Ir para conteúdo

Cafeteira Expresso Oster Cappuccino - BVSTECMP65R


Postagens recomendadas

Caros,

Instalei um dimmer na minha máquina ontem. Aproveitei a oportunidade e fiz um esboço de esquema elétrico e tirei umas fotos. A próxima modificação será a instalação do PID. Algumas observações:

1 - Instalei o dimmer na lateral esquerda (da máquina) inferior. Pretendo instalar o PID na lateral esquerda superior. Na parte direita da máquina é onde está a caldeira, sendo portanto mais quente.

2 - A desmontagem da tampa superior é bem difícil. Seguem dicas de como desmontar a máquina:

a) Remova a tampa inferior tirando todos os 9 parafusos aparentes.

b) Pela abertura inferior, é possivel desmontar 2 parafusos da tampa superior... vc vai precisar de uma chave philips de 30 cm de haste imantada (principalmente para remontar depois)

c) Com a remoção dos parafusos, pode se acessar os encaixes da parte frontal por baixo da tampa superior, erguendo-se ligeiramente os locais da tampa presos pelos parafusos. Tente empurrar as abas para a frente de forma que ela desencaixe da presilha. Atenção: essa parte é bem chata, precisa de uma lanerna e de muita paciência para achar as presilhas e estas são facilmente quebradas por serem de plástico.

Para montar, é só encaixar a tampa, montar os dois parafusos e fechar a tampa inferior com os 9 parafusos.

Coloquei em anexo o circuito elétrico que esbocei assim como duas fotos da parte interna. Adicionei uma figura repetida com as identificações dos elementos. Além disso, inseri duas figuras da instalação do dimmer.

Sobre o dimmer: Ainda estou explorando os ajustes. Do que percebi, a moagem ainda tem que ficar fina (Uso K6 no click 35). Com o dimmer em 60%, não tem mais espirros no naked com tem na máquina padrão, mas a crema formada é menor... Enfim, fiz o trabalho ontem e ainda tenho um longo caminho a explorar. Encomendei o PID e deve demorar uns 15 dias pra chegar. Notei que há um ponto bom para prender o o termopar já disponível na caldeira... Explorei este ponto com um termômetro e ele não pareceu variar muito com a entrada de água fria na caldeira. Vou prender lá mesmo. Pretendo colocar um interruptor para selecionar uso do PID ou do termostato padrão da extração. Como procurei bastante por informações sobre modificações nesta máquina e não encontrei nada muito didático, resolvi postar aqui caso alguém precise.

Circuito Oster Capuccino.JPG

Instalação externa dimmer.jpg

Instalação interna dimmer.jpg

Vista Interna 1.jpg

Vista Interna 2 com identificação.jpg

Vista Interna 2.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quatro dias depois da mod do dimmer... so far, so good... Boa extração (30 segundos para razão de 2, boa crema... dois pequenos espirros). Show de bola! Oster cappucino extraindo bons cafés com filtro despressurizado - click 40 no K6!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Muito legal o tópico e a experiência da galera. Comprei esta máquina aproveitando uma promoção e chegou na semana passada. Comprei também o K2 no Ali e estou esperando chegar, bem como um filtro não pressurizado e um tamper que, espero, funcionem bem. 

Vi pelos posts da galera aí acima o uso de porta filtro naked e puck screens (aconteceu comigo também o relato de alguns do café ficar muito úmido ou com um "furo" após passar um espresso). Vocês tem indicações de produtos que compararam e funcionaram bem/encaixaram bem na máquina?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não postei antes, mas fiz o PID. Está funcionando a contento. Para o termopar, acabei colocando em um dos parafuso de fixação do termostato de extração. O local que tinha imaginado e indicado tem uma temperatura muito estável, que não é influenciada pela entrada de água, o que leva a uma dinâmico de controle lenta. Algo que tive que fazer na oster foi passar fita isolante em toda a malha metálica do termopar. Sem usar, acabava tendo fuga, o que derrubava o DR aqui de casa. Depois que isolei. sem problemas. Fiz uma modificação com um interruptor, com um lado colocando o PID e o outro deixando o termostato original. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, 

Somente contribuindo com a questão do porta filtro naked - foi uma dúvida minha e pode ajudar outros. Eu arrsiquei e comprei este no Ali e acabou de chegar - encaixou perfeito sem necessidade de adaptações. Vem também com um filtro 2 cups. O cabo do PF é um pouco frágil, mas o encaixe foi perfeito. 

https://pt.aliexpress.com/item/1005003111636730.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.11.5b59caa4YuzovS&gatewayAdapt=glo2bra

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Olá, estava testando acertar a receita de um café novo e aconteceu algo estranho, não sei já aconteceu com alguém. Uso o K4 comecei na moagem 70 ficou muito ácido fui diminuindo até chegar no 56 porém nesse o café ficou ralo, foram 17g de café e extração de 34ml em 20s mas ficou saindo tipo em jatos meio jorrando sabe. Ficou como água suja sem crema alguma, alguém sabe o por que ou se já aconteceu alguma vez? Acho difícil acertar o expresso nela.

20230728_174025.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 19/05/2023 at 14:23, fabioamendes disse:

Caros, 

Somente contribuindo com a questão do porta filtro naked - foi uma dúvida minha e pode ajudar outros. Eu arrsiquei e comprei este no Ali e acabou de chegar - encaixou perfeito sem necessidade de adaptações. Vem também com um filtro 2 cups. O cabo do PF é um pouco frágil, mas o encaixe foi perfeito. 

https://pt.aliexpress.com/item/1005003111636730.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.11.5b59caa4YuzovS&gatewayAdapt=glo2bra

Muito legal toda a sua experiência com essa cafeteira!

Você poderia fazer um passo a passo dos seus MODS?
com algums fotos para ilustrar bem?

foi muito difícil realizar todos os procedimentos? 

 

tenho um caminho longo nessa máquina... por enquanto tenho somente o dimmer... kkkkk
 

muito obrigado e grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Boa tarde, meus amigos.

Depois de meses tentando extrair o espresso perfeito na oster capuccino, consegui. Só foi possivel depois de aceitar as limitações da maquina. Suas configurações de pressão, e variação de temperatura impedem alcançar a melhor bebida. Percebi que por mais que eu comprasse o melhor cafe e tivesse o melhor moedor, não era o suficiente para diminuir aquele sabor acido exagerado que a maquina produz. E do nada tive uma epifania: o que equilibra a acidez de um alimento? bicarbonato! E esse foi o jeitinho brasileiro q fiz para conseguir beber um espresso pela primeira vez, sentindo o sensorial que o cafe que utilizei oferece. Senti notas de chocolate e caramelo como na embalagem. A extração foi 20 g pra 60 ml, em 30 seg. No final, joguei um pouquinho de bicarbonato, mas muiiiito pouquinho, quase um sopro, nem mesmo uma pitada. Quem ainda estiver com dificuldade em extrair um espresso saboroso, vale a tentativa.

Screenshot_20240220-152243630.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, yuribs disse:

Boa tarde, meus amigos.

Depois de meses tentando extrair o espresso perfeito na oster capuccino, consegui. Só foi possivel depois de aceitar as limitações da maquina. Suas configurações de pressão, e variação de temperatura impedem alcançar a melhor bebida. Percebi que por mais que eu comprasse o melhor cafe e tivesse o melhor moedor, não era o suficiente para diminuir aquele sabor acido exagerado que a maquina produz. E do nada tive uma epifania: o que equilibra a acidez de um alimento? bicarbonato! E esse foi o jeitinho brasileiro q fiz para conseguir beber um espresso pela primeira vez, sentindo o sensorial que o cafe que utilizei oferece. Senti notas de chocolate e caramelo como na embalagem. A extração foi 20 g pra 60 ml, em 30 seg. No final, joguei um pouquinho de bicarbonato, mas muiiiito pouquinho, quase um sopro, nem mesmo uma pitada. Quem ainda estiver com dificuldade em extrair um espresso saboroso, vale a tentativa.

Screenshot_20240220-152243630.jpg

James Hoffmann já fez esse experimento... um bom hack quando todas as alternativas foram esgotadas. :)

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...