Ir para conteúdo

Moedor manual até R$ 2.000


jurez lonton

Postagens recomendadas

Boa noite pessoal.

Sou relativamente novo no mundo do café, mas estou buscando estudar um pouco mais e melhorar minhas técnicas de extração. Atualmente possuo dois moedores, um Hario Skerton e um Porlex, que uso para V60 e Aeropress basicamente. Como estou querendo melhorar a qualidade do café, vou fazer um upgrade de equipamentos e o maior valor que pretendo investir é no moedor.  

Como já vi muita gente falando, a peça mais importante de qualquer método de preparo é o moedor, por isso gostaria de fazer um investimento maior e mais "definitivo". Com o valor que pretendo investir acredito que a melhor qualidade seria de um moedor manual. E é o que prefiro, porque precisa de menos espaço, além de ser portátil. Faço no máximo dois cafés por dia, então moer manualmente não é um problema.

Nas minhas pesquisas aqui no fórum e no youtube cheguei à conclusão que os melhores moedores seriam o Comandante, Kinu, etc. E tem também a opção nacional do Bravito do Gilberto.

Aí gostaria da opinião do pessoal do fórum, em termos de qualidade, valeria mais a pena o Bravito ou as opções importadas? Eu prefiro comprar um produto feito aqui no Brasil, mas a qualidade do Bravito é igual ou maior do que esses modelos que são referência?

Meu uso será basicamente V60, Moka e Aeropress. Entretanto, pretendo comprar também uma máquina de espresso, possivelmente uma Aram.

Qual a opinião de vocês nesse caso?

Sei que o tópico é meio repetitivo, mas a experiência do pessoal aqui vai ajudar muito a tomar a decisão correta.

 

Desde já agradeço! Valeu!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai de bravito.

Particulamente acho todos bem semelhantes em qualidade de moagem. mas a construção do Bravito é sem duvidas a melhor de longe, além do suporte pós venda que o Gil fornece. Que se der algum problema (bem dificil), você não vai gastar um rim importando peças que não vendem no brasil (tipo copo de vidro do comandante). 

e como vc pretende ter uma Aram, pelos testes da galera o bravito tem melhor desempenho. eu descartaria o comandante pois sem o red clicx ele fica bem limitado para os espressos.

 

(caso queira um comandante eu troco o meu por um bravito hehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... Olha no aliexpress o 1zpresso JX, caso não vá usar pra espresso. É um ótimo moedor para métodos coados.

Tenho um aqui que saiu na faixa de 700 reais. Valeu a pena demais. Excelente moedor. Ótimo custo benefício.

Valeu a pena demais.

Caso pretenda usar para espresso tem outros modelos mais caros, tipo o Jx pro e JE plus.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk



  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, sem dúvida o moedor é o principal equipamento no preparo do café.

Todos esses moedores que você citou são muito bons e vão te atender para os dois métodos, porém cada um tem suas particularidades. 

O Comandante é um coringa, é considerado o melhor para coados e manda muito bem nos espressos. O @João Vitor Ribeiro citou que ele é limitado no espresso sem o Red Clix, mas eu acredito que atende muito bem para a maioria dos casos. O próprio James Hoffmann no vídeo sobre moedores manuais citou não ter tido problemas em ajustar o espresso com ele. Lembrando que cada cliques equivale a um ajuste de 30 micrômetros na regulagem.

Pra mim há dois pontos fracos no Comandante:
1. O sistema de cliques, que é fácil de esquecer em qual clique você está e ter que recontar. Nada demais, mas não é muito conveniente.
2. Velocidade. Ele não é de forma alguma um moedor lento, porém outros moedores (como o Timemore C2 e Kinu) conseguem ser sensivelmente mais rápidos.


O Bravito é um primor nacional e aparenta ser muito bem construído. Tem ajuste externo com indicação e tudo mais. Salvo engano, utiliza mós da Italmill de 47mm. São as mesmas mós presentes nos Kinus (mas a Kinu faz um tratamento específico nela) e elas costumam desempenhar melhor para espressos.

Outra marca que está forte no momento é 1zpresso, tem uma linha com moedores para diferentes necessidades — coados, espressos ou ambos, mais portáteis ou com mais funcionalidades. Todos muito bem construídos, bonitos e com preços muito competitivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria de Timemore C2.

Fora que tem outras opções de moinhos em inox pela metade do preço: Hero, Haanzhall, Xeoleo, Fenincafe. Pelo menos para expresso acho um problema eles terem somente 10/12 ajustes mas para o que falou deve atender.
Nesse ponto o C2 com 26 ajustes é mais versátil.

Se comprar, independente de qual seja por favor, lembrar de voltar aqui e dizer se o parafuso do encaixe da manivela é no formato Allen hexagonal ou qual o formato e foto (macro).

Tenho um Livon Inox baratinho que me atende perfeitamente para expresso mas o parafuso dele é pentagonal, não existe bits ou chaves pra usar com a parafusadeira e automatizar o processo.
Levo 4 min girando, algo que fazia em 10s com meu anterior e parafusadeira pois era Allen.

O problema deste anterior era o resultado impreciso de moagem e poucos ajustes, apenas 4.

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jurez lonton

Ola, moinho manual, não tem nem que pensar. É o Bravito disparado. Tudo que Gilberto faz é de qualidade superior. O nivelador também é excelente! Vá de Bravito pra não se arrepender!!! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou relatar minha experiência em relação a moedor manual. Primeiro moedor que comprei foi um baratinho no Mercado Livre, mós de ceramicas, demorava uns 4 mins para moer 30 gramas de café. Então fiz umas pesquisas e comprei um Timemore C2. Até que estava indo bem para quem tinha um moedor de mós de ceramica. Mas um amigo me indicou o Bravito, comprei do Gilberto recentemente. 

Conclusão, vai de Bravito que você não irá arrepender...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço o Bravito ainda... estou pensando em comprar, pois já vi inumeros bons comentários aqui no fórum. Mas uso o 1zpresso JX pro que é excelente para espresso, coados e prensa. Paguei uns 900 reais faz 1 ano. Os únicos pontos a se pensar: seu peso e assistência caso precise (como falaram antes).

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... eu nunca usei o Comandante, então fica difícil avaliar ele, de forma geral é o moedor manual padrão lá fora, muito bem avaliado que entrega o que promete. 

Eu tenho um Bravito, acredito que por se tratar de um produto nacional e construído de forma "artesanal", ele acaba tendo, ao meu ver, menos valor agregado pela marca. No comandante, voce esta pagando bastante pelo nome, com o Gil, nao tanto, estará só pagando o lucro honesto dele.

 

Em relação ao ajuste externo, é ótimo, serio, é muito pratico, preciso e economiza seu tempo. Fazer esquema de clic incomoda muito, voce vive esquecendo aonde está, tem que abrir o moedor para regular, enfim, no dia a dia, muitas vezes, acaba sendo um step a mais no preparo do cafe. Em relação ao moedor em si, ele é todo de metal, robusto, da a impressão que ira durar uma vida se bem cuidado, tem a questão do rolamento interno com 3 aros, além do tamanho do eixo que é o maior dentre todos os moedores, isso vai te proporcionar uma moagem muito precisa e sem necessidade de fazer força. Considero a velocidade de moagem bem rápida, nao costumo ter fines.  Da manopla, ela é bem anatômica, grande, com rolamentos muito bons, nao ha qualquer crepitação ou oscilação durante os giros. Do copo, ele é leve, encaixa fácil. Dos contras, ele é um moedor um tanto quanto pesado e o sistema de alimentação de grãos, a boca do moedor,  as vezes é um pouco justo, mas depois que voce se acostuma, é raro perder algum grao pra mesa. Talvez o comandante seja mais leve de se utilizar, mais fácil de colocar grãos, acredito que tenham intervalos de tamanho de partículas muito parecidos (acho que a faixa do Bravito é menor - mais precisa- mas isso é achismo)... mas uma moedor de 250 US com o dólar em 6... nesse momento, tendo o Bravito a 1500, nao me parece ser uma boa escolha. Falo desses motivos pois há alguns meses estava na mesma posição que voce e preferi comprar um Bravito à um Comandante, tirando o pós venda que o Gilberto está sempre ai para dar suporte e auxiliar com qualquer imprevisto. 

 

Abraco!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não consigo ser tão técnico na opinião quanto os outros foristas, seja por falta de conhecimento ou por padrão de comparação, já que eu vim direto de um moedor de entrada que deu alguns problemas - o Tramontina Realce. Sabendo disso, Bravito realmente deu um belo tapa (para não falar que foi uma voadora) nos meus cafés.

Desde que ele chegou aqui, depois que ajustei minhas receitas para lidar com o fato que a moagem agora é uniforme e consistente, dificilmente tenho errado as extrações, tendo muito mais consistência nos resultados, e, mais importante, fazendo café bom.

A construção é robusta, o ajuste é fácil e preciso, e ele mói tudo muito rápido, 

Talvez o único contra é que ele é PESADO, mas isso acho que isso também diz muito também sobre a qualidade da montagem do moedor.

O Sr. Gilberto faz produtos de alta qualidade, não tem erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o Comandante e o Bravito, os dois são excelentes moinhos, mas o Bravito tem uma regulagem muito mais fácil de usar, é stepless e todo de material robusto. O Comandante tem a regulagem por clicks que são um pouco largos pra espresso (apesar disso dá pra se virar ajustando a dose) e eu pessoalmente acho ele leve demais, acabo ficando com medo de derrubá-lo já que o próprio peso não exige uma pegada firme. Além disso o copo coletor é de vidro.

A maior diferença é o desenho das mós, as do Bravito são da Italmill com uma geometria muito boa para espresso, moem rápido e dão uma bebida com bastante corpo e doçura tanto no espresso quanto nos coados. As mós do Comandante foram projetadas para gerarem menos partículas finas, acabam entregando uma bebida com menos corpo e mais clareza e acidez. Ele é um moedor um pouco mais lento também. Nenhum deles precisa de muita força.

Eu iria de Bravito, mas dependendo se não tiver previsão de entrega uma opção muito boa parece ser o 1zpresso JX-PRO.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto esse bravito?
Dá pra usar a parafusadeira?

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk


Não precisa de parafusadeira. Moi 20g para espresso em 30s. Ele é bem rápido. Para moagens médias então, chega a ser ridículo de rápido.

OP, eu tb estava na sua situação. Tinha um hario Mini e há um tempo queria um upgrade definitivo no moedor. Peguei o bravito e estou satisfeito demais. Único porém pode ser o peso, mas como falaram aí, demonstra o caráter panzer dele, hehehe. Moedor para uma vida, literalmente.

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, alefmm said:

Quanto esse bravito?
Dá pra usar a parafusadeira?

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk
 

Cara, depende da disponibilidade do Gil,  tava em torno de 1450-1750, dependendo de como você pagava. 
 

Cara, é quase um sacrilégio você ligar a parafusadeira no Bravito, não precisa, ele moi muito rápido, mas, fazendo as adaptações, acho que aguenta fácil, teria que conversar com o Gil sobre isso....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/03/2021 at 22:11, jurez lonton disse:

Boa noite pessoal.

Sou relativamente novo no mundo do café, mas estou buscando estudar um pouco mais e melhorar minhas técnicas de extração. Atualmente possuo dois moedores, um Hario Skerton e um Porlex, que uso para V60 e Aeropress basicamente. Como estou querendo melhorar a qualidade do café, vou fazer um upgrade de equipamentos e o maior valor que pretendo investir é no moedor.  

Desde já agradeço! Valeu!

Olá Jurez,

Vou desapegar de um Bravo Mini, com base, mói facílimo e como a base tem ventosas facilita ainda mais e é um fixo/portátil ... caso queira me avise. Farei o anúncio em breve.

O pessoal falou bastante e bem, muita opção boa para coados, espresso, e os dois mundos. O Bravo Mini atende os dois mundos. Tem base mas é portátil ... 

Bons cafés!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas dicas pessoal, principalmente pelos detalhes de utilização e comportamento do Bravito @ivan ferreira silva @Raymon Pizzoni e @Luke S. Pelo que entendi o Bravito daria conta do recado. @Mesquita, eu tenho interesse no Bravo Mini, te mandei uma mensagem no privado.

 

Valeu mesmo! Depois de me decidir e comprar eu volto com fotos das diferenças de resultado dos equipamentos que tenho hoje e depois do upgrade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, depende da disponibilidade do Gil,  tava em torno de 1450-1750, dependendo de como você pagava. 
 
Cara, é quase um sacrilégio você ligar a parafusadeira no Bravito, não precisa, ele moi muito rápido, mas, fazendo as adaptações, acho que aguenta fácil, teria que conversar com o Gil sobre isso....
Na verdade não sabia que os mós em inox são tão rápidos.
Ceramica é bem mais lento e neste caso acho prudente usar a parafusadeira para acelerar a moagem.

Mas falando de mós de inox realmente é desnecessário.
Entretanto, não escolheria o Bravito. Pelo menos não nesse momento.

Obrigado pela explicação!

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não sabia que os mós em inox são tão rápidos.
Ceramica é bem mais lento e neste caso acho prudente usar a parafusadeira para acelerar a moagem.

Mas falando de mós de inox realmente é desnecessário.
Entretanto, não escolheria o Bravito. Pelo menos não nesse momento.

Obrigado pela explicação!

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk

Só para informação, as mós do Bravito são de aço carbono com tratamento, não são de aço inoxidável. Os moedores manuais hoje em dia que contam com mós de inox são o Comandante C40 MK3 Nitroblade e os 1zpresso JX e K.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para informação, as mós do Bravito são de aço carbono com tratamento, não são de aço inoxidável. Os moedores manuais hoje em dia que contam com mós de inox são o Comandante C40 MK3 Nitroblade e os 1zpresso JX e K.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

Não estava me referindo ao bravito quando falou e sim aos outros citados.

Existem outros modelos de moedores com tais características do outro lado do globo que não existem aqui, impossível testá-los sem comprá-los e comprovar a eficiência.

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/03/2021 at 10:33, Mesquita disse:

Olá Jurez,

Vou desapegar de um Bravo Mini, com base, mói facílimo e como a base tem ventosas facilita ainda mais e é um fixo/portátil ... caso queira me avise. Farei o anúncio em breve.

O pessoal falou bastante e bem, muita opção boa para coados, espresso, e os dois mundos. O Bravo Mini atende os dois mundos. Tem base mas é portátil ... 

Bons cafés!!!

Olá, Mesquita, se puder informar quanto vai pedir no Bravo Mini agradeço. Bom final de semana!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 26/03/2021 at 22:57, Mojavesp disse:

Olá, Mesquita, se puder informar quanto vai pedir no Bravo Mini agradeço. Bom final de semana!

Sorry, ele já se mudou para outra casa. Nem cheguei a anunciar quase me esperaram embaixo do meu prédio ...

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/03/2021 at 22:57, Mojavesp disse:

Olá, Mesquita, se puder informar quanto vai pedir no Bravo Mini agradeço. Bom final de semana!

Agora, te falar que tenho uma belezinha não portátil para me desapegar, vai que você se anima?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Mesquita disse:

Agora, te falar que tenho uma belezinha não portátil para me desapegar, vai que você se anima?

 

Obrigada, já comprei um 1ZPresso, mas agradeço!

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...