Ir para conteúdo

Qual máquina comprar? Buscando versatilidade e qualidade do espresso


hlecco

Postagens recomendadas

Olá, pessoal! Tenho buscado por aí informações sobre as máquinas de espresso que dá pra gente comprar aqui nas terras brasileiras, mas é tudo bem escasso.
Busquei aqui no fórum algum compilado de recomendações e também não encontrei.

Estou começando a planejando/montando meu setup de espresso, e queria conhecer melhor as opções que temos disponíveis. Não devo comprar por agora, mas quero começar a estudar e ficar de olho nos preços. Mercado de usados também é uma possibilidade.

 

Gostaria de uma máquina de espresso que me desse uma bebida com um resultado interessante, mas que tivesse versatilidade para brincar com diferentes variáveis na extração. Sei da Aram, e que produz um bom café, mas me parece pouco versátil... Tem a Breville, mas acho que o resultado talvez não seja tão satisfatório, pelos comentários que li.

Vaporizar leite é algo que eu gostaria, mas não é a prioridade. Se faz o trabalho mais ou menos, já está de bom tamanho.

Além disso, também seria legal se tivesse algum tipo de assistência técnica se der algum problema, nem necessariamente oficial, mas que tenha quem saiba mexer com a máquina com relativa facilidade. Ou então que eu mesmo consiga resolver os problemas com algum bom guia.

Também está no leque de possibilidades pegar uma máquina e fazer alguns mods, desde que sejam tranquilos.

 

Além da Breville e da Aram, que comentei ali em cima, também estou de olho na Gaggia Classic que vai ser trazida novamente pro Brasil daqui a um tempo. Meu orçamento acho que estoura em uns 8 mil. Queria algo de qualidade que vá me acompanhar por longos anos, que eu consiga explorar e aprender bastante durante um bom tempo. Talvez alguma coisa mais "prosumer", ou no meio do caminho...

O que vocês me recomendam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no fórum não tem um tópico compilado mas tem muita informação de tudo que falou. Vou escrever algo no computador aqui.

Mas pra adiantar, 8 mil pra tudo que sugeriu não sei se dá, moinho bacana e máquina prosumer ou razoável e modificar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Carneiro disse:

Mas pra adiantar, 8 mil pra tudo que sugeriu não sei se dá, moinho bacana e máquina prosumer ou razoável e modificar. 

Ah, no caso, oito mil é só pra máquina mesmo. Moedor eu já estou na lista de espera do próximo Bravito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.

Bravito é uma opção boa, terá uma moagem de qualidade. Pode ser meio cansativo pra espresso, mas sem pressa vai bem.

Vou colocar uma sequência nas suas demandas que podem impactar muito:

  1. Robustez e durabilidade
  2. Expresso bom (interpretei o "interessante"), vaporização pouco relevante (até opcional?)
  3. Disponibilidade de assistência ou peças, facilidade de manutenção
  4. Controle (estático ou dinâmico) de variáveis, como pressão e temperatura, filtros distintos etc

O primeiro item - durabilidade - me leva a indicar principalmente máquinas com caldeira e cobre, latão, inox. Eu curtia muito minha Gaggia Classic, mas o alumínio pode dar problemas, depende muito da água, e a Gaggia ainda usa alumínio na caldeira que faz contato com outros metais (grupo é latão niquelado/cromado). A Breville utiliza caldeira de inox (ou termobloco com tubulação interna de inox) mas tem relatos de  mais problemas com solenóide etc. Ao mesmo tempo, pelo que vi, pessoal consegue arrumar. Depois disso vai para as italianas usadas ou novas, a Pasquali tá trazendo a Rocket Appartamento, por exemplo, que custa 15  mil, ou um pouco menos com alguma negociação. Mas pode encontrar usadas.

O segundo item é meio questionável. Na teoria qualquer máquina com filtro sem pressurizador e uma caldeira e bomba podem gerar expresso bom. Questão é consistência. Quão fácil é repetir o resultado. Aí que entra controle (estático) da temperatura da caldeira (PID etc) e da pressão (OPV). A Gaggia vem com OPV, que limita a pressão máxima, mas a temperatura requer um aprendizado pra "surfar" - o termostato tem uma histerese grande e ainda a água que entra na caldeira tem uma capacidade térmica alta e condutividade baixa versus a condutividade alta e capacidade baixa do alumínio. Mesmo PID vai ter dar resultado consistente se esperar sempre um certo tempo depois de estabilizada a temperatura pra extrair - ou se medir a temperatura da água, o que requer furar a caldeira. A Breville já é mais afinada, italianas com grupo E61 também, são mais estáveis, requerem expurgo só depois do grupo muito tempo ligado e sem extrair, entre outras máquinas por aí.

Quanto a peças e assistência, óbvio, Classic nessa importação da Imeltron, Tramontina by Breville, importação da Pasquali, todas te darão garantia ou ao menos assistência disponível. A Breville é mais apertada e parece ser mais chata de mexer, as máquinas italianas, como Gaggia Classic e as de grupo E61, entre outras que tem por aqui, como Nuova Simonelli Musica ou Spaziale S1, são mais tranquilas. As peças são sempre parecidas, e também é relativamente fácil importar.

Por último, controle... Controle estático é definir a temperatura da caldeira e a pressão máxima da bomba, e no caso da temperatura tem controles mais precisos como eletrônica utilizando PID ou algo semelhante, comparado com termostatos. As máquinas como Oscar, Musica, grupos E61, usam trocador de calor e podem ser estáveis mas não se beneficiam muito de PID na caldeira. Se a máquina não tem OPV, normalmente é fácil colocar, exceto se for muito apertado, vi que o pessoal colocou na BES840 com alguma dificuldade. Já controles dinâmicos são mais avançados, dá pra controlar a pressão pra fazer pré-infusão por mais tempo, ou pra variar a pressão máxima ou fazer uma curva maluca, e controlar a temperatura durante a extração já é algo bem mais difícil, pois requer um sistema de resposta muito rápida ou misturar água quente e fria.

Com seu orçamento, a Gaggia Classic é uma boa plataforma pra evoluir, se quiser programar algo pra controlar resistência da caldeira e bomba (eu não aconselho controlar a vibratória mas pessoal faz, e é uma peça relativamente barata). O grupo é 58mm, terá opções de filtros, só me incomoda o alumínio. Seria ótimo fazer aquela peça de latão ou substituir a peça toda por uma de latão com resistência submersa - mas aí começa a mudar demais. A Breville BES840 ainda tá na faixa de 4K nova, talvez seja limitada nas modificações e ficará preso no filtro de 54mm deles. Acho que é um pacote afinado pra fazer bons cafés e leite e estudar os grãos, não variáveis infinitas da extração.

E se gastar mais, talvez ache usada uma de grupo E61, ou Oscar, Musica, S1. Se não te derem o controle de variáveis que quer, pode ser possível modificar, mas os gastos podem crescer dependendo do que quer.

Por último, como citou Aram, de repente as máquinas manuais como La Pavoni e Elektra (que estou vendendo! ;)) tragam tudo isso com as idiossincrasias das manuais - não tem controles precisos, mas são máquinas mais dinâmicas. Eu sou meio suspeito que sempre fiz modificações e fiquei tentando brincar com pressão e temperatura, mas hoje recomento primeiro focar no básico ou clássico mesmo. 

Márcio.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além das recomendações do @Carneiro, diria pra dar uma olhada na Oster Xpert.  Tem as vantagens de ser 58mm, já vem com PID com mudanças de 2 em 2 graus, diria que fica na mesma classe da Breville, cada uma com seus pros e contras.

Se comprar uma usada, a Silvia também pode ser uma boa, pois tem muita informação na Internet sobre os mods, tem pacotes específicos como PID e OPV (bem mais caros que comprar um Rex C100 por exemplo, mas  no kit já vem todos os fios cortados e com conectores, SSR, termopar, manual). Comprando usada, a chance de já vir regulada pra 9bar é altíssima, ficaria só o PID, e se quiser baskets e shower screen de precisão, mas estes já diria que podem ficar para uma segunda etapa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci da Silvia.

A caldeira é de latão e o PID te dará um pouco mais de proximidade da água/caldeira quando estabilizar. Considerando que o sensor está encostado no metal.

Se eu fosse modificar uma hoje, tentaria medir temperatura da água e do grupo (o grupo é afastado da caldeira), e faria alguma programação num RP2040 ou Arduino pra tentar achar um bem bolado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas sugestões!
Realmente a Silvia parece um excelente negócio, só ficar de olho agora pra achar uma oferta legal hehe, mas, como não tenho nenhuma pressa mesmo...

Ela parece estar bem de acordo com os pontos que você elencou, @Carneiro. Não tinha pensado que adquirir uma máquina pode ser visto como adquirir uma "plataforma para evoluir", e, dando uma olhada aqui no fórum e em outros cantos por aí, a Silvia parece uma excelente plataforma, além de muito me agradar o design.
Ainda mais por ser uma máquina bem famosa e "comum". As manuais são legais, mas acho que se aprende mais da "cultura" do espresso nessas mais clássicas mesmo, além de ter uma comunidade mais perto. Concordo contigo.

O duro é que resolver defeito vai acabar sendo um pouco mais difícil, imagino... Mas não creio que chegue a ser um impeditivo, dado que é uma máquina bem conhecida mesmo sem importação oficial.
 

Sobre a Oster Xpert, o meu incômodo com ela é completamente irracional. É ter o moedor embutido. Me daria nos nervos ter uma ferramenta que não vou usar. Eu sei, é bobo, mas não somos seres tão racionais assim kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Carneiro disse:

Se eu fosse modificar uma hoje, tentaria medir temperatura da água e do grupo (o grupo é afastado da caldeira), e faria alguma programação num RP2040 ou Arduino pra tentar achar um bem bolado.

Outra altenativa é usar o valor do PID apenas como referência. No meu, pode marcar 90 graus que não saberei se o grupo ou água estão realmente em 90 graus, porém, depende do do grão uso 92, 94, 88, já usei até 86. Então, ajuste primeiro a moagem, com 90 graus no PID, depois faço um ajuste fino aumentando ou diminuindo um pouco a temperatura conforme o paladar.

1 hora atrás, hlecco disse:

meu incômodo com ela é completamente irracional. É ter o moedor embutido. Me daria nos nervos ter uma ferramenta que não vou usar. Eu sei, é bobo, mas não somos seres tão racionais assim kkk

Eu penso o mesmo. Mas no Brasil é difícil achar a máquina ideal. São poucas as opções. No exterior, para o meu perfil, hoje escolheria a ECM Classika PID. No Brasil, acho que uma Silvia ou Gaggia Classic pra modificar, mas tbm considero a Oster Xpert. Por enquanto, fico com a minha Poemia modificada que me agrada muito e me custou quase nada comparada as outras opções do meu mundo ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Bom dia, pessoal,

Irei aproveitar o tópico para deixar minha dúvida também. Estou iniciando nesse mundo do café e comecei por um moedor kingringer k2. Estava querendo adquirir uma maquina para espresso mas acabei me surpreendendo pela diversificação e preços iniciais de equipamentos que extraem um café apenas "interessante", considerando os relatos do fórum.

O que eu gostaria é de uma máquina que eu possa "brincar" para aprender todas as variações relacionadas a cor da torra, pressão, temperatura, notas dos grãos, etc. Mas que não fosse algo tão profissional e também não fosse algo que eu poderia me decepcionar nesse novo hobby. Não me importo muito com consistência, para casos em que acerte a receita e queira efetuar exatamente o mesmo café novamente.

Não quero entrar no mérito de preço, pois qualquer coisa fico em prensa francesa, pour over e cafeteira italiana por enquanto.

Poderiam me indicar se seria possível iniciar com algo mais simples, extraindo um espresso bacana e mexendo com leite também? A ideia é ser bem iniciante e não perder o encanto por equipamento meia boca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiegoAlberti pelo que você fala acho que a delonghi dedica com upgrade de filtro despressurizado e porta filtro bottomless parece te atender bem.

Este cara tem vários vídeos interessantes da Dedica:

https://youtube.com/c/TomsCoffeeCorner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiegoAlberti se quiser bebidas com leite acho que teria que ser pelo menos uma delonghi Dedica mesmo. Caso queira só entrar no mundo do espresso, começar a brincar, ver se todo o processo eh algo que vc gosta (moer por mto mais tempo que para filtrado, preparar o puck, extrair, limpar a cafeteira, ajustar a extração, etc) acho que uma máquina mais simples funciona.

No meu caso procurei usada no facebook, olx etc, e acabei conseguindo uma mondial c08 por 170 reais. Fiz os upgrades e vi que curtia, entao passei pra frente quando apareceu uma gaggia usada por um preço bom. Acho que esse é um caminho interessante e que você gasta pouco pra testar se realmente quer aprofundar nesse mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 12/05/2022 at 10:59, hlecco disse:

Ah, no caso, oito mil é só pra máquina mesmo. Moedor eu já estou na lista de espera do próximo Bravito!

É um moedor manual não é?

Acho que isso vai cansar com o tempo.

Considere que o expresso você precisa tirar 2, 3 (ou mais!) doses para regular.

Alem do que, quando for receber amigos/família para um café, o processo manual também deixa tudo muito lento.

Outro ponto importante e considerar no budget tamper, distribuidor, funil, tapete, etc etc etc.

att,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pereira disse:

É um moedor manual não é?

Acho que isso vai cansar com o tempo.

Considere que o expresso você precisa tirar 2, 3 (ou mais!) doses para regular.

Alem do que, quando for receber amigos/família para um café, o processo manual também deixa tudo muito lento.

Outro ponto importante e considerar no budget tamper, distribuidor, funil, tapete, etc etc etc.

att,

 

Isso é mais verdade em cafeteria, em casa a gente demora um pouco mais nas primeiras vezes que usa o moedor depois meio que vai usando a última configuração e só muda quando encontra algo errado. Até porque é difícil ter a consistência de uma máquina profissional nas caseiras a ponto de você fazer regulagens mínimas pra achar o ponto ideal entre amargor, acidez e doçura.

Além do que pra regular neste nível você precisa ter desenvolvido o paladar.

Se for sua primeira máquina pode começar com moedor manual sem medo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ajustar o expresso não é tao simples como você está dizendo. 

O que vc disse até faria sentido se utilizar sempre o mesmo grão, mas mesmo assim tem diferença entre as marcas.

Se gostar de variar de onde compra, vc irá precisar fazer varios ajuste da moagem em cada novo café.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Pereira disse:

Ajustar o expresso não é tao simples como você está dizendo. 

O que vc disse até faria sentido se utilizar sempre o mesmo grão, mas mesmo assim tem diferença entre as marcas.

Se gostar de variar de onde compra, vc irá precisar fazer varios ajuste da moagem em cada novo café.

 

Bom, nesse caso, o manual é melhor escolha mesmo haha
A grande maioria dos elétricos tem retenção relativamente grande, tendo que moer uns 2g em falso pra trocar moagem...

Dito isso, o moedor do Gilberto é capaz de moer bem rapidinho, então não fica cansativo não. É adequado pra espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiquei com um Bravito por um mês e não achei cansativo. Conseguia moer 17-18g de café em uns 30-40s.

Nesse período, testei muitos cafés diferentes, pois foi um período de recebimentos de diversas novas torrefaçoes que eu queria provar.

Partindo sempre do último ajuste, o café saia sempre razoável. Na segunda moagem, já saia quase perfeito. Eu não jogava nenhum café na pia, esperava o próximo espresso do dia para aperfeiçoar. Me serviu muito bem assim.

Moedor elétrico pode ser mais conveniente na hora de moer, mas pra ter uma performance similar ao Bravito em precisão e sensorial, vai custar muito mais. O Bravito tem o preço equivalente a um Baratza Encore, mas o Encore não chega nem perto da performance do Bravito. A manutenção dos elétricos também é outro ponto de atenção. Muita gente aqui no fórum tem relatado problemas. Num moedor manual basta um pincel e no máximo um soprador.

Indo mais longe, o K4 custa menos da metade do Bravito e entrega performance bem similar. Uso há cerca de 8-9 meses e estou super satisfeito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal

Apenas para o contraponto na intenção de ajudar o colega: logo que comecei a entrar nesse poço sem fundo dos cafés, optei por um moedor manual; hoje após algum tempo, estou buscando um elétrico para os expressos e vou deixar o manual para os coados. O motivo é que às vezes quero um processo mais ágil, sem o ritual do moedor manual entende?

Espero ter ajudado com a confusão kkkk

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisassao disse:

Eu fiquei com um Bravito por um mês e não achei cansativo. Conseguia moer 17-18g de café em uns 30-40s.

Nesse período, testei muitos cafés diferentes, pois foi um período de recebimentos de diversas novas torrefaçoes que eu queria provar.

Partindo sempre do último ajuste, o café saia sempre razoável. Na segunda moagem, já saia quase perfeito. Eu não jogava nenhum café na pia, esperava o próximo espresso do dia para aperfeiçoar. Me serviu muito bem assim.

Moedor elétrico pode ser mais conveniente na hora de moer, mas pra ter uma performance similar ao Bravito em precisão e sensorial, vai custar muito mais. O Bravito tem o preço equivalente a um Baratza Encore, mas o Encore não chega nem perto da performance do Bravito. A manutenção dos elétricos também é outro ponto de atenção. Muita gente aqui no fórum tem relatado problemas. Num moedor manual basta um pincel e no máximo um soprador.

Indo mais longe, o K4 custa menos da metade do Bravito e entrega performance bem similar. Uso há cerca de 8-9 meses e estou super satisfeito. 

Vai de encontro a minha experiência, claro se for pra ser perfeccionista você vai querer mudar algo até se mudar a hora do dia, mas pra casa isso não é prático e seria desperdício de café.

Fora que você vai precisar por PID na sua Gaggia ou ter um surfing perfeito pra estas mudanças fazerem sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, hlecco disse:

Bom, nesse caso, o manual é melhor escolha mesmo haha
A grande maioria dos elétricos tem retenção relativamente grande, tendo que moer uns 2g em falso pra trocar moagem...

Dito isso, o moedor do Gilberto é capaz de moer bem rapidinho, então não fica cansativo não. É adequado pra espresso.

Cara, você não entendeu o meu ponto.

Segundo o nosso amigo regisassao moer 18g leva 30-40, acho que cansa ter que ficar rodando a manivela 2, 3, 4 vezes para ajustar. E se for servir alguns amigos terá que ficar repetindo esse processo.

A maioria dos moedores para expresso faz esse mesmo trabalho em menos de 15s.

Pode funcionar perfeitamente para o expresso, como você disse, eu também acredito que sim. Pelo que vi em alguns videos é produzido com excelente materiais.

A questão que coloquei e só a praticidade mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Paulo Carvalho disse:

laro se for pra ser perfeccionista você vai querer mudar algo até se mudar a hora do dia, mas pra casa isso não é prático e seria desperdício de café.

Fora que você vai precisar por PID na sua Gaggia ou ter um surfing perfeito pra estas mudanças fazerem sentido.

Aqui eu discordo. Acho que o primeiro fator a fazer grande diferença é o moedor. E um Bravito tá anos luz a frente de um elétrico na mesma faixa de preço. Teria que pagar o dobro para ter um moedor elétrico tão bom quanto o Bravito.

PID ajuda muito e dá muita praticidade na extração. Mas mesmo sem PID, o Bravito ou K4 vão fazer diferença na extração, comparados a um Encore.

Quanto a moer pra muita gente, concordo que não é prático. Aí depende da realidade de cada um. Aqui nunca sai mais que 3 na sequência. É só pra mim no dia a dia, e uma vez por mês talvez eu tire 2 ou 3 seguidos. Mas aí o que me dá mais trabalho é limpar o filtro, WDT, nivelar, compactar... Moer é a parte mais fácil. Tem gente que vai passando o moedor pra cada um moer o seu tbm kkk...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, regisassao disse:

Aqui eu discordo. Acho que o primeiro fator a fazer grande diferença é o moedor. E um Bravito tá anos luz a frente de um elétrico na mesma faixa de preço. Teria que pagar o dobro para ter um moedor elétrico tão bom quanto o Bravito.

PID ajuda muito e dá muita praticidade na extração. Mas mesmo sem PID, o Bravito ou K4 vão fazer diferença na extração, comparados a um Encore.

Quanto a moer pra muita gente, concordo que não é prático. Aí depende da realidade de cada um. Aqui nunca sai mais que 3 na sequência. É só pra mim no dia a dia, e uma vez por mês talvez eu tire 2 ou 3 seguidos. Mas aí o que me dá mais trabalho é limpar o filtro, WDT, nivelar, compactar... Moer é a parte mais fácil. Tem gente que vai passando o moedor pra cada um moer o seu tbm kkk...

O que eu quiz dizer é que a alteração de um click ou de meia grama no filtro pra regulagem absoluta na alteração do mesmo grão ao longo do dia precisa de uma máquina consistente, claro que um bom moedor dá um café superior, mas vai dar um café bom com ou sem este ajuste fino.

Porque senão a falta de consistência vai fazer os shots levemente diferentes e vai ser difícil isolar as variáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...