Ir para conteúdo

Cafeteira Aram - O projeto


Postagens recomendadas

5 horas atrás, Lucas Leão disse:

 

Fala, fiz alguns testes e filmagens após os relatos, pois já não sei se é minha falta de experiência, ou realmente o medidor está com algum problema.

Em comparação ao vídeo que outro membro do forúm me enviou, parece-me que o meu medidor não está demonstrando a real situação. Vou deixar os vídeos e fotos. Ignorem os comentários se eu falei alguma besteira, estou tentando entender se está saindo a crema, se está pegando pressão mas não mostrando, ou se nada do que comentei realmente tem feito sentido.

Vou aproveitar e enviar também a ARAM os vídeos que fiz. Se acharem necessário, também posso filmar apenas a saída embaixo, para ver se está rolando alguma canalização ou não.

O intuito maior é saber se na minha situação, é um problema do ARAM, apenas do medidor, ou uma inexperiência total minha com essa máquina e espresso em geral.

A, sobre o problema de vazamento, não teve sequer mais um. O problema possivelmente foi a quantidade mesmo de pressão que estava rolando antes, mas não chegou a mostrar 6 bar naquele tempo.

Referencial da moagem:

 

Bravito Moagem 1,03v:

 

Bravito Moagem 1,0v:

 

 

image.jpeg

Talvez pode ser o caso da compactação estar influenciando na falta de pressão,  nos meus testes aqui com o tamper original, tive uma variação muito grande na pressão só ajustando a força, um tamper, tipo o Bravo, deve resolver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem é Newtons por metro. Equivale de 7,13kgfm a 9,17kgfm, dependendo da moagem.
Pra mim, isso é 70% da força máxima que consigo fazer com o braço. Então é relativamente pesado.

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk



Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiquei curiosa e fui fazer o cálculo de quanta força eu uso para passar um café em 40s a 9 bar que é como eu uso hoje. Talvez ajude a comparar.
Não consegui usar um torquímetro ainda, então fiz a comparação da sensação de força empurrando uma balança na parede, e bate com os números do cálculo.

De 70Nm a 90Nm de força a aproximadamente 0,8 volta por minuto.

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk


Correção: 0,8 volta por segundo

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que massa!!! Aulas!!! Mais informação que o SAC da Aram. kkkkkkkkkkkk

Praticamente todas a duvidas estão sendo sanadas por aqui.

Muito legal mesmo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, milacsevernini said:

Eu fiquei curiosa e fui fazer o cálculo de quanta força eu uso para passar um café em 40s a 9 bar que é como eu uso hoje. Talvez ajude a comparar.
Não consegui usar um torquímetro ainda, então fiz a comparação da sensação de força empurrando uma balança na parede, e bate com os números do cálculo.

De 70Nm a 90Nm de força a aproximadamente 0,8 volta por minuto.

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk
 

Lembrando que existe o atrito viscoso e o não linear, ambos afetam o torque de carga no fuso da Aram, e não são desprezíveis. Inclusive, são um fator maior no focus em relação ao sistema original da Aram.

A estimativa de 90Nm, se estiver calculada corretamente pro fuso trapezoidal, provavelmente é um limite inferior do torque real pra atingir 9 bar.

Edit: Ah, entendi, foi um teste empírico. Boa ideia pra colocar um valor de referência. Ignorem o que falei acima :D

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nosso pessoal, muito interessante. Se tivéssemos como padronizar… pensando em 0,8 volta/segundo… talvez precisaríamos de um fluxo pra poder fechar uma orientação pros colegas… 

por exemplo, 8 voltas e 10 segundos gerando x ml daria aprox. 9bar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, galera, só atualizando...

20 horas atrás, LucianoS disse:

Talvez pode ser o caso da compactação estar influenciando na falta de pressão,  nos meus testes aqui com o tamper original, tive uma variação muito grande na pressão só ajustando a força, um tamper, tipo o Bravo, deve resolver. 

Me atentei mais a compactação, como também na velocidade média que sugeriram. Aparentemente não é o problema. Não saiu o melhor café, mas bem menos ácido, se eu diminuir a velocidade. Entretanto, pouca diferença fez o medidor, ele realmente mal sobe mais que 2 bar, seja aumentando ou diminuindo o giro. Sigo ainda esperando resposta da ARAM em relação a isso.

 

Também verifiquei se está ocorrendo de alguma forma canalização. Aparentemente não está, mas posso gravar caso alguém ainda ache que possa ser isso.

 

Testando com 20 gramas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal, venho trazer meu relato aqui.

Depois de ver tantas pessoas com problema fiquei com a pulga atrás da orelha quanto a minha máquina, por ser do mesmo lote, e entrei ontem em contato com a Aram. Rapidamente fui respondido, me solicitaram diversos vídeos, me passaram algumas instruções e avaliaram a máquina, com a minha está tudo perfeitamente correto, segundo o próprio Aram. Além do mais, em um dos vídeos dava pra visualizar meu tamper (Ultimatum) e prontamente vislumbraram que haviam enviado a cor errada do copinho, sendo que nem eu tinha notado isso e já fizeram toda a logística para me enviar o certo e eu enviar para eles o errado. Enfim, essa segunda onda de "problemas" no meu pedido foi sanada de maneira rápida e eficaz, ainda solicitei que viesse junto do copinho mais lubrificante pra máquina, oferecendo pagamento, porém recusaram e vão me enviar o lubrificante sem cobrar nada além. Resumindo, o atendimento do atelier, dessa vez, foi muito bom e célere. Tive praticamente uma aula de como extrair o café, sendo que hoje, operando com as dicas deles, até defini meu perfil de pressão.

A dica que dou é, entrem em contato com eles (o meu foi via whatsapp) e relatem o que estão passando com a cafeteira, no meu caso a resolução superou as expectativas, dessa vez.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim

3 minutos atrás, danvalia disse:

pode mandar as dicas de extracao deles?

Primordialmente me instruiram a fazer uma moagem que sem muito esforço chegue a 4bar de pressão, mas que não chegue em 6 rapidamente. Daí tu tem um espaço para acelerar e desacelerar para ter o perfil de extração. Referiram também para não ter medo de usar a máquina, que realmente no início é incomodo de se acostumar com ela e com o passar dos dias vai se acostumando (o que é vdd). Disseram pra girar a manivela rapido no começo, até chegar na metade, quando sentir a pressão, desacelera. Também entendi que é tentativa e erro, até acertar a moagem. Acho que foi isso

 

Ah, também que, a máquina se danifica se a manivela trava e continua se tentando extrair, aí sim tem o risco de abaular o filtro.

5 minutos atrás, danvalia disse:

Outra coisa, esse cafe que veio com a Aram. Achei extremamente acido. Mais alguem achou isso?

O meu ficou equilibrado, ele tem uma acidez bem presente, mas veio com 28 dias de torra, usei por uma semana e depois não rolou muito. Usei no coado e ficou mt bom também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Matheus Maurer disse:

Bom dia pessoal, venho trazer meu relato aqui.

Depois de ver tantas pessoas com problema fiquei com a pulga atrás da orelha quanto a minha máquina, por ser do mesmo lote, e entrei ontem em contato com a Aram. Rapidamente fui respondido, me solicitaram diversos vídeos, me passaram algumas instruções e avaliaram a máquina, com a minha está tudo perfeitamente correto, segundo o próprio Aram. Além do mais, em um dos vídeos dava pra visualizar meu tamper (Ultimatum) e prontamente vislumbraram que haviam enviado a cor errada do copinho, sendo que nem eu tinha notado isso e já fizeram toda a logística para me enviar o certo e eu enviar para eles o errado. Enfim, essa segunda onda de "problemas" no meu pedido foi sanada de maneira rápida e eficaz, ainda solicitei que viesse junto do copinho mais lubrificante pra máquina, oferecendo pagamento, porém recusaram e vão me enviar o lubrificante sem cobrar nada além. Resumindo, o atendimento do atelier, dessa vez, foi muito bom e célere. Tive praticamente uma aula de como extrair o café, sendo que hoje, operando com as dicas deles, até defini meu perfil de pressão.

A dica que dou é, entrem em contato com eles (o meu foi via whatsapp) e relatem o que estão passando com a cafeteira, no meu caso a resolução superou as expectativas, dessa vez.

Qual problema (dúvida) na sua Aram você relatou em vídeo para eles? Se puder, descreva aqui as dicas que eles te passaram e informe os parâmetros do seu perfil? Usa quantos cliques no K4 (contando desde a mó travada)? 22g para 40ml em 25s?

O que puder nos informar ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, SGozzi disse:

Qual problema (dúvida) na sua Aram você relatou em vídeo para eles? Se puder, descreva aqui as dicas que eles te passaram e informe os parâmetros do seu perfil? Usa quantos cliques no K4 (contando desde a mó travada)? 22g para 40ml em 25s?

O que puder nos informar ajuda.

Relatei que minha máquina parecia pesada em 6 bar e enviei um video, de angulo cima pra baixo (que dava pra ver o focus e o corpo da máquina). As dicas deles passei acima. Meu perfil ficou que começo em 2 bar, por umas 4 voltas, depois subo pra 4 e logo pra 6 até centralizar o fio, centralizando volto pra 4 e finalizo a extração. Utilizei o click 63 do kingrinder k4, 22g sem controlar a quantidade de água, até a manivela travar em baixo.  A extraçãp deve estar saindo em 30/35 seg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Matheus Maurer disse:

Relatei que minha máquina parecia pesada em 6 bar e enviei um video, de angulo cima pra baixo (que dava pra ver o focus e o corpo da máquina). As dicas deles passei acima. Meu perfil ficou que começo em 2 bar, por umas 4 voltas, depois subo pra 4 e logo pra 6 até centralizar o fio, centralizando volto pra 4 e finalizo a extração. Utilizei o click 63 do kingrinder k4, 22g sem controlar a quantidade de água, até a manivela travar em baixo.  A extraçãp deve estar saindo em 30/35 seg.

Fiz um agora cedo com o clique 70 e já foi para 6bar muito rápido. O mesmo café com clique em 75 passou rápido. Próximo vou tentar 72. Coisa que já percebi é que cada tipo de café precisa de um clique diferente para passar legal. Tô precisando de comprar um pacote de 1kg para testar o mesmo café. Já passei uns 3 tipos de café na Aram e ainda não consegui ter os 25 a 30s. Mas tô chegando lá (ainda só tirei uns 7 espressos. Os cafés estão saindo com um grande potencial de ficar top, mas ainda não cheguei lá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, SGozzi disse:

Fiz um agora cedo com o clique 70 e já foi para 6bar muito rápido. O mesmo café com clique em 75 passou rápido. Próximo vou tentar 72. Coisa que já percebi é que cada tipo de café precisa de um clique diferente para passar legal. Tô precisando de comprar um pacote de 1kg para testar o mesmo café. Já passei uns 3 tipos de café na Aram e ainda não consegui ter os 25 a 30s. Mas tô chegando lá (ainda só tirei uns 7 espressos. Os cafés estão saindo com um grande potencial de ficar top, mas ainda não cheguei lá. 

Pois é, não se liga muito no tempo, o que define é a xicara, esse tempo é só parametro. Uma coisa, dois clicks transformam completamente o café, então não tente dar saltos altos, vai com mais calma e preste bastante atenção na compactação. Cada café é um café, não adianta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa tambem, como diz o amigo Daniel aqui do fórum, café tem gosto de café. Por mais que saia lindo o espresso, parecendo um caramelo ou um chocolate meio amargo, temos de ter a noção que podemos achar notas no cafe, mas café sempre terá o preponderante sabor de café.

Vou usar o café gourmet do Alex assim que chegar, pra dominar mais ainda as técnicas, isso também é importante, ter uma torra desenvolvida pro espresso e pre-aquecer bem demais a ARAM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana a discussão nesse tópico nas últimas semanas (apesar de alguns relatos serem úteis mas não bacanas, infelizmente).

Pra quem já fez testes ou tem uma experiência boa com a máquina, como a Aram se sai com torras claras? É possível extrair, ou realmente não tem jeito de não ficar subextraído?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rafael Simas disse:

Muito bacana a discussão nesse tópico nas últimas semanas (apesar de alguns relatos serem úteis mas não bacanas, infelizmente).

Pra quem já fez testes ou tem uma experiência boa com a máquina, como a Aram se sai com torras claras? É possível extrair, ou realmente não tem jeito de não ficar subextraído?

Olha, ainda não testei, mas pelo vi por aqui, pra ficar 100% com torra clara somente fica possível com uma resistência. Porém, acredito que substraído não fica, pode puxar mais acidez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rafael Simas disse:

Muito bacana a discussão nesse tópico nas últimas semanas (apesar de alguns relatos serem úteis mas não bacanas, infelizmente).

Pra quem já fez testes ou tem uma experiência boa com a máquina, como a Aram se sai com torras claras? É possível extrair, ou realmente não tem jeito de não ficar subextraído?

Rafael, meu cafe atual é de torra clara. Com relação à Aram não tive muita dificuldade na extração. O mais chato foi ajustar a moagem. 
Em termos de sabor, a acidez fica mais presente - do meu ver, para torras claras é importantíssimo escaldar 2x a maquina, senão sai acido de bateria… hahah

Em geral, acho que a Aram virou minha maquina preferida aqui em casa. Já encaixei os escaldos na rotina e não me incomoda em absolutamente nada. E o cafe fica com mais corpo do que usando a minha Fiamma.

Unico “defeito” é que o porta filtro sai com muita agua. O que tenho feito é extrair, deixar gotejando em outro copo por uns 30 mins e depois limpar tudo. Alguem tem uma ideia melhor?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, meu cafe atual é de torra clara. Com relação à Aram não tive muita dificuldade na extração. O mais chato foi ajustar a moagem. 
Em termos de sabor, a acidez fica mais presente - do meu ver, para torras claras é importantíssimo escaldar 2x a maquina, senão sai acido de bateria… hahah
Em geral, acho que a Aram virou minha maquina preferida aqui em casa. Já encaixei os escaldos na rotina e não me incomoda em absolutamente nada. E o cafe fica com mais corpo do que usando a minha Fiamma.
Unico “defeito” é que o porta filtro sai com muita agua. O que tenho feito é extrair, deixar gotejando em outro copo por uns 30 mins e depois limpar tudo. Alguem tem uma ideia melhor?
Eu não meço a quantidade de água que coloco nela, então sempre sobra bastante. O que eu faço é subir o pistão completamente assim que termino a extração e deixo uma xícara lá só pra isso. Depois de um tempo, às vezes logo em seguida, mas geralmente uns 10 min depois, desço o pistão completamente pra passar essa água que sobrou. O bolo sai sequinho.

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/09/2023 at 11:42, LucianoS disse:

Atualização sobre o vazamento, em contato com eles pelo Instagram, informaram que é normal e que esse gotejamento pode ocorrer.

Eu vi um vídeo de instruções de montagem do Focus e, seguindo-o, desmontei, removi o excesso da graxa que estava impedindo o fechamento da válvula e montei novamente. Todas as borrachas estão novas e sem rebarbas. Portanto suponho que estão funcionando corretamente.

Após isso, apenas na segunda tentativa pingou novamente mas bem menos que das primeiras vezes, acredito que ainda ficou muita graxa no meio.

O Focus está funcionando corretamente(suponho), fiz uma tentativa que a moagem ficou muito fina pois subiu até a linha vermelha, não teve vazamento em nenhum lugar mas também não saiu espresso pois parei a extração, limpei tudo e comecei novamente e dessa vez, tive sucesso, um espresso que saiu extremamente ácido hahahaha mas já foi meu primeiro, agora que o café que tinha acabou, acabaram os testes, põe enquanto...

Quanto ao café, informaram que o fornecedor não entregou e eles decidiram mandá-la mesmo sem o brinde para não prolongar ainda mais o atraso que já estava grande. 

 

Em breve trago mais das minhas impressões. 

Até breve. 

Poderia deixar o vídeo aqui, por favor? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, pessoal. Algumas coisas que relataram, passei a observar também no meu medidor.

Dia 2, mesma moagem do Bravito

 

Relataram que após alguns usos, o Focus se abria. Fiz umas 6 extrações pela manhã (braço tava quase doendo já hauhauah), comecei a reparar que nas últimas, aonde o medidor não se mexia, simplesmente começou a mostrar 2, 4 e até 5 bar, como pontuou @Matheus Maurer. É possível que seja apenas um excesso da graxa. Na xícara, saiu uma café bem melhor agora que consigo a utilizar o medidor como referência. Ficou apenas levemente ácido, mas bem mais saboroso. Ainda não consigo levantar pra 6 bar. 

Fiz tbm outro teste, utilizando 0,40v, aonde não gravei. Ele chega até 6 bar, mas claramente com dificuldade enorme no giro. Quando percebi, já parei de girar e diminuí a velocidade. Na xícara, utilizando a receita novamente do Matheus, saiu super extraído. Ali, interpretei que deveria ser 9 bar, ao invés de mostrar 6. Não sei é o pensamento correto.

Tbm cabei gravando o Naked.

 

 

Agradeço a todos que estão dando dicas para melhor extração. Mesmo com certa dificuldade no medidor, o resultado na xícara melhorou drasticamente. Ainda estou à espera de resposta com a ARAM, mas irei relatar a eles sobre essa evolução, como possível problema com a quantidade de graxa. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, DiogoBem disse:

Unico “defeito” é que o porta filtro sai com muita agua. O que tenho feito é extrair, deixar gotejando em outro copo por uns 30 mins e depois limpar tudo. Alguem tem uma ideia melhor?

Um conselho para a borra sair seca, após a extração gire novamente a alavanca até o topo e depois desça até embaixo com algum recipiente em baixo . no final ira sair uma espuma do porta filtro. A borra fica sequinha e fácil de limpar

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Lucas Leão disse:

Bom dia, pessoal. Algumas coisas que relataram, passei a observar também no meu medidor.

Dia 2, mesma moagem do Bravito

 

Relataram que após alguns usos, o Focus se abria. Fiz umas 6 extrações pela manhã (braço tava quase doendo já hauhauah), comecei a reparar que nas últimas, aonde o medidor não se mexia, simplesmente começou a mostrar 2, 4 e até 5 bar, como pontuou @Matheus Maurer. É possível que seja apenas um excesso da graxa. Na xícara, saiu uma café bem melhor agora que consigo a utilizar o medidor como referência. Ficou apenas levemente ácido, mas bem mais saboroso. Ainda não consigo levantar pra 6 bar. 

Fiz tbm outro teste, utilizando 0,40v, aonde não gravei. Ele chega até 6 bar, mas claramente com dificuldade enorme no giro. Quando percebi, já parei de girar e diminuí a velocidade. Na xícara, utilizando a receita novamente do Matheus, saiu super extraído. Ali, interpretei que deveria ser 9 bar, ao invés de mostrar 6. Não sei é o pensamento correto.

Tbm cabei gravando o Naked.

 

 

Agradeço a todos que estão dando dicas para melhor extração. Mesmo com certa dificuldade no medidor, o resultado na xícara melhorou drasticamente. Ainda estou à espera de resposta com a ARAM, mas irei relatar a eles sobre essa evolução, como possível problema com a quantidade de graxa. 

Boa meu querido! Vai dar certo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um conselho para a borra sair seca, após a extração gire novamente a alavanca até o topo e depois desça até embaixo com algum recipiente em baixo . no final ira sair uma espuma do porta filtro. A borra fica sequinha e fácil de limpar
Isso é uma característica do uso da Aram. Você tem três opções:
- Medir a quantidade de água exata para a extração; se você gosta de precisão, pode funcionar.
- Contar a quantidade de voltas para aquela quantidade de bebida, de forma a sempre terminar com a extração com a manivela fechada. Suponho que ainda não sairia bem seco.
- Não medir a quantidade de água e nem contar voltas, mas subir e descer o pistão completamente antes de tirar o porta-filtro.

Eu faço a terceira opção e deixo uma caneca debaixo dela pra pingar tudo, que evita ter que limpar a bandeja com muita frequência.

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera... agora é mais uma dúvida mesmo, eu Percebi que o café fica com algumas marcas como se a água estivesse seguindo um caminho de preferência... alguma dica em relação a isso?? Só um puck screen pra resolver??

IMG-20230928-WA0051.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, milacsevernini disse:

Isso é uma característica do uso da Aram. Você tem três opções:
- Medir a quantidade de água exata para a extração; se você gosta de precisão, pode funcionar.
- Contar a quantidade de voltas para aquela quantidade de bebida, de forma a sempre terminar com a extração com a manivela fechada. Suponho que ainda não sairia bem seco.
- Não medir a quantidade de água e nem contar voltas, mas subir e descer o pistão completamente antes de tirar o porta-filtro.

Eu faço a terceira opção e deixo uma caneca debaixo dela pra pingar tudo, que evita ter que limpar a bandeja com muita frequência.

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk
 

Tenho feito assim tbm... tem dado certo aqui... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera... agora é mais uma dúvida mesmo, eu Percebi que o café fica com algumas marcas como se a água estivesse seguindo um caminho de preferência... alguma dica em relação a isso?? Só um puck screen pra resolver??
IMG-20230928-WA0051.thumb.jpg.2984463ad19a66ef22f3ccb28a311985.jpg
Se você para a extração girando a manivela ao contrário, a queda repentina de pressão causa essas marcas mesmo, e até chega a desgrudá-lo do filtro.

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...