Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Em 30/11/2020 at 20:05, MrVin disse:

Oi Del Rei, tranquilo?
Comprei a minha hoje e estou bem ansioso para começar as minhas extrações.

Você ou alguém sabe quais as diferenças entre o equipamento 127v vs 220v ?.

Rapaz... Eu não sou profundo conhecedor, mas acho que em termos de funcionamento do equipamento, não muda nada.
Mas acho que um choque em 220V deve arrepiar mais cabelos do que em 127V... Hehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/11/2020 at 20:05, MrVin disse:

Oi Thiago, tudo certo?

Sobre o Latte ( eu espero que não tenha problema em citar um canal no YT), tem o pessoal do Artisti Coffee Roasters, eles têm uma Master Class, com vídeo longos, abordando muito bem o assunto. Acho que vale conferir. Acho o conteúdo deles muito bom e de fácil entendimento.

Oi Del Rei, tranquilo?
Comprei a minha hoje e estou bem ansioso para começar as minhas extrações.

Você ou alguém sabe quais as diferenças entre o equipamento 127v vs 220v ?.

Valeu pela dica! :]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 30/11/2020 at 8:05 PM, MrVin said:

Oi Thiago, tudo certo?

Sobre o Latte ( eu espero que não tenha problema em citar um canal no YT), tem o pessoal do Artisti Coffee Roasters, eles têm uma Master Class, com vídeo longos, abordando muito bem o assunto. Acho que vale conferir. Acho o conteúdo deles muito bom e de fácil entendimento.

Oi Del Rei, tranquilo?
Comprei a minha hoje e estou bem ansioso para começar as minhas extrações.

Você ou alguém sabe quais as diferenças entre o equipamento 127v vs 220v ?.

Opa, sobre a diferença do 127v e 220v, vi que uma galera aí ta em dúvida. No funcionamento da máquina não tem diferença, apenas na parte elétrica da sua casa mesmo. Em equipamentos que usam bastante potência, que é o caso dessa Oster (1600 W), a corrente puxada pro equipamento funcionar é muito alta e pode acabar danificando os fios ou derrubando a chave da sua casa se não estiver configurado corretamente, até por isso ela vem com um plug de tomada 20A. Quando o equipamento é 220v, a corrente puxada é metade da corrente do 127v, então é preferível usar 220v se a parte elétrica da sua casa não suportar tomadas 20A. Um bom exemplo disso são os chuveiros que geralmente são 220v (ou pelo menos deveriam rs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, esdras disse:

Opa, sobre a diferença do 127v e 220v, vi que uma galera aí ta em dúvida. No funcionamento da máquina não tem diferença, apenas na parte elétrica da sua casa mesmo. Em equipamentos que usam bastante potência, que é o caso dessa Oster (1600 W), a corrente puxada pro equipamento funcionar é muito alta e pode acabar danificando os fios ou derrubando a chave da sua casa se não estiver configurado corretamente, até por isso ela vem com um plug de tomada 20A. Quando o equipamento é 220v, a corrente puxada é metade da corrente do 127v, então é preferível usar 220v se a parte elétrica da sua casa não suportar tomadas 20A. Um bom exemplo disso são os chuveiros que geralmente são 220v (ou pelo menos deveriam rs)

Opa!
Legal saber disso! Fica a dica pra galera que vai adquirir outros equipamentos. Tomara que sem dá dor de cabeça, rs
Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/12/2020 at 19:05, MrVin disse:

Opa!
Legal saber disso! Fica a dica pra galera que vai adquirir outros equipamentos. Tomara que sem dá dor de cabeça, rs
Abraço.

Olá! 

Acabei de adquirir a minha aqui, mas só chegará daqui a 10 dias! Aqui em Belo Horizonte o padrão é 127V, ai vou usar tomada de 20A. Estou ansioso pela chegada , nesse meio tempo vou estudando um pouco pois pelo que estou vendo extrair um bom shot não vai ser fácil, eu nem imaginava que envolvia tantas variáveis. Tenho uma Eletrolux Chef Crema e achava que estava abafando...kkk :mellow:. Tô com medo de não conseguir extrair nada! ai, ai, ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

Chegou minha Oster fruto de uma promoção com cashback que vi aqui pelo tópico. Apesar de ainda estar com dificuldade em quase todos os processos kkkk, estou achando mais estranho a vaporização do leite. O meu vaporizador as vezes para de funcionar quando está dentro do leite, aconteceu isso com alguém? Será que é algum defeito na minha máquina ou eu que sou ruim mesmo (mais provável kkk)

Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Gil89 disse:

Bom dia pessoal,

Chegou minha Oster fruto de uma promoção com cashback que vi aqui pelo tópico. Apesar de ainda estar com dificuldade em quase todos os processos kkkk, estou achando mais estranho a vaporização do leite. O meu vaporizador as vezes para de funcionar quando está dentro do leite, aconteceu isso com alguém? Será que é algum defeito na minha máquina ou eu que sou ruim mesmo (mais provável kkk)

Abraço 

Bom dia! A minha chegou há uns quatro dias, estou aqui me adaptando. Por incrível que pareça a vaporização eu consegui de primeira, mas claro, vi vários vídeos no YouTube antes e peguei ótimas dicas. Porém, na segunda vez deu errado, ou seja, de fato não é algo fácil, qualquer deslize faz com que o leite não alcance uma boa textura. O grande segredo é encontrar a posição correta para que o vapor faça uma espécie de redemoinho no leite (não sei se consegui me expressar bem rsrs).

Agora meu desafio é o latte art, que negócio difícil! 

Boa sorte, tenho certeza que vai conseguir atingir um boa vaporização.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, eu até hoje nem tentei a vaporização. Muito menos o Latte art.... :ph34r:

Eu não tenho costume de tomar café com leite, então acabo nem tendo leite em casa. A ultima vez que comprei, virou queijo na geladeira... rs. Mas queria fazer a bebida só pela diversão mesmo. Minha esposa até toma, mas ela usa leites desnatados, então complica um pouco minha vida... rs.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, tudo bem?

Acabei de comprar a Oster Xpert Perfect Brew e estou começando a me aventurar nesse mundo. Li quase tudo e vi que tem bastante coisa para aprender.

Fiquei com uma dúvida e queria saber como vocês fazem. Sempre que termino de extrair um café, ainda permanece um pouco de líquido sobre a borra no porta filtro. Isso é normal? Se sim, como vocês limpam para realizar uma próxima extração em seguida? Apenas bate a borra no lixo, passa uma agua e pronto? Poderiam me falar um pouco sobre como vocês fazem quando querem tirar uns 3 cafés em seguida?

Agradeço desde já.

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2020 at 18:35, Ricardo Reis disse:

Boa noite pessoal, tudo bem?

Acabei de comprar a Oster Xpert Perfect Brew e estou começando a me aventurar nesse mundo. Li quase tudo e vi que tem bastante coisa para aprender.

Ricardo,

Compraste onde, amigo? Parece que esse produto sumiu do mercado... Abraço e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fcsouza disse:

Ricardo,

Compraste onde, amigo? Parece que esse produto sumiu do mercado... Abraço e obrigado.

Boa noite fcsouza.

Comprei pelo site do submarino com a promoção do super cashback. Comprei na semana do black friday, porém ela só chegou para mim no sábado passado.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, fcsouza disse:

Ricardo,

Compraste onde, amigo? Parece que esse produto sumiu do mercado... Abraço e obrigado.

Fcsouza,

Percebi que a cafeteira sumiu do mercado logo após a black friday. Inicialmente esgotaram as máquinas com voltagem 220 e posteriormente as 127v também. Fico me perguntando se a cafeteira sairá de linha. Alguém do fórum sabe algo sobre isso?

2 horas atrás, fcsouza disse:

Ricardo,

Compraste onde, amigo? Parece que esse produto sumiu do mercado... Abraço e obrigado.

Fcsouza,

Percebi que a cafeteira sumiu do mercado logo após a black friday. Inicialmente esgotaram as máquinas com voltagem 220 e posteriormente as 127v também. Fico me perguntando se a cafeteira sairá de linha. Alguém do fórum sabe algo sobre isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2020 at 18:35, Ricardo Reis disse:

Boa noite pessoal, tudo bem?

Acabei de comprar a Oster Xpert Perfect Brew e estou começando a me aventurar nesse mundo. Li quase tudo e vi que tem bastante coisa para aprender.

Fiquei com uma dúvida e queria saber como vocês fazem. Sempre que termino de extrair um café, ainda permanece um pouco de líquido sobre a borra no porta filtro. Isso é normal? Se sim, como vocês limpam para realizar uma próxima extração em seguida? Apenas bate a borra no lixo, passa uma agua e pronto? Poderiam me falar um pouco sobre como vocês fazem quando querem tirar uns 3 cafés em seguida?

Agradeço desde já.

Abraços

 

Sim é normal ficar um pouco de líquido sobre a borra do porta filtro.

Segue o meu ritual quando quero fazer mais de um café em seguida, mas também vale quando faço só para um:

1. Moer o grão.
2. Passo água quente com o botão manual por 2 segundos.
3. Tiro um expresso manual.
4. Removo o porta filtro, deixo em cima do suporte de inox para que a água sobre a borra escorra.
5. Passo água quente com o botão manual por 2 segundos.
6. Limpo com papel toalha a parte que eu esqueci o nome onde se coloca o porta filtro para tirar o que sobrou do café extraído.
7. Nesse ponto a água do porta filtro já escorreu, então bato ele no lixeiro para sair a borra e em seguida passo água.
8. Aqui se eu for extrair mais outro café, passo um pano úmido no porta filtro e refaço o processo do passo 1, caso contrário, vou tomar meu café e depois faço uma limpeza melhor no porta filtro.

Como uso o filtro duplo, então consigo extrair dois cafés por vez.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Ana Rafaella disse:

Fcsouza,

Percebi que a cafeteira sumiu do mercado logo após a black friday. Inicialmente esgotaram as máquinas com voltagem 220 e posteriormente as 127v também. Fico me perguntando se a cafeteira sairá de linha. Alguém do fórum sabe algo sobre isso?

É essa a questão, pois imagino que essa máquina seja fruto de contrato/parceria entre a Oster e a Sunbeam, o qual pode ter chegado ao fim.
Logo no fim de ano... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero crer que a falta de estoque seja apenas temporária, devido às vendas recentes... rs.

 

Em 09/12/2020 at 18:35, Ricardo Reis disse:

Fiquei com uma dúvida e queria saber como vocês fazem. Sempre que termino de extrair um café, ainda permanece um pouco de líquido sobre a borra no porta filtro. Isso é normal? Se sim, como vocês limpam para realizar uma próxima extração em seguida? Apenas bate a borra no lixo, passa uma agua e pronto? Poderiam me falar um pouco sobre como vocês fazem quando querem tirar uns 3 cafés em seguida?

Eu jogo fora o pó e passo agua. Depois passo um papel toalha na bocal da máquina, por onde sai a água, já que é comum ali também ficar com resquícios de pó. Depois coloco o cachimbo no lugar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2020 at 18:35, Ricardo Reis disse:

Fiquei com uma dúvida e queria saber como vocês fazem. Sempre que termino de extrair um café, ainda permanece um pouco de líquido sobre a borra no porta filtro. Isso é normal? Se sim, como vocês limpam para realizar uma próxima extração em seguida? Apenas bate a borra no lixo, passa uma agua e pronto? Poderiam me falar um pouco sobre como vocês fazem quando querem tirar uns 3 cafés em seguida?

Não sei se já viu que comentamos sobre isso mas já que o assunto voltou vou comentar novamente... Água em cima da borra é normal dependendo da quantidade que você está falando. Se for uma piscina de água você provavelmente usou pouco café moído pra capacidade do filtro, o ideal é usar dentro da quantidade exata que ele suporta. Quando uso 20g de café no filtro duplo tiro um café e removo ele da máquina em 2 segundos o líquido já afundou e no máximo 5 segundos já escorreu praticamente todo o necessário pra bater a borra e ela sair inteira fica apenas um pozinho ou outro no filtro que sai no pano. Se eu uso 18g ou menos daí na certa fica mais molhado e quando bato a borra sobra café bem molhado grudado em alguns cantos que é chato de tirar.

Vou passar meu "workflow" rs

1. Ligo a máquina. Seguro o porta filtro (pf) em baixo do grupo deixando a(s) xícara(s) que vão ser utilizadas em baixo. Uso o botão do simples ou até duplo pra deixar a água passar e pré-aquecer bem tudo. Se tiver um terceiro café pra tirar eu usaria xícara deixada virada em cima da máquina pois ela já estará morninha e também já será servida logo junto com as outras.

2. Seco o pf com o pano de microfibra dedicado pra isso. Mantenho a água quente nas xícaras enquanto moo o café.

3. Ligo a balança com o pf em cima, moo o café, peso, distribuo, uso o tamper.

4. Despejo a água das xícaras na pia. Insiro o pf. Só tenho uma balança, agora ela vai pra bandeja com a(s) xícara(s) em cima pra tarar e já tirar os cafés rapidinho.

5. Ao terminar a extração removo as xícaras e a balança da bandeja, removo o pf mas deixo ele escorrer uns 2~5 segundos em cima da bandeja.

6. Bato a borra. Uso o botão de uma xícara ou menos tempo pra passar água eliminando os resíduos da extração do grupo. Pra seguir fazendo mais espressos secar o pf com o pano e reiniciar do pf na balança pra voltar a moer a dose de café. Mas se for a última extração a última etapa seria deixar passar água quente também pelo pf, e secar tanto o pf como o grupo com o pano e desligar.

Não vejo necessidade de gastar papel, mantenho sempre esse pano limpo e razoavelmente seco enxaguando e torcendo e às vezes lavando com detergente.

Pra bebidas com leite acho que é bem sabida a importância de purgar e da limpeza do bico com o pano cada vez que terminar de vaporizar uma dose. Passar uma água na pitcher antes de colocar a próxima dose de leite a ser trabalhada, mas se for a última bebida lavo a pitcher com esponja macia e detergente e vai pro escorredor (geralmente faço isso quando termino de tomar café/lanchar).

Em um vídeo com o barista Daniel Munari dando dicas sobre campeonato de barismo (tem um jurí técnico, a quem interessar: https://www.youtube.com/watch?v=HbGkn7JSCXw), ele falou sobre ter um lugar predefinido pra cada coisa. Encontre a posição onde os objetos ficam confortavelmente acessíveis, onde menos te atrapalham mas ficam à mão. Por exemplo, eu coloquei minha balança onde não há possibilidade de algo molhar ela ou do pf gotejar no caminho de fora da máquina até onde bato a borra. A pitcher tem um lugar dela que você definiu você pega ela usa e ela volta pra lá, usa o tamper ele volta pro lugar, etc. Se você ir largando os objetos em lugares aleatórios ficará meio perdido quando precisar pegá-los de novo, achei interessante a dica mesmo pra processos caseiros pra qualquer coisa que for fazer na cozinha.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah lembrei uma coisa, se eu vou servir 2 espressos duplos ao mesmo tempo (exemplo, 50g em cada xícara) eu dou uma "trapaceada". Falando de casa agora, não de campeonato hein! rs

Invés de fazer um duplo de 50g e depois o outro, já posiciono as duas xícaras fazendo 25g em cada, e na próxima extração completo mais 25g em cada. Assim eles podem ser servidos juntos na mesma hora na mesma temperatura.

Pra deixar claro tem que ser nas duas xícaras ao mesmo tempo hein, não pode pegar o início de uma extração em uma e o final na outra porque senão cada café vai ficar com o sabor diferente.

Se for pesando a bebida com balança vai complicar o workflow mas se for uma extração despretensiosa pra beber em casa rapidamente usando os botões de volume predefinido ou uma xícara onde você sabe onde batem as 50g (ou o volume desejado) acho legal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, estou precisando de uma super ajuda. Comprei a maquina na black friday e ja gastei uns 300g de cafe e nao consegui tirar 1 descente (ta certo que comecei com graos da Starbucks que nao sao frescos, hoje chegaram da Selecao do Mario com 3 dias de torra).

Todos testes que fiz foram com 15g cafe no PF duplo, e sempre apertando o botao de 1 xicara automatica). Não consigo extrair mais de 20g, o tempo esta saindo dentro do intervalo de 20-30s, a crema (com o cafe novo) tbm visivel e fluxo continuo (apesar de alguma variacao devido ainda nao ter tamper com regulagem e distribuidor). Ja variei o nivel de forca no tamper com mesma regulagem do moedor e variei o moedor, mas sempre sai pouco e esta com acidez muito elevada, subextraido.

Qual parametro que mudo para conseguir pelo menos 1:2 ou 1:3, e claro, sem estar subextraido?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa moer mais fino. O pf duplo tem capacidade de 20~22g, com 15g você está subdosando o que necessita de uma moagem ainda mais fina. Não há garantia de que usar o filtro duplo assim vai funcionar bem, o design do filtro simples é justamente pensado pra não deixar a borra tão "baixa" com essa quantidade de café. Então ou moa mais fino, ou vai pra pelo menos 20g~18,5g nesse filtro ou use o filtro simples pra essa quantidade de até 15g de café.

Mantenha a força do tamper padrão, assim terá uma variável a menos pra se preocupar. O que sempre digo é apertar o suficiente pra se virar o pf a borra não cair, muito mais força que isso é desnecessária e força de menos a borra cai, outras variações dentro desse limite não alteram a extração de forma significativa.

O botão de uma xícara está predefinido pra uma quantidade de água, mas se estiver entupindo o filtro pode chegar menos na xícara no final do tempo (quando a pressão é excessiva a máquina manda água direto pra bandeja pra aliviar). Nesse caso não adiantaria afinar mais a moagem, precisaria aumentar a dose no filtro mesmo ou usar o filtro com capacidade nominal menor pra manter a mesma dose.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, rluik said:

Você precisa moer mais fino. O pf duplo tem capacidade de 20~22g, com 15g você está subdosando o que necessita de uma moagem ainda mais fina. Não há garantia de que usar o filtro duplo assim vai funcionar bem, o design do filtro simples é justamente pensado pra não deixar a borra tão "baixa" com essa quantidade de café. Então ou moa mais fino, ou vai pra pelo menos 20g~18,5g nesse filtro ou use o filtro simples pra essa quantidade de até 15g de café.

Mantenha a força do tamper padrão, assim terá uma variável a menos pra se preocupar. O que sempre digo é apertar o suficiente pra se virar o pf a borra não cair, muito mais força que isso é desnecessária e força de menos a borra cai, outras variações dentro desse limite não alteram a extração de forma significativa.

O botão de uma xícara está predefinido pra uma quantidade de água, mas se estiver entupindo o filtro pode chegar menos na xícara no final do tempo (quando a pressão é excessiva a máquina manda água direto pra bandeja pra aliviar). Nesse caso não adiantaria afinar mais a moagem, precisaria aumentar a dose no filtro mesmo ou usar o filtro com capacidade nominal menor pra manter a mesma dose.

Parceiro, obrigado pela ajuda, realmente resolveu o problema com a orientação. O ponto de usar o PF duplo mesmo para o simples 15g, eu ali algo aqui no topico (provavelmente entendi errado o conceito). De qualquer forma, colocando 20g no PF duplo, moagem a 24 e café Selecao do Mario Choco+Intenso (torra 09/12), saiu em 23s com 54g de volume. Ficou excelente!

 

Agora de manhã vou testar com moagem mais grossa pra fazer 2 cafés mais fracos, pois nem todo mundo gosta de um espresso forte (> 1:3).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/12/2020 at 06:13, PedroHP disse:

Parceiro, obrigado pela ajuda, realmente resolveu o problema com a orientação. O ponto de usar o PF duplo mesmo para o simples 15g, eu ali algo aqui no topico (provavelmente entendi errado o conceito). De qualquer forma, colocando 20g no PF duplo, moagem a 24 e café Selecao do Mario Choco+Intenso (torra 09/12), saiu em 23s com 54g de volume. Ficou excelente!

 

Agora de manhã vou testar com moagem mais grossa pra fazer 2 cafés mais fracos, pois nem todo mundo gosta de um espresso forte (> 1:3).

Vi em um dos vídeos do Thalis (não barista), que seria interessante descobrir o volume ideal pra cada porta filtro. Pelas orientações que ele falou, achei que 18g ficou perfeito pro PF duplo. Foi a melhor extração que consegui usando um café de boa qualidade e recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, estou com a minha há mais de 1 mês, acho que posso fazer algumas observações com o meu conhecimento limitadíssimo.
1. É ótimo que o tanque seja grande porque usa bastante água, mais do que eu esperava, levando em conta o aquecimento do PF, a extração, limpeza do grupo, vaporização do leite e purga do bico;
2. É necessário manter atenção ao tanque pois por 2 vezes ja fiquei sem água no meio do processo;
3. Alguém falou aí em cima sobre organização dos acessórios, muito importante, além de padronizar as suas ações pra fazer sempre de forma consistente;
4. Desde o primeiro uso tenho conseguido dobrar o volume do leite na vaporização, mas com certeza estou fazendo errado, o leite não fica "leve" o suficiente pra latte art, exceto por uma camada de espuma mesmo que não permite que se desenhe na crema.
5. Não obtive cremas decentes com os cafés de supermercado, achei que era culpa minha, mas café fresco fez uma diferença enorme, essa foto de um café do Torra Fresca.
6. Achei a bandeja pequena, mas isso pode ser bom, pois força uma limpeza mais frequente.
7. Não sei se sou eu, mas não acho que o controle volumétrico da agua esteja muito preciso, pois tenho observado variações no peso extraído.
8. Algumas poucas vezes o moedor parou de moer como alguns relataram, mas no geral ele funciona bem.

No geral, gostei muito da aquisição, é minha primeira máquina de espresso e estou aprendendo aos poucos.
Ah, alguém perguntou aí atrás sobre os cafés do Alex Lima do Torra Fresca, pode ir sem medo. Atendimento excelente e café sem igual.

Agora, alguém me ensina a fazer o leitinho? Kkk12576010c86414a9ee988045cda4c4af.jpg

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, averaldo disse:

Desde o primeiro uso tenho conseguido dobrar o volume do leite na vaporização, mas com certeza estou fazendo errado, o leite não fica "leve" o suficiente pra latte art, exceto por uma camada de espuma mesmo que não permite que se desenhe na crema.

Tenta enxergar a vaporização como um processo com duas etapas. A primeira é inserir ar, essa é a parte que você mantém o bico apenas "encostando" na superfície fazendo aquele barulhinho "tss tss" isso faz com que bolhas entrem no leite aumentando ele de tamanho. É aqui que você define quanto de espuma você quer, ficando nessa etapa por mais ou menos tempo. A segunda etapa é incorporar esse ar não só na superfície mas também no resto do leite da jarra, essa é a parte que você tem que afundar o bico no leite pra ele parar de inserir ar, e bater e misturar tudo até chegar na temperatura ideal.

Pra latte art você não deve ficar na primeira etapa direto até "dobrar", isso vai fazer ter espuma demais. Precisa parar a primeira etapa e partir pra segunda quando o volume de leite na jarra crescer tipo 1cm no máximo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, averaldo disse:

Não sei se sou eu, mas não acho que o controle volumétrico da agua esteja muito preciso, pois tenho observado variações no peso extraído.

Também não entendi muito bem como funciona essa regulagem. Até a padrão de fábrica por exemplo, que o manual diz ser 60ml no botão de duplo, sai mais perto de 50g de bebida.

A máquina mede quanto de água ela solta ou ela só decora o "tempo soltando água"? Se for só o tempo a variação de moagem/grão e a quantidade de pó de café no filtro vão alterar o volume final na xícara, precisando de um dial in perfeito igual toda vez pra sair o volume programado. Se ela medir a água uma pressão excessiva ainda pode fazer um pouco da água ir direto pra bandeja invés da xícara...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não entendi muito bem como funciona essa regulagem. Até a padrão de fábrica por exemplo, que o manual diz ser 60ml no botão de duplo, sai mais perto de 50g de bebida.
A máquina mede quanto de água ela solta ou ela só decora o "tempo soltando água"? Se for só o tempo a variação de moagem/grão e a quantidade de pó de café no filtro vão alterar o volume final na xícara, precisando de um dial in perfeito igual toda vez pra sair o volume programado. Se ela medir a água uma pressão excessiva ainda pode fazer um pouco da água ir direto pra bandeja invés da xícara...
Agora eu não me lembro aonde vi, e se realmente era confiável, mas diz que o controle é volumétrico, não é pelo tempo não. Fiz uns testes agora a tarde com um café velho. Marquei um copo na medida de 40ml. E configurei a maquina pra 40ml sem café no PF. Aí conferi e deu 40ml. Dps botei 20gr de café e extraiu certinho até a marca, a crema ficou pra cims da marca mad acredito que seja isso mesmo, o peso variou 2gr no maximo em 3 testes q fiz com moagem diferentes.
Acho que no fim das contas tá bom..

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk

Tenta enxergar a vaporização como um processo com duas etapas. A primeira é inserir ar, essa é a parte que você mantém o bico apenas "encostando" na superfície fazendo aquele barulhinho "tss tss" isso faz com que bolhas entrem no leite aumentando ele de tamanho. É aqui que você define quanto de espuma você quer, ficando nessa etapa por mais ou menos tempo. A segunda etapa é incorporar esse ar não só na superfície mas também no resto do leite da jarra, essa é a parte que você tem que afundar o bico no leite pra ele parar de inserir ar, e bater e misturar tudo até chegar na temperatura ideal.
Pra latte art você não deve ficar na primeira etapa direto até "dobrar", isso vai fazer ter espuma demais. Precisa parar a primeira etapa e partir pra segunda quando o volume de leite na jarra crescer tipo 1cm no máximo.
Aah, deve ser isso então. Fico a maior parte do tempo inserindo ar, deixo só no final pra mexer tudo. Faz um tempo que assisti umas aulas no youtube. Tava lembrando errado kkk vou tentar agora!

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...