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Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

10 horas atrás, Bruno.Rodrigues disse:

Fala pessoal, tudo bem?

Uma outra dúvida, desta vez com relação a possibilidade de utilizar cápsulas de café na Gaggia.

É possível fazer isto?
Se sim, é necessário um filtro e porta filtro expecífico ou o porta filtro naked já funcionaria?

Pergunto pois minha esposa não tem a mesma paciência para extrair um espresso (e também acha muito forte), minha ideia seria abrir essa possibilidade para uso dela.

A Gaggia Classic e similares permite o uso de ESE Pods no filtro simples ou em um pressurizado (adicional).

Só não sei se encontramos esse tipo de "cápsula" facilmente aqui no Brasil, nem posso comentar sobre a qualidade do café que sairia delas.

 

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9 horas atrás, gabrieltravassos disse:

A Gaggia Classic e similares permite o uso de ESE Pods no filtro simples ou em um pressurizado (adicional).

Só não sei se encontramos esse tipo de "cápsula" facilmente aqui no Brasil, nem posso comentar sobre a qualidade do café que sairia delas.

 

Bem legal Gabriel, realmente não conhecia. 

Mas como comentou, acredito que seja improvável de encontrar no Brasil mesmo. Mas é uma proposta bem diferente, bem voltada pra quem dá preferência a praticidade e não tão voltada a qualidade final do espresso. 

 

Uma dúvida, estou fazendo os primeiros testes na Gaggia após montá-la e na minha região é 220V então uso transformador para máquina que é 110V. Notei um espécie de "zunido" no transformador durante o aquecimento, justamente quando o PID manda o SSR dar os pulsos de energia para aquecimento das resistências.

O problema é que durante a extração ocorre o mesmo comando do PID/SSR/Resistências na tentativa de manter a temperatura estipulada e este "zunido" é causado pela oscilação de energia o que também causa oscilação na energia da bomba e consequentemente da pressão. 

Obs.: A máquina é 110V 1425W talvez um transformador de 2000VA já seria suficiente, mas utilizo um de 3000VA. Este "zunido" no transformador até onde li seria considerado normal. 

 

Minha dúvida é se alguém aqui do fórum utiliza transformador também e que já tenha passado por algo parecido, ou até mesmo que tenha alguma experiência com elétrica/eletrônica e possa dizer se existe a possibilidade de eu ter conectado alguma coisa de maneira equivocada durante as instalações do PID e Dimmer, ou o transformador que não está dando conta. 

Realmente fiquei sem entender, comprei a máquina a pouco e fiz pouquíssimos testes antes dos mods, mas não lembro dessa oscilação indicada no botão de energia da máquina durante as extrações. Com o PID sei que a quantidade de pulsos é maior e não contínuo igual a maneira original da máquina, mas como eu já havia feito esses mods em uma máquina menor que era 220V e não tive tal problema com a oscilação da bomba juntamente com o piscar da tensão sobre as resistências, fiquei sem entender realmente

 

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Esse barulho é com dimmer a 100%?

O barulho do transformador deveria ser constante. Quando usa o dimmer, ele recorta a senoide e você ouve uns pulsos da bomba. Acredito que isso geraria mais oscilações que o PID, mas você descobre testando com o dimmer a 100%: se reduzir o ruído, já sabe a causa.

Mas não pega nada, não é um equipamento que fica o dia inteiro trabalhando dessa forma.

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6 horas atrás, regisassao disse:

Esse barulho é com dimmer a 100%?

O barulho do transformador deveria ser constante. Quando usa o dimmer, ele recorta a senoide e você ouve uns pulsos da bomba. Acredito que isso geraria mais oscilações que o PID, mas você descobre testando com o dimmer a 100%: se reduzir o ruído, já sabe a causa.

Mas não pega nada, não é um equipamento que fica o dia inteiro trabalhando dessa forma.

Isso mesmo Regis, o barulho mesmo o Dimmer a 100%.

O "zunido" no transformador ocorre simultaneamente com o piscar da luz da máquina que indica energia (aquele ao lado dos botões) e também o mesmo indicador de energia no PID quando manda sinal para aquecer as resistências. O que acabo notando na pressão marcada no manômetro durante a oscilação da bomba.  

O indicador OUT do PID piscar juntamente com o indicador de tensão da máquina (que fica ao lado dos botões), acredito que seja um comportamento normal após a instalação do PID. Justamente pela questão da proximidade com a temperatura estipulada, mesmo pq ao ligar a máquina ficam acesas sem piscar e só começam a piscar quando se aproximam da temperatura selecionada. 

Minha maior preocupação é a oscilação da bomba e consequentemente da pressão durante as extrações. 

Vou desconectar o Dimmer e testar com a bomba ligada normalmente. Minha ideia para o uso do Dimmer seria para testes com pré infusão. 

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Faz um tempo que queria trocar o difusor de alumínio da minha kitchenaid dual boiler, que é uma gaggia, só que acabava não comprando a peça no eBay por sair mais de 250 reais, achava muito caro pelo que era.... Até que um dia meu tio, que é torneiro, estava em casa e lembrei que dava pra pedir pra ele fazer, ele aceitou e fez essa peça de inox pra mim, usando a original como referência, ficou praticamente igual as que vendem no eBay!
Agora sim da pra limpar a máquina com CoffeeLav sem o alumínio ficar escuro
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Enviado de meu SM-G996B usando o Tapatalk

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9 horas atrás, Bruno.Rodrigues disse:

Isso mesmo Regis, o barulho mesmo o Dimmer a 100%.

O "zunido" no transformador ocorre simultaneamente com o piscar da luz da máquina que indica energia (aquele ao lado dos botões) e também o mesmo indicador de energia no PID quando manda sinal para aquecer as resistências. O que acabo notando na pressão marcada no manômetro durante a oscilação da bomba.  

O indicador OUT do PID piscar juntamente com o indicador de tensão da máquina (que fica ao lado dos botões), acredito que seja um comportamento normal após a instalação do PID. Justamente pela questão da proximidade com a temperatura estipulada, mesmo pq ao ligar a máquina ficam acesas sem piscar e só começam a piscar quando se aproximam da temperatura selecionada. 

 

Minha maior preocupação é a oscilação da bomba e consequentemente da pressão durante as extrações. 

Vou desconectar o Dimmer e testar com a bomba ligada normalmente. Minha ideia para o uso do Dimmer seria para testes com pré infusão. 

Pelo teu relato, me parece que o transformador não manda corrente suficiente pra manter a tensão enquanto a resistência é acionada, ela consome uma corrente muito elevada provavelmente no no pico do acionamento e deve gerar uma queda de tensão no sistema, que faz a bomba mudar o ruído. Provavelmente isso já aconteceria sem o PID, mas menos perceptível, visto que o termostato tem acionamento em longos períodos (possivelmente nem atuando durante a extração). 

Sobre o transformador, eles sempre indicam a capacidade em VA, que não necessariamente é igual a Watts. Não sei se teria que descontar o seu próprio fator de potência (~0.6) o que daria uma potência útil de 1800 W (considerando que o fator de potência da máquina é ~1.0, devido a sua carga ser principalmente resistiva), sem muita folga para as correntes de partida da resistência. Alguma pessoa que entenda mais de elétrica pode te ajudar nesse ponto e te informar se precisaria de um transformador maior.

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46 minutos atrás, gabrieltravassos disse:

Pelo teu relato, me parece que o transformador não manda corrente suficiente pra manter a tensão enquanto a resistência é acionada, ela consome uma corrente muito elevada provavelmente no no pico do acionamento e deve gerar uma queda de tensão no sistema, que faz a bomba mudar o ruído. Provavelmente isso já aconteceria sem o PID, mas menos perceptível, visto que o termostato tem acionamento em longos períodos (possivelmente nem atuando durante a extração). 

Sobre o transformador, eles sempre indicam a capacidade em VA, que não necessariamente é igual a Watts. Não sei se teria que descontar o seu próprio fator de potência (~0.6) o que daria uma potência útil de 1800 W (considerando que o fator de potência da máquina é ~1.0, devido a sua carga ser principalmente resistiva), sem muita folga para as correntes de partida da resistência. Alguma pessoa que entenda mais de elétrica pode te ajudar nesse ponto e te informar se precisaria de um transformador maior.

Pessoal consegui resolver a encrenca. 

O Regis estava certo, o Dimmer não estava a 100%, eu acreditava que sim mas removi e instalei novamente e notei que a rosca estava torta deixando o botão trancando no suporte novo antes do fim de curso. 

Já corrigi e agora está 100%.

Valeu pela ajuda gurizada 

10 horas atrás, regisassao disse:

Esse barulho é com dimmer a 100%?

O barulho do transformador deveria ser constante. Quando usa o dimmer, ele recorta a senoide e você ouve uns pulsos da bomba. Acredito que isso geraria mais oscilações que o PID, mas você descobre testando com o dimmer a 100%: se reduzir o ruído, já sabe a causa.

Mas não pega nada, não é um equipamento que fica o dia inteiro trabalhando dessa forma.

 

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Pessoal, fico muito feliz em poder dizer que agora as modificações estão todas finalizadas e 100% funcionando. 

 

Segue a lista de modificações:

- Fabricação de suporte para manômetro, Dimmer e PID em chapa de ferro

Material foi galvanizado, logo após aplicado primer de aderência GNP415 WEG e massa de acabamento nas bordas com aplicação de fundo rápido e tinta poliuretano (PU) WEG na cor cinza escuro pigmentado

- Instalação de PID com um SSR com termopar em formato de anel que foi fixado entre a caldeira e o termostato original já desativado

- Dimmer para pré infusão e pressure profile

- Manômetro com glicerina de 25 Bar conectado entre a bomba e a caldeira com conexões em metal

- Pintura da carcaça com a mesma tinta poliuretano (PU) na cor cinza escuro pigmentado. Pintura do suporte dos botões, também em tinta PU na cor preto brilho

- Instalação de chuveiro de precisão IMS

- Troca do filtro original por IMS

- Troca do suporte para filtro original da Gaggia por um porta filtro naked

-Válvula OPV regulada em 9 Bar 

 

Abaixo deixo as fotos para inspiração daqueles que também gostam de fazer uns mods:

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Mais algumas fotos:

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Screenshot_20230128_100157_Photos.jpg

Screenshot_20230128_100144_Photos.jpg

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[mention=17139]Marcelofs[/mention] Boa tarde amigo! onde arrumou essa drip rebaixada? Se puder passar o link, tenho uma máquina igual à sua!
Abç e obrigado!
Boa tarde, pessoal. Farei uma viagem e penso em trazer uma Gaggia. Certa vez li aqui no grupo sobre a existência de um modelo que apresenta problemas. Alguém poderia me recordar qual o modelo mais resistente?
Abs.

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Em 16/11/2022 at 18:38, regisassao disse:

Tem a Profitec Go também. Acabei de ver um vídeo a respeito:

Sai a 870 euros. Essa dá pra trazer de alguma viagem a Europa sem impostos: https://www.koffiewarenhuis.nl/producten/profitec-go

Custo benefício parece melhor que a ECM.

Pelos preços de gaggia usada absurdos que estão sendo praticados no Brasil acho que vale muito mais a pena importar logo.

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Em 28/01/2023 at 08:08, rxico disse:

Faz um tempo que queria trocar o difusor de alumínio da minha kitchenaid dual boiler, que é uma gaggia, só que acabava não comprando a peça no eBay por sair mais de 250 reais, achava muito caro pelo que era.... Até que um dia meu tio, que é torneiro, estava em casa e lembrei que dava pra pedir pra ele fazer, ele aceitou e fez essa peça de inox pra mim, usando a original como referência, ficou praticamente igual as que vendem no eBay!
Agora sim da pra limpar a máquina com CoffeeLav sem o alumínio ficar escuro

Opa, tudo certo?

A ideia de substituir o difusor já passou pela minha cabeça, até por que o alumínio realmente fica com aspecto bem ruim com o passar do tempo.

Com relação a condução térmica, o alumínio ainda é um excelente condutor, entre os melhores junto ao cobre. 

Por este motivo muitas máquinas profissionais utilizam caldeira de cobre ou latão (que é composto por cobre, zinco, chumbo e ferro), sendo os dois melhores condutores que o alumínio mas também bem mais caros. Por isso máquinas que não são comerciais utilizam caldeira e grupo com difusor de alumínio, pois comparado com cobre e latão é bem mais barato mas ainda um excelente condutor térmico.

Acredito que um ponto importante a ressaltar é a questão da corrosão galvânica.
Metais mais nobres tendem a acelerar a corrosão de metais menos nobres quando em contato um com o outro. No caso o inóx pode sim fazer o alumínio da caldeira apresentar algum tipo de corrosão com o passar do tempo, justamente pelo contato com o difusor ser de inóx.

Esta corrosão muitas vezes aparece no alumínio como um pó branco, que na maioria das vezes não chega a danificar a estrutura (precisando de anos para isto na maioria dos casos). Um exemplo é o caso dos parafusos de inóx que prendem a caldeira de alumínio na carcaça da máquina, onde muitas vezes já apresenta este "pó branco" na área próximas aos parafusos de inóx mesmo com pouco tempo de fabricação.

Acredito que o principal motivo para instalarem o difusor de alumínio junto a caldeira também de alumínio seja esta questão da corrosão galvânica, além do custo é claro.

Em máquinas comerciais onde a caldeira é de cobre ou latão geralmente o grupo todo também acompanha o mesmo tipo de metal.

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  • 1 month later...

Gente, pergunta: vocês conhecem alguma assistência técnica da Gaggia aqui no Rio?

Os lugares que eu tenho encontrado que fazem Saeco, quando ligo, dizem que não mexem na Gaggia.

 

Obrigado!

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  • 2 weeks later...
On 1/27/2023 at 10:28 AM, Bruno.Rodrigues said:

Fala pessoal, tudo bem?

Uma outra dúvida, desta vez com relação a possibilidade de utilizar cápsulas de café na Gaggia.

É possível fazer isto?
Se sim, é necessário um filtro e porta filtro expecífico ou o porta filtro naked já funcionaria?

Pergunto pois minha esposa não tem a mesma paciência para extrair um espresso (e também acha muito forte), minha ideia seria abrir essa possibilidade para uso dela.

Oi Bruno, tudo bom

Achei um video gringo onde usam uma cápsula do tipo sachê na Gaggia: 

Não é uma opção tão prática quanto a Nespresso, mas pode te ajudar a economizar nas máquinas pra investir em um moedor de maior qualidade.

Principalmente se vc comprar um porta filtro melhor, pode deixar o porta filtro que vem com a Gaggia sempre pronto pra uso com a cápsula.

 

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Em 20/03/2023 at 23:08, Marina Moreira disse:

Oi Bruno, tudo bom

Achei um video gringo onde usam uma cápsula do tipo sachê na Gaggia: 

Não é uma opção tão prática quanto a Nespresso, mas pode te ajudar a economizar nas máquinas pra investir em um moedor de maior qualidade.

Principalmente se vc comprar um porta filtro melhor, pode deixar o porta filtro que vem com a Gaggia sempre pronto pra uso com a cápsula.

 

Oi Marina,

agradeço a dica, vou dar uma olhada sim.
Caso opte por comprar e testar retorno aqui com minhas impressões.

 

Valeu mesmo

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7 hours ago, andersonvsala said:

Oi. Sabem dizer se porta filtros de outras máquinas, por exemplo NUOVA SIMONELLI, mas com o mesmo encaixa em diagonal, comumente nas gaggias, são compatíveis com Gaggia Classic? 

Infelizmente não, mesmo sendo diagonal. Da gaggia tem que procurar compatível com gaggia mesmo, não sei nenhum outro padrão que seja igual. Da Nuova Simonelli sei que não serve.

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25 minutes ago, Rafael Curi said:

Estou com dificuldade de acha a mola OPV 9 bar pra gaggia cllassic, só encontrei no ebay e teria que fazer redirecionamento. Sabem se consigo por aqui?

A Shades of Coffee envia pro Brasil. 

 

https://www.shadesofcoffee.co.uk/gaggia-classic-opv-spring-mod-kit---standard-version-just-springs

  • Agradeço 1
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Porta filtro compatível com Gaggia Classic é 58 mm. Alguém consegue explicar como filtros IMS de 58,5mm cabem em porta filtro compatíveis com Gaggia Classic? Isso influência diretamente na escolha de tamper/distribuidor, filtros e porta filtros. Se conseguir me fazer intender, quero saber se comprar PF de 58, daria pra usar filtros ims, tamper e distribuidor de calibres maiores, isto é, 58,35 ou 58,5 mm

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  • 1 month later...

Olá pessoal, tudo certo?
Notei que quando aciono o botão de vaporização da minha Gaggia New Baby a temperatura sobe até próximo dos 135ºC e logo após desliga a resistência, o que seria normal se caso mantivesse a temperatura de pico aproximadamente.

 

O problema é que decai a temperatura logo após atingir este pico e não liga a resistência quando começa a cair, apenas quando baixa de 70ºC ela liga novamente.
Obs: Tenho PID instalado nela (ele esta pré-definido apenas para a temperatura de extração), mesmo quando defino uma temperatura superior estipulando 135ºC manualmente a máquina não aquece, o PID envia o sinal para aquecimento pois pisca a luz indicativa. De início realmente achei que fosse o PID com alguma configuração atrapalhando mas após definir manualmente e não funcionar fiquei na dúvida.

Minha máquina é 110V e utilizo um tranformador de 3000VA (minha região é 220V).
Como recém comecei a me aventurar com vaporizações não sei dizer se o problema começou agora, ou após os MODs ou até mesmo já posso ter comprado com este "defeito".

Caso alguém possa ter uma ideia do que possa ser agradeceria.

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Como foi feita a ligação do teu PID (o SSD está conectado em que parte)?

Você está deixando o botão de vaporização desativado junto com o teste do PID com 135°C?

https://wiki.wholelattelove.com/File:CLASSIC_Electrical_Diagram.pdf

Pela tua descrição, parece que o termostato de valorização está ficando aberto quando não deveria. Ele deveria abrir / fechar com uma diferença de ~10°C. Este termostato fica em série com o termostato de extração, então se ele estiver aberto, o de extração fica sem nenhum controle. 

Assumindo que teu PID está substituindo a função do termostato de extração (mantendo a função original do de vaporização), ele fica sem função caso o termostato de vaporização esteja aberto.

Você poderia fazer um teste fechando manualmente o termostato de vaporização / ligando seus terminais e configurando o PID pra uma temperatura normal de vaporização (sem ligar o botão de vaporização, que desabilita o controle de extração). Se funcionar é uma indicação que seu termostato está com alguma falha e deveria ser trocado.

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5 horas atrás, gabrieltravassos disse:

Como foi feita a ligação do teu PID (o SSD está conectado em que parte)?

Você está deixando o botão de vaporização desativado junto com o teste do PID com 135°C?

https://wiki.wholelattelove.com/File:CLASSIC_Electrical_Diagram.pdf

Pela tua descrição, parece que o termostato de valorização está ficando aberto quando não deveria. Ele deveria abrir / fechar com uma diferença de ~10°C. Este termostato fica em série com o termostato de extração, então se ele estiver aberto, o de extração fica sem nenhum controle. 

Assumindo que teu PID está substituindo a função do termostato de extração (mantendo a função original do de vaporização), ele fica sem função caso o termostato de vaporização esteja aberto.

Você poderia fazer um teste fechando manualmente o termostato de vaporização / ligando seus terminais e configurando o PID pra uma temperatura normal de vaporização (sem ligar o botão de vaporização, que desabilita o controle de extração). Se funcionar é uma indicação que seu termostato está com alguma falha e deveria ser trocado.

Certo Gabriel, tentarei fazer este teste no final de semana já. 

Mais cedo testei definir o PID em 135°C manualmente e não liguei o botão de vaporização, ocorreu praticamente a mesma situação. Tanto a luz do PID de corrente quanto da própria máquina ficaram ligadas direto até próximo dos 90°C, mas após isto a luz da máquina de envio de corrente para resistência apaga e apenas a luz do PID de envio de sinal para aquecer permanece. 

Depois volta a decair a temperatura. 

O que acho confuso é a questão de chegar nos 90°C nesta situação e já desligar a resistência, sendo que quando vou apenas fazer extrações utilizo 93°C por exemplo, e funciona perfeitamente. 

Quando a caldeira se aproxima da temperatura definida é normal enviar apenas pulsos de corrente para atingir a temperatura alvo, mas nestes casos o PID aparentemente está com o comportamento adequado, já que a luz de corrente se comporta exatamente desta forma como citei. 

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30 minutos atrás, Bruno.Rodrigues disse:

após isto a luz da máquina de envio de corrente para resistência apaga e apenas a luz do PID de envio de sinal para aquecer permanece. 

Depois volta a decair a temperatura. 

Então o termostato de extração está cortando a corrente, pois entende que já chegou na temperatura alvo. So vai deixar passar corrente novamente quando cair  uns 10 graus. Já o PID está lendo o termopar tipo K avisando que ainda não chegou aos 135. Ele mantém o SSR funcionando pra mandar corrente pra resistência, mas como só chega zero V, ele não tem o que mandar e a temperatura cai mesmo.

Por isso que eu desativei os termostatos e controlava a temperatura tanto de extração como de vaporização só no PID. 

Se quiser deixar uma proteção, pode usar o termostato de vaporização para limitar a temperatura máxima, mas, se você não tirou, ainda tem um fusível térmico na fase que vai pra resistência (pelo menos na Poemia tem, não lembro da Philco e não abri outras maquinas).

38 minutos atrás, Bruno.Rodrigues disse:

O que acho confuso é a questão de chegar nos 90°C nesta situação e já desligar a resistência, sendo que quando vou apenas fazer extrações utilizo 93°C por exemplo, e funciona perfeitamente

Para acionar vaporização e extração, você aciona botões diferentes. Possivelmente, a fase da extração vai direto para o SSR sem passar pelo termostato. Já na vaporização, a fase deve passar pelo termostato de extração em série, e se ele desliga, não chega corrente no SSR.

Dá uma  checada nessa fiação que o negócio é confuso mesmo. Eu quebrei muito a cabeça pra entender a lógica na Poemia,  e depois de novo pra ficar seguindo fio na Philco. Vocês viram 30 min no vídeo do Thales, mas demoramos umas 6 horas só pra entender, modificar e filmar, fora o trabalho de edição que o Thales fez depois. 

Se não resolver, sugiro desconectar os termostatos e jogar a fase direto no SSR, lembrando que se você setar uma temperatura muito maior que os 135 graus no PID pode queimar a máquina ou até mesmo explodir a caldeira, é por sua conta e risco.

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8 minutos atrás, regisassao disse:

Então o termostato de extração está cortando a corrente, pois entende que já chegou na temperatura alvo. So vai deixar passar corrente novamente quando cair  uns 10 graus.

Blz Regis, agradeço as dicas vou dar uma revisada na fiação sim. Por mais que os mods tenham sido feitos por mim, já faz algum tempo e na época tive bastante auxilio do pessoal aqui do fórum e também de materiais pela Internet. 

Se não me engano eu desliguei este termostato de extração, tenho praticamente certeza. Com relação a passar corrente apenas após cair uns 10 graus, infelizmente não tem ocorrido. Começa a passar corrente se não me engano abaixo dos 70°C apenas. 

Essa questão de ter parado de passar corrente já nos 90°C quando coloquei em 135 no PID (mesmo não tendo apertado o botão de vaporização) , fiquei realmente sem entender. Acredito que já havia feito desta forma há algum tempo e funcionado normalmente. 

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Se a instalação não é nova e funcionava antes, pode ter dado problema no termostato, mas a situação que descreve é realmente muito confusa...

Problema no PID talvez? Se desinstalar o termopar, pode testar com uma chaleira e ver quando a luz apaga e acende no led "out" ou no SSR.

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  • 3 weeks later...

Fala pessoal, tudo certo?

Acabei esquecendo de retornar com o que havia ocorrido na questão do problema de aquecimento da minha Gaggia Baby Twin.

Em 16/05/2023 at 11:26, Bruno.Rodrigues disse:

Olá pessoal, tudo certo?
Notei que quando aciono o botão de vaporização da minha Gaggia New Baby a temperatura sobe até próximo dos 135ºC e logo após desliga a resistência, o que seria normal se caso mantivesse a temperatura de pico aproximadamente.

 

O problema é que decai a temperatura logo após atingir este pico e não liga a resistência quando começa a cair, apenas quando baixa de 70ºC ela liga novamente.
Obs: Tenho PID instalado nela (ele esta pré-definido apenas para a temperatura de extração), mesmo quando defino uma temperatura superior estipulando 135ºC manualmente a máquina não aquece, o PID envia o sinal para aquecimento pois pisca a luz indicativa. De início realmente achei que fosse o PID com alguma configuração atrapalhando mas após definir manualmente e não funcionar fiquei na dúvida.

Minha máquina é 110V e utilizo um tranformador de 3000VA (minha região é 220V).
Como recém comecei a me aventurar com vaporizações não sei dizer se o problema começou agora, ou após os MODs ou até mesmo já posso ter comprado com este "defeito".

Caso alguém possa ter uma ideia do que possa ser agradeceria.



Na verdade encontrei a solução com bastante facilidade após as dicas aqui do fórum. Era o fusível térmico que fica fixado sobre a caldeira, estava com mal contato.
Quando comprei a máquina tive que substituir e não ficou muito bem fixo, conforme movimentava o fio estava oscilando o contato e saindo faíscas. Apenas refiz a instalação do mesmo e resolveu 100%.


Grato pelo auxílio de todos!

Ótimo cafés para nós!

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  • 4 weeks later...

@Geraldinho ou alguém que tenha comprado a mola para o mod de OPV de 9 bar da Shades of Coffee: Fiz o meu pedido no dia 09/06 e ainda não chegou - será que pequei por ter pego untracked (opção de envio sem rastreio)? Acho que não vou receber minhas molinhas :(

_______

Edit 12/07: Os correios me mandaram a cobrança do despacho postal de R$ 15,00 e tá vindo! Ufa!

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  • 2 weeks later...

Colegas, minha Gaggia Classic chegou na segunda.

Notei que ela esquenta demais a água. Mesmo surfando um pouco a temperatura hoje, na hora de extrair um espresso, achei que ficou muito quente. Isso é normal?

Outra coisa, quando ligo a máquina o bico vaporizador fica pingando. Isso me irrita bastante. São apenas algumas gotas durante o uso, mas isso não deveria ocorrer com uma máquina nova.

Alguém já teve esse problema?

[]'s ;)

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