Ir para conteúdo

Desmontando os 1Zpressos (ZP6,JX pro) !

MarcioMO

Postagens recomendadas

Boa tarde, pessoal!

Faz um bom tempo que não posto coisas legais (pelo menos pra mim, são!)

Faz uns 6 anos que venho testando moedores, especialmente os manuais. A primeira coisa que faço quando vou testar 1 moedor novo é desmontá-lo por completo. Antes de continuar, não recomendo os mais novatos a fazê-lo. Assim, como não é necessário esse desmonte total para limpeza. Os mais experientes podem fazer por conta e risco. ahahaha.

O objetivo é apenas compartilhar a curiosidade de desmontar moedor por completo, para se entender mais da ideia de construção e função de cada parte do moinho. Há vários videos bons  sobre desmonte do: C40, Feldgrind, Lidos, Bravo it- debut e mini (do Gil!), Apollo, Pietro, Timemore C3, etc... Mas nunca vi nesses anos um sobre os 1zpressos. Claro que tem vários videos de como desmontar e limpar, mas nunca desmontam a parte mais interessante que para mim é a mó externa. Em muitos moedores, a mó externa é posta por pressão hidráulica, o que torna impraticavel, e não recomendável mesmo que tenha uma, para um usuário comum tirá-la. Os novos modelos do kinu (pós 2018), kingrinders são um exemplo. Até ontem, eu achava que os 1zpressos também eram assim e no site da fabricante alertam para não fazer.... Mas, sempre fiquei com uma pulga atrás da orelha... Mas tomei coragem e desmontei TODO o ZP6. As outras partes, tem vários vídeos de limpeza do ZP6 que demonstram, assim vou direto a parte inferior que contém a mós externa.

Vou descrever os passos que fiz e coloquei um vídeo demonstrando em : 

1) Desrosquei (rosca inversa para abrir) o anel inferior perto da base - ele protege "enconde" os parafusos que servem para fixar e alinhar a mó externa. Atenção: Precisa de bastante fricção para soltar o anel e vai depender de quanta cola colocaram no seu exemplar. Eu usei Luva de grip e chave de correia (belt wrench).

2) Desrosquear os 4 parafusos - eles vem com uma cola azul que desconfio que também serve como garantia.... Ou seja, eu acabei de perder a minha...

3) Desrosquear o anel superior que prende a mó externa - essa é rosca convencional (anti horário para abrir)

4) Pronto!  Retirar a mó externa - talvez tenha que fazer uma forcinha, pois o meu veio bem justo.

ADVERTÊNCIA: Não tente fazer! Se fizer, é por sua conta e risco! Alinhar é um trabalho tedioso, minucioso e consome tempo! Por isso que a fabricando não recomenda retirar o mó externa. Agora eu entendi...

Seguem fotos:

20250413_153907.jpg

20250413_153930.jpg

20250413_153945.jpg

20250413_154008.jpg

20250413_154019.jpg

20250413_154044.jpg

20250413_154056.jpg

20250413_154714.jpg

20250413_154814.jpg

• Curtir 5
  • Agradeço 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• MarcioMO changed the title to Desmontando os 1Zpressos (ZP6) !

Maravilha, Marcio, muito interessante. Eu aqui não me arrisco a fazer, de jeito nenhum! Mas é fascinante como os moedores manuais são engendrados. 

1 hora atrás, MarcioMO disse:

Faz um bom tempo que não posto coisas legais (pelo menos pra mim, são!)

Fez falta ao fórum. 

• Curtir 1
Link para o comentário

28 minutos atrás, Octávio disse:

Maravilha, Marcio, muito interessante. Eu aqui não me arrisco a fazer, de jeito nenhum! Mas é fascinante como os moedores manuais são engendrados. 

Fez falta ao fórum. 

Logo posto o do kinu (versão antes de 2018) que desmontei todo. Infelizmente, os atuais não permitem isso...Vou colocar um dos outros 1zpressos também. Pois as mós tem formatos e dimensões diferentes do ZP6...

• Curtir 1
Link para o comentário

2 horas atrás, MarcioMO disse:

ADVERTÊNCIA: Não tente fazer! Se fizer, é por sua conta e risco! Alinhar é um trabalho tedioso, minucioso e consome tempo! Por isso que a fabricando não recomenda retirar o mó externa. Agora eu entendi...

Não farei kkk

• Haha 1
Link para o comentário

12 minutos atrás, mgbt disse:

Bom saber, acabou com o meu sonho de fazer um "ZP6 Ultra" :P

Essa foi uma das razões que me motivou a abri-los. Porque a 1zpresso fez um modo dessas partes que contém a mó externa não serem compatíveis entre os modelos... os únicos que são: k pro com ZP6 e JX pro com JE plus, o que acaba dando na mesma, pois tem as mesmas estruturas...

• Curtir 1
Link para o comentário

Eu sempre tinha me perguntado como as mós são fixadas no meu R3 e também tenho curiosidade de desmontar por completo, mas acredito que seja similar ao zp6 pelo que olhei. Não me atrevo haha, quem sabe quando ele chegar ao fim da vida util hehe

Link para o comentário

1 hora atrás, andersondiniz disse:

Eu sempre tinha me perguntado como as mós são fixadas no meu R3 e também tenho curiosidade de desmontar por completo, mas acredito que seja similar ao zp6 pelo que olhei. Não me atrevo haha, quem sabe quando ele chegar ao fim da vida util hehe

R3 da 3bomber, parece ser colocado por pressão, pois fica fixo no corpo todo e não separa como nos 1zpressos. Na parte de baixo tem 2 pequenas "fendas" que dá para ver a mo externa. Já tentei dar uma torcida para os lados para ver se tem rosca, mas nada de mexer para nenhum lado....

• Curtir 1
Link para o comentário

• MarcioMO changed the title to Desmontando os 1Zpressos (ZP6,JX pro) !

Agora seguem as fotos da desmontagem completa do JX pro. O JE plus é praricsmente o JX pro com mós diferentes e copo magnetico. A estrutura do ajuste externo é um pouco diferente do ZP6, j ultra e k ultra. Mas, o processo de desmontagem da mó externa é o mesmo. E as mós externas dos 1zpressos são todos diferentes...

20250412_180529.jpg

20250412_180400.jpg

20250412_180311.jpg

20250412_180257.jpg

20250412_175235.jpg

• Curtir 1
Link para o comentário