JorgeO Postado 22 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 22 Fevereiro 2014 Já coloquei um pedido de fonte 12V 10A. Mas como disse, vou fazer o teste com resistor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 23 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2014 Faz todos os testes aí e depois prepara o tutorial completo. Se faltar alguma informação eu não conseguirei montar kkkkkkk Ignorância é triste! =D Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 23 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2014 Termômetro Comprei este: http://dx.com/p/1-6-lcd-digital-display-thermometer-timer-alarm-w-probe-cable-white-173986 O corpo do termômetro tem uma forma de 'J', com a mão é possível desentortar o J para que vire um L. Fazendo um furo de 5mm no fundo do medidor de milho, a ponta do termômetro fica no meio dos grãos sem tocar o fundo metálico da pipoqueira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 23 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2014 Testes da pipoqueira...com pipoca rs Fiz pipoca na pipoqueira, modificada mas com o termômetro no lugar. A temperatura máxima que consegui foi de 190 gráus, voltagem na tomada com a pipoqueira ligada 124V. Alguém já mediu a temperatura da pipoqueira em 115V? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 23 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2014 Primeira torra! Mesmo com a temperatura máxima sedo de 190 gráus, arrisquei torrar 82g de Pardinho. 5 minutos entorno de 160 gráus, mais 5 na potência máxima. Tive a impressão de ouvir UM estalo de primeiro crack, e só. Para mim, não está homogêneo. Os 82g reduziram p/ 76g. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 23 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2014 Que temperatura atingiu com o café? Parece horrível mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 23 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2014 Vixe mano! Ficou cru com uns pontos queimados! Precisa fazer o tal Harlem Shake! Ficar sacudindo a pipoqueira o tempo todo, para homogeneizar a torra. Mesmo assim, a temperatura não subiu o esperado, por que será? Você cortou a torra porque a temperatura não subia mais? Engraçado que mantendo o dosador tampando a saída de ar, geralmente por se abafar a temperatura aumenta ainda mais. Você havia tentado torrar antes da modificação? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 23 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2014 Pode ter dado problema em uma das resistências, pois quando tive minha pipoqueira ela não elevava a temperstura a ponto de se conseguir o crack, de jeito nenhum. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 23 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2014 De fato estranho. O seu café está crú. Nem precisa se dar ao trabalho de fazer. Vai ficar com gosto, segundo os relatos, de mato. Em 5 minutos em geral já está perto do final do primeiro crack, a mais de 220C. Talvez o Gilberto tenha razão. Só não sei como funciona a garantia nesse caso. Se bem que você furou aquela peça... Então é mais fácil: pode esquecer a garantia e meter a mão na massa logo. Eu só teria cuidado com deixar essa tampa preta tapando. Acho que o plástico dele não aguenta a temperatura alta que você, espero, vai conseguir depois de resolver esse contratempo. Tente fazer uma torra mais longa, estilo macho preto. Aí vai dar pra ver se pelo menos a temperatura sobe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 23 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2014 A única coisa que fiz antes de modificar foi pipoca. Isto ela fazia bem. Garantia já era. Vou tentar desmontar mais (o prensa cabo do foi de 115V não sai de jeito nenhum, talvez serrando com cuidado) e ver o que dá p/ fazer. A temperatura máxima, tanto fazendo pipoca como tentando torrar foi de 190, memo esperando 5 minutos. Com a pipoqueira vazia um pouco menos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 23 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2014 Ao longo da torra há reações exotérmicas, portanto há esperança. Tenta outra torra e vê se dá em alguma coisa com uns 10 minutos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 23 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2014 A minha pifou quando fiz pipoca, rsrsrs. Parece que além de uma resistência maior teria uma pequena, deve ter queimado só a pequena. Se for deixar de levar para a garantia só por conta do cópinho é só levar sem ele. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 23 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2014 Gilberto Alem do copinho, também fiz um furo para passar os fios do motor, o prensa cabo está todo mordido de alicate, etc....rs José Cal Neto Medi a potência - deu 940W, menos do que os 1100 especificados. Amanhã desmonto mais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 23 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2014 Está faltando na potência justamente a resistência pequena que se não me falha a memória é por ai a potência dela. A garantia também seria mais para quem não sabe mexer pois o preço da peça vai ser uma pechincha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Já falei e vou repetir... Cês tem que parar de fazer pipoca na pipoqueira... Ela não foi feita para isto.. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Fiz a modificação (bem simples), agora a potência nominal passou a ser perto de 1100W (do jeito que vem de fábrica precisa uns 125V para esta potência!) Fiz uma nova torra: Aumentei a temperatura até atingir 160. Deixei ai por 5 minutos (não considerei o tempo de subir a temperatura). Os grãos ao fim dos 5 minutos giravam e pulavam bastante, saia palha clara. Subi a potência para o máximo, fui acompanhando a subida de temperatura. Em 5 minutos atingiu 216, reduzi a potência a zero pois gosto de torra clara. Durante este tempo os grãos passaram a pular mais ainda (alguns para fora da pipoqueira!), saia muita palha mais escura e deu para ouvir bem o primeiro crack. Esperei com a ventoinha ligada até a temperatura cair para 50. 81g de verde produziram 71g de torrado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Tem alguns manchas escuras mas parece boa.. Relativamente homogênea.. Mas 12,3% de perda.. Não ficou crú?! E o mod com a ventoinha está funcionando bem agora? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Jorge, então resistência estava boa, era a voltafem baixa ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Assim no olho acho que dá pra torrar mais uniforme que o seu resultado. Apesar da perda baixa, visualmente parece ter tanto grão chamuscado como grão que não desenvolveu bem o 1C. Talvez fosse o caso de ou usar uma colher de pau pra mexer no início ou torrar uns 60g (tende a ficar mais uniforme) Seria bom fazer um log com a torra, pra entendermos melhor. Você então agora controla ventoinha e resistência separadas? Comprou uma ventoinha nova ou alterou a fiação para separa ventoinha e resistência? Pode postar um tutorial, ou ao menos fotos com explicação? Ah, sim. Tinha esquecido que medi a voltagem na tomada aqui em casa e era uns 125V. Se na sua for 110V, até faz sentido ser diferente, já que a potência na minha pipoqueira seria uns 30% maior. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Miyamoto O mod está pronto. Vou falar sobre isto em outro post. Os 12,3% de perda tem a ver com meu gosto por torra clara, e falta refinar o processo. Tomei um pouco do café, nada muito bom mas melhor do que o que se compra em supermercado. Ah, o grão é o Pardinho. Gilberto O circuito da PopFun é um pouco diferente dos que se vê em posts americanos. É como se a resistência de 110V estivesse em série com o motor de 12V, precisando então de 122V para atingir 1100W. A modificação simples foi curtocircuitar a parte dos 12V já que o motor é alimentado á parte. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Oi, Jorge, se puder, seja bem didático no post da modificação. O Miyamoto, por exemplo, é engenheiro de tubo e eu nem isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Essa parte eletrônica eu tô por fora.. Só sei trocar lâmpada e consertar o fio do ferro de passar... =D Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Só sei trocar lâmpada e consertar o fio do ferro de passar... =D Quando eu comecei também só sabia isto... vá em frente! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 25 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2014 Para quem tem experiência de pipotorra: Começar com uns 120 gráus (para desidratar os grãos e deixá-los mais leves) por alguns minutos, subir para uns 160 por mais uns minutos e então potência máxima, primeiro crack, etc faz sentido? A razão é para que os grãos fiquem mais leves e torrem mais homogêneos e sem pontos queimados (acho que a 160 eles estão pesados, giram pouco e por isto queimam). Nota: mexer com colher, chacoalhar, etc não tem graça! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 25 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2014 Sem mexer com colher etc a chance de ficar heterogênea é alta. Até com 60g eu mexo. Li no home-barista um post interessante em que a recomendação é que de 0 a 150C se demore ao menos 4 minutos para que o interior dos grãos tenha tempo de aquecer. Aí fala que desse fase até o 1C você basicamente troca doçura por aromas amendoados. O autor diz que prefere passar essa fase rápido, mas que com alguns cafés doces, cita especialmente Sumatras e Brasis, pode deixar mais tempo. Enfim, a vida como ela é. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 25 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2014 Com 60g, na CNTP, não era pra ficar tão heterogêneo, mesmo sem mexer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 25 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2014 Na verdade pode sim Rô.. Talvez 60g ainda seja massa o suficiente para os grãos não se agitarem por igual no começo da torra.. Tendendo ao aquecimento dos grãos de maneira desigual.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 25 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2014 Nota: mexer com colher, chacoalhar, etc não tem graça! Também acho.. O "quente pelando" é realmente isolar a ventoinha e controlar só a temperatura.. A agitação fica só por conta da pipoqueira.. Já é uma coisa a menos para fazer durante a torra.. Ainda tem que medir temperatura, anotar valores, conferir o tempo........ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 25 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2014 Na verdade pode sim Rô.. Talvez 60g ainda seja massa o suficiente para os grãos não se agitarem por igual no começo da torra.. Tendendo ao aquecimento dos grãos de maneira desigual.. Discordo. A pipoqueira não está funcionando a contento se nem isso consegue. O próprio Jorge já constatou isso em outro tópico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 25 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2014 Mas no começo da torra os grãos ainda estão muito densos. Mesmo para 60g apenas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas