Jamerson Klein Postado 15 horas atrás Denunciar Share Postado 15 horas atrás Fala cafezeiros!! Entrei no mundo do café especial a pouco tempo, estou apenas nos coados, porém com uma grande vontade de me aventurar nos expressos, meus recursos são um pouco limitado, e também tenho medo de não curtir muito os expresso, pois é bem mais concentrado, vi alguns vídeos falando sobre a Philco 15/20bar e pensei em comprar uma, porém ela está custando 700 a 800 reais e pelos vídeos que vi não vale a pena, é só tem apenas no modelo 127v, onde eu moro é 220. Vi a Philco 20bar pcf04a modelo novo, então pensei que poderia ser a mesma máquina que a Philco antiga e o valor dela está bem mais atrativo 400 reais, meu moedor é um M3 Pro, sei que não é o indicado pra expressos, porém na experiência de vocês, na intenção de começar a se aventurar nesse mundo, essa máquina e esse moedor, junto com os outros equipamentos, porta naked, filtro despressurizado dentre outros equipamentos, e ainda com a intenção de fazer uma modificação aqui e outra ali, vale a pena? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 13 horas atrás Denunciar Share Postado 13 horas atrás Ela parece usar a caldeira e o OPV ser mais fácil de acessar que a versão anterior. Se tiver disposição de instalar um PID e botar uma OPV para 9bar, é uma boa opção para começar. Um PID e OPV deve sair algo em torno de R$ 200,00. PID pode ser o padrão REX-C100, o OPV talvez sirva o mesmo da versão 15/20bar antiga, as magueiras parecem ser as mesmas. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Silvia Postado 3 horas atrás Denunciar Share Postado 3 horas atrás Bom dia, Jamerson. Acho que o melhor conselho que posso te dar é procurar uma Philco 15 bar usada. É relativamente comum encontrar unidades entre R$ 200 e R$ 300 na OLX. A partir dela, você poderá sentir se realmente gosta do universo do espresso antes de fazer investimentos maiores. Isso porque, se você gastar R$ 700 em uma máquina nova, dificilmente conseguirá revendê-la por mais de R$ 400 no futuro. Ou seja, acabará perdendo uma parte relevante do capital, algo que você já deixou claro ser uma preocupação importante. Sobre a pressão, acredito que a opção de 15 bar usada seja uma escolha melhor, tanto pelo preço quanto pelos 5 bar a menos. Pode parecer pouca diferença, mas, na prática, 5 bar representam uma mudança significativa na extração. De forma simplificada: se você comprar a máquina de 15 bar e utilizar um filtro despressurizado de 18 gramas (51 mm), poderá moer o café um pouco mais grosso para reduzir o risco de canalização. Assim, a pressão elevada da máquina tende a ser melhor controlada por uma moagem mais grossa e um puck mais profundo, resultando em uma extração mais equilibrada/controlada. Já 20 bar é uma pressão muito excessiva e mais difícil de contornar na prática. Outra dica, é que independente da escolha, procure por cafés de torra média-escura, pois muitos iniciam com torra média/clara e se decepcionam com o café entregue na xícara. Aí se curtir, com o tempo vai buscando outros perfis de torra, extração e proporção. Abraços!!! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcos Mattos Postado 2 horas atrás Denunciar Share Postado 2 horas atrás Rapaz tem um colega vendendo uma Philco 15bar já modificada aqui no classificados, se fosse vc dava uma olhada, a menos que queira fazer vc mesmo as modificações seria um bom começo ... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lufeig Postado 1 hora atrás Denunciar Share Postado 1 hora atrás O interior da PFC04A é o mesmo da 15 bar e 20 bar antiga. Dá pra fazer os mesmos mods se quiser. Eu tenho uma 20 bar antiga, modificada. Nunca usei uma 15 bar, mas o que vi na internet é que esses 5 bar de diferença deixa a extração um pouco mais difícil de domar na máquina não modificada, mas ajuda na vaporização do leite. Se na época eu soubesse que a PFC04A tem o interior igual da 15 e 20 bar antiga, teria comprado ela. Ainda mais se o preço dela nova, com 1 ano de garantia, fosse semelhante ao das outras usadas. Quando comprei a minha 20 bar vermelha usada, a informação (errada) que se encontrava na internet é que a nova era termobloco. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas