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3 horas atrás, Caio Oliveira disse:

Eu nem digo em comparação com uma maquina profissional, mas sim uma boa maquina domestica mais avançada e com esses features que nas mais simples não tem (controle preciso de temperatura, controle de pressão, controle de tempo de extração etc...) 

Uma breville esta custando uns 2500, uma silvia eu nem sei quanto custa, mas sei que é caro. 

Meu moinho por exemplo, um capresso infinity, originalmente ele n moi pra espresso, eu modifiquei ele sem gastar 1 centavo, agora tenho um ajuste bem preciso, stepless, e que tem me atendido super bem. Obvio que nao é o melhor moedor do mundo, mas um moinho barato (paguei cerca de 300 reais na época, novo, trazendo dos EUA) que ta me atendendo pra algo que teria que desembolsar mais de 1000 aqui no br. Mas n se compara a um profissional nunca claro. 

 

ps.: essa Victoria Arduino é um espetáculo de bonita haha

Podíamos tentar um teste às cegas com algumas máquinas melhores. Com pandemia e filho pequeno tem sido difícil pra mim, mas está nos meus planos, agora que estou dominando melhor a Poemia. Mas pode ter certeza que eu compartilho as impressões de fizer esses testes.

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3 horas atrás, Caio Oliveira disse:

Eu nem digo em comparação com uma maquina profissional, mas sim uma boa maquina domestica mais avançada e com esses features que nas mais simples não tem (controle preciso de temperatura, controle de pressão, controle de tempo de extração etc...) 

Uma breville esta custando uns 2500, uma silvia eu nem sei quanto custa, mas sei que é caro. 

Meu moinho por exemplo, um capresso infinity, originalmente ele n moi pra espresso, eu modifiquei ele sem gastar 1 centavo, agora tenho um ajuste bem preciso, stepless, e que tem me atendido super bem. Obvio que nao é o melhor moedor do mundo, mas um moinho barato (paguei cerca de 300 reais na época, novo, trazendo dos EUA) que ta me atendendo pra algo que teria que desembolsar mais de 1000 aqui no br. Mas n se compara a um profissional nunca claro. 

 

ps.: essa Victoria Arduino é um espetáculo de bonita haha

Como já citado anteriormente pelo @regisassao, acho que um dos grande problemas de máquinas com caldeiras pequenas é estabilidade térmica junto com a inércia térmica do sistema. Mesmo que o PID atue logo no momento do início da extração será difícil a máquina manter a temperatura próximo ao set point (devido a inércia térmica). Quanto tempo a máquina leva da alimentação da resistência ao aumento efetivo de temperatura (3-5 segundos)? Nesse tempo já entrou um monte de água fria na caldeira. 

O que pode ser pensado para contornar isso e implementado em um PID com Arduino é um atraso no início da extração com relação à alimentação da resistência (em um valor estimado / testado). 

Você ligaria a bomba / botão de extração e isso mandaria apenas um sinal para o Arduino. Ele ligaria a resistência (em 50% ou algum outro valor) e só depois do atraso estabelecido, ele ligaria a bomba e começaria a extração (bomba sendo ativada pelo Arduino / rele). Acho que isso diminuiria os efeitos da inércia térmica, aproximando as máquinas de caldeira pequena das profissionais, nesse quesito.

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Eu não sei se viram nos comentários anteriores, mas eu medi a temperatura na saída do chuveiro e ficou em 70-71 em média, com o PID setado para 90. Foi bem estável. Pode ser imprecisão do método e termômetro tipo espeto genérico pra culinária. A temperatura no boiler variou bastante, de 90 para 67-68. Porém, como deixo aquecer bem a máquina, PF etc, pode ser que tenha ajudado a manter a temperatura nessa faixa. Além disso, a água entra por cima da caldeira e meu sensor fica em cima também (talvez por isso observo uma queda mais rápida na temperatura), já a saída da água é por baixo da caldeira, o que deve retardar um pouco o efeito na mistura de água quente e fria.

Com tudo isso, acho que talvez não haja grandes ganhos em fazer todo esse esforço com Arduino só pela temperatura.

Mas o seu projeto com está ficando fantástico @gabrieltravassos!

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1 hora atrás, gabrieltravassos disse:

Em teoria da pra fazer essa comunicação e apresentação gráfica dos dados com um dashboard em um servidor na nuvem (via comunicação MQTT) e acessar pela tela do celular.

Na aplicação que já fiz usando esse tipo de comunicação (para algo mais simples que esse projeto) utilizei a plataforma Adafruit IO (https://io.adafruit.com/), mas essa plataforma tem limite de frequência de dados para conta gratuita (1 comunicação a cada 2 s) e mesmo a paga ainda não eh grande coisa nesse quesito.

Para um projeto com PID de Temperatura e Sensor de Pressão, além de outras funcionalidades, com muitos parâmetros e atualização de alta frequência (algo como 200 ms, devido ao período curto de uma extração) ficaria complicado enviar / vizualizar as informações completas.

Obs.: Não sou nenhum expert no assunto (programação / Arduino), então digo isto na limitação dos meus conhecimentos de curioso / amador. Podem existir outras formas mais eficientes / simples de se fazer esse tipo de comunicação / visualização.

Mas entendo que isso seria muito útil pra uma visualização resumida e para alguns controles a distância pontuais.

faz muito tempo que não programo, só fiz isso na faculdade e ja faz muito tempo

 

mas se seu tivesse tempo iria começar por aqui

 

 

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10 minutos atrás, regisassao disse:

Eu não sei se viram nos comentários anteriores, mas eu medi a temperatura na saída do chuveiro e ficou em 70-71 em média, com o PID setado para 90. Foi bem estável. Pode ser imprecisão do método e termômetro tipo espeto genérico pra culinária. A temperatura no boiler variou bastante, de 90 para 67-68. Porém, como deixo aquecer bem a máquina, PF etc, pode ser que tenha ajudado a manter a temperatura nessa faixa. Além disso, a água entra por cima da caldeira e meu sensor fica em cima também (talvez por isso observo uma queda mais rápida na temperatura), já a saída da água é por baixo da caldeira, o que deve retardar um pouco o efeito na mistura de água quente e fria.

Com tudo isso, acho que talvez não haja grandes ganhos em fazer todo esse esforço com Arduino só pela temperatura.

Mas o seu projeto com está ficando fantástico @gabrieltravassos!

Realmente seria muito trabalho para talvez não ter grandes ganhos adicionais. E não seria uma metodologia de controle tão confiável (algo como adicionar um "surf" ao PID). Só tentaria em último caso!

Já vi alguns projetos também que instalam uma serpentina de cobre e isolamento térmico em volta da caldeira para pre-aquecimento da água fria. Isso deve funcionar bem, mas aí é pra quem manja desse tipo de instalação ou tem coragem de arriscar (não é meu caso, hahahha)!

Mas pra quem quiser tentar, segue um vídeo com o processo:

https://youtu.be/ZFC8rfyMtmc

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13 minutos atrás, gabrieltravassos disse:

uma serpentina de cobre e isolamento térmico em volta da caldeira para pre-aquecimento da água fria.

A ideia é boa, hein? Mas eu estou tentando parar com as modificações na minha máquina. Dá muito trabalho, não estou com tanto tempo disponível. Se soubesse exatamente o que cada modificação adiciona de benefício, só teria instalado o PID. Aliás, fica a dica aí pra quem for modificar suas máquinas: começar pelo PID e talvez parar por aí ou fazer upgrade de máquina.

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Em 06/02/2022 at 10:24, regisassao disse:

No meu modelo, pisca desde o início. Dá pra ver que no começo pisca minoico mais lentamente e que a temperatura demora mais pra subir. Depois de alguns segundos começa a subir rápido e o led pisca um pouco mais rápido. Um pouco antes de chegar na temperatura alvo, ele desliga, mas tem a inércia da resistência que as vezes faz passar da temperatura desejada. Quando esfria novamente e cai para a temperatura alvo, o led volta a piscar, indicando que o POD está tentando manter a temperatura.

@Caio Oliveira esse lance do led “OUT1” ficar aceso está relacionado com um dos parâmetros do PID: eu deixei o meu com r = 1, para que cada pulso para o SSR fosse o mais curto possível (não sei se é exatamente 1 segundo). Aumentando para 10, o led fica aceso por tempos bem longos, quando vai chegando próximo da temperatura alvo começa a piscar mais rápido, desliga, indicando que o PID está reduzindo o ritmo pra diminuir o overshoot. Aumentar esse r pra 10 também não me indicou uma melhora na estabilidade térmica. Como o tempo de extração é de uns 30s, posso tentar jogar pra 25 e tirar um café amanhã pra ver se muda alguma coisa. Hoje só fi teste com água mesmo. Mas eu acredito que o limite está na resistência e tamanho da caldeira mesmo. A única coisa que pode limitar a queda de temperatura é uma diminuição da vazão, ou seja, moendo mais fino, ou reduzindo no dimmer, a extração será mais lenta e a resistência recupera melhor a diferença de temperatura.

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Em 06/02/2022 at 16:02, Caio Oliveira disse:

Ja pensou, ligar a cafeteira antes de chegar em casa via rede, quando chegar ja ta tudo quente e preparado pra eu tirar meu espresso?

Me deu um estalo ontem: esse problema dá pra resolver colocando uma tomada inteligente.

Talvez tenha mais barato. Olhei rapidamente e encontrei essa: https://shopee.com.br/product/422277276/12804504256?smtt=0.432022358-1644608299.9

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  • 2 weeks later...
Em 08/02/2022 at 23:13, regisassao disse:

@Caio Oliveira esse lance do led “OUT1” ficar aceso está relacionado com um dos parâmetros do PID: eu deixei o meu com r = 1, para que cada pulso para o SSR fosse o mais curto possível (não sei se é exatamente 1 segundo). Aumentando para 10, o led fica aceso por tempos bem longos, quando vai chegando próximo da temperatura alvo começa a piscar mais rápido, desliga, indicando que o PID está reduzindo o ritmo pra diminuir o overshoot. Aumentar esse r pra 10 também não me indicou uma melhora na estabilidade térmica. Como o tempo de extração é de uns 30s, posso tentar jogar pra 25 e tirar um café amanhã pra ver se muda alguma coisa. Hoje só fi teste com água mesmo. Mas eu acredito que o limite está na resistência e tamanho da caldeira mesmo. A única coisa que pode limitar a queda de temperatura é uma diminuição da vazão, ou seja, moendo mais fino, ou reduzindo no dimmer, a extração será mais lenta e a resistência recupera melhor a diferença de temperatura.

@regisassao, você observou alguma alteração de ruído da bomba logo após o início da extração, quando o PID começa a atuar (variação de potência para a resistência)?

Eu estou instalando um PID de Temperatura (com controlador Arduino) na minha máquina e observei que, quando inicio a extração (condição estável com potência por volta de 5%) a bomba funciona com ruído/vibração normal, mas logo após o início o PID começa a atuar (a potência oscila entre 5 e 30%) e nesse momento observo uma variação no ruído / vibração da bomba.

Verifiquei que a tensão de alimentação da máquina cai de 120V para 114V, nessa variação de potência de 5 para 30%. Imagino que esse seja o motivo da mudança de comportamento da bomba (pode ser pelo fato da minha máquina estar sendo alimentada por transformador de 2000Va).

No seu PID, você consegue identificar o nível dos pulsos de potência, se é algo estável ou variável?

Queria entender se isso é um comportamento comum ou se vou ter que realizar ajustes:

- no programa do PID, forçando uma potência estável durante a extração;

ou 

- na alimentação do equipamento, utilizando um transformador com potência maior.

Att,

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Eu não notei nenhuma diferença, até prestei atenção nas últimas extrações, mas não consegui notar nada.

O meu PID é um Rex C100. Só se eu colocasse um multímetro ou osciloscópio pra ter uma ideia dos pulsos, mas enquanto a bomba está funcionando, presumo que seja estável pra tirar potência máxima, visto que não consegue manter a temperatura. Pode ter alguma variação no início enquanto mede os erros, a amostragem é de 1s, se não me engano, talvez leve uns 3 a 5s pra entender que deve ficar no máximo, mas estou chutando esse tempo.

Eu tenderia a achar que é o transformador. 2000 VA deve entregar 1000 VA em 110 e fica no limite ou abaixo das potências da bomba + resistência, não? Mas aí você tbm deveria notar um barulho diferente sem PID, numa extração em que o termostato aciona junto com a bomba. Daria para testar tirando o PID do loop e extraindo água até o termostato acionar a resistência novamente.

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Olha, a minha maquina não tem PID, mas eu noto uma variação no ruído da bomba ao ligar resistência (da uma "queda" rápida e volta ao normal). Não sei se é a minha rede elétrica pois isso é ainda mais perceptível no moinho que esta ligado no mesmo ponto. O que é estranho visto que esse ponto da casa tem instalação com disjuntor independente, fiação bem dimensionada para um microondas (originalmente era pra ser instalado la).

 

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Outro aprendizado interessante com o PID: eu tenho uma Poemia reserva, sem modificações, resolvi usa-la por uns dias durante uma viagem e reviver a experiência sem PiD. Eu costumava extrair água ate apagar o led, depois de acender eu contava 10s, colocava no modo vaporização, esperava mais 5s e iniciava a extração.

O mesmo café que eu tirava na máquina com PID, na mesma moagem, ficou muito mais amargo, perdeu aquela acidez frutada, ficou superextraido. Lembrei que a Poemia com PID continua com o termostato instalado mesmo desconectado eletricamente, e que os clicks do termostato ocorriam quando o PID marcava uns 83 e 93 graus. Minha memória pode estar equivocada, depois vou checar direitinho, mas a questão é que o led deve acender próximo de 93 graus e eu estava extraindo em 90 na máquina com PID, por isso resolvi iniciar a extração logo ao acender o led e bingo: o café ficou muito melhor e eu provavelmente estava surfando mal antes de ter o PID. Agora dá pra ter um pouco mais de noção e mesmo sem o PID tenho chances melhores de regular o Espresso.

Eu ainda acho que a agua esta quente demais, pra aprimorar precisaria contar quantos segundos demora ate acender o led e iniciar a extração antes do led acender, mas fica muito impreciso. Dependeria da temperatura no dia, por exemplo. E a resistencia tambem aquece a agua muito rápido e dificilmente eu acertaria os 90 graus sem PID.

Mas, fato é que PID faz uma baita diferença. Cada vez mais me convenço e recomendo a todos!

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Eu faço assim na minha, antes da extração um flush longo, enquanto ela esquenta novamente é o tempo que preparo a xicara, balança etc, assim que a luz verde acende eu inicio a extração. Tem funcionado bem pra mim assim. 

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Eu demoraria mais para chegar nessa temperatura ideal que você encontrou. Pra mim, o PID foi um acelerador de aprendizado nesse quesito, facilitou muito, principalmente porque são sempre muitas variáveis pra controlar e sem um pouco de precisão fica difícil validar o que funcionou ou não. Ultimamente tenho feito meus experimentos com um pouco mais de método e tenho chegado a conclusões interessantes como o padrão de moagem paradoxal do Paraíso, e minha temperatura ideal muito mais pra 90 graus que 95-105 (muito se fala em uns 105 por conta da queda de temperatura até chegar no bolo). Claro que é tudo questão de gosto, mas o ponto é que eu demoraria muito mais pra cravar minhas conclusões por incertezas nas medições. 

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  • 2 weeks later...

@gabrieltravassos e @Caio Oliveira vejam esse vídeo sobre manometros: 

 

O Gabriel mandou muito bem nas dicas, outros que li em diversos posts aqui tbm, mas não vou lembrar quem....

Em resumo: medição na saída da bomba tem que ser entre 10.5 e 12 bar pra chegar 9 no bolo. Pra medir, ele usa um equipamento de 700 dólares, o Scace, que simula uma vazão de espresso pra medir a pressão mais próximo da realidade da extração. Com o Scace a 9 bar, ele regula a OPV e chegou a conclusão que esses manômetros pegando a pressão na saída da água medem 10.5 a 12 bar.

Quem quiser medir a pressão estática (com o portafiltro bloqueando a vazão) e manômetro no portafiltro, tem que medir uns 10 bar no portafiltro. Mas a dica do Gabriel de sangrar um pouco de água simulando a extração segue super válida como alternativa. 

 

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Quase terminando meu naked…

O serralheiro aqui do lado cobrou 20 reais para serrar a parte de alumínio e disse que não trabalha com plástico. Resultado: usei um soldador para abrir o buraco. Ainda falta fazer o acabamento, estou esperando uma dremel emprestada pra finalizar.

Depois, acho que volto no serralheiro para ele furar o portafiltro e fixar com parafusos ou rebites, não sei como será a melhor opção, talvez colando…

Segue algumas fotos do estágio atual:3FAE13A5-36F0-4840-AC96-930BAB4D2F32.thumb.jpeg.910460443c9d772062a74904a7262da6.jpegA10D1A2F-0E90-4688-915A-32C3BE18A863.thumb.jpeg.640239419b9ef2c10106b5ddaf499485.jpeg

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Dei uma melhorada com a Dremel, habilidades manuais não é o meu forte, mas pelo menos tirei as rebarbas e tá tudo liso:

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Agora falta levar de novo no serralheiro para furar e colocar os parafusos na lateral.

Mas já daria para tirar um naked sem a base plástica. Acho até que farei esse teste amanhã…

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Em 06/01/2022 at 01:07, regisassao disse:

Algumas atualizações: manômetro tem que ser com glicerina. O meu tá parecendo um ventilador. Dá uma ideia da pressão, mas não acho que dê pra confiar muito:

Resolvi trocar o manômetro por um glicerinado, tive que comprar o conector também, pois é outra medida. Como deu trabalho achar um manômetro com glicerina acima de 15 bar, pequeno, e com rosca pequena (queria no máximo 1/4), resolvi documentar aqui as minhas selecoes:

R$ 7,96 | 6mm 8mm 10mm Hose Barb x M10 M12 M14 M16 Metric Left Hand Female Thread Brass Pipe Fitting Coupler Connector Adapter:

https://a.aliexpress.com/_m0Dp6ha


R$ 31,57 | YN40 YN40Z YN40ZV YN40ZT Shock-proof Pressure Gauge YN-40 YN-40Z YN-40ZV YN-40ZT Oil Pressure Gauge Hydraulic Pressure Gauge
https://a.aliexpress.com/_mMooa1w

O manômetro que escolhi foi o de 25 kg/cm3 equivalente a aproximadamente 25 bar e fácil portanto a conversão, com a rosca axial (aquele vertical acho que gera muito esforço no painel e qualquer batidinha quebra), sem fixação nenhuma, pois uso o conector pra prender no painel pelo lado de dentro. 

A rosca é M10*1 no manômetro e a mangueira trançada na Poemia tem 6mm internamente, então, o conector acima é M10*1 por 6mm no espigão. 

Aquela opção do manômetro com capilar de cobre não achei num valor aceitável. Tem umas reposições se não me engano de ECM Synchronika ou similares, tudo na faixa a de 100 dólares. Então, vou tentar o glicerinado. Depois que chegar e instalar eu posto aqui o resultado...

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Habemos naked!

O serralheiro errou a furacão mesmo tendo marcado os pontos e nivelamento. Ficou feio, mas não interfere na funcionalidade:

20220322_152152.jpg.dab3897905e7e6dae72512dc3f46c683.jpg20220322_152212.jpg.2a908e23b1de835c0ab7cc352ba63b12.jpg20220322_152250.jpg.faa8f564cfa713eaac5a22b57b32df4d.jpg20220322_152303.jpg.611baf11362dc3ee9dc79f24e251a706.jpg

O primeiro naked foi extraido em 1 min pois estava usando o vinhoso com 19 dias e resolvi tirar um pacote do freezer congelado com 10 dias sem alterar a moagem.

Foram 18.5g in, 42g out (extrai no olho, sem balança).

Pre-infusao: os 2s iniciais tirei com vazão reduzida, se nao me engano em 30% do máximo (controlado pelo dimmer), aumentando gradualmente até o máximo por  uns 5-7 segundos. Eu estou tentando entender se é  melhor que parar a extração, mudar para o máximo e continuar. Ainda não tenho uma conclusão. 

Coloquei um trecho em slow motion pra verem o início da extração, o resto está em velocidade normal, por isso o vídeo ficou com 1:05, mas a extração durou uns 55 segundos.  Na próxima, eu melhoro a moagem.

Resultado:

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O que importa e a funcionalidade rs, agora sim da pra ver bem as canalizações (ou a falta dela kkk). Eu não sei o que tem acontecido, acho que estou errando a mão, minhas extrações normalmente estão canalizando um pouco, poucas saem perfeitinhas como aquela que postei aqui a um tempo atrás, não sei se estou errando no tamper, distribuição, sei la, estou considerando a compra de um nivelador. Uma coisa que eu tenho notado é que o chuveiro da poemia é um pouco estreito, e acaba sempre fazendo um leve buraco no bolo do café na parte de cima, isso pode estar prejudicando e canalizando. Sempre extraio com 16g in e cerca de 32g a 36g out e me agrada. Vi o Thales do Não sou barista postando uma extração usando uma tela de metal em cima do bolo da philco 20 bar, achei o preço bem interessante, cerca de 30 reais com frete, já encomendei a minha, pra ver se melhora a distribuição da agua sobre o café e não causa esse buraco que falei. 

A tela em questão e essa aqui:

51/53.5/58.5mm substituição da placa de filtro de café backflush tela de malha do filtro portaffiter para a máquina de café lidar com tela do disco|Filtros de café| - AliExpress

Eu dei uma pausa nas modificações da minha cafeteira pq o orçamento aqui deu uma apertada rs. Mas qualquer novidade eu posto aqui. 

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O que importa e a funcionalidade rs, agora sim da pra ver bem as canalizações (ou a falta dela kkk). Eu não sei o que tem acontecido, acho que estou errando a mão, minhas extrações normalmente estão canalizando um pouco, poucas saem perfeitinhas como aquela que postei aqui a um tempo atrás, não sei se estou errando no tamper, distribuição, sei la, estou considerando a compra de um nivelador. Uma coisa que eu tenho notado é que o chuveiro da poemia é um pouco estreito, e acaba sempre fazendo um leve buraco no bolo do café na parte de cima, isso pode estar prejudicando e canalizando. Sempre extraio com 16g in e cerca de 32g a 36g out e me agrada. Vi o Thales do Não sou barista postando uma extração usando uma tela de metal em cima do bolo da philco 20 bar, achei o preço bem interessante, cerca de 30 reais com frete, já encomendei a minha, pra ver se melhora a distribuição da agua sobre o café e não causa esse buraco que falei. 
A tela em questão e essa aqui:
51/53.5/58.5mm substituição da placa de filtro de café backflush tela de malha do filtro portaffiter para a máquina de café lidar com tela do disco|Filtros de café| - AliExpress
Eu dei uma pausa nas modificações da minha cafeteira pq o orçamento aqui deu uma apertada rs. Mas qualquer novidade eu posto aqui. 
Esse ponto do chuveiro, eu também senti porque a da minha estava bem ruim. Eu comecei a usar um puck screen, como você citou, e melhorou bastante as canalizações. Além do bolo de café sair bem seco e não fazer sujeira! Daí fiz um upgrade para o chuveiro da IMS e testei sem o puck screen. Praticamente mesmo resultado sem o chuveiro da ims e com o puck screen. Pode ser impressão minha, mas parece que até ajuda a corrigir alguns errinhos no wdt...

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


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3 horas atrás, Caio Oliveira disse:

Uma coisa que eu tenho notado é que o chuveiro da poemia é um pouco estreito, e acaba sempre fazendo um leve buraco no bolo do café na parte de cima, isso pode estar prejudicando e canalizando.

Eu estava usando 18.5g do Vinhoso do AKSA e não estava fazendo esse buraco. Fiz com o Acaiá também do AKSA, com 17 e 17.5g e fez um pequeno buraco de minhoca no centro. Ainda não testei quantidades diferentes e tenho ajustado a moagem por ter trocado de grão, mas eu acho que o grão influencia muito.

Uma segunda coisa que notei: os filtros devem ter parte da responsabilidade no tempo de extração. Pensei isso no último café. Amanhã vou trocar a cesta e ver se dá diferença. Inicialmente achei que era um café de 10 dias vs um café de 19 dias.

Sobre o puck screen, você comprou de 51mm? Ou vai recortar o de 53.5?

Eu pensei em comprar o de 51 mas fiquei com receio de canalização pelas bordas laterais. Depois me conta o resultado.

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eu comprei o de 53mm, pelos comentarios de compradores parce que serve perfeitamente no filtro da saeco. Medi o meu filtro aqui, e a parte de cima tem cerca de 54mm (a tela nao desce ate o fundo logicamente) Entao 53,5mm deve ser suficiente. 

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Pra mim, no caso de uma Gaggia Classic, dois acessórios fizeram grande diferença no aspecto visual da extração com portafiltro naked:

- Chuveiro IMS: o da Gaggia era bem ruim, dava pra ver a má distribuição nos pingos (em flushs sem porta filtro).

- Filtro IMS precision: fez mais diferença ainda. Os filtros originais / comuns tem furacão com tamanho / formato não homogêneo (pode não ser visivel). Nos furos menores é mais fácil haver uma obstrução e geração de spray (não necessariamente por falha de distribuição).

A diferença foi notável também no tempo de extração. Tive que afinar a moagem pra o mesmo grão, visto que o novo filtro gerava menos resistência ao escoamento / perda de carga.

Pra quem já tem máquinas mais profissionais com chuveiro / filtro de qualidade, esses da IMS (ou outros de precisão) podem não fazer diferença. Mas pra mim fez muita. O contra ponto é o custo / frete destes acessórios.

Também já via alguns comentários de baristas reconhecidos, indicando que os sprays sempre vao existir no naked, mas que em quantidade menor / mais ao centro / não visuais, quando se faz uma distribuição eficiente e com a utilização de dispositivos de qualidade.

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1 hora atrás, Caio Oliveira disse:

eu comprei o de 53mm, pelos comentarios de compradores parce que serve perfeitamente no filtro da saeco. Medi o meu filtro aqui, e a parte de cima tem cerca de 54mm (a tela nao desce ate o fundo logicamente) Entao 53,5mm deve ser suficiente. 

Legal! Acho que vou comprar também!

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44 minutos atrás, gabrieltravassos disse:

Filtro IMS precision: fez mais diferença ainda. Os filtros originais / comuns tem furacão com tamanho / formato não homogêneo (pode não ser visivel). Nos furos menores é mais fácil haver uma obstrução e geração de spray (não necessariamente por falha de distribuição).

Estava pensando em ver os filtros da IMS ou VST para La Spaziale, mas acho que eles tem uma borda diferente que pode não encaixar no portafiltro da Poemia. Complicado pagar caro e não servir depois...

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Fala galera, peguei uma poemia para dar uma tunada. Vou colocar um pré chiler em volta da caldeira, um manômetro, controle de temperatura ( pid ), dimmer na bomba e um filtro naked 

Estou com dificuldade de arrumar um t para o manômetro e também não quero furar a caldeira. Quem fez pid onde colocou o sensor?

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