Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Pessoal, eu tô numa dúvida bem complicada em relação a cafeteiras. 

Eu tenho uma Cafeteira Super-Automática Saeco Pico Barista Hd8925/01, que comprei quando fiz meu intercâmbio em Portugal e comprei ela porque eu era apaixonado com a ideia de fazer um espresso e um cappuccino pra mim bem rápido já que eu sou viciado e tomo café toda hora.

Pois bem, eu AMO a minha cafeteira mas tenho que reconhecer que ela é um pouco superdimensionada pra mim. Só eu tomo café em casa, o que significa que demora um pouco pra encher o recipiente onde cai o café depois de extrair, e por isso eu tenho que ficar marcando um tempo pra ter que esvaziar e limpar a cafeteira, porque se eu for esperar a máquina contar e me avisar que tá cheio, vai começar a surgir larvas no recipiente e eu obviamente não quero isso.

O mesmo ocorre com o recipiente de leite. Como só eu tomo, tem menos troca de leite no recipiente e aí o leite acaba ficando azedo e rola um desperdício. Se fossem 2 pessoas tomando, por exemplo, o recipiente esvaziaria mais rápido e eu trocaria o leite mais rápido, assim não iria azedar o leite e a limpeza seria muito mais tranquila. 

Por isso eu tomei a decisão de vender a minha cafeteira pra comprar uma no estilo da Breville, sendo que na época a Breville tava com o preço perfeito. Eu iria vender a minha e comprar a outra pelo mesmo preço, basicamente.

Agora a Breville tá muito mais cara e eu fiquei de olho na Oster, mas eu não entendo NADA da parte técnica então não consigo tomar essa decisão se vale a pena trocar uma super automática por essa, principalmente por causa de todas essas características de pressão, filtro pressurizado e outras coisas que não faço ideia da diferença.

Só mais alguns motivos que aumentam minha indecisão:

  • A minha máquina é toda configurável, tem uma interface muito bonita e muitas bebidas pré programadas.
  • Eu não sei se a Oster seria tão prática pra mim porque eu gosto muito do fato de simplesmente apertar um botão quando quero tomar um espresso. Sei que a Oster aumentaria o tempo do preparo, mas se a limpeza da máquina (e principalmente do bico do leite) for muito mais simples do que a minha, vale a pena no tempo total e estresse gastos.
  • Eu tive uma Prima Latte e uma coisa que me irritava muito era porque quando eu iria fazer um café pra outra pessoa logo em seguida, na hora de bater pra tirar o café extraído do filtro, o café ainda tava mega molhado e aí quando eu batia, ia líquido pra todo lado. E ele também ficava pingando pelo porta-filtro, na parte debaixo, e aí pra não sair pingando em tudo, eu tinha que botar a mão embaixo e consequentemente aguentar o café quente pingar. Não sei se isso acontece tanto na Oster quanto em outras cafeteiras dessas mais caras que a Prima Latte (que na época paguei 400, era o primeiro modelo).

E eu vendendo ela pra comprar a Oster, por exemplo, me sobrariam uns R$2.000. Não seria pelo mesmo preço não.

 

A minha atual é essa aí:

 

Cafeteira Saeco Pico Barista Hd8925/01 - 50hz 220v | Mercado Livre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, rluik disse:

Saiu no mesmo tempo? Não tem como ficar mais fraco se você manteve a proporção 1:2...

Você tá vendo a diferença entre o filtro simples e o duplo, no duplo a água consegue ficar mais em contato quando passa no bolo de café que é maior (mais alto), extraindo mais facilmente. No simples é mais fácil extrair menos porque o bolo é menos alto, a água passa mais rápido por ele. (Mais extração mais substâncias que trazem amargor, menos extração menos amargor e mais acidez.)

Faz assim mesmo. Ouvi dizer que tem cafeterias que fazem ristretto pra usar em bebidas com leite pra deixar o gosto do café mais intenso, mas uma outra opção pra não adicionar mais essa variável e ficar alterando o moedor é fazer uma xícara com mais espuma de leite e menos leite ou seja um cappuccino invés de um latte ou simplesmente uma bebida com menos leite. Essa solução foi inventada apenas por causa do "problema" que foi criado pelas pessoas bebendo drinks excessivamente longos com muito leite.

Achei bem fácil essa parte, só não consigo fazer um desenho bonito ainda rs.

Apoia o bico da jarra no bico de vaporização (vai quase ou encostar no material emborrachado que serve pra segurar) e inclina a jarra um pouco pro lado em que você inseriu o bico sem encostá-lo na parede, isso vai ajudar a fazer o redemoinho no leite. Só abaixa o suficiente pra ouvir um "tss tss tss". Esse tss tss é a primeira parte da vaporização é o ar sendo introduzido no leite, quanto mais tempo você ficar nessa etapa mais espuma você vai criar, no caso o leite vai crescendo e se você quiser mais espuma abaixa levemente a jarra pra ouvir o tss tss de novo (o leite vai aumentar de tamanho de novo submergindo o bico automaticamente). Então você passa pra segunda parte da vaporização que é incorporar as micro bolhas no leite e não complique essa etapa movendo muito a jarra ou mudando o ângulo, você simplesmente precisa segurar a jarra paradinha na mesma posição que já está fazendo o redemoinho no leite sem ouvir o "tss tss", quando não conseguir tocar na jarra por 3 segundos sem se queimar chegou na temperatura.

É tão simples quanto nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=u7sMz5Xh_II

Perceba que a máquina caseira tem menos pressão no vapor então o redemoinho é mais sutil (mas também te permite ficar mais tempo incorporando ar sem chegar na temperatura tão rápido). Minha dica é além de apoiar o bico no bico segurar a jarra inclinada como nesse vídeo pra ajudar: https://www.youtube.com/watch?v=iIOs3Bqiulo

 

Putz rafael! Tu não sabe como ajudou. Assisti aqui o video do thales. Consegui fazer direitinho. Massa!

Entendi o que você falou sobre o bolo do café e o contato com a água. Realmente faz todo sentido. Não sabia disso.

Amanhã vou tentar fazer o café com leite. Vlw!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora à noite resolvi tomar outra dose.

Embora eu tenha achado o café da tarde meio forte, resolvi tentar repetir conforme as anotações que eu havia feito, só pra saber se eu conseguiria manter um padrão.

Fiz um duplo (pra mim e pra patroa). Usei o filtro duplo com 18.8 gramas e fui no controle automático de extração até atingir o alvo de 80 gramas para duas xícaras.
Tentei gravar um vídeo, pra demonstrar, mas fica complicado dividir a atenção entre a filmagem e o café... Até perdi um pouco do tempo na hora de interromper a extração e ficou com quase 5 gramas a mais.....

De fato saiu bem parecido com o anterior... Mas não está bom. O café saiu com 20 segundos, rápido, sem vazão regular e, além de ter ficado um pouco forte, uma das xícaras teve nitidamente mais volume de café que a outra. Acredito que esse último item tenha relação com a distribuição e a "tampada" - tenho que melhorar isso. Sobre o café forte com um tempo relativamente curto de extração (20s), acho que tenho que testar um pouco menos de café e uma moagem mais grossa... Estamos chegando lá... rs.

 

 

@CaioLemos
Cara, queria te ajudar, mas se eu falar qualquer coisa, vai ser só achismo mesmo. Então vou deixar pro pessoal que entende.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal...
Hoje parei pra ler o tópico todo, com calma. Bastante informação interessante.

Percebi que há a possibilidade de alterar a temperatura da máquina. Mas... O que, de fato, muda no gosto da bebida se alterarmos a temperatura?
Pelo que pesquisei, parece que quanto maior a temperatura, maior o percentual de extração.

Como ainda não sou expert nas variáveis básicas do espresso (quantidade de pó, moagem, compressão...), quero evitar adicionar mais uma variável na brincadeira - por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/10/2020 at 22:34, Del Rei disse:

De fato saiu bem parecido com o anterior... Mas não está bom. O café saiu com 20 segundos, rápido, sem vazão regular e, além de ter ficado um pouco forte, uma das xícaras teve nitidamente mais volume de café que a outra. Acredito que esse último item tenha relação com a distribuição e a "tampada" - tenho que melhorar isso. Sobre o café forte com um tempo relativamente curto de extração (20s), acho que tenho que testar um pouco menos de café e uma moagem mais grossa... Estamos chegando lá... rs.

Defina "forte". Se for forte agredindo a mesma parte da língua que você sente ao sentir o azedo de um limão (acidez) é porque a extração está rápida demais, você extraiu acima de 1:4 em 20 segundos. Nesse caso precisa afinar a moagem para a extração durar mais e extrair mais as notas doces (e amargas) pra balancear o resultado, não engrossar. Tenta fazer 1:2, 1:2,5 ou 1:3 em 30 segundos. Se for amargor esse grão aí deve ser muito amargo hein...

Agora, esse espresso profissional é mais intenso que café de cápsula ou de máquina com filtro pressurizado, por isso também pensei em sugerir caso o paladar não se acostume que você tire o espresso normalmente dentro dos padrões recomendados mas adicione água quente antes ou depois na xícara pra diluir um pouco servindo um long black ou americano.

Com relação ao volume em cada xícara pode ser a "tampada" rsrs, ou que a máquina esteja sobre uma bancada desnivelada.

2 horas atrás, Del Rei disse:

O que, de fato, muda no gosto da bebida se alterarmos a temperatura?
Pelo que pesquisei, parece que quanto maior a temperatura, maior o percentual de extração.

Você pode aumentar a temperatura pra extrair melhor uma torra clara, diminuindo sua acidez, ou abaixar a temperatura caso uma torra escura esteja ficando muito amarga. Usaria só como um ajuste fino caso não consiga chegar num resultado bom com as outras variáveis (um café que esteja muito difícil de acertar o sabor pelo moedor ou tempo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rluik
Obrigado Rafael!

O "forte" que eu digo (embora eu não saiba uma definição oficial) é tanto pelo gosto concentrado do café quanto pelo amargor elevado - contudo, entendo que uma torra mais escura tenha uma tendência a um amargor mais elevado também. Mas só compro torras médias. Uma curiosidade: Não sei se é meu paladar, mas no início estava incomodado com essa concentração maior, mas agora nem tanto.

A minha bancada é bem nivelada, então o problema está na tampada mesmo. Mas essa parte acho que já estou pegando o jeito, os dois fluxos estão começando a sair mais equilibrados. E acho que além da tampada, ainda preciso trabalhar uma boa distribuição do pó no filtro, porque suspeito que esteja rolando canalização. Comprei um distribuidor e estou aguardando chegar.

Eu tenho uma questão que me complica um pouco. Algumas vezes a esposa também quer café, outras não. Então tenho que trabalhar com dois cenários diferentes, ou seja, dependendo do momento pode ser extração simples ou dupla... E ter que trocar o filtro e trabalhar com outras pesagens de pó me complica. Sei que não é o indicado, mas estou tentando fazer tudo no duplo, inclusive o simples. Fiz um agora à tarde com 15.5 gramas, moagem 24, com 40 gramas extraídas na xícara, e saiu em 10 segundos (!!). Estou piorando. E nunca gastei tanto grão de café! :D

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha máquina chegou hoje e surpreendemente já acertei de cara os dois primeiros espressos que fiz.

Fui na configuração padrão mesmo, sem grandes ajustes, utilizei um Grão Prima Qualità de torra clara. Como não gosto de leite no café, ainda nao testei essa parte. Meu espresso saiu em aproximadamente 20s, acho que da pra melhorar muito ainda, mas como nao tenho balança fica difícil controlar os parâmetros.

Não sei se esse é um café bom ou não, inclusive, no mercado da pra saber se a torra é recente ou não? Mas já senti muita diferença para o Nespresso em questão de sabor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Del Rei disse:

@rluik
Obrigado Rafael!

O "forte" que eu digo (embora eu não saiba uma definição oficial) é tanto pelo gosto concentrado do café quanto pelo amargor elevado - contudo, entendo que uma torra mais escura tenha uma tendência a um amargor mais elevado também. Mas só compro torras médias. Uma curiosidade: Não sei se é meu paladar, mas no início estava incomodado com essa concentração maior, mas agora nem tanto.

A minha bancada é bem nivelada, então o problema está na tampada mesmo. Mas essa parte acho que já estou pegando o jeito, os dois fluxos estão começando a sair mais equilibrados. E acho que além da tampada, ainda preciso trabalhar uma boa distribuição do pó no filtro, porque suspeito que esteja rolando canalização. Comprei um distribuidor e estou aguardando chegar.

Eu tenho uma questão que me complica um pouco. Algumas vezes a esposa também quer café, outras não. Então tenho que trabalhar com dois cenários diferentes, ou seja, dependendo do momento pode ser extração simples ou dupla... E ter que trocar o filtro e trabalhar com outras pesagens de pó me complica. Sei que não é o indicado, mas estou tentando fazer tudo no duplo, inclusive o simples. Fiz um agora à tarde com 15.5 gramas, moagem 24, com 40 gramas extraídas na xícara, e saiu em 10 segundos (!!). Estou piorando. E nunca gastei tanto grão de café! :D

 

 

Eu sempre faço duplo, de manhã faço capuccino para mim e a esposa, então fica 30ml de café para cada um e depois do almoço tomo um expresso duplo o que dá em torno de 60 ml, pois acho pouco demais o simples. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegaram meus outros apetrechos do Aliexpress... rsrs.
Anel para evitar desperdício de pó, tamper e distribuidor.....

Fiquei impressionado com o peso do tamper e do distribuidor... O tamper pesa 760 gramas e o distribuidor 483. São pesados. Fiquei na dúvida se deveria ter comprado o tamper com calibragem (aquele que tem uma "mola" e permite controlar a força).

Vi algumas pessoas comentando que compraram os anéis e não conseguiam encaixar mais o porta filtro no moedor... Mas esse que comprei acabou encaixando certinho.

Notei umas coisas sobre o tamper:
1) Tanto o tamper que veio na cafeteira quanto esse que comprei são 58mm, entretanto, nenhum dos dois encaixam perfeitamente no filtro. Ficam com folga. Talvez o melhor seja o 58,5mm.
2) O tamper que veio na cafeteira não é exatamente plano. Se colocar numa superfície plana ele fica ligeiramente inclinado. Esse que comprei é reto. Não sei se isso interfere em algo.

 

1.jpg



@talesw
Eu também acho 30ml pouco. Geralmente tomo um pouco mais. Passei a tomar mais doses durante o dia... Mas espero que não tenha problemas de asia/gastrite... rs...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Del Rei disse:

Chegaram meus outros apetrechos do Aliexpress... rsrs.
Anel para evitar desperdício de pó, tamper e distribuidor.....

Fiquei impressionado com o peso do tamper e do distribuidor... O tamper pesa 760 gramas e o distribuidor 483. São pesados. Fiquei na dúvida se deveria ter comprado o tamper com calibragem (aquele tem uma "mola" e permite controlar a força).

Vi algumas pessoas comentando que compraram os anéis e não conseguiam encaixar mais o porta filtro no moedor... Mas esse que comprei acabou encaixando certinho.

Notei umas coisas sobre o tamper:
1) Tanto o tamper que veio na cafeteira quanto esse que comprei são 58mm, entretanto, nenhum dos dois encaixam perfeitamente no filtro. Ficam com folga. Talvez o melhor seja o 58,5mm.
2) O tamper que veio na cafeteira não é exatamente plano. Se colocar numa superfície plana ele fica ligeiramente inclinado. Esse que comprei é reto. Não sei se isso interfere em algo.

 

1.jpg



@talesw
Eu também acho 30ml pouco. Geralmente tomo um pouco mais. Passei a tomar mais doses durante o dia... Mas espero que não tenha problemas de asia/gastrite... rs...

Manda os links aí desses itens que você comprou no aliexpress, fiquei interessado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok... Fiz café duas vezes hoje. Dei umas treinadas na balança do banheiro, pra simular a média de +/- 15 Kg na pressão do tamper.

Fiz shots simples, mas usando o filtro duplo.
Coloquei 16 gramas de café. A primeira vez foi na moagem 14, com 40 gramas extraídas de café. O café saiu em 31 segundos. Na segunda tentativa coloquei a moagem 15, pra dar uma leve engrossada e ver se sairia um pouco mais rápido... Mas ficou nos 19 segundos... PQP. Não creio que um nível de moagem faça essa diferença toda no tempo, então suspeito que tenha havido diferença na força da tampada. Tenho que treinar mais isso (ou comprar um tamper com calibragem).

Mas o curioso é que em termos de sabor, eu gostei bastante dos dois shots. Aliás, adorei esse café (Moka Clube - Mocão da Tida), e embora eu tenha tomado os shots com uma diferença de umas 6 horas entre um e outro, diria que o sabor foi bem parecido.

Porém, a crema... Putz, que tristeza. Minha crema fica bem básica... Nada parecido com aquelas extrações extremamente cremosas que vejo na internet... :huh:
O café é fresco, com torra de 23/09. Abri o pote há cerca de 3 ou 4 dias. 

Estou pensando em começar a extrair cerca de 50 gramas... 40 tenho achado bem pouco....

O anel e o distribuidor fizeram bastante diferença pra mim.
O anel, além de evitar sujeira e desperdício, permite ajustar melhor o pó no filtro, e posso dar aquelas batidinhas na lateral do porta filtro pra remover possíveis camadas de ar dentro do pó. Sem o anel, essas pancadinhas precisam ser bem mais sutis. E o distribuidor atua na superfície do pó, distribuindo, nivelando e já dando uma primeira compactada na camada superior. É a preparação perfeita pra depois usar o tamper, fica bem mais fácil pra dar a tampada e não criar uma superfície desnivelada. Não sei se foi coincidência ou não, mas depois que passei a usar esses itens percebi o café saindo com uma vazão mais regular, menos canalização. 

Certamente é possível fazer um excelente café sem esses itens... Mas requer mais prática.

 

22 horas atrás, talesw disse:

Manda os links aí desses itens que você comprou no aliexpress, fiquei interessado.

Balança: https://www.aliexpress.com/item/32968548990.html?spm=a2g0s.12269583.0.0.7dc65034NShlOX
Tamper: https://www.aliexpress.com/item/32713363281.html?spm=a2g0s.12269583.0.0.6d4522e4MYV7Tt
Distribuidor: https://www.aliexpress.com/item/4000886532532.html?spm=a2g0s.12269583.0.0.17c26434frmRLH

O anúncio do anel não está mais disponível, mas tem diversos outros similares...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutes ago, Del Rei said:

Não creio que um nível de moagem faça essa diferença toda no tempo, então suspeito que tenha havido diferença na força da tampada. Tenho que treinar mais isso (ou comprar um tamper com calibragem).

Você provavelmente está usando muita força. Essa coisa de 15kgf pra fazer a compactação é meio... relativo, digamos. A ideia de fazer a compactação é para criar uma superfície que vai espalhar a água uniformemente pelo bolo de café. Talvez essa diferença de 1 nível na moagem seja o suficiente pra trazer o seu café pro ponto que você quer, mas sua compactação está entupindo o filtro. Tente fazer uma compactação "de leve", só uma apertadinha, na mesma granulometria, pra ver a diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, JulioCM disse:

Você provavelmente está usando muita força. Essa coisa de 15kgf pra fazer a compactação é meio... relativo, digamos. A ideia de fazer a compactação é para criar uma superfície que vai espalhar a água uniformemente pelo bolo de café. Talvez essa diferença de 1 nível na moagem seja o suficiente pra trazer o seu café pro ponto que você quer, mas sua compactação está entupindo o filtro. Tente fazer uma compactação "de leve", só uma apertadinha, na mesma granulometria, pra ver a diferença.

Pois é... Eu acho que a variação de força no tamper acaba fazendo isso.

Mas achava que a função da compactação era, além de uniformizar a superfície, justamente "compactar" o bolo do café pra criar uma certa pressão pra água não passar tão rápido. Creio que essa pressão interfira na produção da crema (acho...).

Assisti a um vídeo da Uniques Café e o Gabriel comenta justamente que esses 15 Kg não é exatamente uma regra. Segundo ele, a força deve ser moderada, mas de forma que o bolo de café não caia se você virar o filtro de cabeça pra baixo... Ele usa o distribuidor e depois o tamper, pra compactar.

Mas também assisti a outro vídeo de um outro canal gringo (Whole Latte Love) em que o cara não usa tamper, apenas distribuidor. E esse canal mostra extrações de espresso com cafés incrivelmente cremosos, eu fico pasmo. É quase um porn-coffee, rs.

Então, de fato não sei se existe necessidade de usar o tamper depois do distribuidor, já que se o distribuidor estiver devidamente regulado já faz uma pressão em cima do café.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, Del Rei said:

Então, de fato não sei se existe necessidade de usar o tamper depois do distribuidor, já que se o distribuidor estiver devidamente regulado já faz uma pressão em cima do café.

Clive Coffee tem um vídeo só sobre tamping, em inglês. Eles dão curso de barista, então a opinião deles deve contar pra alguma coisa :lol:
Em resumo: o que importa é deixar a superfície do bolo plana pra não rolar subextração e superextração em certas partes do bolo e usar um distribuidor antes de ...compactar (qual a tradução ISO9001 pra "tamping", afinal?). O resto não interfere na prática, segundo eles.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, JulioCM disse:

Clive Coffee tem um vídeo só sobre tamping, em inglês. Eles dão curso de barista, então a opinião deles deve contar pra alguma coisa :lol:
Em resumo: o que importa é deixar a superfície do bolo plana pra não rolar subextração e superextração em certas partes do bolo e usar um distribuidor antes de ...compactar (qual a tradução ISO9001 pra "tamping", afinal?). O resto não interfere na prática, segundo eles.

Veja no próprio vídeo que você postou em 2:22 a força alterou em até 11g a quantidade de líquido extraído. Uma diferença de praticamente 33% do total extraído em um espresso de 30g como os comentários no vídeo estão observando bem. Convertendo a unidade em libras do vídeo de 10 a 18 kg de força a variação é pouca mas com apenas 2 ou 6 kg de força variou muito. Se uma hora você faz 2 kg de força e depois faz 18 kg sem manter uma consistência terá uma alteração que tornará o próprio dialing in impossível...

Quanto de força aplicar? Aí depende se você deseja usar uma moagem mais fina ou mais grossa.

 

12 horas atrás, Del Rei disse:

Mas também assisti a outro vídeo de um outro canal gringo (Whole Latte Love) em que o cara não usa tamper, apenas distribuidor. E esse canal mostra extrações de espresso com cafés incrivelmente cremosos, eu fico pasmo. É quase um porn-coffee, rs.

Se estiver falando desse vídeo não é só um distribuidor, é uma ferramenta específica que distribuí e também já pressiona o bolo corretamente, nos comentários eles respondem algumas questões deixando isso bem claro. Não pode usar só o distribuidor.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 hours ago, rluik said:

Convertendo a unidade em libras do vídeo de 10 a 18 kg de força a variação é pouca mas com apenas 2 ou 6 kg de força variou muito.

No vídeo ele diz o seguinte: "As you can see, the shots all pulled about the same, and our yield and shot time are all very close together." O que ele quis demonstrar é que no tempo de extração de 22-23s que ele usou não escorreu um shot de 50g nem entupiu o filtro com um shot de 15g e todos os shots sairam muito parecidos, ficar remoendo "se eu colocar 13kgf aqui ao invés de 15kgf vai dar certo" não vai adiantar muita coisa. Nenhuma pressão de tamping resolveu nem causou algum problema pro shot, todos sairam praticamente iguais (como ele falou), só poderíamos contestar o que ele disse se tivessemos bebido cada um para saber se o shot de 35g foi muito diferente do shot de 26g. 

O amigo acima ficou encucado com a força do tamping, que talvez houve diferença de pressão e por isso causou o shot de 31s ir para 19s com apenas um clique do moedor. O vídeo mostra que a pressão variar de 15kgf pra 10kgf ou algo do tipo não deveria ser o problema, todos os shots lá saíram cerca de 30g em 23 segundos. 

Pra clarificar, minha dica pro @Del Rei é tentar de novo tirar o shot que demorou 31 segundos mas não fazer tanta força no tamping e ver se o resultado sai mais do seu agrado, já que aqui eu acho que o problema é ser um moedor de cliques e não stepless que não tá dando uma regulagem suficiente pra esse café nessas condições. Ou o contrário, apertar pa carai e ver se retarda o shot de 19s. Vai ver compactou e ficou um pouco desnivelado? Mas não ficar medindo com uma balança a força que faz na compactação, aí já é sacanagem...

Eu faria o seguinte: fixo o tempo de extração em 25 segundos. Se sair 40g, saiu 40g. Se sair 20g, saiu 20g. Provo o café: ficou forte ou fraco, etc? A partir disso, mudo a moagem. Se um clique variar tanto assim de novo, fora abrir o moedor e tentar fazer algo com as mós, troco a proporção, se gostei mais do café mais fraco aumento a dose ou diminuo a dose do café que achei forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O café que fiz agora à noite, duplo (pra mim e pra patroa) foi outro drama.

21 gramas de pó
Moagem 14
80 gramas extraídas (2 xícaras)
40 segundos de extração (!!!)

Os primeiros 20 segundos foram gotejando... Depois a vazão aumentou. Mas notei que ficou mais fraco do que quando faço shot simples com 15 gramas, que é mais ou menos o que tenho feito esses dias. Tá complicado esse laboratório... rs. Mesmo com tudo anotado, parece que às vezes faço tudo parecido e o resultado não é tão parecido.

Na boa... Meu paladar é meio ogro, então basicamente só consigo identificar com facilidade a concentração (forte/fraco) e a intensidade do amargor.
Corpo do café, já assisti a vários vídeos mas não entendi direito o conceito. Doçura, honestamente, nenhum nunca me parece doce - apenas mais ou menos amargo (e mesmo o menos amargo jamais me pareceu doce). Acidez também não sei identificar direito porque acho difícil diferenciar do azedo ou até do amargor (embora já tenha visto aqueles desenhos das áreas da língua que detectam cada característica).

Mas, mesmo assim, tenho começado a perceber determinadas características próprias de cada café, que diferenciam um tipo de grão do outro... Mas não com essas identificações de doçura, corpo...



@rluik
Oi, Rafael. 
Não foi esse vídeo, mas foi outro em que ele fala algo praticamente igual.
Exato, como você falou, não é apenas um distribuidor. Inclusive perguntei no vídeo se ele não usava o tamper. Ele respondeu que não, já que o leveler (nivelador) já distribui e compacta.

Na verdade, eu tenho falado "distribuidor" algumas vezes aqui no fórum, mas não é o melhor termo, já que essa peça distribui aquele montinho central de pó, nivela a superfície e também compacta. O que ele usa no vídeo é bem parecido com o meu, só que de outra marca. Eu achei estranho o peso desse negócio, mas pensando na compactação faz sentido ele ser pesado.

 

@JulioCM
Rapaz... Esse vídeo é bem interessante. Tirando os extremos de forças aplicadas, de fato não há variação considerável.

Realmente eu achei estranha minha diferença de 12s considerando apenas um nível de alteração na moagem. E também a diferença na pressão do tamper duvido ter sido tão discrepante, mas certamente houve. Não sei o que causou os 12s de diferença. Mistérios do café... rsrs.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 hours ago, Del Rei said:

O café que fiz agora à noite, duplo (pra mim e pra patroa) foi outro drama.

21 gramas de pó
Moagem 14
80 gramas extraídas (2 xícaras)
40 segundos de extração (!!!)

Os primeiros 20 segundos foram gotejando... Depois a vazão aumentou

Tens que mudar essa receita aí que não tá nada legal pelo relato. 

Primeiro de tudo: quão novo é o grão? Eu sugiro sempre ir de 250g em 250g pq mesmo que você guarde o café em um pote hermético dentro da embalagem original e coloque uma estatueta de São José do lado, ele vai envelhecer. Pelo que você está relatando, você está superextraindo o café. Geralmente um espresso é 1:2: 1g de pó para 2g de líquido. Vai de preferência, mas de 1:2.5 pra cima geralmente já seria classificado como lungo, não mais espresso. 21g, vamos arredondar pra 20g, você está numa razão de 1:4, mais que o dobro do usual. Então nesses 20s de extração que o café goteja, você está quase no tempo certo se na xícara aparecerem perto de 40g de café. Pela descrição, acho que ainda está fino de mais (deveria escorrer, não jorrar nem gotejar, né?). Depois desses 20s, o pó de café já foi extraído totalmente e provavelmente você tá criando uma baguncinha no bolo com channeling e tudo mais, por isso jorra no final. 

Tenta fazer com uma dose mais comum, 17g de café por exemplo, distribui o café no porta filtro com um palitinho (procure Weiss Distribution Technique pra saber mais) e depois tire aí uns 30g de líquido (dá pra esperar que o bolo absorva 2g de água etc). Se ficar extremamente forte ou entupir, tá fino de mais. Se sair legal, escorrendo pelo portafiltro, e ficar muito amargo, diminui a dose pra 15g. Ah e não lembro pq faz tempo que pesquisei dessa máquina mas use a maior cestinha pro porta filtro. 

Depois nos conte como saiu! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JulioCM
Fala, Julio.
Obrigado pela atenção!

Como comentei há poucos posts acima, a data da torra é 23/09 e eu abri faz uns 5 dias, talvez. É um café do Moka Clube. Eu comprei dois potes de 250 gramas, sendo que o primeiro eu abri e fiz tantos testes que acabou em uns 4 dias. Eu sempre compro de 250 gramas. Aliás, até preferiria que fosse menor o pacote, já que 250 gramas dura mais tempo do que eu gostaria. Eu li um tópico aqui em que o pessoal diz que congelar os grãos é uma ótima opção, estou pra testar isso - embora com um certo ceticismo... 

Eu tenho sempre usado o porta filtro (cestinha) duplo sim, independente de extrair 1 ou 2 xícaras. Já li relatos de não ser o mais indicado, mas pra eu conseguir manter um padrão prefiro sempre usar o mesmo porta filtro.

O problema de fazer proporções de 1:2 ou 1:3 é que fica uma bebida bem curta, e eu gosto de poder degustar mais tempo. Aí acaba que o processo (fazer e limpar tudo depois) se torna mais longo do que a degustação em si. Em regra, tenho extraído 40 gramas nas últimas vezes, mas estava começando a pensar em extrair uns 50, pra prolongar mais a degustação, rsrs.

Estou tentando achar a "fórmula ideal" pra esse total de 40/50 gramas extraídas num simples e depois conseguir reproduzir isso numa extração dupla - essa reprodução tem sido catastrófica pra mim, porque não basta simplesmente duplicar as dosagens (até porque o porta filtro não suporta tanto pó). E o problema disso é que quanto maior a extração, maior a tendência em ficar ralo o café... rsrs.

Então... Estou concluindo que pro meu gosto (40 a 50 gramas extraídas) vai ser difícil fazer uma extração dupla decente.... <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Del Rei, se fizer mais próximo de 1:3, colocando 20g no filtro, é pra conseguir perto de 60g. Fora isso, só se conserta com portafiltro que dê pra colocar triple basket. Eu digo pra tentar fazer esse mais padrão pra ver se os problemas do café se resolvem, pra saber o que está acontecendo realmente. Eu diria pra tentar fazer o 1:2 mesmo até achar um ponto que você diga "agora sim, degustei um espresso mesmo" por mais pouco tempo de degustação que tenha sido :lol:, que aí você consegue saber se tá na granulometria correta e tudo mais. Em tese, você usar 17g pra tirar 68g de café não deveria causar problemas quanto a entupir filtro nem jorrar café sem muita resistência, estando na moagem ideal. Você tem algum café de cafeteria que você goste? Minha ideia sempre foi comparar o que eu tiro em casa com o café de algum lugar que gosto (no mesmo método, claro), inclusive usando o mesmo grão, até aprender como funciona. Não tenho máquina de espresso em casa, mas funcionou bem pra moka e french press.

Não sei se é impressão minha, mas até agora não vi muita gente falando que saiu o espresso ideal com essa Xpert Brew, esse foi o motivo que me afastou de comprá-la como alternativa "barata" pra ter espresso em casa. Algum dia consigo uma Gaggia da vida, mas até lá, vou de fogão e Bialetti!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JulioCM
Fiz mais uns testes aqui. Em todas as tentativas de extração usei 15 gramas de café pra extrair 1:2. 
Como minhas extrações estavam bem rápidas mesmo em 1:3, resolvi radicalizar. Joguei a moagem pra 10.

Na primeira tentativa, peguei o nivelador/alinhador/compactador e coloquei na altura máxima, de forma que ele próprio já fizesse a maior parte da compactação... Só dei um toque com o tamper - na verdade, praticamente apenas soltei ele em cima do café. Ele já é bem pesado. O café nem saiu na extração. Nem gotas. Completamente entupido. 

Na segunda tentativa fiz igual, só não usei o tamper. O café saiu em gotas espaçadas, quase entupido... Não rolou.

Na terceira tentativa joguei a moagem pro 12 e também não usei o tamper. Pela primeira vez na vida o tempo de extração de 30 gramas saiu na casa dos 27 segundos. Proporção 1:2 mas achei extremamente forte, de arder a garganta, com um amargor quase azedo, rs. Mas todas as características do café ficam mais evidentes nessa concentração.

Mas acho que vou adotar essa opção nos próximos testes... Usar somente o nivelador/alinhador/compactador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, Del Rei said:

Proporção 1:2 mas achei extremamente forte, de arder a garganta, com um amargor quase azedo, rs.

Então, você meio que pegou um café que tem esse perfil, se está fazendo o Mokão da Tida como falou em um post anterior.

 image.png

Eu não gosto de café com acidez muito alta já que o espresso por si só realça essa característica (por isso 90% dos espressos de padaria são horríveis). No entanto, isso para um V60 ou... bem, moka italiana, né? fica bem legal. 
O ideal é achar um espresso legal que você gosta de tomar e tentar igualar usando o mesmo grão. Vai ver você tirou um espresso tecnicamente bom ou até ótimo mas não está acostumado. Assumindo que a moagem tá certinha e tudo mais, o que você pode fazer agora é levar a razão pra 1:3 pra ver se resolve o azedume. Se tudo saiu como deveria, seu café está subextraído se ele está azedo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JulioCM
Exatamente, esse tem uma característica de acidez. Aliás, esse mesmo site tem café com acidez "média" e "equilibrada" - e eu não sei o que eles diferem um do outro, rs.

Na verdade, quando comprei esse eu nem me guiei muito pela acidez, mas sim pelo sabor descrito como mel/tangerina. O outro deles que pedi foi o Tupi, com acidez média e sabor "chocolate". Mas devo ter sérios problemas com paladar. Nunca identifico absolutamente NADA dessas notas que descrevem (mel, tangerina, chocolate....).

Mas talvez seja um processo de aprimorar o paladar e aos poucos....

O café acabou hoje... A patroa tomou as últimas 14.5 gramas.

Mas na terça fiz outro pedido, na Uniques Café. Frutado e o descafeinado.
Vou ficar sem café até receber....

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dureza... estava com um moedor Breville e a Prima Latte 2. Para quem fez a mudança... estão felizes? 

Eu até achava que estava extraindo bons espressos com minha Prima Latte (depois que fui para o moedor breville sim comecei a acertar o café com muito mais consistência, sofrí muito com um moedor manual porcaria rs)... dureza agora é vender os equipamentos e bola pra frente! Rs :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dureza... estava com um moedor Breville e a Prima Latte 2. Para quem fez a mudança... estão felizes? 
Eu até achava que estava extraindo bons espressos com minha Prima Latte (depois que fui para o moedor breville sim comecei a acertar o café com muito mais consistência, sofrí muito com um moedor manual porcaria rs)... dureza agora é vender os equipamentos e bola pra frente! Rs [emoji4]
Rafael estava com o mesmo setup seu. A diferença não é só grande. É enorme. Pode ir sem medo. Fora o aprendizado que é muito legal. Muita surra no início. Mas em cada erro sempre vem um pequeno aprendizado. O fórum me ajudou bastante, o canal do não sou barista, canal da unique Cafes. Enfim, valeu muito a pena. A máquina é excelente. Hoje com poucas extrações estou conseguindo acertar os parâmetros e tirar, ao meu gosto, espressos muito superiores ao da prima latte.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus primeiros posts por aqui mas eu já lí muita coisa desse forum... e eu odeio todos vocês! Comecei como quase todo mundo com uma nespresso, depois 3 corações, daí depois fui para uma aeropress... depois comprei moedor manual... a prima latte, apanhei pra acertei, fiquei bravo e comprei o moedor Breville. E todo mundo que fica postando aqui é culpado! Pqp! 

A propósito, alguém de SJC-SP aqui? rs

Que vício lazarento esse trem de café! Tá doido! Assim que chegar posto minhas opiniões assim como os testes A/B dos moedores/cafeteiras.

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 9/20/2020 at 15:35, AlexSilR disse:

Como tenho melhores opções de moedores, não vou usar o integrado nem para espresso nem coado. Seria interessante ter uma opção da máquina sem o moedor. Mas, ainda sim para o preço achei Ok, ainda mais levando em consideração que a Breville com moedor integrado tem menos regulagem e tá custando absurdamente mais.

Acabei de comprar... vou fazer meus testes.. tomo coado/aeropress e espresso. Parece que vai me atender, vamos checar, se de fato o moedor me atender vou vender meu moedor Breville. Vou atualizando por aqui no tópico :).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/10/2020 at 19:40, rafaelwall disse:

Dureza... estava com um moedor Breville e a Prima Latte 2. Para quem fez a mudança... estão felizes? 

Eu até achava que estava extraindo bons espressos com minha Prima Latte (depois que fui para o moedor breville sim comecei a acertar o café com muito mais consistência, sofrí muito com um moedor manual porcaria rs)... dureza agora é vender os equipamentos e bola pra frente! Rs :)

Eu tenho também a Prima Latte II e um moedor Kitchen Aid. É outro mundo de café com a Perfect Brew. E olha que eu já senti diferença grande quando troquei a cafeteira Nespresso pela Prima Latte.

Hoje em dia, tomar Nespresso só em casos de emergência, rs. E olha que me considero bem iniciante, mas mesmo assim a diferença é clara.

A tristeza nisso tudo é que acaba virando um grande laboratório e o dinheiro vai embora com tanto experimento de café... rs. E eu nem comecei as tentativas de leite ainda....

A parte da venda da cafeteira que acho complicado. Não tenho a caixa original... Mandar pelo correio vai ser complicado. Só mesmo venda com entrega em mãos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho também a Prima Latte II e um moedor Kitchen Aid. É outro mundo de café com a Perfect Brew. E olha que eu já senti diferença grande quando troquei a cafeteira Nespresso pela Prima Latte.
Hoje em dia, tomar Nespresso só em casos de emergência, rs. E olha que me considero bem iniciante, mas mesmo assim a diferença é clara.
A tristeza nisso tudo é que acaba virando um grande laboratório e o dinheiro vai embora com tanto experimento de café... rs. E eu nem comecei as tentativas de leite ainda....
A parte da venda da cafeteira que acho complicado. Não tenho a caixa original... Mandar pelo correio vai ser complicado. Só mesmo venda com entrega em mãos...
Não é não cara. Acabei de vender minha prima latte e meu moinho tramontina breville. Ambos entre 4 e 5 kg. Anunciei no ML e eles cuidam de tudo. Após a venda basta imprimir uma etiqueta que eles enviam e levar direto nos correios. Não paguei nada. E tem mais, os correios tem várias caixas com tamanhos disponíveis (aí sim paga).

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...