Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

22 horas atrás, Jayme disse:

Bem vindo ao clube! A minha também acontece o mesmo, principalmente no filtro simples, sendo que algumas vezes a borra fica grudada na parte superior. No duplo a borra saí mais seca principalmente em doses maiores de café em torno de 23g. Se observar no manual a fabricante recomenda dose maiores de café além daquelas padrões. No final das contas to seguindo mais o que me agrada no sabor de cada grão e não me preocupando muito com a qualidade da borra.

Fala parceiro! Pois é! Tambem nao me preocupa a borra em si.. só fico com medo de estar perdendo alguma coisa da extração se está sobrando agua no filtro.. mas o importante é sempre o resultado na taça ne!

Aproveitar sua mensagem pra levantar umas questões aqui: Uma coisa que eu vi em algum video gringo no youtube é sobre essa borra grudando na maquina quando vc tira o porta filtro.. vi um cara falando que se vc coloca mto cafe no filtro e chega ao ponto de grudar, vc pode estar jogando mais cafe pra dentro da maquina durante a extração, oq pode diminuir a vida util e necessitar fazer uma limpeza maior interna da maquina. Ai fiquei preocupado.. estava usando 20g de café pra preparar 40-50g de espresso e diminui pra 17g e adequei a granulometria. Isso tudo usando sempre o filtro duplo. Segundo alguns videos tb que vi, eles indicam sempre usar o filtro duplo pq ele é mais consistente e como a base toda dele é furada (Diferente do filtro simples que tb é todo furado mas tem menos furos) a extração sairia mais uniforme.
 

Estou deixando essas informações pra adicionar conteudo pra gente discutir e não para criticas viu =)! Na verdade, apesar de existirem padrões para serem levados em consideração, existem muitas maneiras de fazer espresso e o charme das máquinas não automáticas é justamente essa possibilidade de customização de cada shot de café!

 

5 horas atrás, rluik disse:

Filtro pressurizado é assim mesmo...

O filtro não é pressurizado

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não se preocupem com a borra umida, a Oster não tem válvula de alívio, sempre vai sobrar um pouco de água sobre a borra, por melhor que seja a extração, a breville também não tem, dessas máquinas mais simples se não me engano somente a gaggia clássic que tem.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

  • Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Jlcmoreira disse:

Fala parceiro! Pois é! Tambem nao me preocupa a borra em si.. só fico com medo de estar perdendo alguma coisa da extração se está sobrando agua no filtro.. mas o importante é sempre o resultado na taça ne!

Aproveitar sua mensagem pra levantar umas questões aqui: Uma coisa que eu vi em algum video gringo no youtube é sobre essa borra grudando na maquina quando vc tira o porta filtro.. vi um cara falando que se vc coloca mto cafe no filtro e chega ao ponto de grudar, vc pode estar jogando mais cafe pra dentro da maquina durante a extração, oq pode diminuir a vida util e necessitar fazer uma limpeza maior interna da maquina. Ai fiquei preocupado.. estava usando 20g de café pra preparar 40-50g de espresso e diminui pra 17g e adequei a granulometria. Isso tudo usando sempre o filtro duplo. Segundo alguns videos tb que vi, eles indicam sempre usar o filtro duplo pq ele é mais consistente e como a base toda dele é furada (Diferente do filtro simples que tb é todo furado mas tem menos furos) a extração sairia mais uniforme.
 

Estou deixando essas informações pra adicionar conteudo pra gente discutir e não para criticas viu =)! Na verdade, apesar de existirem padrões para serem levados em consideração, existem muitas maneiras de fazer espresso e o charme das máquinas não automáticas é justamente essa possibilidade de customização de cada shot de café!

 

O filtro não é pressurizado

Opa! imagina nunca vai ser uma crítica, estamos todos nos mesmo barco tentando extrair o melhor espresso dessa máquina. Muita boa essa informação, inclusive ontem estava falando com o proprietário da cafeteria onde compro meus cafés (uma origem, Florianópolis/SC) e ele falou que na cafeteria eles usam 18g de café para extrair 33 a 36 mls da bebida líquida no máximo em 23 segundos e não fazem extração single para expressos. Claro que lá utilizam um máquina profissional com caldeira e tal, mas vou fazer os testes para tentar chegar mais próximo ao café servido por eles que por sinal é o melhor que já tomei.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contar pra vcs os meus passos pra me adaptar a essa nova cafeteira.. lembrando que sai de uma cafeteira Delonghi EC220 e um Moedor Manual Hario que me ajudaram muito a testar e a aprender sobre a extração de café.

Assim que a cafeteria Oster chegou, comprei um saco de café torrado em grão no supermercado (mais barato). Comprei sabendo que a qualidade não seria a melhor pois a torra dos grãos já tinham acontecido havia mais de 3 meses.. Comprei mais para testar e conhecer a maquina. Os cafés espressos não saiam saborosos mas eu os usava para fazer os lattes e cappuccinos.

Primeiro ponto que me chamou a atenção foi a facilidade de espumar o leite. Rapidinho já consegui acertar o ponto do leite. Como eu faço: deixo a jarra de inox no freezer enquanto estou pesando e moendo o cafe. Extraio o shot. Deixo na xicara. Pego a jarra , coloco leite até a marca da jarra e ligo o vaporizador. Quando coloco o bico do vaporizador dentro do leite na posição de 3 horas, coloco ele bem na superfície mas sem que fique borbulhando, inclino a jarra de modo que a ponta do vaporizador fica mirando pra lateral da jarra e ligo. No início é que determino se vai ser cappuccino (com mais espuma) ou latte (com menos espuma). Se quiser com mais espuma, vc vai descendo a jarra e dessa forma vai reparando que enquanto vc desce com a jarra o leite vai subindo e acompanhando o bico do vaporizador. Quando tem espuma o suficiente que eu quero, volto a mergulhar um pouco mais o bico e, ai sim, com o bico virado para a parede da jarra procuro fazer com que se forme um redemoinho dentro da jarra. Dessa forma vou deixando o redemoinho agir até que minha outra mão (que está segunra embaixo da jarra) esteja aguentando ficar por um segundo tocando o fundo da jarra sem machucar. Desligo a maquina, limpo o vaporizador/faço um flush para não entupir o bico e com a propria agua quente que sai no flush já jogo no pano para ajudar a limpar o bico de inox. Depois já bato a jarra na bancada para retirar possiveis bolhas grandes. O aspecto do leite tem que ser proximo ao aspecto de tinta enquanto vc gira o leite na jarra. Antes de adicionar o leite vaporizado na xicara giro ele bastante pra misturar o maximo possivel espuma e leite.

Sobre os espressos - comecei com essa torra de supermercado que é bem escura por sinal.. primeiro defini a quantidade de café que iria usar. Preocupado por ter visto que se colocar café demais o café pode entrar na maquina e, depois de testes com o filtro duplo, cheguei a um valor de 17g de grão torrado que enchem completamente o filtro antes de compactar. Fixado esse parametro comecei os testes com granulometria da moagem. Isso varia bastante pois cada tipo de café, cada torra (mais clara ou escura), e tempo desde a torra influenciam esse valor. Fui fazendo os testes com intuito de chegar a uma extração entre 25-30 segundos e experimentando. A dosagem de café na xicara ficava entre 40-45g. (É muito importante uma balança e anotações em um caderno para fazer esses testes). Por fim, esse grão de supermercado (que na embalagem estava escrito gourmet, tipo exportação, para espresso...só faltou estar escrito que era café gamer e ter leds kkkkkkk) só me pareceu bebível com granulometria 13. Ficou com muito gosto de torrado, mas não estava nem ácido nem forte demais. O mais equilibrado que eu cheguei para esse tipo de torra. Terminada as experiências e depois de muitos cappuccinos e lattes tirados, comprei um café na ROAST. Ai sim a coisa melhorou mesmo. Café recém torrado (pesquisei bastante sobre tempo pós torra para uso na maquina e vi varios lugares falando que o ideal é utilizar o grao torrado entre 7 e 14 dias, com menos de 7 dias da torra não fica tão bom - e realmente senti na xicara que faltava alguma coisa - e depois dos 14 dias também já ia perdendo qualidade rápido). Esse café com torra média, eu fechei em 17g, moagem 16 e os mesmos 40-45g na xicara. Reparo que por mais que eu tente manter fixa a força de tamper, as vezes que aperto um pouco mais com o tamper e sai um pouco menos de café na xicara, mas não é alguma coisa que muda taaaanto a qualidade do espresso. Só altera um pouco a quantidade de café mesmo.

Sempre que estudei sobre o café espresso e suas variáveis por diversas vezes falavam que a torra mais escura deveria ter uma granulometria maior pq dessa forma a agua passaria mais rapido e não pegaria tanto o gosto de queimado dos grãos deixando o café mais equilibrado. Mas me surpreendi com o inverso disso no café que eu comprei. Onde eu usei uma granulometria menor no café mais torrado para chegar num café um pouco melhor. Acho que além da qualidade da torra, é possível que, como o café torrado a mais tempo perde seus oleos essenciais, talvez não tenha tanto oleo para extrair - se comparado com um café recem torrado em uma torra mais leve - e por isso a agua passe muito rapido, gerando um café subextraido e ácido.

E vcs? Me contem seus experimentos..

4 horas atrás, Matheus Barata disse:

Pessoal, não se preocupem com a borra umida, a Oster não tem válvula de alívio, sempre vai sobrar um pouco de água sobre a borra, por melhor que seja a extração, a breville também não tem, dessas máquinas mais simples se não me engano somente a gaggia clássic que tem.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Ahh! Isso explica então. Otima informação!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, alexandrevieira84 disse:

boa tarde, minha máquina chegou essa semana e tenho apanhado bastante mas consegui alguns bons shots. Em geral os shots estavam bem ácidos, dai coloquei a temperatura para 96ºC e melhorou bastante. 

Vocês também alteram a temperatura?

 Valeu!

Vou pesquisar mais sobre quais caracteristicas são alteradas quando mudamos a temperatura da água.. Assim que testei a maquina da primeira vez medi a temperatura e estava certinho nos 92 graus, mesmo depois de ligada por pouco tempo. Vou pesquisar sobre isso e coloco aqui pra gente discutir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou pesquisar mais sobre quais caracteristicas são alteradas quando mudamos a temperatura da água.. Assim que testei a maquina da primeira vez medi a temperatura e estava certinho nos 92 graus, mesmo depois de ligada por pouco tempo. Vou pesquisar sobre isso e coloco aqui pra gente discutir.
Eu achei que esse modelo não tinha isso, não li o manual como a maioria faz heheheh, botei dois Termometro e quando aperto o botão de sair água vai ao macino 82°C mas acho que é o termômetro pq ele não pega toda a haste no fluxo d'água do chuveiro da máquina mas mudei seguindo o manual para 94c no termômetro já deu uma diferença sinal de que funcionou, vou tirar um shot e ver depois posto aqui o resultado

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vídeo do meu experimento com 18g de café. Saiu em 28 segundos. Achei que começou bem e terminou mal a extração. Vou tentar fazer menos pressão no tamper ou em último caso engrossar a moagem que já está no nível 21. Quero chegar nos 23 segundos.

Obs. Estou com dificuldade de postar vídeo e fotos. Esse vídeo por exemplo tive que cortar pela metade e diminuir a qualidade ao máximo. Alguém teria alguma dica para postar?
 

IMG_2792.MP4  

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Jayme disse:

Opa! imagina nunca vai ser uma crítica, estamos todos nos mesmo barco tentando extrair o melhor espresso dessa máquina. Muita boa essa informação, inclusive ontem estava falando com o proprietário da cafeteria onde compro meus cafés (uma origem, Florianópolis/SC) e ele falou que na cafeteria eles usam 18g de café para extrair 33 a 36 mls da bebida líquida no máximo em 23 segundos e não fazem extração single para expressos. Claro que lá utilizam um máquina profissional com caldeira e tal, mas vou fazer os testes para tentar chegar mais próximo ao café servido por eles que por sinal é o melhor que já tomei.  

Esses dias coloquei 18g de café no PF e em vez de tirar um duplo acabei apertando no botão de um shot e saiu em 22s mas achei forte não seria desperdicio tbm de café usar 18g para um shot de espresso de 30 -35ml? fico me questionando pq se não pra que o filtro single. As cafeterias usarem só o duplo acredito que seja para não ter que ficar trocando de PF toda hora ae usam já o duplo sempre até pq os PF tem 2 bicos na hora da extração 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Jayme disse:

Vídeo do meu experimento com 18g de café. Saiu em 28 segundos. Achei que começou bem e terminou mal a extração. Vou tentar fazer menos pressão no tamper ou em último caso engrossar a moagem que já está no nível 21. Quero chegar nos 23 segundos.

Obs. Estou com dificuldade de postar vídeo e fotos. Esse vídeo por exemplo tive que cortar pela metade e diminuir a qualidade ao máximo. Alguém teria alguma dica para postar?
 

IMG_2792.MP4  

 

 

só no youtube pq aqui tem um limite de arquivos d 1,5mb uma bosta, parece bom o shot, vi que usa a xícara da nespresso deve ter o mesmo problema que eu as vezes o liquido sai fora um pouco da xícara devido o bico se mais aberto de porta filtro 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, rafaelnds_pc disse:

só no youtube pq aqui tem um limite de arquivos d 1,5mb uma bosta, parece bom o shot, vi que usa a xícara da nespresso deve ter o mesmo problema que eu as vezes o liquido sai fora um pouco da xícara devido o bico se mais aberto de porta filtro 

Uso essa porque é transparente e realmente cai tudo for,. mas acredito que com o naked resolva.    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jaime,

Fiz uma extração rápida só para exemplificar a diferença de volume do que eu considero ideal pra mim, não ficou muito legal porque o café que eu usei é um orfeu com mais de 60 dias de torra, durou um pouquinho mais do que estou acostumado, mas o sabor ficou bom.

O ideal seria ter terminado com esse mesmo peso/volume, mas com uns 30 segundos, na próxima posso engrossar um pouco a moagem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rafaelnds_pc disse:

usei grãos do coffeeLab

Melhorou bastante. Vi na marcação do tempo que está contando do momento em que cai na xícara. Não faço assim, conto desde a pré infusão quando aperto o botão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Matheus Barata disse:

Jaime, achei que a extração do vídeo que você enviou foi muito rápida, pelo menos para meus padrões, qual foi o peso final?

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Não achei rápida não. Foram 27 a 28 segundos no total. No vídeo não está aparecendo o tempo da pré infusão. Estou ainda querendo baixar mais esse tempo. Nesse vídeo não dá para ver bem por causa da qualidade, mas notei que no final já está saindo um líquido muito claro, inclusive na xícara depois de pronto se vê isso com aqueles pontos mais claros na crema.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhorou bastante. Vi na marcação do tempo que está contando do momento em que cai na xícara. Não faço assim, conto desde a pré infusão quando aperto o botão. 
Pensei que o certo era no momento que cai na xícara, no youtube tem uns que começa quando aperta o botão outros quando cai na xícara nunca achei um padrão

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não achei rápida não. Foram 27 a 28 segundos no total. No vídeo não está aparecendo o tempo da pré infusão. Estou ainda querendo baixar mais esse tempo. Nesse vídeo não dá para ver bem por causa da qualidade, mas notei que no final já está saindo um líquido muito claro, inclusive na xícara depois de pronto se vê isso com aqueles pontos mais claros na crema.  
Estava dizendo no sentido do fluxo, por isso perguntei qual foi o volume ou peso final, pelo menos no vídeo ficou a impressão de um fluxo muito rápido da água.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei que o certo era no momento que cai na xícara, no youtube tem uns que começa quando aperta o botão outros quando cai na xícara nunca achei um padrão

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

O padrão clássico é a partir do acionamento da bomba, mas tem alguns, se não né engano nos EUA, que contam a partir da primeira gota, eu acho mais interessante a partir do acionamento da bomba, pois se a compactação estiver exagerada vai demorar a cair as primeiras gotas e esse tempo não seria considerado.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O padrão clássico é a partir do acionamento da bomba, mas tem alguns, se não né engano nos EUA, que contam a partir da primeira gota, eu acho mais interessante a partir do acionamento da bomba, pois se a compactação estiver exagerada vai demorar a cair as primeiras gotas e esse tempo não seria considerado.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Verdade bom vou começar a contar no acionamento pra ver se melhora, obrigado!

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus Barata disse:

Estava dizendo no sentido do fluxo, por isso perguntei qual foi o volume ou peso final, pelo menos no vídeo ficou a impressão de um fluxo muito rápido da água.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

A sim agora entendi! Exato foi isso mesmo que aconteceu.. muita água no final.. vou tentar melhorar com menos pressão no tamper e se possível afinar a moagem. Mostro o resultado depois. Uma coisa que observei na sua extração foi a concentração em apenas um lado. Tinha bastante esse problema também,  mas resolvi com um nivelador que comprei no aliexpress.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tem razão para resolver precisa de um nivelador mesmo... Ainda mais que o tamper dela é de plástico e não de metal. Qual você comprou?

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Matheus Barata disse:

Sim, tem razão para resolver precisa de um nivelador mesmo... Ainda mais que o tamper dela é de plástico e não de metal. Qual você comprou?

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Segue o que comprei: https://a.aliexpress.com/_dTaNe0e

Ainda continuo usando o tamper original dela depois de nivelar. Detalhe, comprei o de 58mm mais fica ainda um pouco de folga, talvez seria mais adequado o 58,5mm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue o que comprei: https://a.aliexpress.com/_dTaNe0e
Ainda continuo usando o tamper original dela depois de nivelar. Detalhe, comprei o de 58mm mais fica ainda um pouco de folga, talvez seria mais adequado o 58,5mm
Comprei esse pelo wish mas não chegou
Conprei 58mm tomara que de certo o dela de plastico é 58 pelo que medi mas 58.5 pelo que vi é muito tem 58.3 talvez seja o ideal porém se ficar apertado ou muito próximo na hora de levantar o tamper ele estragar a compactação. 1acc3ea67fd75055848f05e0953d7668.jpg

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jayme disse:

Segue o que comprei: https://a.aliexpress.com/_dTaNe0e

Ainda continuo usando o tamper original dela depois de nivelar. Detalhe, comprei o de 58mm mais fica ainda um pouco de folga, talvez seria mais adequado o 58,5mm

Agora to na dúvida, vou ver se consigo um paquímetro para medir ele.

 

1 hora atrás, rafaelnds_pc disse:

Comprei esse pelo wish mas não chegou
Conprei 58mm tomara que de certo o dela de plastico é 58 pelo que medi mas 58.5 pelo que vi é muito tem 58.3 talvez seja o ideal porém se ficar apertado ou muito próximo na hora de levantar o tamper ele estragar a compactação. 1acc3ea67fd75055848f05e0953d7668.jpg

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

Quando chegar, avisa se serviu ou se sobrou um pouco.

 

Ajustei a extração de ontem, engrossei um pouco a moagem, o interessante é que não dava nada para esse café por estar com mais de 60 dias de torra, mas ficou bom ainda, orfeu classico, 47 gramas de volume, ficou próximo do padrão italiano de 1:3, é o que costuma me agradar mais, qual proporção vocês estão usando?

Esse foi 13,5Gr de pó, acho que poderia ter cortado um pouquinho antes a extração.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando chegar, avisa se serviu ou se sobrou um pouco.
 
Ajustei a extração de ontem, engrossei um pouco a moagem, o interessante é que não dava nada para esse café por estar com mais de 60 dias de torra, mas ficou bom ainda, orfeu classico, 47 gramas de volume, ficou próximo do padrão italiano de 1:3, é o que costuma me agradar mais, qual proporção vocês estão usando?
Esse foi 13,5Gr de pó, acho que poderia ter cortado um pouquinho antes a extração.
 
Meu velho esse teu shot não sobre extraiu? Deu quase uns 35 segundos.

Estou com 2 grãos

Uso o da baden bourbon vermelho de porto alegre, em moinho posição (19) 13g single sai 32g de liquido

Duplo uso 18g sai 60g de liquido


................................

O do coffelab não curti muitooo custo benefício, usei moinho (17) 13g de café single saiu 30g de liquido

Ontem vi que a proporção de um espresso é 50% ou seja 15g de café saindo 30g de liquido é uma razão de 50% 15/30 que é usado na italia essa proporção

No caso eu estou usando 43% 13g/30

No ristretto eles usam 75%

Sobre o tamper se conseguir medir con precisão seria ótimo bom medir o bocal da cesta interna single ou duplo

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passou um pouco sim, estava filmando aí demorei um pouco pra cortar, então o clássico italiano é 1:3, lá quase todas cafeterias usam essa proporção, tem gente que considera como 1:2, para meu paladar já acho muito concentrado, no final das contas o que vale é o que te agrada mais, essas fórmulas são mais para ajudar você a encontrar o perfil que te agrada mais e poder repetir depois.



Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passou um pouco sim, estava filmando aí demorei um pouco pra cortar, então o clássico italiano é 1:3, lá quase todas cafeterias usam essa proporção, tem gente que considera como 1:2, para meu paladar já acho muito concentrado, no final das contas o que vale é o que te agrada mais, essas fórmulas são mais para ajudar você a encontrar o perfil que te agrada mais e poder repetir depois.



Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk


Fico imaginando usar 18g de café para 36ml de liquido ficaria um shot bem forte mesmo acho que é demais.

Não pude deixar de perceber você ainda não tirou esse adesivo da máquina hehehehe

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Demais, mas tem que goste assim ou até mesmo os 100%.

Então, tinha até esquecido, eu não removi quando chegou porque se não fosse boa ia devolver nós 7 dias de arrependimento, como não tinha nenhuma avaliação bem feita no YouTube fiquei com um receio, mas não resisti a promoção do dias das mães, tava num valor muito bom e ainda ganhei um fotolivro.

Problema que no terceiro dia de uso não sentia gosto nem cheiro de nada e descobri que tinha pego covid, voltei a usar ela só ontem... mas agora já passou do prazo de devolução e já sei que ela é boa, já posso remover kkkk.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...