Ir para conteúdo

Cafeteira Aram - O projeto


Postagens recomendadas

1 hour ago, Edx said:

Aproveitando a dúvida acima: alguém usa distribuidor da bravo? O de 53,2mm seria compatível?

Eu uso o Bravo, o porta filtro da aram é 53mm… acho que da…. Agora se o meu distribuidor é 53,0 ou 53,2, dai já não sei

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Lucas Leão disse:

Fiz essa pergunta semana passada pro Gilberto. Inclusive já estou em mãos o 53,2mm e funciona tranquilamente.

Screenshot_20231009_201817_Instagram.jpg

Muito obrigado. 

Ainda não testei a Aram, mas queria esse upgrade, visto que estou na lista do próximo lote do bravito...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/10/2023 at 16:41, Felipe Jacomini disse:

Tarde, pessoal!

A minha chegou semana passada mas só voltei pra casa hoje e comecei os testes.

A máquina é linda demais, amor à primeira vista kkkkk

Consegui regular a moagem observando o focus. Ficou show de bola.

Escaldando a aram de 3 a 4 vezes e com a moagem ajustada eu consegui tirar bons espressos, com boa crema. Mas eu ainda achei ácido demais. O que me leva a concluir que de duas uma: ou não estou escaldando o suficiente ou estou extraindo com um café naturalmente ácido e não tão recomendado para espressos.

Estou usando o café da La finca, que eu adoro nos coados mas eu sei que tem uma acidez acentuada.

Não consegui postar as fotos do meu celular. Quem quiser, dá uma olhada no workflow que gravei dela no meu Instagram kkkk

https://www.instagram.com/reel/CyGqmuBuHMB/?igshid=MWZjMTM2ODFkZg==

Abraços.

 

Felipe, parabéns pela extração!

Onde você comprou o espelho?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/10/2023 at 11:33, robertoalmeida disse:

Felipe, parabéns pela extração!

Onde você comprou o espelho?

Valeu!!!!

Desculpe a demora. Comprei no aliexpress

Just found this amazing item on AliExpress. Check it out! R$42,60  37%OFF | Universal Espresso Shot Mirror Coffee Machine Bottomless Handle Multidirectional Extraction Mirror For Coffee Cappuccino Mocha
https://a.aliexpress.com/_mNX0OF0

Esse espelho ajuda demais, ficou show.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressões sobre a Aram (de um iniciante em Espresso).

Comprei a Aram em meados de julho e a recebi no final de setembro.

Li esse tópico de modo incessante, e me preparei para os atrasos.

Como os demais colegas, avisaram 2 vezes que atrasaria.

Depois que a recebi tive uma surpresa: é bem mais linda do que esperava. O design é fantástico.

Após a montagem (achei fácil montar sozinho, embora tenha achado a base pesada. Exige que se coloque numa superfície que não arranha fácil).

Depois de errar e errar, consegui um espresso que a meu paladar saiu excelente.

Doce. Encorpado. Boa crema.

O café foi o manifesto que a Aram enviou (em grãos).

Os sachês moídos todos fizeram a linha vermelha do focus levantar rápido demais. Julguei que estavam moídos finos demais ou que eu não soube controlar a quantidade de pó no porta filtro.

Dados genéricos:

Regulagem 3 no k-ultra. (Um pouco mais ou menos a depender da quantidade de pó. Curiosidade: em coados, julgo que o k-ultra gera fines demais e sempre regulo a mais do que indicam. No Espresso, vale o contrário dessa lógica).

19g de café.

Wdt, distribuidor e tamper. (Aprendi com o Hoffman eo Gabriel da Unique).

3 escaldos. Porta filtro aquecido também... E

Caputz!, espresso fenomenal.

Beeeem melhor do que aqueles que encontro em Maceió.

@milacsevernini foi a professora master! Muito obrigado pela paciência. 

 

 

Complemento:

Para esclarecer dúvidas e dar um suporte instrucional, nada a reclamar da Aram. 

O Focus parece ótimo também. Chega a 9 bar... E não trava.

Não identifiquei problema com excesso de graxa. Será que foi um funcionário novo/aprendiz?

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa pessoal. não encontrei na lupa. Como ficou o divisor / bico duplo pra dividir o shot em duas xicaras? era uma promessa, não sei se vingou. Alguma adaptação conhecida?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Amigos, 

Tenho acompanhado o tópico, e estou bem inclinado a pegar uma ARAM com o medidor focus.

Tive há algum tempo uma Baby Gaggia mais antiga, com um moedor breville, mas acabei de desfazendo por ocupar algum espaço e não ter conseguido ajustar bem o moedor.

Mas como gostaria de ter uma opção de bom espresso em casa, especialmente aos finais de semana, portanto tenho cogitado a ARAM.

Seria realmente para momentos de curtir o processo, mas com alguma expectativa de um amador conseguir fazer um bom espresso. Acham que faz sentido?

Li um pouco sobre os moedores manuais, e gostaria de saber da experiência de vocês:

- Optar por um K4, que chegaria por uns 1.2k com os impostos, entregaria um bom espresso na ARAM? Ou considerando os impostos de importação, compensa em já pensar em algo superior, como um Bravito, por exemplo? A ideia inicial era um k-ultra, mas está o mesmo valor atual do Bravito com os custos de importação.

A questão dos moedores tem travado bem definir a compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DiAguiar disse:

Amigos, 

Tenho acompanhado o tópico, e estou bem inclinado a pegar uma ARAM com o medidor focus.

Tive há algum tempo uma Baby Gaggia mais antiga, com um moedor breville, mas acabei de desfazendo por ocupar algum espaço e não ter conseguido ajustar bem o moedor.

Mas como gostaria de ter uma opção de bom espresso em casa, especialmente aos finais de semana, portanto tenho cogitado a ARAM.

Seria realmente para momentos de curtir o processo, mas com alguma expectativa de um amador conseguir fazer um bom espresso. Acham que faz sentido?

Li um pouco sobre os moedores manuais, e gostaria de saber da experiência de vocês:

- Optar por um K4, que chegaria por uns 1.2k com os impostos, entregaria um bom espresso na ARAM? Ou considerando os impostos de importação, compensa em já pensar em algo superior, como um Bravito, por exemplo? A ideia inicial era um k-ultra, mas está o mesmo valor atual do Bravito com os custos de importação.

A questão dos moedores tem travado bem definir a compra.

Olá, tudo bem?

Estou no universo dos cafés há uns 10 anos e meu foco sempre foram os coados.

Tenho métodos diversos e por anos tive  um V60, um Melitta, uma moka e uma prensa. E só. Era feliz.

Moedor? Só os elétricos de hélices.

Durante a pandemia, o cenário mudou. Surgiram diversos moedores manuais que ampliaram o foco para o público não barista.

Além disso, surgiram canais no YouTube que ajudaram a difundir o hobby. 

Uma sugestão: vá sem medo na Aram. Eu comprei e estou adorando e sou absolutamente novato nos espressos. 

Em duas ou 3 tentativas já extraí uma bebida deliciosa: beeem melhor das que encontro em minha cidade.

(Sem contar que é compacta, linda, e é igual um brinquedo em que você pode se sentir no controle das variáveis).

E a quem devo essa "facilidade": à experiência de todas e todos que postaram aqui.

No caso dos moedores, que tal começar por algo em conta mesmo?

Mas se for como eu, vai querer logo um Bravito com uma mó sobressalente para coados.

Eu utilizo a Aram com um Bravito e um K-ultra. Ambos atendem muito bem. Por ora, prefiro o Bravito nos espressos. Gerou mais crema, mais doçura, mais retrogosto. 

Mas lembre-se: eu fiquei anos só com um moedor de hélice e era feliz (não o recomendo para espresso).

Enfim, se tiver com reserva financeira, vá sem medo de Aram e Bravito. Não vai se arrepender.

Outras variáveis, os/as colegas do fórum poderão ajudar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Edx disse:

Olá, tudo bem?

Estou no universo dos cafés há uns 10 anos e meu foco sempre foram os coados.

Tenho métodos diversos e por anos tive  um V60, um Melitta, uma moka e uma prensa. E só. Era feliz.

Moedor? Só os elétricos de hélices.

Durante a pandemia, o cenário mudou. Surgiram diversos moedores manuais que ampliaram o foco para o público não barista.

Além disso, surgiram canais no YouTube que ajudaram a difundir o hobby. 

Uma sugestão: vá sem medo na Aram. Eu comprei e estou adorando e sou absolutamente novato nos espressos. 

Em duas ou 3 tentativas já extraí uma bebida deliciosa: beeem melhor das que encontro em minha cidade.

(Sem contar que é compacta, linda, e é igual um brinquedo em que você pode se sentir no controle das variáveis).

E a quem devo essa "facilidade": à experiência de todas e todos que postaram aqui.

No caso dos moedores, que tal começar por algo em conta mesmo?

Mas se for como eu, vai querer logo um Bravito com uma mó sobressalente para coados.

Eu utilizo a Aram com um Bravito e um K-ultra. Ambos atendem muito bem. Por ora, prefiro o Bravito nos espressos. Gerou mais crema, mais doçura, mais retrogosto. 

Mas lembre-se: eu fiquei anos só com um moedor de hélice e era feliz (não o recomendo para espresso).

Enfim, se tiver com reserva financeira, vá sem medo de Aram e Bravito. Não vai se arrepender.

Outras variáveis, os/as colegas do fórum poderão ajudar.

Muito bacana suas considerações!

Na verdade sempre fui aficionado por espresso, especialmente quando conheci os tirados de cafés especiais e com equipamento adequado.

Os coados ainda não fazem parte do meu mundo atual, mas estou bem disposto a conhecer, assim tendo a querer um moedor que trabalhe com excelência nos espressos, mas que possibilite umas tentativas de coados. Neste ponto sua dica da mó sobressalente encaixa como uma luva.

Antes da implementação da remessa conforme, ou seja, há uma semana, estava definido por um k-ultra, por custar metade do bravito, e pelos relatos atender muito bem. 

Agora, considerando os custos de importação, a opção menos custosa seria um k4, e acabo pensando muito se vale pagar 1,2k nele, ainda mais se olhar os inúmeros relatos do bravito ser impecável (e nacional, afinal temos que valorizar isso!).

Meu ponto central na escolha da ARAM se baseou na capacidade técnica da maquina de entregar um espresso impecável, dentro do uso caseiro que pretendo, mas após muito ler compreendo que o moedor é tão essencial quanto a máquina.

Até agora gastei pouco tempo procurando por alinhadores e tampers, mas gostei bastante de todos os equipamentos feitos pelo Gilberto. Não seria o que gostaria de investir nesses itens neste momento, mas posso pegar algo mais provisório até o upgrade destes.

Realmente sinto falta de um espresso foda, é burocrático ter que sair e ir em lugares bem específicos para conseguir um.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal,

Estou com um problema na Aram e gostaria de saber se alguém já passou pelo mesmo.
Desmontei tudo para limpar e lubrificar, e percebi que o anel de vedação inferior está largo. Vou tentar conseguir um novo.
O problema mesmo é que há um barulho de atrito que apareceu depois de dois usos da última vez que desmontei, como se o pistão estivesse em contato direto com o cilindro. Sob pressão, quando o Focus mostra de 2 a 4 bar, o eixo trava, enrosca a cada 1/4 de volta e fica impossível fazer o movimento de rotação suave.

Alguém tem ideia do que pode ser? Seria tudo isso culpa do anel de vedação ruim?

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, milacsevernini disse:

Olá, pessoal,

Estou com um problema na Aram e gostaria de saber se alguém já passou pelo mesmo.
Desmontei tudo para limpar e lubrificar, e percebi que o anel de vedação inferior está largo. Vou tentar conseguir um novo.
O problema mesmo é que há um barulho de atrito que apareceu depois de dois usos da última vez que desmontei, como se o pistão estivesse em contato direto com o cilindro. Sob pressão, quando o Focus mostra de 2 a 4 bar, o eixo trava, enrosca a cada 1/4 de volta e fica impossível fazer o movimento de rotação suave.

Alguém tem ideia do que pode ser? Seria tudo isso culpa do anel de vedação ruim?

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk
 

Ou o anel de vedação está saindo do lugar e engatando, ou está sem lubrificação suficiente. Você usou molykote?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, milacsevernini said:

Olá, pessoal,

Estou com um problema na Aram e gostaria de saber se alguém já passou pelo mesmo.
Desmontei tudo para limpar e lubrificar, e percebi que o anel de vedação inferior está largo. Vou tentar conseguir um novo.
O problema mesmo é que há um barulho de atrito que apareceu depois de dois usos da última vez que desmontei, como se o pistão estivesse em contato direto com o cilindro. Sob pressão, quando o Focus mostra de 2 a 4 bar, o eixo trava, enrosca a cada 1/4 de volta e fica impossível fazer o movimento de rotação suave.

Alguém tem ideia do que pode ser? Seria tudo isso culpa do anel de vedação ruim?

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk
 

Na subida está fazendo esse atrito também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou o anel de vedação está saindo do lugar e engatando, ou está sem lubrificação suficiente. Você usou molykote?
Eu usei uma graxa alimentícia no pistão e na peça de polímero.

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk

Na subida está fazendo esse atrito também?
Sim, um leve barulho de algo raspando

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, milacsevernini disse:

Eu usei uma graxa alimentícia no pistão e na peça de polímero.

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk

Sim, um leve barulho de algo raspando

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk
 

Eu tentaria usar mais graxa ou comprar e usar molykote que é o que eles recomendam. 

Aconteceu na minha quando eu abri, lavei e não passei nada para lubrificar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentaria usar mais graxa ou comprar e usar molykote que é o que eles recomendam. 
Aconteceu na minha quando eu abri, lavei e não passei nada para lubrificar. 
E passo onde? Dentro do pistão?

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho usado esta graxa que comprei no mercado livre e já faz 2 meses que não preciso fazer lubrificação, está funcionando perfeitamente. Segue o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3366219085-graxa-silicone-lubrificante-para-cafeteiras-saeco-20g-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não recomendo usar molykote onde tem contato metal/metal, como no clip que fixa o êmbolo no fuso. Tende a piorar a situação.
Use se tiver Synxtreme FG2.
Não encontrei nem onde comprar essa Synxtreme.
Por que você diz que Molykote no clipe piora a situação? Não entendo quase nada de graxas, só parece que ela é adequada pelo que li na descrição da fabricante.

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, milacsevernini said:

Por que você diz que Molykote no clipe piora a situação?

Por experiência pessoal mesmo, aumenta a sensação de atrito e raspagem ao subir o pistão e pode começar a misturar limalha de aço ali, piorando a situação.

 

3 hours ago, milacsevernini said:

Não encontrei nem onde comprar essa Synxtreme. 

Acho que só compra em balde. É o lubrificante que a Aram vem de fábrica, eles não usam o molykote. Se perguntar eles mandam um saquinho com essa graxa pra você, com a compra de um kit de vedação.

O molykote é melhor que o FG2 pra lubrificar as vedações, dura mais, mas só deve ser utilizado nas vedações na minha opinião...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que era a falta de lubrificação mesmo! Apliquei Molykote e não travou, além de ter ficado tudo bem mais macio!
Os anéis de vedação não estão muito bons, mas vou providenciar novos.

Enviado de meu moto g54 5G usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, meu primeiro post aqui

Estou com uma Aram com medidor Focus há 1 mês mais ou menos. Não pude testa-la muito, mas tenho conseguido extrair bons cafés, mas sem muita regularidade (testando cafés diferentes). Tenho uma OPB também(15bar, sem mod) e, comparativamente, a Aram parece ser mais difícil tirar um café ruim, mas mais difícil de acertar em cheio. 

Minha principal dificuldade está sendo em relação ao corpo. Mesmo cafés que ficam razoáveis no sabor, o corpo fica baixo quase sempre. Qual erro poderia ser? imagino que o giro na manivela seja o problema. Existe algum perfil de pressão que resolveria isso? Tenho tentado manter em torno de 8bar as extrações. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 10/30/2023 at 5:02 PM, Thiagoc13 said:

Olá pessoal, meu primeiro post aqui

Estou com uma Aram com medidor Focus há 1 mês mais ou menos. Não pude testa-la muito, mas tenho conseguido extrair bons cafés, mas sem muita regularidade (testando cafés diferentes). Tenho uma OPB também(15bar, sem mod) e, comparativamente, a Aram parece ser mais difícil tirar um café ruim, mas mais difícil de acertar em cheio. 

Minha principal dificuldade está sendo em relação ao corpo. Mesmo cafés que ficam razoáveis no sabor, o corpo fica baixo quase sempre. Qual erro poderia ser? imagino que o giro na manivela seja o problema. Existe algum perfil de pressão que resolveria isso? Tenho tentado manter em torno de 8bar as extrações. 

A pressão está boa, você está mantendo ela quase a extração inteira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

Fiz um teste com filtros pressurizados de 54mm da Breville BES840 e BES870 e funcionou corretamente na Aram, só não alinhou a marcação do Sol e da Lua e não travaram certinho no clip de retenção do porta filtros. O tamper encaixou corretamente, inclusive mais justo que no filtro La Spaziale, acho que esses filtros da Breville são um pouco menores que os 54mm anunciados. 

Pelo incrível que pareça fez bastante crema com pouco pó de café, não é como a crema de um naked autêntico, mas para quem não está com muita paciência de moer café no dia acho que é um bom acessório. O sensorial da bebida ficou meio parecido com um Nespresso. Seguem em anexo fotos do resultado. 

OBS: Uma coisa que sinto falta e que a Aram poderia fazer é uma tampa ou capa de proteção, que encaixasse perfeitamente na parte superior da cafeteira para evitar entrar sujeira no reservatório de água. Como a minha fica sempre na bancada eu improvisei uma tampa caseira de plástico (depois mando fotos), mas acho que a Aram poderia fazer uma de preferência de acrílico e disponibilizar como acessório a um preço justo. 

Att...

IMG_20231104_155941620_HDR.jpg

IMG_20231104_155932476_HDR.jpg

IMG_20231104_155922435.jpg

IMG_20231104_155500096_HDR.jpg

IMG_20231104_155830855_HDR.jpg

IMG_20231104_155437129_HDR.jpg

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/11/2023 at 15:36, Bruno Hildebrando disse:

A pressão está boa, você está mantendo ela quase a extração inteira?

Sim, estava. Mas estou conseguindo extrações muito boas agora, parece que peguei o jeito.

Estou fazendo pré-infusão tanto abaixando o pistão algumas voltas e esperando determinado tempo, quanto segurando a extração em 2bar após começar a cair líquido na xícara, sem medo de tempo mais longo. Isso parece ter melhorado bastante a homogeneidade das extrações, visível na crema e no corpo e sabor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...