Ir para conteúdo

Cafeteira Aram - O projeto


Postagens recomendadas

Galera, eu tenho uma dúvida...

Primeiro um pouco de contexto. Eu ja estou no mundo dos cafés especiais a um certo tempo, e já tenho um pouco de conhecimento a respeito e nunca tinha me interessado em fazer espresso em casa, sempre que queria algo "rápido e prático", ia de nespresso mesmo e quando queria tomar um espresso, sempre recorri as cafererias que tem por aqui (sou de Brasíla) porem, nos ultimos meses passei a pesquisar algumas coisas sobre espresso em casa, e sempre comentando aqui em casa sobre o assunto mas nada tinha me chamado mais atenção que a Aram, tanto pelo design quanto pela proposta de portabilidade e discurso eco frendly e tals.

Meu aniversário foi no ultimo dia 20 e de presente, ganhei um motivo pra ter crises de ansiedade de espera :D, digo, de presente ganhei uma Aram, dai então, enquanto ela não chega, passei a pesquisar mais a respeito dela e tenho tido uma grata surpresa em relação aos relatos sobre a qualidade do café que ela pode produzir. Outra surpresa, não tão grata assim, foi ver o quanto a galera de fora tem mais afeição e apreço pelo produto e marca quanto os próprios brasileiros (não que o sucesso no exterior não seja bom, mas me surpreente ver mais sucesso la fora que aqui).

Em fim, agora meu questionamento, fora as questões já sitadas quanto ao aquecimento da maquina, qual seria o outro maior problema ou dificultador no uso da Aram? O quê, na sua opinião, me faria vende-la e comprar um Marea 2.4 20v turbo 2005?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Thomas B. de Santana disse:

Tenho um K4, uso PS nos dois métodos e WDT. bd3fa7eaeaf4b1675d89e77a57f4cdf4.jpg

Enviado de meu motorola edge 20 pro usando o Tapatalk
 

Belo cantinho, tudo muito organizado, parabéns!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu tenho uma dúvida...
Primeiro um pouco de contexto. Eu ja estou no mundo dos cafés especiais a um certo tempo, e já tenho um pouco de conhecimento a respeito e nunca tinha me interessado em fazer espresso em casa, sempre que queria algo "rápido e prático", ia de nespresso mesmo e quando queria tomar um espresso, sempre recorri as cafererias que tem por aqui (sou de Brasíla) porem, nos ultimos meses passei a pesquisar algumas coisas sobre espresso em casa, e sempre comentando aqui em casa sobre o assunto mas nada tinha me chamado mais atenção que a Aram, tanto pelo design quanto pela proposta de portabilidade e discurso eco frendly e tals.
Meu aniversário foi no ultimo dia 20 e de presente, ganhei um motivo pra ter crises de ansiedade de espera [emoji3], digo, de presente ganhei uma Aram, dai então, enquanto ela não chega, passei a pesquisar mais a respeito dela e tenho tido uma grata surpresa em relação aos relatos sobre a qualidade do café que ela pode produzir. Outra surpresa, não tão grata assim, foi ver o quanto a galera de fora tem mais afeição e apresso pelo produto e marca quanto os próprios brasileiros (não que o sucesso no exterior não seja bom, mas me surpreente ver mais sucesso la fora que aqui).
Em fim, agora meu questionamento, fora as questões já sitadas quanto ao aquecimento da maquina, qual seria o outro maior problema ou dificultador no uso da Aram? O quê, na sua opinião, me faria vende-la e comprar um Marea 2.4 20v turbo 2005?
Cara, ela não agrada pessoas que não estão dispostas ou não tem tempo para fazer e apreciar um bom café. Todos os problemas são em questão de adaptação, mas para quem é amante de café a Aram é uma cafeteira diferente pela sua simplicidade x entrega. Mas eu acredito que chega uma hora que para quem entende de café expresso e segue o passo a passo, nos ajustes do expresso, a diferença do resultado final da xícara não vai mudar muito. Claro utilizando o mesmo café e mesmo moedor.

Enviado de meu motorola edge 20 pro usando o Tapatalk

Belo cantinho, tudo muito organizado, parabéns!!!
Maior briga aqui em casa para não tocarem nessa bancada, kkkk

Enviado de meu motorola edge 20 pro usando o Tapatalk

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Marcão disse:

Amigos, fiquem tranquilo em relação ao prazo, a cafeteira é produzida artesanalmente, não tem a mesma velocidade de produção de uma indústria com linha de montagem, mas podem ficar tranquilo que embora demore chega, a minha demorou um tempo pra vir também, mas quando chegou foi só alegria, estes atrasos acontecem mesmo, por se tratar de um produto artesanal, tem que superar a ansiedade, mas pode ficar tranquilo que chega sim.

Fala @Marcão.. eu até entendo que atrasos podem acontecer.  Mas duas vezes seguida é demais. Além disso, a Aram já está no mercado há uns 4 ou 5 anos. Tempo mais que suficiente para conhecer sua cadeia de fornecedores. Além disso, eles já conhecem também a demanda de mercado, com isso, conseguem estimar a compra de peças e ter pelo menos um pequeno estoque para permitir a entrega no prazo. A impressão que tenho é que eles sabem que o prazo é maior e colocam um prazo mais baixo para as pessoas não deixarem de comprar. Depois vão de 15 em 15 dias falando que atrasou. Pra mim isso é uma vergonha. Já dava pra ter comprado uma flair dos EUA e recebido aqui.

Honestamente, mesmo sendo uma cafeteira fantástica, eu não recomendaria mais pra ninguém a compra.

@Aram, o que diz a respeito?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

“Compreendo a frustração! A informação que a nossa equipe nos deu é de que sim, conseguiremos cumprir o envio em 15 de setembro. 

Os pedidos dos influenciadores estavam programados antes mesmo do medidor ser lançado, foram os primeiros pedidos a serem incluídos. Mas seguimos a ordem de compra, já enviamos mais de 50 pedidos até o momento. 

Como houve atraso na entrega das peças do medidor, estamos com mais de 100 pedidos aguardando o envio por depender delas. 

Por seguirmos ordem de compra, os pedidos que faltam foram remanejados para setembro!”

Acabei de receber deles.

Por acaso alguem da ultima leva recebeu a maquina ja? Achei estranho esse papo deles de já terem mandado 50 e daqui ninguém recebeu… Marcão recebeu, mas foi só o medidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, LucianoS said:

maior problema ou dificultador no uso da Aram?

Cara, diria que o porta filtro ser 53 te limita bastante em termos de equipamentos (e portabilidade entre máquinas). Problema de temperatura já citado. O retorno de dureza/bar da manivela não é tão imediato quanto as máquinas de “lever”. Ela de forma geral é muito trabalhosa. Até o fato de rosquear várias vezes e desrosquear o porta filtro, às vezes até pode machucar a mão se tiver mais pressurizada. Não é só chegar e tirar um espresso. Tem uma curva de aprendizado alta. Te entrega o melhor resultado a partir do segundo espresso. Diria que é uma máquina pra complementar um setup. Quando tu quer o ritual, utilizar um equipamento lindo e ao mesmo tempo bom, que se tu souber usar vai te entregar um espresso maravilhoso. Tu só vai demorar pra masterizar ela por completo. É uma máquina maravilhosa, linda, minimalista, te entrega um espresso de qualidade,  mas não é pra todo mundo e não tem, hoje, ao meu ver, um bom custo benefício (que no passado já teve) 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os valores são pagos adiantado?
Pegam calção antes das "peças" estarem na linha de produção?
100 peças?

Isso dá muita grana!!!

Como foi citado, cinco anos de mercado, não cabe mais essa falha, poderiam/deveriam lançar o pré venda já com as peças para produção.

Vou de Flair, ou alguma Aram na oportunidade, pronta e aqui em terra brasileiras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutes ago, Raymon Pizzoni said:

maior problema ou dificultador no uso da Aram?

Outro fato que me incomoda é a filosofia japonesa do “Wabi Sabi”. Muito bonito.  Concordo. Mas pagando um valor alto no produto, eu, particularmente, não ia gostar de que ela viesse com um furo ou uma marca de manuseio. Sou perfeccionista, se pudesse queria até ter escolhido a peça de madeira da Aram. 
 

Uma filosofia japonesa legal também é a da pontualidade. Vide os metrôs. 
 

enfim, algumas frustrações minhas com a marca e opniões próprias, mas hoje, apesar de tudo que eu falei, se você tiver recurso, eu recomendo a compra, é uma máquina durável, linda, simples e te entrega um ótimo espresso. Tem seus pontos negativos como várias outras marcas. Nada é perfeito, cabe quem estar na frente da marca ficar atento e tentar melhorar. O focus já é uma mostra que eles escutam alguns feedbacks. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutes ago, Raymon Pizzoni said:

Cara, diria que o porta filtro ser 53 te limita bastante em termos de equipamentos (e portabilidade entre máquinas). Problema de temperatura já citado. O retorno de dureza/bar da manivela não é tão imediato quanto as máquinas de “lever”. Ela de forma geral é muito trabalhosa. Até o fato de rosquear várias vezes e desrosquear o porta filtro, às vezes até pode machucar a mão se tiver mais pressurizada. Não é só chegar e tirar um espresso. Tem uma curva de aprendizado alta. Te entrega o melhor resultado a partir do segundo espresso. Diria que é uma máquina pra complementar um setup. Quando tu quer o ritual, utilizar um equipamento lindo e ao mesmo tempo bom, que se tu souber usar vai te entregar um espresso maravilhoso. Tu só vai demorar pra masterizar ela por completo. É uma máquina maravilhosa, linda, minimalista, te entrega um espresso de qualidade,  mas não é pra todo mundo e não tem, hoje, ao meu ver, um bom custo benefício (que no passado já teve) 

Filtro de 53mm não limita muito, pois é o mesmo padrão das máquinas breville que são extremamente populares. Se encontra filtro IMS, distribuidor, tampers niveladores etc sem problemas. Só os acessórios mais caros e inovadores que geralmente não são compatíveis.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

+1

Comprei em 13.06 e acabei de receber o segundo email de atraso na entrega. Tava ciente de que poderia acontecer (e até era provável), mas que irrita, irrita. Tanta propaganda do focus no instagram e não tiveram tempo de organizar uma lógistica melhor? 

Enfim, resignado já, um dia chega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Raymon Pizzoni disse:

Mas faz um espresso bom 

d41ae840-7835-4a44-a10d-3508b2138b67.jpeg

ff5fdbd5-149f-443c-894a-344a4f2078db.jpeg

que cor bonita em... tanto da cafeterira quanto do café!!  Me diz uma coisa, qual proporção está usando?? ja tentou com menos pó, tipo umas 15g? Vi que o filtro dela é um duplo pra ~20g 22g certo?

6 minutos atrás, Daniel R. Stützel disse:

Quando começou a "pré venda"?

essa promoção atual começou, se não me engano, la pro dia 15 ou 20 de julho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até estava na expectativa, mas também acabo de receber o e-mail prorrogando o prazo para 15/09.

Como cogitaram acima fica parecendo que se informarem o prazo real no site ninguém compra.

Se tem gente que pediu dia 16/06 e ainda está esperando, imagina eu que pedi dia 24/07, só final do ano então.  

Foda =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, LucianoS said:

15g? Vi que o filtro dela é um duplo pra ~20g 22g certo?

Então, geralmente faço 1:2 ; uso 20g para 40ml ou até 21:44ml. Nunca testei com menos que 18g… esse café ali tinha sido torrado um ou dois dias antes, ficou com essa crema enorme 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aê galera ontem fiz um teste melhor com o medidor, descobri que minha moagem tava muito errada até então, kkkkk
Realmente o medidor ajuda demais, porque até então a gente vai pelo olho, e pela crema, mas descobri que do jeito que eu estava moendo não tava chegando a 2 bars de pressão no filtro duplo com 17g, fui ajustando até chegar nos 9bars e realmente até o gosto do mesmo café muda pra caramba, tive que desprezar uns 3 cafés até acertar, mas valeu a pena.

O bom do medidor também é você conseguir manter a pressão no nível correto, porque as vezes sem medir, a gente vai pela resistência, e eu percebi que só pela resistência a tendencia é deixar cair mais do que o ideal, aí com o medidor você consegue estabilizar.

Não é um brinquedo barato, acho que a aram podia baratear um pouco o custo, porém é um brinquedo muito útil, se tiver condições vale a pena sim, é muito bem construído e inovador no sentido de se destacar dos demais medidores que estamos acostumados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reforça a minha tese que a xícara é o melhor indicador de qualidade de todos, a xícara nunca mente, se não houvesse o medidor, com toda certeza se adaptaria ao equipamento.

Não li de ninguém a reclamação de um expresso meio boca da Aram, mesmo não tendo tal controle, e sim sempre culpando a si.

Ainda reforça a ideia de que o medidor deveria vir com o equipamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é @Daniel R. Stützel, eu sempre fui pelo visual, pela crema, e um pouco pelo tempo, mas realmente não fazia ideia que a pressão estava tão baixa pro café que eu costumo usar, para este ajuste mais fino, o manômetro ajuda muito, não que o café antes fosse ruim, mas que tentando chegar perto dos 9bars, fica mais encorpado e denso um pouco na xícara, e a menos que a pessoa tenha esse feeling mais apurado, é difícil de saber só no olho, pelo menos eu não percebia, neste quesito acho que o medidor ajudou muito.

Também acho que deveria vir, mas como é uma coisa nova, a Aram já existe e vários anos, o medidor foi lançado agora, então é meio que um upgrade mesmo, as novas sim, acho que seria legal já vir com ele já.

Mas é aquele negócio do hobby, nunca achei que precisaria de uma balança, até o dia que usei uma, nunca achei que precisaria de um filtro de precisão até testar um, dá pra conseguir tudo padrão, com certeza sim, mas é o tal do hobby, a gente sempre quer um brinquedo novo, kkkkk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito @Marcão, descreve com muita clareza a diferença das proposta, a Aram por ser totalmente mecânica manual, é e será difícil ajustar a pressão "perfeita", por velocidade e giro, já a maquina por bomba e caldeira (boiler), já tem os valores pré-determinados, pré-definidos,  somente ligar e "espremer", alias, a essência da palavra "espresso" está mais voltada para a Aram mesmo, me toquei agora, escrevendo para está citação.

Sobre a balança e os brinquedos, sou compulsivo, entendo o sentimento por aquisições, rsrsrsrs!!!!  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem tem Aram há um ano ou mais, percebeu alguma rachadura na madeira do corpo? Não sei se eu não tinha notado antes, mas de repente percebi várias trincas nela. Nunca caiu ou sofreu qualquer impacto. Poderá ter sido choque térmico a causa?8528fc5a074290482db9ff43bca4b8d4.jpg95adc25e61a1a74468c73232a4722229.jpg4356f8a7383fa34fe33fabdbc851aa6a.jpg

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutes ago, milacsevernini said:

Quem tem Aram há um ano ou mais, percebeu alguma rachadura na madeira do corpo? Não sei se eu não tinha notado antes, mas de repente percebi várias trincas nela. Nunca caiu ou sofreu qualquer impacto. Poderá ter sido choque térmico a causa?
 

É normal as Arams virem com algumas rachaduras discretas, faz parte da "filosofia" deles, pra não desperdiçar peças de madeira. Provavelmente sempre esteve ali e você só notou agora.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É normal as Arams virem com algumas rachaduras discretas, faz parte da "filosofia" deles, pra não desperdiçar peças de madeira. Provavelmente sempre esteve ali e você só notou agora.
Eu realmente não me lembro de ter visto essas duas maiores de baixo. Tenho medo que elas aumentem e acabe rachando tudo.

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha tem uns 2-3 anos; apesar do pessoal da Aram dizer que o verniz nela dura por alguns anos, uma vez por mês eu passo óleo mineral e a cada seis meses eu passo cera de abelha. 

Parece ressecamento por falta de hidratação da madeira. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha tem uns 2-3 anos; apesar do pessoal da Aram dizer que o verniz nela dura por alguns anos, uma vez por mês eu passo óleo mineral e a cada seis meses eu passo cera de abelha. 
Vou tentar fazer isso. Obrigada!

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...