Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

  • 3 weeks later...

Uma pergunta:
Posso considerar a Gaggia Color como uma cafeteira de entrada, levando em conta o preço, ou sua performance é próxima de modelos mais caros, como a Gaggia Baby Classic?

Estava pensando em migrar da Poemia para ela, dai a pergunta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tive uma color.

Mas, em minha parca e deficiente opinião, seria máquina um nível acima das de entradas vendidas aqui no Brasil e um nível abaixo das gaggia classic, glass, twin. Se bem que a glass e a twin, se não estou enganado, possuem o mesmo boiler da color, sendo o diferencial a válvula solenóide que a color não tem (não sei se faz tanta falta assim, embora seja útil sob o aspecto de limpeza periódica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O OPV regulável da classic acho que faz mais diferença. É bom extrair um café a +- 9 bar. As coisas rolam muito mais suavemente, sem tanta canalização, sendo mais fácil acertar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prestige , a Color tem uma caldeira de inox pequena com resistencia interna , completamente diferente da Class , Classic e Twin , essas a cladeira é igual para todas , em aluminio com 2 resistencias engastadas e valvula solenoide , a Twin além disso tem um termobloco para vaporização.

 

Caldeira Color :

 

http://www.coffeeco.com.au/articles/OpenSSboiler.jpg

 

Caldeira class , classic e twin :

 

http://cdn2.bigcommerce.com/server4900/65740/products/343/images/431/gaggia-boiler-kit1__56461.1329088765.1280.1280.jpg?c=1

 

A Color é uma boa maquina e tem um PF de 58mm , o problema é que as que estão a venda são as ultimas , em pouco tempo vc só achará

gaggias semi automatica usadas.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço bem a Color, mas apesar de um up muito bom, não acho que valha a pena. Com mais um pouco se consegue uma máquina melhor. Se bem que no cenário atual e com a falta de Gaggia no mercado, a próxima maquina depois da Color ainda está indefinida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço e nem sei falar muito sobre as peças e componentes internos, mas o resultado final, que é o café na xícara, considerando usar um moedor Baratza Encore, depois com upgrade pra um Vario, não consegui ver tanta diferença entre a a Gaggia Baby Twin e a Gaggia Dose(que acho que é bem igual a Color)  pra dizer que não valha a pena...

 

Pra mim vale sim a pena

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado aos que responderam.

Pensei em migrar para a Gaggia Color por estar com preço bom no Walmart, ser 110V e por parecer ser superior à Poemia, além de ter o porta-filtro despressurizado.

Como tenho usado um moinho Hario, achei que seria um upgrade interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado aos que responderam.

Pensei em migrar para a Gaggia Color por estar com preço bom no Walmart, ser 110V e por parecer ser superior à Poemia, além de ter o porta-filtro despressurizado.

Como tenho usado um moinho Hario, achei que seria um upgrade interessante.

Pense direitinho a Poemia pode ser despressurizada com seu pf original e ainda pode ser utilizada com PF da La Spaziale também despressurizado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson.. Melhor abrir um parênteses aí.. O pf citado no outro tópico foi torneado especialmente para a Poemia. Ou seja, requer um certo trabalho. Porém, há outros pfs despressurizados compatíveis com a Poemia e que não necessitam ajustes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao que tudo indica, o grupo da Gaggia Color é superior ao da Poemia. Tem uma boa massa, o que junto com o portafiltro, que também é pesado, ajuda a estabilizar a temperatura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma Elektra vale 20 Poemias? Não é assim que a coisa funciona, Miyamoto. Quanto maior o preço do equipamento, menor os ganhos marginais. Um equipamento de quatro mil reais não é duas vezes melhor que um de dois mil. Mas provavelmente uma máquina de 1000 seja razoavelmente melhor que uma de 300. Salvo exceções, claro, como alguma máquina chinesa, mas daí entram questões político-econômicas alheias à discussão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei dizer em relação a poemia.

 

Posso fazer assim... Se o Miyamoto disser que a Baby Twin é melhor que a poemia(um melhor que vale a pena), pois ele foi de uma poemia pra uma Baby Twin, eu posso falar que a Color é melhor também. 

 

De repente o problema sou eu! Tem essa chance também hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os grupos são parecidos , de aço inox , com mesmo tipo de resistencia , 900W poemia e 1000W a color , um grupo é de 53mm (poemia) e o outro 58mm (color) , a principio a color parece melhor ,mas , vendo os diagramas eu diria que é por pouca coisa , considerando que ela custa o dobro.

 

Gaggia color :

http://www.partsguru.com/user/PARTS%20ESPRESSO%2006%20&%20PURE%20&%20COLOR.pdf

 

Poemia : 

http://www.partsguru.com/user/SIN%20013-COM04%20Boiler%20inox_ed%204.pdf

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei Rodrigo. Mas eu acho que pelo que a Color oferece em relação à Poemia é muito pouco.

 

Não é dinheiros. É diferença de máquina.

 

A diferença de preço da Color para Twin não chega a ser tão grande se considerar o que a Twin tem a oferecer a mais que a Color.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde sei (posso estar enganado), a Poemia não é muita coisa diferente e/ou melhor do que uma Chef Crema Silver. Desta última para a Gaggia Classic a diferença é bem grande. Se Classic e Twin forem "quase iguais" em termos de desempenho nos shots e a Color conseguir chegar perto, então acredito que, de fato, é um bom upgrade. Contudo, não acho que valha a pena uma Color na casa dos R$1000,00, neste caso partiria logo para uma Baby mesmo.

 

Voltando à experiência com a Chef Crema Silver, não me parece que foi apenas o tamanho do grupo que fez diferença, mas todo o conjunto, como o PF de maior massa, uma melhor distribuição da água no bolo, dentre outros. Como é a comparação destes outros "detalhes" entre a Poemia e a Color? Conheço pouco estas duas para poder opinar com segurança, mas, pelo que me lembro de vídeos que já assisti, o PF da Color e as peças para distribuição da água são iguais as das demais Gaggias

 

Corroborando com o que o Guilherme falou, o ajuste da OPV (que destas só tem na Classic) é algo que realmente traz uma facilidade enorme. Não é só uma questão de técnica, mas, conforme descrevi no meu início de ajuste desta válvula, há cafés que são mais "rebeldes" e que se dão melhor ao serem extraídos com pressão menor. O Orgânico Severino, por exemplo, nunca mais me deu trabalho, é uma extração ultra cremosa atrás da outra.

 

Falando deste assunto, já chegou o meu manômetro, contudo ainda não achei as pessas necessárias para poder adaptá-lo à saída do PF. Um complicador é que o diametro da rosca do manometro é "um nível" menor do que o da saída do PF. Para quem já mexeu com isso, como que fizeram para adaptá-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diagrama é diagrama. Mas a qualidade e os materiais do grupo e PF são bem diferentes.

 

Gaggia Color:

 

Gaggia-group-head-01.jpg

 

NakedGaggiaPortafilter2.jpg

 

Saeco:

 

Esse é da via veneto, mas aposto que é igual ao da Poemia.

 

portafilter_2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só a título de comparação de preço, no Walmart a Color sai por R$ 872,00, a Baby Class sai por R$ 1337,00 e a Baby Twin (só 220V) sai por R$ 1455,00.

No meu entender, a diferença de qualidade tem de ser significativa para não escolher a Color e sim uma das Babys.

E é essa a minha principal questão. Se da Poemia para a Color há pouca diferença, como alguns dos colegas apontaram aqui, penso que a saída seria ir para umas Babys. Mas a distância de preço entre elas exigiria, a meu ver, um ganho de qualidade substancial.

No fim das contas, no resultado final que é o café na xícara, o ganho justificaria o investimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As babys (qualquer uma) são muito boas , de aço inox , PF de 58mm , valvula solenoide e etc . Isso não é só minha opinião , essas maquinas são sucesso de venda desde o lancamento da primeira em 1977.

Uma baby vale o investimento maior.

Agora , com um bom moedor , qualquer Gaggia (color ou babys) faz um otimo espresso.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grupo da Twin é melhor que o da Color. Tem um disco dispersor de latão que a Color não tem. Penso que Twin seja ligeiramente superior em termos de extração, embora a caldeira seja completamente diferente.

 

O que se critica nas Gaggias domésticas é a qualidade dos tubos e conexões, que não é lá grande coisa. Vazamentos não são incomuns nos testemunhos do Gaggia Group do Yahoo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grupo das Gaggias é latão, nas anteriores à Color a caldeira é disco de dispersão, infelizmente, são de alumínio, mas o disco e tela (essa de inox) dão resultado muito bom. Não sei como é o dispersor na Color, mas a caldeira é de inox. Se fosse maior, seria interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente a Color não tem o disco de dispersão massudo da Twin. É aquilo que está na foto, onde se acopla a válvula e a tela do chuveiro. A água sai pelo furo central e atravessa a válvula de pressão, que joga a água por dois furos diametralmente opostos que existem na própria válvula. É um ponto em que a engenharia podia ter caprichado mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Galera.

 

Sou novo no fórum, mas já li bastante coisa nestes últimos 6 meses, quando procurei informações de qual cafeteira comprar.

Na empresa onde trabalho tem uma Saeco Odea Go, e acabei me acostumando com ela. Para minha casa comprei uma Dolce-gusto Picollo, mas o resultado era pífio se comparado. Conheci o forum e resolvi arriscar uma Gaggia Unica, que é exatamente igual a Saeco daqui da empresa, só que consegui um preço excelente com um cupom de 30% do walmart. 

Tenho experimentado muitos tipos de café, graças a loja Café do Mercado no mercado municipal de Curitiba, centenas de tipos e torras, e com pacotes mínimos de 250 gramas. 

Mas nem tudo são flores, estou notando que minha Gaggia joga muito café fora, voce dá o comando para tirar o expresso, ela mói o grão, compacta e joga fora. Acontece isso uma ou duas vezes a cada dez extrações. Na Saeco da empresa, isto só acontece se não tiver grão o suficiente para a moagem, mas na minha eu nunca deixei faltar.

Alguém já passou por isso e sabe dar uma luz?

 

Muito Obrigado

 

Mauro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Quando estou fazendo café na minha Baby Twin, está vazando água pelo grupo, fora do cachimbo.

Acho que não é o cachimbo, já que a água sai do encaixe dele com a máquina. Desconfio que seja a borracha de vedação.

A minha dúvida é a seguinte, se for essa borracha, onde eu encontro outra para trocar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...