Ir para conteúdo

Cafeteira vietnamita


Postagens recomendadas

Comprei uma cafeteira vietnamita recentemente . Achei-a numa loja de produtos baratos e resolvi fazer a experiência. 
Coei, primeiro, um café descafeinado de boa procedência e, depois, um café com cafeína e bem frutado, ambos  brasileiros. 
O resultado me pareceu bom. Tanto o cafeinado quanto o outro me pareceram ter o gosto ressaltado pelo método de extração.

Mas isso não foi sem problemas. Tanto com longo tempo de extração, como com uma extração rápida, os cafés produzidos ficaram um pouco frios. Creio que não só o tempo de filtragem, mas também o material de que é feita a cafeteira colaboraram para a perda de calor. O metal, como é bom condutor da energia térmica, penso, provocou um rápido rebaixamento da temperatura. 
Para o café vietnamita, que é o carro chefe da propaganda dessa cafeteira, esse resultado é ótimo, pois é um café tomado de preferência com gelo.

Porém, creio ainda que, mesmo morno, o café normal extraído por esse método é bem bom e isso devido ao realce de gosto produzido por esse método de extração, de que falei acima. Mas ainda vou tentar aperfeiçoar o uso, tentando uma moagem mais grissa e ajustando melhor os componentes da vietnamita. 
Recomendo, pois. 
PS: após escrever esse texto, refiz a extração tentando mudar um pouco a técnica. Deu resultado. Usando um café de torra média, busquei não apertar o encarte. Ficou muito bom. Realçou o frutado e se manteve quente. Estou satisfeito com esse aparelhinho, que me custou não mais que 14 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Gustavo Adolfo Ramos disse:

Comprei uma cafeteira vietnamita recentemente . Achei-a numa loja de produtos baratos e resolvi fazer a experiência. 
Coei, primeiro, um café descafeinado de boa procedência e, depois, um café com cafeína e bem frutado, ambos  brasileiros. 
O resultado me pareceu bom. Tanto o cafeinado quanto o outro me pareceram ter o gosto ressaltado pelo método de extração.

Mas isso não foi sem problemas. Tanto com longo tempo de extração, como com uma extração rápida, os cafés produzidos ficaram um pouco frios. Creio que não só o tempo de percolação, mas também o material de que é feito a cafeteira colaboraram para a perda de calor. O metal, como é bom condutor da energia térmica, penso, provocou um rápido rebaixamento da temperatura. 
Para o café vietnamita, que é o carro chefe da propaganda dessa cafeteira, esse resultado é ótimo, pois é um café tomado de preferência com gelo.

Porém, creio ainda que, mesmo morno, o café normal extraído por esse método é bem bom e isso devido ao realce de gosto produzido por esse método de extração, de que falei acima. Mas ainda vou tentar aperfeiçoar o uso, tentando uma moagem mais grissa e ajustando melhor os componentes da vietnamita. 
Recomendo, pois. 
PS: após escrever esse texto, refiz a extração tentando mudar um pouco a técnica. Deu resultado. Usando um café de torra média, busquei não apertar o encarte. Ficou muito bom. Realçou o frutado e se manteve quente. Estou satisfeito com esse aparelhinho, que me custou não mais que 14 reais

Olá, Gustavo, não tenho conhecimento sobre café vietnamita frio com gelo. As receitas originais são quente, com leite condensado para equilibrar a intensidade, ou com creme de gema batido, que faço sempre e cai muito bem com o café bem quente...

Quanto tempo está demorando a sua extração?

Eu uso moagem media-fina, com cafés brasileiros tambem, água a ponto de fervura, não se deve compactar o puck, mas só dar uma girada no filtro de cima pra nivelar o pó, aqui a extração costuma dar em média 4,5 a 5 minutos, um café bem quente ainda, com um nível de intensidade bem alto.

Tenho esse video com as 2 receitas tradicionais, com leite condensado e com o creme de gema.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que trouxe so Vietnã é ligeiramente diferente do vídeo tendo 2 camadas de furos, mas funciona da mesma forma. A forma mais comum que vi nas ruas e nos restaurantes é essa que colocam gelo e leite condensado, pois lá é muito quente. Também gosto de tomar sem eles, só o café bem concentrado mesmo. Se não gostar dos fines e óleos na bebida final, dá para ajustar um filtro de aeropress ou recortar um de melitta mesmo.e52f9283f5fbcdee8b0dad6099088293.jpg

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, MarcioMO disse:

O que trouxe so Vietnã é ligeiramente diferente do vídeo tendo 2 camadas de furos, mas funciona da mesma forma. A forma mais comum que vi nas ruas e nos restaurantes é essa que colocam gelo e leite condensado, pois lá é muito quente. Também gosto de tomar sem eles, só o café bem concentrado mesmo. Se não gostar dos fines e óleos na bebida final, dá para ajustar um filtro de aeropress ou recortar um de melitta mesmo.e52f9283f5fbcdee8b0dad6099088293.jpg

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Interessante esses 2 filtros! Não conhecia esse tipo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Olá!

Tenho procurado receitas mais bem definidas na cafeteira vietnamita. Qual receitas vcs costumam usar?

Aqui em casa tenho feito receitas na proporção de 1:10, 12g de café e 120ml de água. Por volta de 5 minutos de extração. Moagem média fina, a mesma que uso no V60 (43 do breville).

Só tomei puro até o momento, sem leite condensado nem creme de ovo.

No geral gostei bastante. Gosto de extrações bem intensas. Não sou muito fã de café delicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!
Tenho procurado receitas mais bem definidas na cafeteira vietnamita. Qual receitas vcs costumam usar?
Aqui em casa tenho feito receitas na proporção de 1:10, 12g de café e 120ml de água. Por volta de 5 minutos de extração. Moagem média fina, a mesma que uso no V60 (43 do breville).
Só tomei puro até o momento, sem leite condensado nem creme de ovo.
No geral gostei bastante. Gosto de extrações bem intensas. Não sou muito fã de café delicado.
Olá Davi,

Não tenho usado esse método...
Geralmente vou no espresso e V60.
Se não me falha memória eu usava moagem media fina e 1:8. Agora, o tempo de extração já não vou lembrar....

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tive dificuldade em fazer café nessa cafeteira, mas quando segui as dicas do canal Aramse, apesar de não ser exatamente igual, me achei e gostei muito do resultado.

https://aramse.coffee/blog/the-ultimate-south-indian-filter-coffee-guide/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...