70). Para minha surpresa o café ficou bem bom, apesar de um pouco mais acido. Passou em 21seg. Como voces fazem a limpeza semanal? Eu girei ele todo no sentido anti-horário para ver como é mas nao tirei mais nada. Outra dúvida, quando vão colocar de volta alinham o ponto zero com a marcação da base? Fiz isso e travou no 75. Não lembro como tinha travado na primeira vez. Sobre estática, me surpreendeu. Praticamente zero, muito melhor que o R3 que uso. Acabei de passar por isso. Quando fui recolocar, a base travou em uma posição diferente da que estava. Era algo entre 50 e 80 (não sei ao certo), mas travou no 15. Logo, perdi completamente a regulagem que estava fazendo anteriormente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
alxbrgs Postado 27 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 27 Novembro 2025 16 horas atrás, Tato disse: Como voces fazem a limpeza semanal? Eu girei ele todo no sentido anti-horário para ver como é mas nao tirei mais nada. Outra dúvida, quando vão colocar de volta alinham o ponto zero com a marcação da base? Fiz isso e travou no 75. Não lembro como tinha travado na primeira vez. Limpeza básica eu só passo um pincel na área do hopper e tiro o bico. Um aspirador de pó ajuda. Limpeza mais "pesada" pode tirar o hopper girando no sentido anti-horário até ele sair. Assim podes tirar a mó externa e também a interna. Aquela porca que segura ela é rosca invertida. Eu abriria ele só depois de uns 30 dias de uso. Assim vc realmente vai ter algo para limpar. Acaba ficando uns ultra fines ao redor do eixo, embaixo da peça que empurra o pó pra fora, mas nada que comprometa o uso ou o sensorial. Use este vídeo como referência, a partir dos 2 minutos: E para colocar de volta o hopper/seletor de moagem, eu sempre tento manter o padrão de alinhar a marcação 0 e aí rosquear. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinícius Pessôa Postado 29 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2025 Em 27/11/2025 at 09:43, alxbrgs disse: Limpeza básica eu só passo um pincel na área do hopper e tiro o bico. Um aspirador de pó ajuda. Limpeza mais "pesada" pode tirar o hopper girando no sentido anti-horário até ele sair. Assim podes tirar a mó externa e também a interna. Aquela porca que segura ela é rosca invertida. Eu abriria ele só depois de uns 30 dias de uso. Assim vc realmente vai ter algo para limpar. Acaba ficando uns ultra fines ao redor do eixo, embaixo da peça que empurra o pó pra fora, mas nada que comprometa o uso ou o sensorial. Use este vídeo como referência, a partir dos 2 minutos: E para colocar de volta o hopper/seletor de moagem, eu sempre tento manter o padrão de alinhar a marcação 0 e aí rosquear. O seu moedor permite começar a rosquear de qualquer ponto? O meu só “deixa” começar a rosquear entre 65 e 90 e o ponto mais fechado sempre acaba no 15 ou próximo. Se começar a partir de outro número, ele não consegue dar uma volta completa. Fico com receio de forçar e quebrar. Fato é que o meu ponto zero mudou a partir do momento que removi o anel de granulometria para limpar. Logo, se o meu moedor não estiver com algum problema ou se eu puder forçar para fechar a partir de qualquer ponto, o que está no manual está errado. Isso porque, o ponto zero mais próximo está muito longe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tato Postado 29 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2025 2 horas atrás, Vinícius Pessôa disse: O seu moedor permite começar a rosquear de qualquer ponto? O meu só “deixa” começar a rosquear entre 65 e 90 e o ponto mais fechado sempre acaba no 15 ou próximo. Se começar a partir de outro número, ele não consegue dar uma volta completa. Fico com receio de forçar e quebrar. Fato é que o meu ponto zero mudou a partir do momento que removi o anel de granulometria para limpar. Logo, se o meu moedor não estiver com algum problema ou se eu puder forçar para fechar a partir de qualquer ponto, o que está no manual está errado. Isso porque, o ponto zero mais próximo está muito longe. Fiz um teste aqui de encaixar centralizado antes do zero, girar no sentido contrário da rosca até alinhar o zero e ai sim girar para fechar. Dessa forma ele trava no 75, assim da pra tentar não perder tanto a regulagem. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinícius Pessôa Postado 29 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2025 6 horas atrás, Tato disse: Fiz um teste aqui de encaixar centralizado antes do zero, girar no sentido contrário da rosca até alinhar o zero e ai sim girar para fechar. Dessa forma ele trava no 75, assim da pra tentar não perder tanto a regulagem. Vou tentar aqui e aviso posteriormente. Muito obrigado pela sugestão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Maroni Postado 1 Dezembro 2025 Denunciar Share Postado 1 Dezembro 2025 Em 26/11/2025 at 17:06, Tato disse: O meu e55pro chegou hoje. Antes do primeiro usou rodei no sentido horário até travar, voltei pro 0 e regulei em 55 (sugestão no manual é entre 40-70). Para minha surpresa o café ficou bem bom, apesar de um pouco mais acido. Passou em 21seg. Como voces fazem a limpeza semanal? Eu girei ele todo no sentido anti-horário para ver como é mas nao tirei mais nada. Outra dúvida, quando vão colocar de volta alinham o ponto zero com a marcação da base? Fiz isso e travou no 75. Não lembro como tinha travado na primeira vez. Sobre estática, me surpreendeu. Praticamente zero, muito melhor que o R3 que uso. Hj Tb girei no sentido anti horário até sair a peça e vi q tem graxa. Não tirei nada além disso e passei o pincel mas acabou colando um pouco do pó nessa graxa e assim me veio a dúvida: qual graxa é essa q eles usam? Parece em gel meio transparente. É para manutenção tem q tirar toda a graxa e renovar? Não sei como proceder. Tenho uma oster capuccino e na máquina aqui testei o chocolate da roast com 18g e o ajuste bom ficou em 0 voltas e 35 a 36 riscos. Coados fiz em 1v15r em Melitta e v60 com 15g. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tato Postado 1 Dezembro 2025 Denunciar Share Postado 1 Dezembro 2025 14 horas atrás, Bruno Maroni disse: Hj Tb girei no sentido anti horário até sair a peça e vi q tem graxa. Não tirei nada além disso e passei o pincel mas acabou colando um pouco do pó nessa graxa e assim me veio a dúvida: qual graxa é essa q eles usam? Parece em gel meio transparente. É para manutenção tem q tirar toda a graxa e renovar? Não sei como proceder. Tenho uma oster capuccino e na máquina aqui testei o chocolate da roast com 18g e o ajuste bom ficou em 0 voltas e 35 a 36 riscos. Coados fiz em 1v15r em Melitta e v60 com 15g. Boa pergunta, evitei passar o pincel justamente por causa da lubrificação que veio. Dei uma pesquisada rápida e achei uma graxa alimenticia atoxica, mas ela é branca e não transparente. Não sei se teria impacto no funcionamento. O manual do moedor é bem fraco. No manual fala que tem que tirar a fonte da tomada após o uso, voces fazem isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Maroni Postado 2 Dezembro 2025 Denunciar Share Postado 2 Dezembro 2025 Eu uso uma régua com filtro de linha. Qnd vou usar ligo a régua e desligo depois do uso. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
alxbrgs Postado 2 Dezembro 2025 Denunciar Share Postado 2 Dezembro 2025 22 horas atrás, Tato disse: Boa pergunta, evitei passar o pincel justamente por causa da lubrificação que veio. Dei uma pesquisada rápida e achei uma graxa alimenticia atoxica, mas ela é branca e não transparente. Não sei se teria impacto no funcionamento. O manual do moedor é bem fraco. No manual fala que tem que tirar a fonte da tomada após o uso, voces fazem isso? Pode usar essa graxa aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1811589610-graxa-silicone-cafeteira-philips-saeco-gaggia-_JM O ideal é limpar todo o pó para não grudar na graxa da rosca e não passa o pincel nela. Pode não ficar tão suave ou sentir uma aspereza se estiver com pó de café ou sujeira na rosca do ajuste, tanto interna quanto interna. Sobre desligar, não desligo. O meu fica ligado o tempo todo. Aproveitando, o E55 Pro está com estoque no Brasil por R$ 1.100 Esse preço é com cupom (-R$120) e usando moedas (258 moedas = R$ -12,33) Cupom AEBRBR5 Link de compra Para usar moedas, colocar o produto no carrinho e depois ir na página inicial(home) do app, tocar no ícone de moedas e ir na aba visto ou buscador de descontos. Fechar a compra clicando em "comprar agora". Se só adicionar o carrinho ou finalizar por fora do menu moedas, não entra esse descontinho extra. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinícius Pessôa Postado 3 Dezembro 2025 Denunciar Share Postado 3 Dezembro 2025 Em 29/11/2025 at 12:35, Tato disse: Fiz um teste aqui de encaixar centralizado antes do zero, girar no sentido contrário da rosca até alinhar o zero e ai sim girar para fechar. Dessa forma ele trava no 75, assim da pra tentar não perder tanto a regulagem. O meu encaixa nessa forma que você comentou, mas o meu ponto mais apertado agora é sempre o número 15 (antes era entre 50 e 80) e independentemente do que eu faça. Sendo assim, todas as sugestões de moagem do manual, no meu caso, são imprestáveis. Alguém está com situação parecida? Tenho até sexta ou sábado para abrir disputa no Aliexpress e estou considerando seriamente devolver esse moedor. Eu curti bastante, mas essa falta de precisão e impossibilidade de ajustar o marco zero é uma bosta. Dá para eu tentar contornar tentando achar um novo range de moagem para cada método, mas não sei se compensa. Para achar o de expresso perdi muitos grãos. No meu caso, para expresso, eu estava moendo entre 40 e 45. Se eu usar essa sugestão o expresso passa em 10s ou menos. Depois de fazer vários testes, tenho usado entre 20 e 25. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leodiniz Postado 4 Dezembro 2025 Denunciar Share Postado 4 Dezembro 2025 11 horas atrás, Vinícius Pessôa disse: O meu encaixa nessa forma que você comentou, mas o meu ponto mais apertado agora é sempre o número 15 (antes era entre 50 e 80) e independentemente do que eu faça. Sendo assim, todas as sugestões de moagem do manual, no meu caso, são imprestáveis. Alguém está com situação parecida? Tenho até sexta ou sábado para abrir disputa no Aliexpress e estou considerando seriamente devolver esse moedor. Eu curti bastante, mas essa falta de precisão e impossibilidade de ajustar o marco zero é uma bosta. Dá para eu tentar contornar tentando achar um novo range de moagem para cada método, mas não sei se compensa. Para achar o de expresso perdi muitos grãos. No meu caso, para expresso, eu estava moendo entre 40 e 45. Se eu usar essa sugestão o expresso passa em 10s ou menos. Depois de fazer vários testes, tenho usado entre 20 e 25. Não fiz isso ainda no meu, mas se você devolver, qual vai pegar por um valor parecido? Já fechou ate travar, voltou para o zero girando no sentido anti-horário e ajustou a partir dai? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinícius Pessôa Postado 4 Dezembro 2025 Denunciar Share Postado 4 Dezembro 2025 9 horas atrás, leodiniz disse: Não fiz isso ainda no meu, mas se você devolver, qual vai pegar por um valor parecido? Já fechou ate travar, voltou para o zero girando no sentido anti-horário e ajustou a partir dai? Tem razão, Léo. Decidi ficar com ele e ajustar as moagens com base nos testes que eu fizer para cada método. Só estava irritado com essa aleatoriedade no ajuste do moedor. Eu reclamei e eles vieram com o discurso de que cada moedor é diferente mesmo e as métricas do manual são apenas sugestões. Eu acabaria criando uma dor de cabeça que não resolveria a minha vida. O DF54 é muito mais caro e nunca consigo encontrar na Amazon. Quem sabe mais para frente… obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leandro_M Postado 5 Dezembro 2025 Denunciar Share Postado 5 Dezembro 2025 @Vinícius Pessôa Desde que você comprou ele trava no 15? Você havia dito que antes era entre 50 e 80. Na real não era pra haver essa variação. O meu sempre trava em 65, independentemente de qualquer coisa. Checa se as 4 molinhas, as duas arruelas e o rolamento estão no lugar certo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinícius Pessôa Postado 5 Dezembro 2025 Denunciar Share Postado 5 Dezembro 2025 4 horas atrás, Leandro_M disse: @Vinícius Pessôa Desde que você comprou ele trava no 15? Você havia dito que antes era entre 50 e 80. Na real não era pra haver essa variação. O meu sempre trava em 65, independentemente de qualquer coisa. Checa se as 4 molinhas, as duas arruelas e o rolamento estão no lugar certo. Não, parece que mudou mesmo. Mas eu nunca gravei qual era a numeração exata porque nunca imaginei que fosse ter alteração. Eu desmontei levemente para verificar depois dessas reclamações com a Starseeker e estava tudo no lugar sim. Percebi que estava diferente e tentei remontar para que o ponto final ficasse entre 50 e 80, mas não rolou. Agora, sempre trava em 15. Na prática, mudaram os ranges de moagem, mas continua funcionando normalmente. Vou desmontar novamente mais para frente. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leodiniz Postado 6 Dezembro 2025 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2025 Em 04/12/2025 at 11:41, Vinícius Pessôa disse: Tem razão, Léo. Decidi ficar com ele e ajustar as moagens com base nos testes que eu fizer para cada método. Só estava irritado com essa aleatoriedade no ajuste do moedor. Eu reclamei e eles vieram com o discurso de que cada moedor é diferente mesmo e as métricas do manual são apenas sugestões. Eu acabaria criando uma dor de cabeça que não resolveria a minha vida. O DF54 é muito mais caro e nunca consigo encontrar na Amazon. Quem sabe mais para frente… obrigado! Eu tb já pensei em pegar um DF 54 por esse motivo, mas na Amazon sai por 2600 e as vezes tem aqui no fórum por 2400, muito mais caro que o E55 e eu ainda perderia dinheiro na venda do meu pq paguei na época 1635. Tem gente que tem os dois e prefere o E55 para expresso mais clássico e o DF 54 para os exóticos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leandro_M Postado 6 Dezembro 2025 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2025 Além do E55 Pro, eu tenho um outro moedor com mós SSP (do Ali) planas de 64mm. Nos primeiros dias eu estranhei o Starseeker, pois parece que eu tinha "apagado as luzes" do café. Perdeu claridade, mas agora eu estou gostando muito, pois o E55 acentua a doçura do café. Eu sei que vai sair um café bom todas as vezes, enquanto no Fellow existia sempre muita clareza, mas isso nem sempre é agradável. Dessa forma, na minha opinião, mós planas não seriam sempre um upgrade. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinícius Pessôa Postado 6 Dezembro 2025 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2025 1 hora atrás, Leandro_M disse: Além do E55 Pro, eu tenho um outro moedor com mós SSP (do Ali) planas de 64mm. Nos primeiros dias eu estranhei o Starseeker, pois parece que eu tinha "apagado as luzes" do café. Perdeu claridade, mas agora eu estou gostando muito, pois o E55 acentua a doçura do café. Eu sei que vai sair um café bom todas as vezes, enquanto no Fellow existia sempre muita clareza, mas isso nem sempre é agradável. Dessa forma, na minha opinião, mós planas não seriam sempre um upgrade. Fiz apenas uma vez para coados e achei que ficou muito flat. Alguém deu a dica de fazer um slow feed, mas ainda não testei. Por enquanto, estou no starseeker para expresso e o meu R3 para coados. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
juliano.net Postado 14 Dezembro 2025 Denunciar Share Postado 14 Dezembro 2025 Em 02/10/2025 at 21:34, tedyreinoso disse: ola, encontrei esse chart no site do alvaro porém tenho minhas duvidas se os microns estão corretos, qual a impressão de vocês? https://alvaromagri.com/recomendacao-moagens?brand=Starseeker&model=E55 Fala pessoal, vocês tem seguido esse guia? Minha e55pro chegou há uma semana e só agora vou experimentar. Embora já digam que ele não é tão bom com coados, vou testar com V60 e prensa francesa pra comparar com o Blade R3. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinícius Pessôa Postado 29 Dezembro 2025 Denunciar Share Postado 29 Dezembro 2025 Em 06/12/2025 at 00:31, leodiniz disse: Eu tb já pensei em pegar um DF 54 por esse motivo, mas na Amazon sai por 2600 e as vezes tem aqui no fórum por 2400, muito mais caro que o E55 e eu ainda perderia dinheiro na venda do meu pq paguei na época 1635. Tem gente que tem os dois e prefere o E55 para expresso mais clássico e o DF 54 para os exóticos. Boa! Eu tenho usado o meu starseeker na regulagem 20 para fazer meus expressos na minha Oster Xpert. Com todo o kit de fábrica, meus expressos no ratio 1:3 têm saído com um tempo entre 18 e 25s. (quando afino um pouco mais). Para o meu paladar e para o grão que tenho, acho que ficam honestos. Gostaria de tentar afinar mais a moagem para que o tempo de extração suba para algo entre 40 e 50 segundos, mas tenho receio de estragar a máquina ao afinar demais a moagem. Pode ocorrer, certo? Como está a experiência de vocês com a variável tamanho da moagem para tempo de extração? Abs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
kbssadnb Postado 30 Dezembro 2025 Denunciar Share Postado 30 Dezembro 2025 10 horas atrás, Vinícius Pessôa disse: Pode ocorrer, certo? Não existe isso. Pode afinar o quanto quiser, máximo que vai acontecer é a não sair nada de café. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Silvia Postado 27 de Janeiro Denunciar Share Postado 27 de Janeiro Para efeitos de contribuição, meu Starseeker E55 PRO está regulado para espresso no 65 após o 0 (antes do 0 tem 13 "clicks"). E está moendo torra média escura. Somando, dá 78 "clicks" após as mós se tocarem. Entendo o que diz o manual da Starseeker, mas porr4! Esta disparidade de um produto para o outro é o que faz o moedor ser alvo de dúvidas e receios quanto a sua durabilidade. Afinal, qualquer produto despadronizado está sujeito a vícios de qualidade. A intercambialidade foi conquistada pela Colt no século 19. Não dá pra um produto de fabricação simples, como um moedor, ser tão diferente de uma unidade para a outra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luke S Postado 30 de Janeiro Denunciar Share Postado 30 de Janeiro A questão é que não é necessariamente por falta de padronização das unidades, é que a preparação de um espresso é extremamente variável e vai desde o grão, o processo, o perfil de torra, a data da torra, as condições climáticas locais (e.g. unidade do ar), a máquina e o filtro, a granulometria, o perfil de pressão e temperatura da extração, o preparo do bolo, a razão de extração somados às tolerâncias de fabricação das peças em um moedor de baixo custo e ainda por cima a preferência que o indivíduo no final quer, então não tem como querer que a faixa de espresso do manual funcione em tudo que é lugar - como dizem, "nem aqui nem na China". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Silvia Postado 30 de Janeiro Denunciar Share Postado 30 de Janeiro 10 horas atrás, Luke S disse: A questão é que não é necessariamente por falta de padronização das unidades, é que a preparação de um espresso é extremamente variável e vai desde o grão, o processo, o perfil de torra, a data da torra, as condições climáticas locais (e.g. unidade do ar), a máquina e o filtro, a granulometria, o perfil de pressão e temperatura da extração, o preparo do bolo, a razão de extração somados às tolerâncias de fabricação das peças em um moedor de baixo custo e ainda por cima a preferência que o indivíduo no final quer, então não tem como querer que a faixa de espresso do manual funcione em tudo que é lugar - como dizem, "nem aqui nem na China". Tudo que vc disse é verdade. São variáveis incontroláveis. Mas quanto a falta de padronização, eu me referia sobre as mós travarem para alguns no -33, -17, -28, enfim... era sobre isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinícius Pessôa Postado 13 de Fevereiro Denunciar Share Postado 13 de Fevereiro Em 30/01/2026 at 09:47, Bruno Silvia disse: Tudo que vc disse é verdade. São variáveis incontroláveis. Mas quanto a falta de padronização, eu me referia sobre as mós travarem para alguns no -33, -17, -28, enfim... era sobre isso. Eu concordo. Para mim, é algo que mostra que o produto é malfeito. No meu caso, por exemplo, estou moendo expressos na casa do 20. E, como disse antes, houve alteração no padrão depois que eu desmontei para limpar. Acho uma porcaria isso. Seria normal se estivesse dentro do limite estabelecido pelo fabricante no manual. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas