Ir para conteúdo

Ajuda: Primeira máquina de expresso

Postagens recomendadas

Boa noite pessoal, sou novo aqui no fórum e estou querendo comprar uma máquina de expresso para meu lar. Eu estou pensando de comprar a Primalatte Touch da Oster. Irei usar ela para café em pó, latte e também cappuccino, experimentarei também cápsulas. Gostaria de saber se é uma boa compra ou se nessa faixa de preço de R$1.000 eu consigo uma com melhor qualidade de sabor, ou alguma com melhor custo-benefício, gostaria de saber de vocês, suas experiências. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/07/2025 at 18:44, Ronan Rocha disse:

Boa noite pessoal, sou novo aqui no fórum e estou querendo comprar uma máquina de expresso para meu lar. Eu estou pensando de comprar a Primalatte Touch da Oster. Irei usar ela para café em pó, latte e também cappuccino, experimentarei também cápsulas. Gostaria de saber se é uma boa compra ou se nessa faixa de preço de R$1.000 eu consigo uma com melhor qualidade de sabor, ou alguma com melhor custo-benefício, gostaria de saber de vocês, suas experiências. Obrigado.

Como o amigo falou acima, Philco 15 Bar. 

Link para o comentário

Olá @Ronan Rocha! Aqui no fórum você vai encontrar uma riqueza de diversidade de opiniões, uma vez que cada pessoa está numa fase diferente da sua jornada com café, e nunca temos como saber qual a predisposição da pessoa em pular de fase. Acredito que o público que se interessa por uma máquina como as PrimaLatte, com especial menção ao uso de cápsulas, está mais interessado na praticidade do que na qualidade, no sentido "esse café ficou bom igual ao da padaria com apenas 1 botão" versus "esse café ficou melhor do que muita cafeteria, valeu os 10 minutos que dediquei a ele e todas as horas de estudo para fazer tudo certo nesses 10 minutos".

Com uma Philco modificada, você vai ter que moer seu próprio café com um moedor competente para espressos, aprender a usar o dimmer (fácil, mas é mais uma etapa), aprender a usar o PID (fácil, mas é mais uma etapa), e daí vai tirar um espresso melhor do que muita cafeteria. Depois, vai trocar ela pro modo vaporização, esperar esquentar, e ter um leite *vaporizado* de verdade após 1 minuto. Provavelmente você vai querer aprender sobre técnicas de vaporização e vai perceber que é necessário segurar o pitcher de uma forma específica ao longo desse minuto. Quando achar que dominou tudo isso, sua próxima busca vai ser por uma máquina na faixa de R$ 5.000.

O fórum costuma ser mais voltado pra esse público que quer superar as cafeterias, então dificilmente você vai encontrar aqui uma recomendação por PrimaLatte ou similar, mas isso não invalida o produto, ele tem o seu público.

• Curtir 10
Link para o comentário

5 horas atrás, mgbt disse:

Olá @Ronan Rocha! Aqui no fórum você vai encontrar uma riqueza de diversidade de opiniões, uma vez que cada pessoa está numa fase diferente da sua jornada com café, e nunca temos como saber qual a predisposição da pessoa em pular de fase. Acredito que o público que se interessa por uma máquina como as PrimaLatte, com especial menção ao uso de cápsulas, está mais interessado na praticidade do que na qualidade, no sentido "esse café ficou bom igual ao da padaria com apenas 1 botão" versus "esse café ficou melhor do que muita cafeteria, valeu os 10 minutos que dediquei a ele e todas as horas de estudo para fazer tudo certo nesses 10 minutos".

Com uma Philco modificada, você vai ter que moer seu próprio café com um moedor competente para espressos, aprender a usar o dimmer (fácil, mas é mais uma etapa), aprender a usar o PID (fácil, mas é mais uma etapa), e daí vai tirar um espresso melhor do que muita cafeteria. Depois, vai trocar ela pro modo vaporização, esperar esquentar, e ter um leite *vaporizado* de verdade após 1 minuto. Provavelmente você vai querer aprender sobre técnicas de vaporização e vai perceber que é necessário segurar o pitcher de uma forma específica ao longo desse minuto. Quando achar que dominou tudo isso, sua próxima busca vai ser por uma máquina na faixa de R$ 5.000.

O fórum costuma ser mais voltado pra esse público que quer superar as cafeterias, então dificilmente você vai encontrar aqui uma recomendação por PrimaLatte ou similar, mas isso não invalida o produto, ele tem o seu público.

Concordo. Para esse uso, a Prima Latte é uma boa, ou uma Superautomatica, mas ai os preços vão pra casa dos 5k.

Link para o comentário

Bom dia, agradeço pelo retorno. A Philco modificada ela perderia a garantia adicionando um dimmer e pid certo (perdendo a garantia complica um pouco)? Essa Philco consigo usar capsulas? Se eu usar ela sem modificação ela ainda sim seria uma boa melhor que a PrimaLatte Touch? Ou tem outras opções nessa faixa de preço de R$1000, dependendo poderia passar ate um pouco desse valor, se for uma boa máquina. Pois busco um gosto bom do café, alem de poder tomar cappuccino, também nao esquecendo da vaporização do leite que teria que ser boa. 

A Philco que achei na internet seria essa:

https://www.amazon.com.br/Cafeteira-Coffee-Express-Philco-127V/dp/B076HSPQFD/ref=asc_df_B076HSPQFD?mcid=8bd8219092ab3e9bafdb2c6d697805cd&tag=googleshopp06-20&linkCode=df0&hvadid=709972045106&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=7575500073591367869&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=m&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=9213123&hvtargid=pla-812104268139&psc=1&language=pt_BR&gad_source=1

Link para o comentário

Se você modificar, perde a garantia. A garantia é só 3 meses, pode usar ela original para ir testando até de fato modificar ela, enquanto isso comprar alguns acessórios, como funil e filtro despressurizado. 

Só não vai poder usar cápsulas na Philco 15bar.

Você acha algumas já modificadas por algo abaixo dos R$ 1.000. Pode ser interessante se não quer ter o trabalho de desmontar ela.

• Curtir 1
Link para o comentário

31 minutos atrás, Pedro7 disse:

Se você modificar, perde a garantia. A garantia é só 3 meses, pode usar ela original para ir testando até de fato modificar ela, enquanto isso comprar alguns acessórios, como funil e filtro despressurizado. 

Só não vai poder usar cápsulas na Philco 15bar.

Você acha algumas já modificadas por algo abaixo dos R$ 1.000. Pode ser interessante se não quer ter o trabalho de desmontar ela.

E com acessórios interessantes, vide classificados. ;)

Link para o comentário

Estou gostando das sugestões e também da Philco em si, eu perguntei da cápsula pois pode ser que iria comprar para experimentar, mas acho que o pó de café tem um gosto melhor, principalmente com torra recente. Vi também no canal do YouTube "Não sou barista" que a Oster so ganha em acabamento e acessórios, mas o gosto fica melhor na Philco.

Essas maquinas que ja vem modificadas saberia dizer onde compro? Ou esse tipo de informação é proibido aqui no fórum? Pois vou pegar a Philco 15 bar mesmo.

Link para o comentário

18 minutos atrás, Ronan Rocha disse:

Estou gostando das sugestões e também da Philco em si, eu perguntei da cápsula pois pode ser que iria comprar para experimentar, mas acho que o pó de café tem um gosto melhor, principalmente com torra recente. Vi também no canal do YouTube "Não sou barista" que a Oster so ganha em acabamento e acessórios, mas o gosto fica melhor na Philco.

Essas maquinas que ja vem modificadas saberia dizer onde compro? Ou esse tipo de informação é proibido aqui no fórum? Pois vou pegar a Philco 15 bar mesmo.

O gosto fica melhor na Philco........Gosto é algo pessoal e intrasferível, gosto muito do Thales, mas nem tudo que ele fala pode se levar como verdade absoluta.

Nos classificados do fórum e na OLX tem a Philco já modificada e com vários Acessórios.

Link para o comentário

12 horas atrás, Ronan Rocha disse:

Essas maquinas que ja vem modificadas saberia dizer onde compro?

https://forum.clubedocafe.net/forum/8-classificados/ 

OLX, Mercado Livre... são usadas quase sempre, não tem novas de fábrica com modificações.

Pode ser que alguém compre nova e modifique para vender sem utilizar, mas é improvável.

• Curtir 1
Link para o comentário

9 horas atrás, Ronan Rocha disse:

Boa noite, venho informar que fiz a compra do Philco 15 bar pela Amazon, paguei R$520 e chegará até dia 13/07, agora é aguardar e testar o produto e aprender nele. Agradeço a todos pelo apoio.

Já escolheu o moedor? Esse item é tão importante quanto a cafeteira.

• Curtir 1
Link para o comentário

9 horas atrás, Ari Pereira disse:

Já escolheu o moedor? Esse item é tão importante quanto a cafeteira.

Boa noite, ainda não sei qual escolher, de inicio vou ver se café comum muda feito na máquina, mas depois começo a comprar grãos, poderia me indicar um moedor? Pode ser tanto manual quanto elétrico.

Link para o comentário

12 horas atrás, Ronan Rocha disse:

Obrigado, vou olhar esses moedores. Vish, então é melhor eu já pesquisar um bom café para moer kkkkkkk. Obrigado pela dica.

Sempre conseguirá piorar um bom café, mas nunca melhorar um café ruim.

Olhe também o R3 da 3Bomber e o J1 Pro, K Ultra e Bravito.

Ja elétrico, diria para ver tb o Shardor e DF54.

To passando moedores de faixas de preço mais alto tbm, mas é pra você olhar preços vs qualidade e ai você dosa baseado no bolso.

Sobre setups:

Sobre o Shardor:

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 09/07/2025 at 07:34, regisassao disse:

Sempre conseguirá piorar um bom café, mas nunca melhorar um café ruim.

Olhe também o R3 da 3Bomber e o J1 Pro, K Ultra e Bravito.

Ja elétrico, diria para ver tb o Shardor e DF54.

To passando moedores de faixas de preço mais alto tbm, mas é pra você olhar preços vs qualidade e ai você dosa baseado no bolso.

Sobre setups:

Sobre o Shardor:

Kkkkkkkk vou ter que fugir então desses cafes de mercado, quero novas experiências kkkk. Mas estou olhando esses modelos também, obrigadoo pela dica.

Link para o comentário

• 2 weeks later...
Em 08/07/2025 at 18:09, Ronan Rocha disse:

Boa noite, ainda não sei qual escolher, de inicio vou ver se café comum muda feito na máquina, mas depois começo a comprar grãos, poderia me indicar um moedor? Pode ser tanto manual quanto elétrico.

Bom dia Ronan, beleza? Considerando que você já fez a compra da Philco, é importante entender o que esperar dela e como tirar o melhor dela. Em nada adianta "economizar" no valor da maquina mas utilizar cafés que não são adequados pra preparação nessa máquina. Moedores manuais e elétricos que conseguem fazer uma moagem decente pra espresso podem custar bem mais que o valor pago na sua máquina. Então, a depender do seu orçamento, oriento se organizar pra comprar cafés com torra fresca e moidos (não é o ideal, mas...) em pequena quantidade e, a depender, utilizar o filtro pressurizado. 

Novamente, como dito brilhantemente pelo @mgbt, cada um tem seu tempo e sua jornada no mundo do café. Cuidado apenas pra não atropelar os pés pelas mãos e perder tempo/dinheiro/animo, priorizando coisas de forma errada. Não há maquina de espresso no mundo que faça boa bebida com café velho/mal moído.

Link para o comentário

• 2 weeks later...
Em 24/07/2025 at 07:50, rafaelbarbosa disse:

Bom dia Ronan, beleza? Considerando que você já fez a compra da Philco, é importante entender o que esperar dela e como tirar o melhor dela. Em nada adianta "economizar" no valor da maquina mas utilizar cafés que não são adequados pra preparação nessa máquina. Moedores manuais e elétricos que conseguem fazer uma moagem decente pra espresso podem custar bem mais que o valor pago na sua máquina. Então, a depender do seu orçamento, oriento se organizar pra comprar cafés com torra fresca e moidos (não é o ideal, mas...) em pequena quantidade e, a depender, utilizar o filtro pressurizado. 

Novamente, como dito brilhantemente pelo @mgbt, cada um tem seu tempo e sua jornada no mundo do café. Cuidado apenas pra não atropelar os pés pelas mãos e perder tempo/dinheiro/animo, priorizando coisas de forma errada. Não há maquina de espresso no mundo que faça boa bebida com café velho/mal moído.

Boa tarde Rafael e desculpa pela demora no retorno, não recebo notificação. No caso o moedor eu vou comprar comprar também. Mas por enquanto eu comecei no café gourmet, havia comprado o nescafe gold de torra média, o gosto é bem diferente e um pouco amargo, pois a intensão é consumir sem açúcar. Mas o paladar ainda vai acostumar kkkkk.

Link para o comentário

2 horas atrás, Ronan Rocha disse:

Mas por enquanto eu comecei no café gourmet, havia comprado o nescafe gold de torra média, o gosto é bem diferente e um pouco amargo, pois a intensão é consumir sem açúcar

Quando tiver um moedor e comprar um café melhor, verá que o café é naturalmente mais doce. Essas torras ainda são bem escuras, na minha opinião.

Link para o comentário

7 horas atrás, Ronan Rocha disse:

Recomendaria algum moedor manual para expresso custo benefício? Não sei se tem bons moedores nessa faixa, mas até R$300. Vi que o K2 pode ser uma opção. Ele é bom?

Sugiro ler esse tópico, mas resumindo, é um bom  moedor de entrada, usei por anos:

Link para o comentário

9 horas atrás, regisassao disse:

Sugiro ler esse tópico, mas resumindo, é um bom  moedor de entrada, usei por anos:

Por enquanto vou ter que pegar um de entrada mesmo, até porque para um aprendizado kkkkk. A medida que for subindo em experiência e conhecimento vou melhorando os equipamentos hehe.

• Curtir 1
Link para o comentário