Ir para conteúdo

Batalha do Século: Nespresso x Dolce Gusto x Três Corações!


Billy Puppet

Postagens recomendadas

Olá Pessoal.

Particularmente, gosto da Dolce Gusto e da Nespresso. Acho-as, de um modo geral, práticas.

Em relação à Dolce Gusto, desde que observadas as respectivas medidas, os cafés são saborosos. A única crítica em relação a ela fica por conta da dificuldade de se encontrar alguns acessórios, tais como, por exemplo, xícaras apropriadas.

Quanto à máquina da Três Corações, ainda não a experimentei. Disseram-me que ela tem uma boa relação "custo x benefício".

Enfim, é isso aí!

Abraço,

JR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achava o café da Dolce Gusto bom e, quando iniciei no mundo do café, quase comprei uma. Só não comprei por indicação de um amigo do trabalho que disse que para se ter em casa seria melhor uma do tipo que aceitasse utilizar pó, o que dava maior variedade e qualidade. Na busca por uma boa máquina descobri o clube do café (ainda meio aqui e meio no HTForum) e acebei pegando uma Crema Silver e um Krups.

 

A partir daí o café da Dolce Gusto já não era mais bom e apenas quebrava um galho sendo melhor do que o filtrado "normal" que as copeiras preparavam nem sei com que pó. Depois evolui os equipamentos para um moedor Baratza Vario e cafeteira Gaggia Classic. A partir deste ponto parei de tomar qualquer café da Dolce Gusto e, muito raramente, a utilizava para outras bebidas (especialmente aquela de chocolate) quando as ganhava de amigos do trabalho.

 

Em resumo, estas coisas dependem muito do nível de exigência e, especialmente, do referencial que se tem.

 

No caso da Tres tive a oportunidade de experientar mais recentemente e depois de já ter todos esses equipamentos e, ainda assim, tive uma experiencia agradável. Nada do outro mundo, mas já bastante interessante para se ter no escritório ou como opção "rápida" em casa. Também provei da Nespresso alguns sabores que foram igualmente agradáveis, mas não surpreendentes. A escolha pela Tres foi devido ao fato do pessoal goastar muito do "multibebidas" da Dolce Gusto, coisa que a Nespresso não oferece. Além disso, por lá já temos muitas Nespressos espalhadas em outras equipes, mas a da Tres será a primeira.

 

Para casa a Nespresso não faz sentido, pois, se quero maior qualidade, vou para a Gaggia e Vario. No item praticidade com boa qualidade, a Tres ganha, pois também tenho a possibilidade de outras bebidas além de café. A Nespresso tem muita variedade, mas poucas que valham a pena de fato (não provei de tudo, mas vendo o quanto é difícil achar algo que me agrade nela, além dos depoimentos do pessoal, já dá pra saber).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu odeio qualquer café com leite (menos os gelados), tenho uma Dolce Gusto e a minha namorada diz que o segredo está na quantidade da bebida, se seguir exatamente como a caixa pede, quase sempre fica aguado e sem graça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou minha Tres Gesto, no dia anterior ao aniversário da patroa, Casas Bahia entregam bem rápido. \o/

 

Marinheiro de primeira viajem testando tudo aqui, só achei uma coisa estranha, fica muita água no reservatório de capsulas? 

 

Gostei da máquina e estou experimentando os cafés do kit de boas vindas, ainda não tenho nenhum parecer final... mas a primeira impressão é boa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha primeira também chegou ontem e a outra deve chegar hoje. Esta primeira será a que levarei hoje para o trabalho. Fiz os testes dela ontem e está tudo OK. Fiquei impressionado com o vaporizador, me parece muito melhor do que o de máquinas de espresso comuns, como a Chef Crema Silver. Se for possível vaporizar leite em pó, ficará muito interessante para uso no trampo. Também achei interessante a máquina já vir com uma borracha de vedação extra, mas será isto um bom ou mal sinal? :(

 

Experimentei o Espresso Vibrante e achei bom. Minha namorada não deu chance de eu experimentar o Supremo e eu não poderia gastar todo o Kit que foi adquirido em conjunto com o pessoal do trampo :P.

 

Também reparei esta água no reservatório das cápsulas e, ao desmontá-lo, estou achando que é produto de uma solenoide, estou correto?

 

Por fim, quanto às cápsulas, há um meio simples de se comprar os outros sabores existentes em mercados estrangeiros? De qualquer forma, o sistema da caffitaly parece favorecer o reaproveitamento das cápsulas, ferei uns testes em casa e, se ficar tudo bem, será bem bacana poder levar qualquer tipo de café para preparo no trampo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a água provêm das próprias capsulas que se enchem de água na hora da extração e quando ela é pausada, a máquina não exerce mais pressão sobre a capsula, mantendo toda a agua dentro. Depois quando é descartada a agua vai junto para o reservatório e faz aquela lambança habitual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimentei outros sabores da três e estou gostando bastante. Obviamente que não espero e não chega perto do que a dupla Vario e Gaggia Classic me entrega, mas para algo prático achei a experiência muito agradável. Os espressos vibrante e supremo são saborosos, o pleno nem tanto. O decaf é que me surpreendeu. Apesar do pouco corpo e intensidade, é agradável.

Provei também a cappuccino clássico e o gosto é bastante bom, uma pena não ser cremoso. O café filtrado gourmet também tem gosto bom, mas fazendo menor volume deve ficar mais intenso e interessante do que na medida padrão.

Se der certo, talvez a maior vantagem da três será a facilidade em reaproveitar as cápsulas com qualquer café moído em casa. Seria muito interessante rechear a cápsula com o House Blend Expresso Brasil ou um Bruzzi, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compartilho da mesma opinião do Billy, mas não do rbcassani. Não provei todos os Nespresso, mas nenhum dos que provei era cremoso, apenas tinham bastante "espuma" por cima. Não concordei com o rbcassani por que achei os da Dolce Gusto parecidos, ou seja, com bastante espuma por cima, mas o café em si com textura aguada. Dos cafés da Dolce Gusto provei o Lungo, Buongiorno (foi o pior que achei), Espresso, Espresso Intenso e Espresso Barista. Na minha opinião, de tudo o que provei da Dolce Gusto o melhor sabor que este sistema entregou foi o Mocha.

 

Voltando aos experimentos com a Tres Gesto, confirmei que esta máquina possui solenoide, ou no mínimo algo que faça a mesma função ;). Definitivamente o acúmulo de água no reservatório de cápsulas da Gesto é pouco influenciado pela água remanescente dentro das próprias cápsulas. Ao remover o reservatório é possível ver dois pequenos "tubinhos", um vindo de cima e outro de lado. Realizei alguns procedimentos na máquina sem o reservatório e observei que durante as limpezas sem cápsulas no sistema, além de pingar água pelo distribuidor de bebida, também cai bastante por meio desse tubinho que vem de cima. Já durante a extração, assim que o shot é cortado sai uma "jatada" de água por meio do tubinho que sai lateralmente, ou seja, comportamento indicativo da presença da solenoide.

 

Hoje também fiz experiências de reutilização das cápsulas. Em um primeiro teste coloquei 8g de pó do Fazenda São João do Ateliê do Café moído na mesma granulometria que utilizo para um duplo com 14g na Gaggia Classic. O resultado foi que a máquina chocou :o. Acabei deixando isso acontecer de tal forma que após parada a tentativa do shot se apagaram as luzes dos botões de extração e ficou piscando a luz indicadora do uso do vaporizador. Meio que tive que fazer uma "reinicialização da máquina" apertando um dos botões de extração sem ter cápsulas no sistema e esperando tudo se normalizar.

 

Eu não imaginava que a máquina iria chocar, mas já esperava que esta granulometria seria fina de mais. Resolvi fazer isso para ver como a máquina se comportaria de modo a ter um referencial de moagem entre uma máquina e outra. Para o segundo teste engrossei dois niveis na macro do Vario e utilizei 7g de pó. Reduzi a dosagem por que, como tive que engrossar bastante, a cápsula não comportaria o novo volume de café moído. Desta vez foi tiro certeiro, um shot exatamente nos "padrões" da máquina para um espresso. O sabor e textura ficaram excelentes, mas obviamente que não com a mesma intensidade e cremosidade de um duplo tirado na Gaggia com o dobro da dosagem. Interessante observar também que o Fazenda São João e o Espresso Supremo possuem um sabor até que bem parecidos nestas condições.

 

Por fim, o último teste foi apenas a confirmação de que o referencial de "2 macros" estava correto. Desta vez foram 7g do Sweet Collection do Ateliê do Café. O resultado foi outra ótima extração, esta com sabores mais diferenciados do que os "normais" comercializados pela Três Corações.

 

Por hora me falta apenas testar o vaporizador, mas já estou muito satisfeito com a máquina e todo o sistema. De modo geral os sabores das bebidas tem me agradado, especialmente o Espresso Supremo, mas poder varia bastante o café levando para o trabalho de qualquer um moido em casa é a melhor das possibilidades. Infelizmente por lá é inviável colocar uma máquina de espresso "comum" e um moedor. As cápsulas desse sitema da caffitaly são muito fáceis de reutilizar, é muito tranquilo abrí-las, lavá-las e remontálas. As partes mais trabalhosas de todo o processo são remontar a "vedação", que não chega a tomar mais que 1min, e cortar as tampinhas de papel alumínio, que pode ser maximizado dobrando o papel alumínio para cortar de uma vez só pelo menos 16 tampinhas. O sistema de vedação da Gesto é bastante bom também e, mesmo com estas cápsulas "imperfeitas", não vi nem sinal de que houve vazamentos, tanto é que no primeiro teste a máquina chocou.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a Três Corações anda acompanhando esse tópico. Um dos motivos que me levaram a vender minha Gesto há um tempo atrás, eram os particulados residuais na xícara. Pois bem, agora não os tenho notado mais :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a tentar vaporizar na Gesto e, até agora, apenas tive resultados medianos. Em primeiro lugar, a técnica me parece ser muito diferente com o panarello, não tenho que buscar "aquele som", na verdade parece que basta manter o vaporizador "mergulhado" de uma forma que o leite fique girando. O negócio é que mesmo assim parece que é injetado ar de mais. É tanta bolha que ao retirar o bico de vapor há leite naquela pecinha de borracha. O resultado utilizando leite ninho foi apenas mediano. Com Integral Itambé não rolou. Falta eu testar com um leite bom, como o Leitíssimo.

 

O vaporizador da Gesto é muito bom, parece-me ter um potencial enorme, mas estou ficando com vontade de trocar o panarello. Se der, vou passar o Latte Art da Gaggia para testar.

 

Me lembrei da Twin ao utilizar a Gesto. Durante a vaporização dá para escutar a bomba "pulsando" pequenas quantidades de água na caldeira (ou será que esta máquina possui até termobloco?), o que proporciona vapor constante e abundante, porém não tão forte. Comparada com a Gaggia Classic, minha primeira impressão é que a Gesto consegue entregar mais vapor por mais tempo, porém não com a mesma força (na Gaggia se não cuidar facilmente a pressão do vapor consegue jogar o leite pra fora da leiteira).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...