Gilberto Postado 18 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Novembro 2012 Rafa, a dor de cabeça é brincadeira, eu já estava, embora como vi que os grãos não estavam sendo movimentados com a força do ar tive que ficar meio de lado chacoalhando a pipoqueira. O Black + , eu quiz dizer mais que preto, mas fui olhar agora não esta muito mais escuro que o Orfeu que tenho em casa, quanto ao brilho, não tem. Esta Black e Decker eu tenho a uns 10 anos, ela sai ar por baixo como a Mondial, só que o diametro é maior e a camara tem uns 25 cm de altura, pois ela não joga a pipoca para fora como a Mondial, a pipoca vai se acumulando nesta grande camara. Desta vez não medi a temperatura. Na mondial com quanto tempo acontece o 1º estalo? Haaa, esqueci, só torrei 90 grs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 18 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Novembro 2012 Segue fotos: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 18 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Novembro 2012 Segue fotos: não ficou ruim, apenas tire os grãos muito torrados e os muito crus e faça o resto.abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 18 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Novembro 2012 Legal, eu tive a impressão que nem todos fizeram o 1º estalo, pois não houvi tantos estalos assim, visualmente tem como saber ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 18 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Novembro 2012 Legal, eu tive a impressão que nem todos fizeram o 1º estalo, pois não houvi tantos estalos assim, visualmente tem como saber ? Quem torra bastante até consegue mas nós, simples mortais, não. Eu tiraria os obviamente queimados e os mais claros, que obviamente não chegaram o primeiro estalo, o resto acho que está na media. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Novembro 2012 Gilberto, se você achou que movimentou pouco os grãos, abaixe a quantidade pra uns 70-75g. Você vai notar diferença. Tem um vídeo da Sweet Marias que mostra bem como deve ser o início. Os grãos no início devem rodar, mas devegar, Conforme vão perdendo massa, se movimentam mais rapidamente. Pra acertar a quantidade, pese os 90g que você achou muito e coloque em um copo. Daí ligue a pipoqueira e adicione de cara a metade, e vá despejando o restante dos grãos até perceber que a velocidade de giro diminuiu, mas não parou. Pese o que sobrou no copo e a diferença dará a quantidade que servirá de parâmetro para a sua pipoqueira e para o grão que está usando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 18 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Novembro 2012 Legal, na realidade com 90 grs o grão não se movimentou nada, vou tentar amanhã com 45 grs e ver o que acontece, voumedir a temperatura também. Obrigado a todos pelas dicas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 18 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Novembro 2012 Gilberto, O grão nao se movimentou adequadamente por uma razão simples. Esse modelo de pipoqueira nao é recomendado para torra. Os modelos recomendados são os que tem saídas de ar laterais e obliquas, pois assim criam um vórtice que gira o café. No modelo com saída de ar por baixo ele nao cria essa movimento circular, se limitando somente a empurrar o café para cima. Isso além de gerar uma torra desigual, pelo movimento deficiente dos grãos, pode causar um incêndio pois a chance das peliculas entrarem em combustão é muito maior, já que muitas ficam presas no fundo dos grãos e superaquecem. Dê uma olhada no site da Sweet Marias (www.sweetmarias.com), lá tem uma seção bem detalhada sobre torra caseira onde o autor desaconselha fortemente o uso desse tipo de pipoqueira. Abraços, Léo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 18 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Novembro 2012 Opa, acabei de assistir o vídeo lá com a pipoqueira correta, é outra história. Amelhor para comprr pelo que lí por aqui é a Mondial mesmo, correto ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 18 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Novembro 2012 Gilberto, Nao sei se é a melhor, mas certamente é a mais usada pelos colegas de forum e por isso amplamente conhecida. Eu também tenho uma. Pode ir sem medo. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Ivo Postado 19 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2012 Essa semana vou comprar uma pra mim, pra começar a brincar também. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 19 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2012 Queridos, Só um palpite: Se algum de vcs morarem em casa e não em apartamento, comprem um torrador bolinha nº 2. Torrarão quantidades maiores em média de 12 a 15 minutos, bem uniformes e encorpadas. Aprenderão muito mais sobre torra com este equipamento, depois partem para um equipamento superior a pipoqueira. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 19 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2012 Boa Ricardo, Ricardo, você já viu no Mercado Livre um tal te TORRABEM ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 19 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2012 Grande Fogo! Quanto tá custando um bolinha n.2? Eu torro na panela de vez em quando e acho que o bolinha pode ser divertido também. Se não for caro interessa. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 19 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2012 Leo , R$ 46,00 no mercado Livre. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2012 Fogo, como é que vc visualiza o ponto da torra no bolinha? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 19 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2012 Oi Galera! Após o primeiro estalo, vou tirando do fogo de 1 em 1 minuto e abro a portinhola que dá para ver. Se colocar um vidro temperado adaptado melhora mais ainda e não precisa nem tirar do fogo. É muito barato.....40 contos mais ou menos. É o método que mais gosto até eu poder comprar meu torrador de prova. Seguinte.... pra quem AMA café, não pode ficar sem a bolinha!!!!! É apaixonante...como nos tempos antigos sabe? Faz um pouquinho de sujeira sim, mas é muito prazeroso todo artesanato envolvido. Abandonei a pipoqueira a tempos...... nem se compara. Faço torras de batchs de 300, 400 e até 500 gramas em 12 minutos sem queimar o café, com excelente homogeneidade e o melhor de tudo: Desenvolvo todo o corpo do grão.... Fiz testes cegos com minha família e a pipoqueira perdeu em todos. Comprem um... vale cada centavo e te salvarão sempre que precisar... é só não faltar gás de cozinha Abraços amigos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 19 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2012 Boa Ricardo, Ricardo, você já viu no Mercado Livre um tal te TORRABEM ? Gil, Há tempos entrei em contato com a empresa deste torrabem para pegar todos os dados. Ele torra em 20 minutos e se colocar pouco café queima a resistência. Fiquei mais de 3 meses em contato com o Sr Walter para desenvolver um torrabem pra mim com motor e de menor capacidade, mas ele não nos deu muita bola. Era um projeto em Off mas como não deu certo..... paciência. Péssima empresa. Esse Torrabem não vale o que cobram nunca e é péssimo para torra Abraços 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 19 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2012 Fogo, Eu uso a bolinha no fogo do fogão ( ficou esquisito isto) rsrsrsr. Brincadeira Ricardo, eu procurei vídeos mas não achei, coloca na boca do fogão e fica virando, é isto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 20 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2012 No tópico das fotos tem um vídeo, é algo que foi ao ar em algum programa. Ali mostra café coado no coador de pano etc. e há uma parte que mostra o bolinha em ação. É bem legal! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 20 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2012 Sim Gil, Coloca no fogão ou qualquer outro queimador e fica girando-a. Veja: E por aí vai Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 24 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 24 Novembro 2012 Poxa, Agora que tava me animando pra comprar a mondial pop fun, surge a "bolinha"!!! Dúvida cruel: Mondial X Bolinha. A batalha do século! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Alguém me ajuda a decidir? 07 dias para minhas férias (bem, férias parciais, mas tá valendo), dezembro será "tempo de torrar". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 24 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 24 Novembro 2012 Pelo preço? Os dois... Bolinha: 46,00. Pipoqueira: 90,00. Aprender as diferenças resultantes entre uma torra por condução e uma torra por convecção: nao tem preço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 26 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Novembro 2012 É bem o que o Léo falou tiago, porém, se vc não tunar a pipoqueira, com certeza as torras com o bolinha serão muito superiores. Se não quiser comprar os dois ou não quiser fazer modificações, vai de bolinha. É melhor que a pipoqueira e mais barato, porém demanda mais trabalho. Pra quem gosta é uma terapia a parte. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 26 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Novembro 2012 Fogo, Tunar a pipoqueira como? Achei que com um termômetro digital pra controlar a temperatura e um relógio já dava pra torrar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Novembro 2012 Fogo, Tunar a pipoqueira como? Achei que com um termômetro digital pra controlar a temperatura e um relógio já dava pra torrar. Não leva o cara tão a sério. Ele tem fogo no nome... A "tunagem" que ele fala é sinteticamente a colocação de um potenciômetro na pipoqueira pra controlar a resistência. Melhora a pipoqueira, dando mais controle, mas não é indispensável. Primeiro explore outras formas de uso da pipoqueira original, como outros tópicos do forum exploram. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 26 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Novembro 2012 Thiago, É mais ou menos isso que o Rodrigo falou, não é indispensável, porém torras de cinco minutos não exploram todo o potencial de um grão. É como um choque térmico no grão que o desenvolve muito rápido por fora mas por dentro lhe falta calor e tempo suficientes para desenvolver suas propriedades. Uma torra profissional acontece de 12 a 15 minutos, dependendo do grão e equipamento. A pipoqueira é apenas um início, porém se vc tuná-la a brincadeira começa a ficar interessante, pois vc estenderá o tempo de torra. Resumindo, Em cinco minutos a torra não lhe proporciona muito corpo, já 8 minutos com a pipoqueira inclinada melhora bem o corpo, porém em 12 ou 13 minutos com o mesmo grão a história muda de figura. Se morar em casa e não se preocupar com um pouquinho de sujeira o bolinha te surpreenderá. Postei fotos no tópico do forno Philco Espero tê-lo ajudado amigo abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 26 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Novembro 2012 Fogo, Moro em casa, mas tô pensando em começar a torrar numa granjinha que tenho aqui nos arredores de Natal. Pensando bem, a bolinha combina mais com granja, né? Achei umas na internet por mais ou menos uns R$40,00. Vou pedir e começar no mundo da torra! Valeu pela Ajuda! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 26 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Novembro 2012 Vc vai adorar Thiago. Olha as fotos que postei. Com certeza, quando vc já estiver craque e partir para um torrador melhor terá o bolinha como recordação e salvador da pátria quando o novo torrador quebrar. O meu é um santo....kkkkkkk Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 26 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Novembro 2012 Não esqueça que tem que ser o nº 2 Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas