Ir para conteúdo

Espresso: tempo × peso


LUW

Postagens recomendadas

Em 16/11/2022 at 11:32, Pereira disse:

Pelo que entendi, são 25s a partir do momento em que o café começa a cair da xícara. É isso mesmo?

A forma correta de contar é sempre no momento de acionamento da bomba e não de quando cai a primeira gota na xícara, uma vez que logo que se aciona a bomba a água já entra em contato com o café, iniciando a extração neste momento, é quando a água preenche o bolo, isso faz parte da extração do espresso.

Sobre o tipo de café não importa, os ajustes devem ser feito na moagem, independente do tipo de café (seja arábica, conilon ou um blend), para manter o padrão italiano, deve-se ajustar a moagem para que a extração de uma dose de espresso aconteça no intervalo de 25 segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode só mudar sua referência. Basta medir o tempo de acionamento e da primeira gota, adicionando esse valor ao tempo da balança automática. 

Ou então, calibra suas referências pela primeira gota. Pra mim, não importa se o café saiu dentro da norma ABNT, importa o sabor e a referência para fazer os ajustes... rs...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um relógio de cozinha com ponteiro de segundos no lado da máquina. Dou uma olhada nele quando aciono a extração. Mas vou me guiando pelo peso, mais que pelo tempo. Foco na BR. Se o gosto ficar ruim, penso se vou ajustar a moagem ou a compactação. Ou trocar de café, mesmo, hahahaha.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar um cronometro de celular que funciona bem.

Mas como tempo de extração considera desde o acionamento da bomba, que é quando a água entra em contato com o café, enche o filtro, expande o bolo, e aí vai subindo a pressão pelo café até iniciar a descida, esse processo todo faz parte da extração, algumas máquinas prosumer como a Rocket Cronometro tanto a R como a V já tem o cronometro embutido que faz a medição de todo o processo, mas um cronometro de celular funciona bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Em 26/09/2018 at 09:56, LUW disse:

Ontem a noite fui obrigado a fazer isso... Só uma bicada e então despejava de 20 a 30 ml de espresso perfeito :wacko:. Quase não dormi depois de remorso...

Mas parece que estou me acertando nos 25-25 segundos. Mudei de grão (para o singelo Blend Clássico da Lucca) e tenho conseguido crema+peso+tempo. E realmente como falei no tópico sobre a Barista, não existe excelência sem experimentação empírica.

comecei há pouco (Gaggia Classi Pro). Apanhando ainda no tempo. Tenho extraído muito rápido (20s ou menos). Mas pode ser minha pressão de fábrica de 15bar.  Meus dois primeiros café foram Blend Classico e Bela Época da Lucca. No Clássico não consegui nada sem muito retrogosto amargo (não gosto muito). Preferi o Bela Época, já testou? Ele tem mais acidez para quem gosta é uma boa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Paulo Ricardo Colacino disse:

comecei há pouco (Gaggia Classi Pro). Apanhando ainda no tempo. Tenho extraído muito rápido (20s ou menos). Mas pode ser minha pressão de fábrica de 15bar.  Meus dois primeiros café foram Blend Classico e Bela Época da Lucca. No Clássico não consegui nada sem muito retrogosto amargo (não gosto muito). Preferi o Bela Época, já testou? Ele tem mais acidez para quem gosta é uma boa. 

Não deve ser a pressão.

É importante que a torra seja fresca - 5-30 dias, se não congelar - e utilizar um café de qualidade. Eu não conheço nenhum dos que foram citados, mas acredito que você deve ter escolhido bons cafés.

É comum confundir azedo com amargo no início. Não ter medo de moer mais fino ou mais grosso é importante. Não se apegue ao tempo de extração. Esquece aquele papo de que um bom espresso fica entre 20-30s.  Eu acho que é uma boa ideia nem usar um cronômetro no início, para evitar que tu seja influenciado. Só defina o seu ratio e tenta chegar nele com uma moagem adequada. Eu já fiz extrações rápidas que ficaram boas e outras demoradas (~50s) que também ficaram boas. O importante é experimentar e ver se te agrada.

No início, eu cheguei a fazer extrações tão ruins que o café parecia salgado ou bastante azedo.

Por último, a Gaggia permite trocar a mola da OPV e reduzir a pressão para 9 bar, o que é útil para evitar canalizações. Mas não quer dizer que você não consiga bons resultados com a pressão atual. 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. 

Antes de tudo, @Paulo Ricardo Colacino, qual moedor você está usando? Mantidas as mesmas condições (máquina, grãos etc), um bom moedor faz toda a diferença.

 

40 minutos atrás, Paulo Ricardo Colacino disse:

No Clássico não consegui nada sem muito retrogosto amargo (não gosto muito). Preferi o Bela Época, já testou? Ele tem mais acidez para quem gosta é uma boa.

 

19 minutos atrás, eldermarco disse:

Eu não conheço nenhum dos que foram citados, mas acredito que você deve ter escolhido bons cafés.

É comum confundir azedo com amargo no início.

 

Conheço ambos e endosso as palavras do Paulo: são bons grãos, mas realmente têm essas características. Tanto que eu não uso o Bela Época para espresso, já que não sou fã de acidez pronunciada.

 

22 minutos atrás, eldermarco disse:

Não deve ser a pressão.

 

Também acho que não. Uma sugestão seria ir mexendo com esta variável do grau de moagem, para tentar encontrar o ponto do seu paladar. Mas, como disse o colega, sem ter o tempo como regra de ouro.

Outra ideia seria testar o preparo coado, para poder mudar, com maior controle e amplitude, outra variável: a temperatura da água. Aí talvez você chegue a extrair, com o mesmo grão, um café do seu agrado.

Por fim, vale a pena testar outros grãos para espresso. O Eldorado, do Moka Clube, por exemplo, tem notas achocolatadas que me agradaram bastante.

Saudações!

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, eldermarco disse:

Não deve ser a pressão.

É importante que a torra seja fresca - 5-30 dias, se não congelar - e utilizar um café de qualidade. Eu não conheço nenhum dos que foram citados, mas acredito que você deve ter escolhido bons cafés.

É comum confundir azedo com amargo no início. Não ter medo de moer mais fino ou mais grosso é importante. Não se apegue ao tempo de extração. Esquece aquele papo de que um bom espresso fica entre 20-30s.  Eu acho que é uma boa ideia nem usar um cronômetro no início, para evitar que tu seja influenciado. Só defina o seu ratio e tenta chegar nele com uma moagem adequada. Eu já fiz extrações rápidas que ficaram boas e outras demoradas (~50s) que também ficaram boas. O importante é experimentar e ver se te agrada.

No início, eu cheguei a fazer extrações tão ruins que o café parecia salgado ou bastante azedo.

Por último, a Gaggia permite trocar a mola da OPV e reduzir a pressão para 9 bar, o que é útil para evitar canalizações. Mas não quer dizer que você não consiga bons resultados com a pressão atual. 

Obrigado Elder. Estou usando o moedor da Breville. Os cafés são da Lucca. É uma voa torrefação aqui em Curitiba.

Vou fazer testes com a moagem.

Sobre o tempo eu já percebi rápido que não é determinante. Talvez para máquinas mais profissionais seja possível padronizar, mas a Gaggia sem um controle de temperatura por PID dá uma variabilidade grande na extração.

Vou seguir tentando obrigado e bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, valacomum disse:

Olá. 

Antes de tudo, @Paulo Ricardo Colacino, qual moedor você está usando? Mantidas as mesmas condições (máquina, grãos etc), um bom moedor faz toda a diferença.

 

 

 

Conheço ambos e endosso as palavras do Paulo: são bons grãos, mas realmente têm essas características. Tanto que eu não uso o Bela Época para espresso, já que não sou fã de acidez pronunciada.

 

 

Também acho que não. Uma sugestão seria ir mexendo com esta variável do grau de moagem, para tentar encontrar o ponto do seu paladar. Mas, como disse o colega, sem ter o tempo como regra de ouro.

Outra ideia seria testar o preparo coado, para poder mudar, com maior controle e amplitude, outra variável: a temperatura da água. Aí talvez você chegue a extrair, com o mesmo grão, um café do seu agrado.

Por fim, vale a pena testar outros grãos para espresso. O Eldorado, do Moka Clube, por exemplo, tem notas achocolatadas que me agradaram bastante.

Saudações!

@valacomum estou usando o Breville. Preciso fazer moagens diferentes e testar. Obrigado pelas dicas. Vou experimentar o Edorado. 

 

Bons cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Bom dia pessoal ....

Nao quis criar um topico so p uma duvida e achei que aqui pode se encaixar derrepente ....

Os mais experientes podem me explicar pq ( somente nos espressos ) um grao para extrair entre 25-30s ratio 1:2 fica no meu brevile ( interno 5 ) coloco no 12-11 e fica perfeito e outro grao tb torra media escura ambos ) preciso colocar externo 4 ..... pq essa distancia toda ? que caracteristicas o grao tem p ter essa diferenca enorme na moagem com os mesmos parametros ?

 

Grato 

Alexandre ( RJ )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Há vários colegas aqui com mais experiência e conhecimento do que eu, mas eu diria que são várias as diferenças possíveis, dentre as quais vou mencionar três: tamanho do grão, densidade (experimente colocar 10g de cada tipo em uma xícara e contar quantos grãos tem em cada uma) e perfil sensorial/notas (mais/menos ácido, amargo, frutado, floral, achocolatado etc).

E, no fim das contas, é assim mesmo: não existe uma receita universal para preparo com grãos diferentes, seja no espresso, seja em outros métodos.

Saudações!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E adicionando ao que o colega @valacomum falou, a regulagem do moinho pode mudar até para o mesmo grão. Se for a torra de um outro dia, a regulagem pode ficar diferente. Conforme o grão envelhece, a regulagem também pode mudar. E até se o dia está mais ou menos úmido. Normalmente a mudança não é drástica, mas muda. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...