Ir para conteúdo

Cafeteira Aram - O projeto


Postagens recomendadas

Fala pessoal!

 

Para quem como eu não conseguiu entrar na lista do Luís para comprar a resistência, comprei essa aqui na Shopee que funcionou perfeitamente.  R$24,00 com frete grátis, chegou em 4 dias. Não tem o acabamento e todo o projeto mas funciona, até ter uma próxima lista pra comprar a definitiva. 

Aproveitando @Luis Paulo expectativa de um próximo lote? 

https://shopee.com.br/Resistência-Cartucho-6MM-x-70MM-100w-110v-Aço-Inox-i.477630364.18341201106

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Rafael Simas disse:

funcionou perfeitamente.

Sua Aram tem alguma modificação nos furos de cima? A resistência que eu encomendo tem o cartucho com 4,5mm de diâmetro, pq a medida da minha era 5mm. Mas não sei se foi alterado em modelos posteriores.

4 horas atrás, Rafael Simas disse:

Aproveitando @Luis Paulo expectativa de um próximo lote? 

 

Ainda não. Tenho que ver com o fabricante alguma alternativa pra evitar taxa de importação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Luis Paulo said:

Sua Aram tem alguma modificação nos furos de cima?

Não, é o modelo mais recente (comprada em 2023). Acho que o furo tem exatamente 6mm, o cartucho entra certinho, sem fazer força mas também sem cair para dentro.

 

1 hour ago, Luis Paulo said:

Ainda não. Tenho que ver com o fabricante alguma alternativa pra evitar taxa de importação.

Talvez possa considerar esse fornecedor da Shopee. Pelo que li aqui no forum esse aumento do diâmetro dos furos foi feito já na segunda atualização (junto com a troca do material), então acredito que para a maioria do pessoal seria possível fazer com 6mm, desse fornecedor. E talvez ele consiga algum modelo na espessura menor, dependendo do volume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Rafael Simas disse:

feito já na segunda atualização (junto com a troca do material)

O lote da minha Aram era o 2 ou 3 e ainda era furos de 5mm. 

 

4 horas atrás, victor_barros disse:

O tamanho do furo foi alterado em 2021.

Bom saber, tenho q avaliar se a maioria do pessoal interessado possui modelo daí pra frente pra ver se dá pra considerar fornecedor nacional. Mas bom saber que por enquanto é backward compatible :P

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2018 at 17:46, rbata disse:

Sobre medir pressão...

Se fosse possível fazer um furo passante no eixo central (fuso), e nele instalar um tipo de pino/pistão comprido que ocupasse todo o interior do fuso, vedado com orings, e bem no topo (no lugar daquele acabamento de madeira) um pequeno dispositivo com mola calibrada. Conforme aumenta-se a pressão, este pino iria "erguer" e expor sua extremidade. Talvez com alguma escala/graduação mas sem que tivesse grande precisão, apenas uma noção se estamos em 5...10...15bar por exemplo.

Outras viajações:

- No ciclismo existem medidores de potência que se instala no pedal/pedivela da bicicleta, porém custam uma fortuna. Não sei se já inventaram algum xing ling de boa qualidade.

- Talvez um kit de strain gauge/gage com Bluetooth (pessoal da eletrônica deve saber se existe isso?rs)

- Criar um novo modelo de manivela com um dispositivo tipo torquímetro.

Claro que medições na manivela vão mostrar valores de força/torque que precisarão ser convertidos para pressão. Porém estarão sujeitos a erros relativo ao atrito da rosca que pode falsear a medição. Mas já daria uma ideia bem próxima.

 

Me chamem de weirdo, mas eu peguei pra ler o tópico deste o começo, curioso com a história do desenvolvimento da cafeteira, e acompanhei toda a saga dos primeiros lotes etc., até que me deparei com esse post. 

Será daqui que saiu a primeira ideia do focus? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 hours ago, Thiagoc13 said:

Me chamem de weirdo, mas eu peguei pra ler o tópico deste o começo, curioso com a história do desenvolvimento da cafeteira, e acompanhei toda a saga dos primeiros lotes etc., até que me deparei com esse post. 

Será daqui que saiu a primeira ideia do focus? 

Afirmativo! Diversas atualizações na Aram foram inspiradas por posts no forum, grande parte nessa thread mesmo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 1/9/2024 at 9:07 AM, Rafael Simas said:

Fala pessoal!

 

Para quem como eu não conseguiu entrar na lista do Luís para comprar a resistência, comprei essa aqui na Shopee que funcionou perfeitamente.  R$24,00 com frete grátis, chegou em 4 dias. Não tem o acabamento e todo o projeto mas funciona, até ter uma próxima lista pra comprar a definitiva. 

Aproveitando @Luis Paulo expectativa de um próximo lote? 

https://shopee.com.br/Resistência-Cartucho-6MM-x-70MM-100w-110v-Aço-Inox-i.477630364.18341201106

Verificando se eu entendi bem, para ver se me arriscaria a tentar fazer por conta própria: bastaria conectar essa resistência a uma tomada com interruptor, tipo de abajur?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 hours ago, Thebit said:

Verificando se eu entendi bem, para ver se me arriscaria a tentar fazer por conta própria: bastaria conectar essa resistência a uma tomada com interruptor, tipo de abajur?

Exatamente! E lembrar de só ligar dentro da água kkkk tive que comprar uma segunda pq a primeira ficou ligada por acidente fora da agua por um tempão e queimou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 hours ago, Rafael Simas said:

Exatamente! E lembrar de só ligar dentro da água kkkk tive que comprar uma segunda pq a primeira ficou ligada por acidente fora da agua por um tempão e queimou.

 

Certo! Existe a necessidade de usar algum fio específico, devido ao calor da resistência? Um fio como esse resolveria? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1818008709-fio-cabo-rabicho-c-interruptor-tecido-decoraco-2-mt-_JM#reviews

Para conectar ao fio, faz diferença qual das pontas da resistência vai em cada ponta do fio?

Desculpe a quantidade de perguntas, entendo pouco disso, mas acho que vou tentar fazer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutes ago, Thebit said:

 

 

Certo! Existe a necessidade de usar algum fio específico, devido ao calor da resistência? Um fio como esse resolveria? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1818008709-fio-cabo-rabicho-c-interruptor-tecido-decoraco-2-mt-_JM#reviews

Para conectar ao fio, faz diferença qual das pontas da resistência vai em cada ponta do fio?

Desculpe a quantidade de perguntas, entendo pouco disso, mas acho que vou tentar fazer!

A resistência geralmente já vem com o fio emborrachado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, Thebit said:

 

 

Certo! Existe a necessidade de usar algum fio específico, devido ao calor da resistência? Um fio como esse resolveria? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1818008709-fio-cabo-rabicho-c-interruptor-tecido-decoraco-2-mt-_JM#reviews

Para conectar ao fio, faz diferença qual das pontas da resistência vai em cada ponta do fio?

Desculpe a quantidade de perguntas, entendo pouco disso, mas acho que vou tentar fazer!

Isso mesmo, qualquer fio pra 110v ou 220v. E tanto faz a ligação, não tem ordem certa ou "positivo" e "negativo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for colocar um interruptor, idealmente seria na fase (lado direito da tomada). Essas resistências são isloadas por um substrato cerâmico, mas às vezes ocorre um defeito de fabricação que eletrifica o cartucho de metal também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá pessoal! Sou novo por aqui!

Sou adepto dos coados, mas acabei de ingressar para o mundo dos expressos, minha Aram chegou na semana passada.

Fui me aventurar com ela no final de semana e a aventura acabou sendo um fiasco rs .. não consegui tirar uma bebida “bebível”.

Dei azar que meu pedido veio sem as amostras, então utilizei o café que tinha em casa (Café especial da região de Carmo de Minas-MG).

Comecei tentando com 18g até acertar a moagem e conseguir pressão na Aram, em média 6bar, com extração em torno de uns 40 seg, cansado de moer o café após varias tentativas, desisti.

No dia seguinte me aventurei novamente e tentei com 22g, depois de varias novas tentativas, consegui algo em torno de 6bar e próximo dos 40seg novamente, mas a bebida continuou péssima.

Não sei se era do meu grão que não favorece os expressos, ou se meu moedor (K2 KinGrinder).

Escaldei a Aram várias vezes antes de preparar o café, esquentei o porta filtro antes do uso, tentei seguir algumas dicas que li neste tópico.

Encomendei outros cafés, esperando chegar para me aventurar novamente.

Meu paladar não é lá grande coisa, tenho dificuldade pra descrever o sabor, mas aparenta ter ficado extremamente ácido, será que estou errando na temperatura da água, meu moedor que não serve pra Aram ou pode ter sido o grão utilizado?

Alguém teria alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 hours ago, Tognetti said:

Olá pessoal! Sou novo por aqui!

Sou adepto dos coados, mas acabei de ingressar para o mundo dos expressos, minha Aram chegou na semana passada.

Fui me aventurar com ela no final de semana e a aventura acabou sendo um fiasco rs .. não consegui tirar uma bebida “bebível”.

Dei azar que meu pedido veio sem as amostras, então utilizei o café que tinha em casa (Café especial da região de Carmo de Minas-MG).

Comecei tentando com 18g até acertar a moagem e conseguir pressão na Aram, em média 6bar, com extração em torno de uns 40 seg, cansado de moer o café após varias tentativas, desisti.

No dia seguinte me aventurei novamente e tentei com 22g, depois de varias novas tentativas, consegui algo em torno de 6bar e próximo dos 40seg novamente, mas a bebida continuou péssima.

Não sei se era do meu grão que não favorece os expressos, ou se meu moedor (K2 KinGrinder).

Escaldei a Aram várias vezes antes de preparar o café, esquentei o porta filtro antes do uso, tentei seguir algumas dicas que li neste tópico.

Encomendei outros cafés, esperando chegar para me aventurar novamente.

Meu paladar não é lá grande coisa, tenho dificuldade pra descrever o sabor, mas aparenta ter ficado extremamente ácido, será que estou errando na temperatura da água, meu moedor que não serve pra Aram ou pode ter sido o grão utilizado?

Alguém teria alguma dica?

Acidez pode ser um indício de sub-extração ou de formação de canais pelo café, levando a uma extração desigual. Se a torra do grão que você estiver usando for muito clara, é bem possível ser sub-extração... Fazer espresso com cafés de torra clara já é mais difícil, na aram é um desafio maior ainda. Temperatura baixa demais é uma possível causa pra sub-extração.

Pode ser uma moagem muito grossa também (outra causa de sub-extração), ou então um problema de preparo do bolo de café (nesse caso, tente "sacudir" o café no copinho do moedor antes de colocar no filtro da aram, e use alguma coisa pra ajudar a nivelar e distribuir bem o café moído no filtro antes de usar o tamper)

Eu tentaria trabalhar com uma dose de 18g mesmo. Quanto mais café no filtro, mais difícil fazer uma extração satisfatória e a tendência é sair ácido mesmo. Tente moer mais fino (mas se sentir resistência demais da máquina, não force), usar a água o mais quente possível e aumentar um pouco a proporção (um ponto de partida seria 18g de café no filtro pra 36g de espresso no copo, mas como está saindo ácido e há suspeita de sub-extração, tente mirar nos 40g, 42g... mais água = mais extração).

Fazer uma pré-infusão breve a 2bar e deixar a pressão cair um pouco no final da extração também são práticas que ajudam a evitar a formação de canais. 

Essas seriam as coisas que eu tentaria antes de trocar o café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/01/2024 at 13:47, Thebit disse:

Acidez pode ser um indício de sub-extração ou de formação de canais pelo café, levando a uma extração desigual. Se a torra do grão que você estiver usando for muito clara, é bem possível ser sub-extração... Fazer espresso com cafés de torra clara já é mais difícil, na aram é um desafio maior ainda. Temperatura baixa demais é uma possível causa pra sub-extração.

Pode ser uma moagem muito grossa também (outra causa de sub-extração), ou então um problema de preparo do bolo de café (nesse caso, tente "sacudir" o café no copinho do moedor antes de colocar no filtro da aram, e use alguma coisa pra ajudar a nivelar e distribuir bem o café moído no filtro antes de usar o tamper)

Eu tentaria trabalhar com uma dose de 18g mesmo. Quanto mais café no filtro, mais difícil fazer uma extração satisfatória e a tendência é sair ácido mesmo. Tente moer mais fino (mas se sentir resistência demais da máquina, não force), usar a água o mais quente possível e aumentar um pouco a proporção (um ponto de partida seria 18g de café no filtro pra 36g de espresso no copo, mas como está saindo ácido e há suspeita de sub-extração, tente mirar nos 40g, 42g... mais água = mais extração).

Fazer uma pré-infusão breve a 2bar e deixar a pressão cair um pouco no final da extração também são práticas que ajudam a evitar a formação de canais. 

Essas seriam as coisas que eu tentaria antes de trocar o café.

Thebit,

Muito obrigado pelas dicas.

Acredito que está acontecendo canalização mesmo, gravei algumas extrações e o filtro não fica preenchido por completo na saída do café, fica umas falhas. Estou utilizando grãos com torra média e bem fresca.

Coloquei água bem quente nestas últimas tentativas, já deu uma melhora significativa.

A moagem estou encucado com ela, uso um K2 da KinGrinder, vejo muita gente falando que para expresso fica em torno dos 40 clicks, mas para conseguir pressão na Aram estou tendo que utilizar algo em torno do click 30, da um trabalho danado pra moer rs.

O bolo do café tento deixar o mais uniforme possível, uso um wdt, mas acredito que estou errando no uso do tamper, fica alinhada a compactação, mas não sei o nível de força que utilizo está correto.

Não sei se estou estranhando também por nunca ter tirado expresso nesse ratio de 1:2 / 1:3.

Andei lendo e pesquisando, e aqui na minha cidade não tenho uma cafeteria de referência em expressos profissionais, e pelo que percebi, me parece que um padrão de expresso nessas cafeterias comuns, seria algo entre ratio de 1:4 / 1:5, pode ser que com o café da Aram estou tentando ter como referência esses “cafés” e seja o maior motivo de estranhar a extração dela.

Penso em adquirir um puck screen pra ver se melhora, não sei se é recomendado para uso nela também, e ver se compro a resistência pra esquentar ela e tentar manter um padrão da temperatura da água, se alguém puder me recomendar e indicar a pessoa que faz essas resistências rs.

Amanhã me aventuro novamente nas extrações, mas já percebi uma melhora com essas dicas.

Obrigado novamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thebit,
Muito obrigado pelas dicas.
Acredito que está acontecendo canalização mesmo, gravei algumas extrações e o filtro não fica preenchido por completo na saída do café, fica umas falhas. Estou utilizando grãos com torra média e bem fresca.
Coloquei água bem quente nestas últimas tentativas, já deu uma melhora significativa.
A moagem estou encucado com ela, uso um K2 da KinGrinder, vejo muita gente falando que para expresso fica em torno dos 40 clicks, mas para conseguir pressão na Aram estou tendo que utilizar algo em torno do click 30, da um trabalho danado pra moer rs.
O bolo do café tento deixar o mais uniforme possível, uso um wdt, mas acredito que estou errando no uso do tamper, fica alinhada a compactação, mas não sei o nível de força que utilizo está correto.
Não sei se estou estranhando também por nunca ter tirado expresso nesse ratio de 1:2 / 1:3.
Andei lendo e pesquisando, e aqui na minha cidade não tenho uma cafeteria de referência em expressos profissionais, e pelo que percebi, me parece que um padrão de expresso nessas cafeterias comuns, seria algo entre ratio de 1:4 / 1:5, pode ser que com o café da Aram estou tentando ter como referência esses “cafés” e seja o maior motivo de estranhar a extração dela.
Penso em adquirir um puck screen pra ver se melhora, não sei se é recomendado para uso nela também, e ver se compro a resistência pra esquentar ela e tentar manter um padrão da temperatura da água, se alguém puder me recomendar e indicar a pessoa que faz essas resistências rs.
Amanhã me aventuro novamente nas extrações, mas já percebi uma melhora com essas dicas.
Obrigado novamente.
O puck screen vale a pena, pois o chuveiro dele é bem menor que o diâmetro do filtro. Além disso, melhora bastante a limpeza da máquina.

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 2/2/2024 at 9:43 AM, Tognetti said:

Thebit,

Muito obrigado pelas dicas.

Acredito que está acontecendo canalização mesmo, gravei algumas extrações e o filtro não fica preenchido por completo na saída do café, fica umas falhas. Estou utilizando grãos com torra média e bem fresca.

Coloquei água bem quente nestas últimas tentativas, já deu uma melhora significativa.

A moagem estou encucado com ela, uso um K2 da KinGrinder, vejo muita gente falando que para expresso fica em torno dos 40 clicks, mas para conseguir pressão na Aram estou tendo que utilizar algo em torno do click 30, da um trabalho danado pra moer rs.

O bolo do café tento deixar o mais uniforme possível, uso um wdt, mas acredito que estou errando no uso do tamper, fica alinhada a compactação, mas não sei o nível de força que utilizo está correto.

Não sei se estou estranhando também por nunca ter tirado expresso nesse ratio de 1:2 / 1:3.

Andei lendo e pesquisando, e aqui na minha cidade não tenho uma cafeteria de referência em expressos profissionais, e pelo que percebi, me parece que um padrão de expresso nessas cafeterias comuns, seria algo entre ratio de 1:4 / 1:5, pode ser que com o café da Aram estou tentando ter como referência esses “cafés” e seja o maior motivo de estranhar a extração dela.

Penso em adquirir um puck screen pra ver se melhora, não sei se é recomendado para uso nela também, e ver se compro a resistência pra esquentar ela e tentar manter um padrão da temperatura da água, se alguém puder me recomendar e indicar a pessoa que faz essas resistências rs.

Amanhã me aventuro novamente nas extrações, mas já percebi uma melhora com essas dicas.

Obrigado novamente.

O uso do puck screen pode ajudar sim. Mas considere também a possibilidade de estar moendo fino demais, porque isso também tende a causar canalização. Muitas variáveis, mas faz parte da graça kkkkk. A questão da força no tamper não sei se é um problema, é controverso isso, mas tenho a impressão que é um negócio meio binário, ou você colocou pressão suficiente pra eliminar os bolsões de ar do bolo de café, ou não... Até onde sei, não existem estudos que comprovem um aumento na extração correlacionado com maiores níveis de pressão no uso do tamper.

A resistência eu fiz usando um cartucho da shopee que foi postado aqui há um tempo (https://shopee.com.br/Resistência-Cartucho-6MM-x-70MM-100w-110v-Aço-Inox-i.477630364.18341201106). Funcionou perfeitamente, foi só ligar num fio com interruptor e pino macho pra tomada, sem muito mistério. Se não sentir confiança em fazer sozinho, pode comprar a resistência e levar pra qualquer loja de reparos elétricos da sua cidade que com certeza alguém vai conseguir te ajudar, talvez até façam na hora (é coisa bem simples mesmo).

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 12/03/2024 at 13:19, TiaoCunha disse:

Galera, quando tenho tirado espresso na aram, o disco da extracao ainda fica muito umido, as vezes ate com um pouco de agua em cima? alguem ja passou por isso? como resolveu?

talvez voce esteja usando pouco cafe para o tamanho da sua cesta, tenta aumentar um pouco a dose 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que outros colegas podem opinar até melhor.

Mas vamos lá.

Com o IMS consigo moer mais fino, e isso me faz ter uma margem melhor e mais rápida de ajuste da bebida. Gasto menos café por causa disso.

No caso também do meu paladar (espresso tradicional), sinto que o café fica com mais corpo e doçura, e a extração fica mais suave.

Se pensar em porcentagem de melhoria em relação ao filtro padrão, diria que seria uns 20 a 25% de benefício.  Tirando duas extrações seguidas, há momentos em que essa diferença pode até ser menor.

Com o IMS percebo que ganho tempo e leve melhora no paladar. E só.

Mas veja bem: 

Uso o bravito. Escaldo o filtro e o deixo aquecido. Tenho 2 porta- filtros da Aram. Então, um já logo fica com o IMS e outro com o padrão (que também é ótimo).

Se estiver satisfeito com o filtro original, nem perca tempo comprando o IMS. (Opinião de quem bebe no máximo 1 espresso por dia).

Se quiser experimentar e testar variáveis, torras diferentes, etc, poderá ser um bom elemento a incorporar na sua rotina.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

varia demais a depender do grão e do tipo de torra.

O que muda efetivamente em minha rotina é a regulagem da moagem. Se citar o bravito: ora são dois traços para direita ou para a esquerda. 

Difícil falar em quantidade sem conhecer o grão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...