Ir para conteúdo

[Mod] Tutorial: Dimmer na Philco 15 bar e outras

Postagens recomendadas

11 horas atrás, Vinicius_SS disse:

boa noite, 

sou novo se conta aqui no fórum mas há mais de um ano leio muito tudo que se posta por aqui.

Esse é meu primeiro post e é sobre eu ter acabado de terminar o mod PID+Dimmer+Manômetro.

O resultado está abaixo.

O que usei de referência:

1) vídeo do Regis Assao + Thales: ótimo para mostrar o procedimento e, principalmente, conceitos do mod do PID. Desse vídeo, segui o processo de instalar também o Dimmer (o @regisassao indicou o fio marrom e o Thales instalou depois);

2) vídeo do Ygor Miranda que é baseado no mod do MatMoraes: segui o esquema dele por reaproveitar os fios do termostato da extração. Fui vendo o vídeo enquanto desenhava o esquema no caderno.

3) o conteúdo do EspressoHackers do @regisassao. Baita conteúdo. A lista de materiais me ajudou demais. Se não comprei as mesmas coisas que estavam lá, ao menos serviu para saber as especificações. De lá também peguei o molde 3d do PID que ajuda a dar um acabamento bacana (sou libriano e estética é fundamental :) )

Testei e aparentemente está tudo ok mas extração mesmo, só amanhã cedo pois está tarde.

agradeço demais não só as pessoas citadas acima mas todos que contribuíram com esse fórum que tanto li.

E se alguém achar que posso ajudar em algo, estou a disposição!

IMG_7750.thumb.jpeg.bec25ab27fe17b863cbb8e982a4b9ef4.jpeg

Pessoal, fiz os testes essa manhã e observei algo que outros colegas aqui também observaram: a vazão da água diminuiu e a pressão no manômetro durante a extração não passou de 7 bar.

Diminuí a espessura o pó (usei o clique 20 do silver clicks) e a pressão subiu para uns 8 bar mas o sabor ficou muito agressivo, super extraído. Isso usando a temperatura 85 no PID.

Consegui um bom sensorial com clique 30.

O que fiz para diagnosticar o “problema”:

1) eliminei o Dimmer. Nenhum resultado. Verifiquei a instalação e estava tudo certo. Inclusive, reposicionei as mangueiras com receio da dobra/curva limitar a vazão. Nenhum resultado;

2) eliminei o ar do sistema por múltiplos flushes via vaporizador e filtro. Parece ter melhorado mas muito pouco;

3) removi o chuveiro. Aqui uma dica: usem uma moeda de 5 centavos daquelas de cobre. Ela é a ferramenta perfeita pois prende bem e dá ótima sustentação. O chuveiro dentro estava MUITO SUJO. E aí observei algo interessante: sem o chuveiro+mola sai MUITA água. Contei 220ml em 30 segundos. Logo, imaginei que a sujeira fosse o fator. Novamente, o resultado melhorou mas ligeiramente. Ou seja, a mola não deve estar cedendo o suficiente para a água passar, seja pela potência da bomba ou mangueiras. Conferi a medida da mangueira que comprei e parece adequada (4mm exterior, 2mm interior). De qualquer forma, essa mangueira nova vai apenas para o manômetro. As mangueiras que vêm da bomba e vão para a caldeira seguem as originais.

Vou seguir fazendo testes nos próximos dias pois só sobra a hipótese de ainda ter ar no sistema.

Informo os resultados aqui.

Nota: ainda estou testando com o filtro pressurizado pois o naked ainda não chegou. Mas a vazão diminuída é percebida mesmo sem o cachimbo. É praticamente um gotejamento invés de um fluxo constante de água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 months later...
Em 26/08/2023 at 20:38, Athos disse:

Fiz a substituição do manômetro da minha máquina. O anterior estava funcionando, mas a adaptação da glicerina que fiz não ficou 100%, começou a vazar bem pouco. Então achei melhor substituir logo:

TYHPWPj.jpg

XrI39aK.jpg

wwb8fqs.jpg

Ele encaixou melhor na abertura que eu havia feito, e ainda tem o acabamento metálico em volta. Ficou até com cara de peça original.

Para quem quiser o link do manômetro (11 bar) e da conexão dele para mangueira de 4mm, segue:

https://s.click.aliexpress.com/e/_DdfmDeL

https://s.click.aliexpress.com/e/_DB8uraL

Olá. Tô pensando em fazer as mods na minha e tô aqui estudando por esse tópico. Gostei do valor do manômetro que vc pegou. Uma dúvida, essa conexão tem várias opções; qual você selecionou? Pipe 4mm - 1/8? 

Link para o comentário

Olá pessoal. Irei iniciar as instalações do dimmer e manômetro na minha Philco e selecionei algumas opções lá no aliexpress. Mas com tantas opções a gente fica com medo de comprar algo errado. Vou encaminhar meu carrinho de compras aqui pra vcs darem uma olhada e conferir se está tudo ok. Agradeço quem puder ajudar! 

As referências dos conectores/mangueiras estão abaixo do título de cada coisa 

IMG_6779.jpeg

Link para o comentário

20 horas atrás, brunolps disse:

Olá. Tô pensando em fazer as mods na minha e tô aqui estudando por esse tópico. Gostei do valor do manômetro que vc pegou. Uma dúvida, essa conexão tem várias opções; qual você selecionou? Pipe 4mm - 1/8? 

Isso mesmo, a conexão pro manômetro que usei é a Pipe 4mm - 1/8" (https://s.click.aliexpress.com/e/_olM0P3d)

18 horas atrás, brunolps disse:

Olá pessoal. Irei iniciar as instalações do dimmer e manômetro na minha Philco e selecionei algumas opções lá no aliexpress. Mas com tantas opções a gente fica com medo de comprar algo errado. Vou encaminhar meu carrinho de compras aqui pra vcs darem uma olhada e conferir se está tudo ok. Agradeço quem puder ajudar! 

IMG_6779.jpeg

Eu usaria uma conexão T de rosca (tipo essa tamanho 4mm https://s.click.aliexpress.com/e/_olIhiNV) ao invés da de encaixe que vc selecionou, tem menos chance de vazamento. E essa primeira conexão individual da foto, com detalhe em azul, não tem necessidade se vc comprar a conexão de rosca que passei no link da mensagem acima.

Link para o comentário

• 2 weeks later...
Em 16/03/2025 at 16:44, brunolps disse:

IMG_6779.jpeg

Pode passar o link do manômetro? Estou tendo dificuldades para encontrar um..

Link para o comentário

Olá pessoal, hoje chegou meu dimmer (400w) e já corri pra instalar. Interrompi o fio azul que desce pra bomba e conectei o dimmer em cada ponta. Ao ligar a máquina pra setar os 130ml/30seg notei que na potência máxima do dimmer só dá 100ml/30seg. O que acham que pode ser? Será que inverti os fios do dimmer ou não tem isso? Utilizei conectores nas emendas. 

Link para o comentário

15 horas atrás, Caio Soares disse:

Acho que precisa criar um pouco de resistência pra pressão aumentar. 

Sim. Mas acontece que com o dimmer no máximo a maquina deveria despejar agua igual a original. Mas tá bem mais fraco o fluxo. Acabo que não consigo ter uma regulagem no dimmer, pois se diminuir a potência dele praticamente fecha o fluxo de água. Estava lendo o topico inteiro agora e vi muita gente com o mesmo problema. Espero que alguem tenha conseguido solucionar e venha aqui nos ajudar rsrs.

Pelo jeito a solução seria um dimmer mais potente? O que é estranho pois a bomba tem uma potência abaixo dos 100w.

De toda forma espero chegar o manometro pra ver quantos bar ela tá entregando no máximo da potência do meu dimmer.

Link para o comentário

Em 26/03/2025 at 20:29, felipe2804 disse:

Pode passar o link do manômetro? Estou tendo dificuldades para encontrar um..

Fiz um video tutorial de como fiz na minha, lá tem link do manometro e do que eu usei!

Vou troca-lo pelo manometro da Apex que eu acho melhor por não usar Glicerina e ser de mais precisão!

https://s.click.aliexpress.com/e/_mKGsRaP image.png.4ba12e48a3be1f0906d7058a8394ab30.png

Vou instalar um PID com controle de temperatura e ativação de vaporização pelo celular quem quiser acompanhar vou postar tudo lá!

image.png.e8383a5e6eced3f35fe492aca3215a3a.png

Esse esquema do PID já está pronto só não instalei ainda porque quero esperar o manometro chegar e fazer o Dimmer manometro novo e PID e gravar uma serie de modificações!

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 24/04/2023 at 11:49, marcelbonvechio disse:

Meu problema era o dimmer mesmo. Comprei um de 3000w e agora ficou legal.

image.jpeg.a2750487ef94c70a920e956c2d3a58ba.jpeg

A sua cafeteira é 220v? Também tô com o mesmo problema por aqui. Instalei um dimmer de 400w e caiu muito a potência da bomba, no MÁXIMO do dimmer só sai aproximadamente 100ml de água em 30seg.

Li esse tópico sobre mods da Philco de cima a baixo várias vezes e notei que algumas pessoas tiveram esse problema do dimmer não dar conta. Enquanto outras pessoas funcionaram tranquilo (até mesmo com um dimmer de menor potência). Continua sendo um mistério que ninguém conseguiu entender ainda rsrs.

Dados importantes: A minha cafeteira é uma Philco 15bar 220v. Utilizei um dimmer de 400w. A vazão da máquina original (sem porta filtro) chega cerca de 190ml - 30seg e após o dimmer instalado (na regulagem maxima) caiu pra 100ml - 30seg.

@regisassao poderia nos ajudar a desvendar o que está acontecendo nessas máquinas que o dimmer não dá conta? Vi você falando que um dimmer mais potente não tem lógica pois a bomba puxa menos que 100w. Como poderíamos resolver?

Link para o comentário

7 horas atrás, brunolps disse:

A sua cafeteira é 220v? Também tô com o mesmo problema por aqui. Instalei um dimmer de 400w e caiu muito a potência da bomba, no MÁXIMO do dimmer só sai aproximadamente 100ml de água em 30seg.

Li esse tópico sobre mods da Philco de cima a baixo várias vezes e notei que algumas pessoas tiveram esse problema do dimmer não dar conta. Enquanto outras pessoas funcionaram tranquilo (até mesmo com um dimmer de menor potência). Continua sendo um mistério que ninguém conseguiu entender ainda rsrs.

Dados importantes: A minha cafeteira é uma Philco 15bar 220v. Utilizei um dimmer de 400w. A vazão da máquina original (sem porta filtro) chega cerca de 190ml - 30seg e após o dimmer instalado (na regulagem maxima) caiu pra 100ml - 30seg.

@regisassao poderia nos ajudar a desvendar o que está acontecendo nessas máquinas que o dimmer não dá conta? Vi você falando que um dimmer mais potente não tem lógica pois a bomba puxa menos que 100w. Como poderíamos resolver?

Ta esquisito isso. Tem multimetro? Tenta medir a tensao com Dimmer no máximo pra ver se esta constante em 100% da tensão. 

Manda foto da ligação tbm, quem sabe conseguimos identificar algo.

Link para o comentário

11 horas atrás, regisassao disse:

Ta esquisito isso. Tem multimetro? Tenta medir a tensao com Dimmer no máximo pra ver se esta constante em 100% da tensão. 

Manda foto da ligação tbm, quem sabe conseguimos identificar algo.

Infelizmente não tenho multímetro aqui. Pouco sei sobre eletrônica, decidi me aventurar agora na minha Philco pra tentar conseguir uma bebida melhor. O que aprendi foi aqui no fórum e nos vídeos que vocês gravam pra gente. 

O que fiz foi cortar o fio azul que desce pra bomba. Quando desligo o dimmer corta a extração, então acredito que está instalado corretamente.

Mas vou mandar a foto da instalação pra você dar uma olhada. Já testei ele dos dois jeitos pois falaram que eu poderia ter invertido os fios do dimmer. Porém nada mudou.

Vou tentar encontrar algum amigo que tenha um multímetro e possa me emprestar.

IMG_7317.jpeg

IMG_7316.jpeg

IMG_7315.jpeg

Link para o comentário

4 horas atrás, brunolps disse:

Infelizmente não tenho multímetro aqui. Pouco sei sobre eletrônica, decidi me aventurar agora na minha Philco pra tentar conseguir uma bebida melhor. O que aprendi foi aqui no fórum e nos vídeos que vocês gravam pra gente. 

O que fiz foi cortar o fio azul que desce pra bomba. Quando desligo o dimmer corta a extração, então acredito que está instalado corretamente.

Mas vou mandar a foto da instalação pra você dar uma olhada. Já testei ele dos dois jeitos pois falaram que eu poderia ter invertido os fios do dimmer. Porém nada mudou.

Vou tentar encontrar algum amigo que tenha um multímetro e possa me emprestar.

IMG_7317.jpeg

IMG_7316.jpeg

IMG_7315.jpeg

Nessas fotos nao dá pra ver em quais terminais do dimmer os fios estao conectados, nem o modelo do dimmer. 

Link para o comentário