Ir para conteúdo

Timemore C3


Raphael_Hrastel

Postagens recomendadas

Olá amigos do forum, hoje encontrei algumas imagens que falam sobre o novo moedor da timemore, o Chestnut C3. As imagens são bem detalhadas, mas não encontrei algum lugar que tenham mais detalhes, com preço, data de lançamento e etc. A principal diferença, segundo as imagens, é a mudança da mó, que é hexagonal e é inspirada na do Chestnut X. A sugestão do número de clicks também me chamou a atenção, pois pode indicar que ele consegue moer mais fino que o C2.

Alguém tem mais informações?

S5828a44ebb7049d2a0e124168755e4afN.jpg

Sb885f450bd62414e8cfae3e69b5ad633k.jpg

S04c346424c96449e86f4adf7d18855f5v.jpgS36738a9a6c684f8dace6cf580e313f2cl.jpg

S16dce813a31849bf89c6eec777c9c934N.jpg

S85a3ce7b838f40f4bbf6cc2e55c5b42eK.jpg

S00eb66accf3243ef88df0a667bd73e49T.jpg

 

S775df70df9894b91bf84a9b19c84ab15L.jpg

Sd3de07b36d9541a4858001e42fe126b9L.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante mas o desenho mostra poucos cliques por volta, então, me parece mais um moedor pra coados que terá mais consistência, não um moedor pra espressos, mesmo que tenha capacidade de moer mais fino. Se os avanços por clique forem muito grandes, vai persistir a dificuldade de ajustar a moagem. Além disso, presumo que terá um valor mais alto que o C2, que está na faixa dos 300 reais no Aliexpress. Um K2 sai por uns 470 e é muito mais fácil de ajustar para espresso, então, se sua intenção é um moedor pra espressos (e deduzi isso pela sua hipótese do C3 moer mais fino), eu continuaria recomendando o K2, K3 ou K4.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com ctz para espresso não deve ter custo beneficio melhor que o k2, apenas postei porque achei interessante a evolução, visto que a sua mó é uma adpatação da de um moedor top de linha da marca. Estou buscando um moedor para coados e encontrei agora no Aliexpress o C3 por 350 reais, tenho o Hero S01 (que tem a mesma mó CNC do Timemore C2) e penso em comprar o C3, parece ser um upgrade. A minha vontade mesmo é pegar um 1zpresso Q2 heptagonal, mas com o surgimento desse lançamento que cabe no meu bolso por agora, estou interessado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Os Srs. acham que vale a pena o upgrade do timemore c2 para o novo timemore C3?

Alguém tem este moedor ou maior conhecimento sobre ele para compartilhar a experiência conosco?

Gostaria de mais detalhes e que o tópico rendesse mais informações e opiniões a respeito.

Obrigado a todos os amigos e amantes de café especial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os Srs. acham que vale a pena o upgrade do timemore c2 para o novo timemore C3?
Alguém tem este moedor ou maior conhecimento sobre ele para compartilhar a experiência conosco?
Gostaria de mais detalhes e que o tópico rendesse mais informações e opiniões a respeito.
Obrigado a todos os amigos e amantes de café especial.
Como o@regisassao já falou acima, para espressos não vale a pena. Para coados, eu acho que vale um upgrade se você gosta de mais corpo e um pouco mais de complexidade no V60, kalita, etc...

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Cunha se quer fazer um upgrade e seu foco é coado, mas não quer gastar muito, dá uma olhada na avaliação do @MarcioMOsobre o R11,  tem tópico específico.

Já se quiser tirar espressos também sugiro o K2 como opção mais em conta, ou K4 se tiver disposto a gastar um pouco mais. Também tem tópicos com muitos comentários a respeito desses dois moedores 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi um vídeo em que é tirado expresso com o C3, achei dois vídeos sobre ele até agora. Segue vídeo abaixo:

Minha ideia é um upgrade futuro para o 1zpresso jxpro, mas acho que esse quebra o galho melhor que o c2 no expresso e melhora os coados.

Acham que para coados o salto de sabor e complexidade é grande, melhora a clareza de sabor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Cunha eu pensaria da seguinte forma: voce pode gastar 315 reais no C3 ou 485 no K2, 170 reais a mais.

O K2 seria um intermediário entre o JX e JX Pro em termos de ajuste entre cliques. 25 microns no JX, 12,5 microns no JX Pro, e 18 microns no K2. Isso significa que a cada clique o tempo de extração deve variar 4 a 6 segundos no K2. Essa informação não está disponível para o C3, mas me parecem saltos muito grandes.

O JX Pro está saindo por 880 reais. Sinceramente, prefiro o K2. Não acho tão relevante a diferença para pagar 400 reais a mais.

Já do C3 para o K2, parece que os 170 reais são muito bem pagos. Se você comprar o K2, provavelmente não compra mais o JX Pro, vai pro K4 depois. Ou então, seu upgrade vai ser para outro nível, tipo Bravito.

Mas se quer ou precisa economizar os 170 reais, antes de comprar eu tentaria descobrir quantos segundos a extração varia por clique. Manda a pergunta no YouTube, entra em contato por Instagram com quem tem, a galera é bem prestativa e é super relevante essa informação pra quem faz review de equipamento.

Depois compara com o seu C2. Se não tem muita diferença, economiza essa grana para um salto maior no upgrade, seja para um K2, K4, JX Pro, JE, J Max, ou Bravito.

Enfim, é bem pessoal isso, mas é como eu avaliaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi um vídeo em que é tirado expresso com o C3, achei dois vídeos sobre ele até agora. Segue vídeo abaixo:
Minha ideia é um upgrade futuro para o 1zpresso jxpro, mas acho que esse quebra o galho melhor que o c2 no expresso e melhora os coados.
Acham que para coados o salto de sabor e complexidade é grande, melhora a clareza de sabor?
Acho que é um diferença pequena para coados e que não melhora tanto a claridade das xicaras. Se não quer gastar muito, compra o K2 ou k4 ou k6 nesta ordem. Se grana não é o problema, vai para um bravito ou kinu.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o formato da lâmina, as ranhuras, por ter seis lados, isso não traz uma grande diferença do C3 na consistência e clareza da xícara ?

Fora que tenho o c2 e gosto muito, então o C3 deve ser um baita moedor também. 

Vi o vídeo do K6 e para expresso demora bem mais para moer do que o jxpro (jx pro mor muito rápido para expresso), fora que o jxpro me parece ter construção melhor e mais fácil de limpar. Não vejo os kingrinder k4 e K6 como melhores que o 1zpresso jx pro, que se encontra em preço igual ou próximo aos kingrinder. Inclusive, gostaria muito de um comparativo entre ambos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Cunha vamos ver se consigo organizar melhor:

K2: moedor de uso misto, ajuste interno, 18 microns por clique, 485 reais no Ali

K3: moedor para espresso, mesma mó do K4, ajuste interno, 18 microns por clique, 690 reais no Ali

K4: moedor para espresso, ajuste externo, 16 microns por clique, 770 reais no Ali

K6: moedor para uso misto, ajuste externo, 16 microns por clique, 860 reais no Ali

K4: mós iguais ao J-Max e JE (no site há informações conflitantes hora dizendo que a mó do JE tem 47 mm ora dizendo que tem 48 mm, mas o desenho é identico):

1Zpresso-Grinder-Lineup.thumb.jpg.3b09834e097b070a52663e92dd81feed.jpg

image001.thumb.png.bf3bb9f8a72602b0af6594f477a77294.png

J-Max: 8.8 microns por clique, ajuste externo, 1100 reais

JX-Pro: 12.5 microns por clique, ajuste interno, 890 reais

JX: 25 microns por clique, ajuste interno, 710 reais

JE: nao fica claro, mas supostamente 25 microns por clique, ajuste interno, 890 reais

Se for escolher pela precisão, o J-Max te daria o ajuste mais fino por 1100 reais, seguido pelo JX Pro por 890 reais, e o K4 por 770 ou K6 por 860. 

Ainda sobre a precisao: 16 microns do K4 dá uma diferença de 3-4 segundos por clique, 18 microns do K2 dá 4-6 segundos. J Max vai dar 2 segundos? Qual o limite do ajuste que necessitamos e qual ainda faz diferença, vs custo extra? Eu não cheguei ao ponto de querer compensar um ajuste mais fino do K4 com meia grama a mais de café, não tenho paladar pra isso. Até os 4-6 segundos do K2 estavam bons pra mim. Só comprei o K4 porque derrubei o K2, e me dei o luxo de ter ajuste externo e testar um moedor desenhado pra espresso. Abaixo de 4s, partiria para outros critérios, como ajuste externo.

Se quer ajuste externo, com contagem de voltas, tem o J Max, K4 e K6. Pessoalmente, gostei muito do ajuste externo. É um luxo, eu diria, dá pra viver sem.

Velocidade de moagem: eu moía para espresso em cerca de 30s no K2, 45s no K4, 3-4 min no clique 8 do C2, 2-3 min no clique 9.

Construção e limpeza não seu avaliar. Não fui tão no detalhe quando estava escolhendo. Eu me preocupava mais com preço e performance de ajuste. Especialmente porque descobri que a Kingrinder e 1zpresso eram a mesma empresa, e após a cisão uma ficou mais famosa, por isso eles possuem moedores idênticos.

Sensorial: eu não tenho paladar e memória tão boa pra falar do sensorial e comparar C2, K2 e K4. Tenho a impressao que o K4 realca mais docura e o K2 a acidez, mas teria de comparsr lado a lado pra poder confirmar. Também não sei dizer que efeito as lâminas hexagonais produzem. Mas eu concordo que o C2 é um baita moedor pra coados e na faixa de 300 reais seria a minha escolha, talvez o C3 agora, mas eu tomo espresso 99% das vezes, então, minhas opções são: K2 se estiver curto de grana ou K4 se quero fazer uma extravagância. E Bravito se eu fosse ryco kkk.

Uma coisa que pode fazer diferença para alguns: acessórios. Kingrinder é sem frescura: caixa de papelão, espuma interna pra acondicionar, um pincel e as borrachinhas pra alternar de moagem na alavanca para moagem com parafusadeira.

1zpresso tem aquelas embalagens bordosas, os moedores mais caros vem com soprador, maletinha, pincel duplo... eu acho bacana, mas na época não quis gastar 300 reais a mais no equivalente 1zpresso.

Obs sobre os precos: olhei os valores no Ali agora, muito rapidamente, só pra ter uma referência aqu. Eu paguei 710 no K4 e 460 no K2, o pessoal aqui do Fórum relatou ter comprado o K6 recentemente por 700 reais numa promoção. Tbm dá pra usar cupom do Cuponomia, vira e mexe tem uns cupons de até 10% de desconto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o formato da lâmina, as ranhuras, por ter seis lados, isso não traz uma grande diferença do C3 na consistência e clareza da xícara ?
Fora que tenho o c2 e gosto muito, então o C3 deve ser um baita moedor também. 
Vi o vídeo do K6 e para expresso demora bem mais para moer do que o jxpro (jx pro mor muito rápido para expresso), fora que o jxpro me parece ter construção melhor e mais fácil de limpar. Não vejo os kingrinder k4 e K6 como melhores que o 1zpresso jx pro, que se encontra em preço igual ou próximo aos kingrinder. Inclusive, gostaria muito de um comparativo entre ambos.
 
Entendo seu ponto em relação ao C2, pois quando eu só tinha experimentado ele, achava ele ótimo. Mas, se começar a mergulhar nesse mundo de moedores manuais, verá que tem muitos outros melhores que o C2. O C2 é um ótimo custo benefício para coados.Na minha opinião como usuário que comparou alguns, acho o R11 o melhor custo benefício para coados. E o C40 é o melhor, seguido do k pro. Para espresso, o c2 com mos antigas ou novas, não é um bom negócio. Pra mim, o kinu é o melhor seguido do bravito. Mas, o bravito tem a ligueira vantagem sobre o kinu nos coados. O JX pro é meu favorito quando quero um v60, kalita ou espresso com menos corpo, mais claridade e acidez mais pronunciada.
Em relação às novas mós do c3, elas foram baseadas nas mós do Chestnut X. Eu tenho ele e acho melhor para coados do que para espresso, mas não bate o C40, nem R11 e nem o K pro. Então, essas novas mós do c3 não são melhores que eses 3. E tem mais 2 pontos ainda... quanto menores são as mós (38 neste caso do c3), Mais difícil de produzi-las com precisão. O outro ponto é que também é mais difícil estabilizar e alinhar bem a mó interna com a externa. Por isso que acho que não melhora muito o resultado... Mas, para tirar a prova, comprei um C3 e estou esperando para comparar. Abs

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=12783]Gabriel Cunha[/mention] vamos ver se consigo organizar melhor:
K2: moedor de uso misto, ajuste interno, 18 microns por clique, 485 reais no Ali
K3: moedor para espresso, mesma mó do K4, ajuste interno, 18 microns por clique, 690 reais no Ali
K4: moedor para espresso, ajuste externo, 16 microns por clique, 770 reais no Ali
K6: moedor para uso misto, ajuste externo, 16 microns por clique, 860 reais no Ali
K4: mós iguais ao J-Max e JE (no site há informações conflitantes hora dizendo que a mó do JE tem 47 mm ora dizendo que tem 48 mm, mas o desenho é identico):
1Zpresso-Grinder-Lineup.thumb.jpg.3b09834e097b070a52663e92dd81feed.jpg
image001.thumb.png.bf3bb9f8a72602b0af6594f477a77294.png
J-Max: 8.8 microns por clique, ajuste externo, 1100 reais
JX-Pro: 12.5 microns por clique, ajuste interno, 890 reais
JX: 25 microns por clique, ajuste interno, 710 reais
JE: nao fica claro, mas supostamente 25 microns por clique, ajuste interno, 890 reais
Se for escolher pela precisão, o J-Max te daria o ajuste mais fino por 1100 reais, seguido pelo JX Pro por 890 reais, e o K4 por 770 ou K6 por 860. 
Ainda sobre a precisao: 16 microns do K4 dá uma diferença de 3-4 segundos por clique, 18 microns do K2 dá 4-6 segundos. J Max vai dar 2 segundos? Qual o limite do ajuste que necessitamos e qual ainda faz diferença, vs custo extra? Eu não cheguei ao ponto de querer compensar um ajuste mais fino do K4 com meia grama a mais de café, não tenho paladar pra isso. Até os 4-6 segundos do K2 estavam bons pra mim. Só comprei o K4 porque derrubei o K2, e me dei o luxo de ter ajuste externo e testar um moedor desenhado pra espresso. Abaixo de 4s, partiria para outros critérios, como ajuste externo.
Se quer ajuste externo, com contagem de voltas, tem o J Max, K4 e K6. Pessoalmente, gostei muito do ajuste externo. É um luxo, eu diria, dá pra viver sem.
Velocidade de moagem: eu moía para espresso em cerca de 30s no K2, 45s no K4, 3-4 min no clique 8 do C2, 2-3 min no clique 9.
Construção e limpeza não seu avaliar. Não fui tão no detalhe quando estava escolhendo. Eu me preocupava mais com preço e performance de ajuste. Especialmente porque descobri que a Kingrinder e 1zpresso eram a mesma empresa, e após a cisão uma ficou mais famosa, por isso eles possuem moedores idênticos.
Sensorial: eu não tenho paladar e memória tão boa pra falar do sensorial e comparar C2, K2 e K4. Tenho a impressao que o K4 realca mais docura e o K2 a acidez, mas teria de comparsr lado a lado pra poder confirmar. Também não sei dizer que efeito as lâminas hexagonais produzem. Mas eu concordo que o C2 é um baita moedor pra coados e na faixa de 300 reais seria a minha escolha, talvez o C3 agora, mas eu tomo espresso 99% das vezes, então, minhas opções são: K2 se estiver curto de grana ou K4 se quero fazer uma extravagância. E Bravito se eu fosse ryco kkk.
Uma coisa que pode fazer diferença para alguns: acessórios. Kingrinder é sem frescura: caixa de papelão, espuma interna pra acondicionar, um pincel e as borrachinhas pra alternar de moagem na alavanca para moagem com parafusadeira.
1zpresso tem aquelas embalagens bordosas, os moedores mais caros vem com soprador, maletinha, pincel duplo... eu acho bacana, mas na época não quis gastar 300 reais a mais no equivalente 1zpresso.
Obs sobre os precos: olhei os valores no Ali agora, muito rapidamente, só pra ter uma referência aqu. Eu paguei 710 no K4 e 460 no K2, o pessoal aqui do Fórum relatou ter comprado o K6 recentemente por 700 reais numa promoção. Tbm dá pra usar cupom do Cuponomia, vira e mexe tem uns cupons de até 10% de desconto.
Rapaz, você gosta de escrever, hein? Kkkk Brincadeiras a parte, ótimo resumo e descritivo! Só uma pequena colaboração: as mós do J-Max não são iguais a do JE, mas também não são só as do JX com revestimento... Essas do j-max tem a mesma forma das mós do JX, mas são ligeiramente diferentes para gerar mais fines. No comparativo do olhômetro que pude fazer na prática: mós JE=JE plus=Kinu=Bravito=k4 e são estilo italmil de 47mm. Não sei se todas realmente importam dessa empresa e no site da própria italmil não dá para consultar os clientes deles...

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E entre o jx pro e o K6, o jx pro moe bem mais rápido para expresso né?

Pois é as mós do k2 são 48mm e as do C3 são 38mm, ou seja, a do k2 é mais parruda, além do eixo e restante dos materiais, o que leva a crer que o K2 mais negócio.

Quanto a qualidade dos materiais, a leveza da moagem, a qualidade e durabilidade das mós, o que os senhores podem me dizer do k2? O K2 demora quanto para moer 20g para expresso por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E entre o jx pro e o K6, o jx pro moe bem mais rápido para expresso né?
Pois é as mós do k2 são 48mm e as do C3 são 38mm, ou seja, a do k2 é mais parruda, além do eixo e restante dos materiais, o que leva a crer que o K2 mais negócio.
Quanto a qualidade dos materiais, a leveza da moagem, a qualidade e durabilidade das mós, o que os senhores podem me dizer do k2? O K2 demora quanto para moer 20g para expresso por exemplo?
Puts.. Não tenho mais meu k6, mas de memoria, deve ser quase a mesma coisa, pois tenho o k pro e ele moi no mesmo tempo que o k6, alguns 5s a mais ou a menos. Mas, na prática esses 5s não fazem diferença pra mim. Se fizerem para você, é um ponto a se pensar e investigar melhor...
O k2 também não tenho mais, pois eu decidi manter o JX pro por causa da maior precisão e frescura da estética também!
Dá uma olhada no post do K2 que certamente deve ter o teste com o tempo lá.




Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MarcioMO Vou olhar sim

Em termos de consistência da moagem o K2 tem a mesma do jxpro? Eles não tem as mesmas mós ? E a durabilidade e acabamento do k2 é boa? O salto de qualidade nos coados e de construção do k2 em relação ao c2 é grande?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Gabriel Cunha disse:

Quanto a qualidade dos materiais, a leveza da moagem, a qualidade e durabilidade das mós, o que os senhores podem me dizer do k2? O K2 demora quanto para moer 20g para expresso por exemplo?

O K2 é o mais rápido que eu tive, 30s para 17g, mas o K4 leva uns 40s. Como o @MarcioMO disse: na família Kingrinder via uns 5s  mais ou menos, nada demais.

Qualidade excelente na minha opinião. E mós de aço devem durar muito, desconheço gente que tenha trocado de qualquer moedor manual por desgaste. Quem sabe depois de uns 10 anos?

Depende do uso tbm. Café porcaria vem ate pedra, tem que olhar bem. Café especial mesmo não tem esse problema.

Torras muito claras tbm são mais duras, você sente no braço, principalmente em moagem pra espresso que é bem fina. Com certeza desgasta mais o moedor. Mas, de novo, vI durar o que? 8 anos? Acho difícil ficar tanto tempo com o mesmo moedor. Em 2 anos vem a coceira do upgrade de novo... kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MarcioMO Vou olhar sim
Em termos de consistência da moagem o K2 tem a mesma do jxpro? Eles não tem as mesmas mós ? E a durabilidade e acabamento do k2 é boa? O salto de qualidade nos coados e de construção do k2 em relação ao c2 é grande?
As mós são iguais e a construção é bem próxima. Sobre o k2, novamente, peço para ler o tópico dele que tem várias coisas...
https://forum.clubedocafe.net/topic/8184-kingrinder-k2-%C3%B3timo-custo-benef%C3%ADcio/


Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu compraria o K2 e venderia o C2.

Futuramente, se ainda sentir necessidade de upgrade, volta aqui pra trocar ideia e pesquisar as novidades. O seu momento vai ser diferente tbm, e os requisitos podem mudar muito de um mês pra outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vender o c2 é fácil? Se anunciar, pensei no valor de 400,00, acham fácil vender neste valor? Será que teria bastante gente de Porto Alegre aqui no grupo interessada? Tenho ele desde agosto de 2021. 

A diferença no sensorial é muito grande dele em comparação ao c2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no fórum vendem muito. Olha lá nos classificados.

Mas eu acho caro 400 reais considerando que posso pagar 300 pelo Ali. Tem gente que pode ter medo de ser taxado e pagar 400 no C2 usado, mas acho difícil pegar 400 reais nele. Além disso, o C2 teve atualizações. Se o seu não for aquele com a borboleta em metal, acho que não pega nem 300 reais nele. Enfim, achometro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que 350 seria um bom valor se fosse vendê-lo. O meu é o atualizado.

32 minutos atrás, Gabriel Cunha disse:

A diferença no sensorial é muito grande dele em comparação ao c2?

O sensorial do k2 é muito melhor que do c2 nos coados, é muito perceptível a diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No espresso não tem comparação. Coado nao é a minha praia, mas em teoria é de uso misto.

Por que não compra o k2, testa lado a lado e vende o que não gostar? Os dois tem mercado fácil aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Gabriel Cunha disse:

O sensorial do k2 é muito melhor que do c2 nos coados, é muito perceptível a diferença?

Aos que tiverem experiência com ambos e puderem responder esta dúvida, agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz o upgrade do C2 pro K2, não me arrependo nem um pouco. Construção muito melhor, e pra mogem fina moe muito mais rapido, e produz menos fines em todas as granulometrias.

Eu vendo meu C2, atualizado, por R$300,00 pelo mercado livre, que não cobrou taxa. Agora com o dolar ainda mais baixo, se quiser vender rapido acho que R$350,00 nao rola, esses dias tava no ali por 240. E sobre essas promos do ali, toda hora volta, ent eu ficaria de olho, quase fiz outro upgrade pq achei o K4 por R$640 e o K6 por R$670.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Cunha você que estava na dúvida, apareceu uma promoção no Ali e o K2 esta saindo a 422 reais, e você ainda consegue incluir cupons de desconto. Muito bom o preço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...