Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

6 horas atrás, Felipe_Silva disse:

Show! Tem um detalhe que lembrei aqui agora, que é bem importante das Silvia e diferente das Gaggia... Nas Gaggias, as resistências são encrustadas no boiler de alumínio, e não ficam dentro do boiler, sendo assim, mesmo que você ligue a máquina sem água dentro do Boiler, o termostato vai medir a temperatura do alumínio e vai conseguir atuar para desligar as resistências sem danificar nada. Na Silvia, é diferente, a resistência fica dentro do Boiler e, sendo assim, se você ligar a máquina nova, ou parada a muito tempo, sem água dentro, corre um grande risco de queimar a resistência, porque até o ar conseguir esquentar a carcaça do boiler e o termostato medir, já era...

Parece meio besta, mas não custa lembrar e a dica aqui é, antes de ligar a máquina, abrir a válvula de vaporização e ligar o botão de água quente para ligar a bomba e esperar sair água tanto pela haste de vaporização, quanto pelo grupo. Assim, garante que encheu rapidamente o boiler e elimina o risco de dano a resistência!

 

Tenho certeza que a sua vai ficar ainda melhor e mais bonita que a minha!!! Vamos em frente!!!

Sem palavras para agradecer Felipe! Me salvou!

Mais bonita que a sua seria pedir demais: quase tão bonita já está ótimo!

Muito obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, regisassao disse:

Idealmente, abrir o boiler, inspecionar, limpar...

Mas abrir um boiler pode ser bem difícil pra quem não tem prática. Então, talvez possa começar passando um descalcificador preventivamente e verificar se não tem borrachinhas gastas (tipo a gaxeta), muito ressecadas, que vão gerar vazamentos. 

Descalcificar já demanda passar muita água pela máquina, mas se não usar descalcificador, pelo menos passar uns 2 litros de água para dar uma "limpada".

Extrair um pouco de água e provar tbm te dá uma ideia do estado da maquina por dentro. Se não tiver gosto, deve estar boa.

Muito obrigado Regis! Vou fazer exatamente isso, tentar passar bastante água e ver o que acontece, antes de abrir o boiler; eu tenho a impressão que não será necessário (por causa da característica de nossa água aqui).

Abç e obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, onde vocês estão comprando peças para a Silvia? Anéis de vedação, chuveiros, etc?
Abçs e obrigados a todos!
Eu acabei comprando na espresso parts e Amazon e usei uma redirecionadora, pois tinha também comprado outras coisas que estavam lá na suíte. Recomendaram o Café, cozinha & cia que vende peças para ad mais diversas máquinas. Contato deles: tel 11 2272 7530 , cafecozinhaecia.com.br
Também tem a alternativa do Ali, mas acho que as peças não são originais. Quanto a confiabilidade delas não tenho experiência.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 11/23/2022 at 4:44 AM, eltonaguiar said:

Muito obrigado Regis! Vou fazer exatamente isso, tentar passar bastante água e ver o que acontece, antes de abrir o boiler; eu tenho a impressão que não será necessário (por causa da característica de nossa água aqui).

Abç e obrigado!

Já ligou ela? Sucesso por aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe_Silva disse:

Já ligou ela? Sucesso por aí?

Já, tudo funcionando, já descalcifiquei, tudo ok! Agora quero trocar o anel do grupo e trocar o chuveiro, pra colocar a bichinha pra funcionar!

1 hora atrás, MarcioMO disse:

Eu acabei comprando na espresso parts e Amazon e usei uma redirecionadora, pois tinha também comprado outras coisas que estavam lá na suíte. Recomendaram o Café, cozinha & cia que vende peças para ad mais diversas máquinas. Contato deles: tel 11 2272 7530 , cafecozinhaecia.com.br
Também tem a alternativa do Ali, mas acho que as peças não são originais. Quanto a confiabilidade delas não tenho experiência.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Muito obrigado Marcio!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpem se o assunto apareceu antes, mas 71 páginas é um bocado de conversa para ler e lembrar depois.

Minha Silvia veio com três porta filtros, e três filtros. Simples, duplo e naked. De uma, duas e três doses.

O filtro "triplo" só serve no porta filtro naked. Não serve no duplo por menos de um milímetro, ou um milímetro. Incrível. Poderia tirar dois espressos um pouco mais longos, mas não. Uma pena.

Outra coisa: pretendo retirar os bicos dos porta filtros para limpar direito, porque a máquina é uma versão 3, nada recente. Tem risco de quebrar os bicos ou a rosca dos porta filtros, pela força necessária? Não quero inutilizar peças caras na limpeza. Alguém já desmontou os porta filtros?

A máquina ás vezes vaza água pelo canto do porta filtro quando está extraindo espresso. Água limpa. O que pode estar errado? Recebi dois anéis que podem ser reposição para aquele local, mas ainda não confirmei isso.

Estou procurando e baixando manual e documentação do PID, então estou usando do jeito como recebi. Só consigo alterar a temperatura. Nem sei se está funcionando adequadamente, pois nunca tive máquina com PID. Onde consigo aprender mais sobre isso? Esse PID não é Auber. Está escrito DELTA no lado esquerdo, e DT8482 no lado direito. Quando a máquina é ligada, aparece no visor algo parecido com b 160 uu, sendo b 160 na parte vermelha, e uu na parte verde. 

Alguém usa esse PID?

Editado por ivoesazevedo
Corrigir modelo do PID
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpem se o assunto apareceu antes, mas 71 páginas é um bocado de conversa para ler e lembrar depois.
Minha Silvia veio com três porta filtros, e três filtros. Simples, duplo e naked. De uma, duas e três doses.
O filtro "triplo" só serve no porta filtro naked. Não serve no duplo por menos de um milímetro, ou um milímetro. Incrível. Poderia tirar dois espressos um pouco mais longos, mas não. Uma pena.
Outra coisa: pretendo retirar os bicos dos porta filtros para limpar direito, porque a máquina é uma versão 3, nada recente. Tem risco de quebrar os bicos ou a rosca dos porta filtros, pela força necessária? Não quero inutilizar peças caras na limpeza. Alguém já desmontou os porta filtros?
A máquina ás vezes vaza água pelo canto do porta filtro quando está extraindo espresso. Água limpa. O que pode estar errado? Recebi dois anéis que podem ser reposição para aquele local, mas ainda não confirmei isso.
Estou procurando e baixando manual e documentação do PID, então estou usando do jeito como recebi. Só consigo alterar a temperatura. Nem sei se está funcionando adequadamente, pois nunca tive máquina com PID. Onde consigo aprender mais sobre isso? Esse PID não é Auber. Está escrito DELTA no lado esquerdo, e DTB482 no lado direito. Quando a máquina é ligada, aparece no visor algo parecido com b 160 uu, sendo b 160 na parte vermelha, e uu na parte verde. 
Alguém usa esse PID?
Fala Ivo!
Eu tirei os bicos (spouts) do meu pf fã minha Silvia v2. Vou te falar que não foi fácil... Eles colam os bicos! Eu fervi a água e deixei o pf de molho por uns 5min para cola amolecer. Mesmo assim ainda não conseguiu desrosquear. Aí li alguns relatos falando que precisava dar umas batidinhas para depois desrosquear. Envolvi o pf com um pano para não danificar e deu umas marteladinhas no bico na direção certa. Foram 2 batidas bem de leves mesmo! Daí o bico duplo saiu.
A questão do pequeno vazamento ao extrair pode ser o gasket que está velho ou mal colocado, não encaixar bem o pf no grupo ou ter pó de café entre o gasket e o filtro.
O PID, é mais fácil você tentar ver com quem te vendeu.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, ivoesazevedo disse:

Me desculpem se o assunto apareceu antes, mas 71 páginas é um bocado de conversa para ler e lembrar depois.

Minha Silvia veio com três porta filtros, e três filtros. Simples, duplo e naked. De uma, duas e três doses.

O filtro "triplo" só serve no porta filtro naked. Não serve no duplo por menos de um milímetro, ou um milímetro. Incrível. Poderia tirar dois espressos um pouco mais longos, mas não. Uma pena.

Outra coisa: pretendo retirar os bicos dos porta filtros para limpar direito, porque a máquina é uma versão 3, nada recente. Tem risco de quebrar os bicos ou a rosca dos porta filtros, pela força necessária? Não quero inutilizar peças caras na limpeza. Alguém já desmontou os porta filtros?

A máquina ás vezes vaza água pelo canto do porta filtro quando está extraindo espresso. Água limpa. O que pode estar errado? Recebi dois anéis que podem ser reposição para aquele local, mas ainda não confirmei isso.

Estou procurando e baixando manual e documentação do PID, então estou usando do jeito como recebi. Só consigo alterar a temperatura. Nem sei se está funcionando adequadamente, pois nunca tive máquina com PID. Onde consigo aprender mais sobre isso? Esse PID não é Auber. Está escrito DELTA no lado esquerdo, e DTB482 no lado direito. Quando a máquina é ligada, aparece no visor algo parecido com b 160 uu, sendo b 160 na parte vermelha, e uu na parte verde. 

Alguém usa esse PID?

 

21 horas atrás, MarcioMO disse:

Fala Ivo!
Eu tirei os bicos (spouts) do meu pf fã minha Silvia v2. Vou te falar que não foi fácil... Eles colam os bicos! Eu fervi a água e deixei o pf de molho por uns 5min para cola amolecer. Mesmo assim ainda não conseguiu desrosquear. Aí li alguns relatos falando que precisava dar umas batidinhas para depois desrosquear. Envolvi o pf com um pano para não danificar e deu umas marteladinhas no bico na direção certa. Foram 2 batidas bem de leves mesmo! Daí o bico duplo saiu.
A questão do pequeno vazamento ao extrair pode ser o gasket que está velho ou mal colocado, não encaixar bem o pf no grupo ou ter pó de café entre o gasket e o filtro.
O PID, é mais fácil você tentar ver com quem te vendeu.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Ivo e Marcio, estou com o mesmo problema, porque quero regular a OPV da cafeteira, mas pra isso preciso adaptar o manômetro como o Felipe mostrou no vídeo... mas o negócio não solta fácil não... vou tentar a dica do Marcio, com o coração apertado.. ou comprar outro porta filtro  para não bater na criança kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ivo e Marcio, estou com o mesmo problema, porque quero regular a OPV da cafeteira, mas pra isso preciso adaptar o manômetro como o Felipe mostrou no vídeo... mas o negócio não solta fácil não... vou tentar a dica do Marcio, com o coração apertado.. ou comprar outro porta filtro  para não bater na criança kkkkk
Tem uns PFs mais em conta no Ali que vem com os bicos sem cola. Eu uso o manometro nesse.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


0db19f08ec68aab730566de1ba7ec065.jpg672d0bb2f7d9f1a40bee5a1ad7f96ccb.jpg
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/12/2022 at 20:19, MarcioMO disse:

Tem uns PFs mais em conta no Ali que vem com os bicos sem cola. Eu uso o manometro nesse.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


0db19f08ec68aab730566de1ba7ec065.jpg672d0bb2f7d9f1a40bee5a1ad7f96ccb.jpg

Marcio, tentei achar de qualquer jeito mas não consegui... quando você puder, se achar o link ou lembrar a loja.. agradeço demais!

Abç. e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio, tentei achar de qualquer jeito mas não consegui... quando você puder, se achar o link ou lembrar a loja.. agradeço demais!
Abç. e obrigado!
JANE YA store, Life art store. Tem outras também.... vê qual está mais barato com as promoções

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/12/2022 at 21:01, ivoesazevedo disse:

Me desculpem se o assunto apareceu antes, mas 71 páginas é um bocado de conversa para ler e lembrar depois.

Minha Silvia veio com três porta filtros, e três filtros. Simples, duplo e naked. De uma, duas e três doses.

O filtro "triplo" só serve no porta filtro naked. Não serve no duplo por menos de um milímetro, ou um milímetro. Incrível. Poderia tirar dois espressos um pouco mais longos, mas não. Uma pena.

Outra coisa: pretendo retirar os bicos dos porta filtros para limpar direito, porque a máquina é uma versão 3, nada recente. Tem risco de quebrar os bicos ou a rosca dos porta filtros, pela força necessária? Não quero inutilizar peças caras na limpeza. Alguém já desmontou os porta filtros?

A máquina ás vezes vaza água pelo canto do porta filtro quando está extraindo espresso. Água limpa. O que pode estar errado? Recebi dois anéis que podem ser reposição para aquele local, mas ainda não confirmei isso.

Estou procurando e baixando manual e documentação do PID, então estou usando do jeito como recebi. Só consigo alterar a temperatura. Nem sei se está funcionando adequadamente, pois nunca tive máquina com PID. Onde consigo aprender mais sobre isso? Esse PID não é Auber. Está escrito DELTA no lado esquerdo, e DTB482 no lado direito. Quando a máquina é ligada, aparece no visor algo parecido com b 160 uu, sendo b 160 na parte vermelha, e uu na parte verde. 

Alguém usa esse PID?

Eu comprei uma rancilio silvia recentemente, apesar de estar praticamente zerada, sem nenhum dano, estava toda imunda, o antigo dono nunca tinha feito uma limpeza (backflush) nem tirado o portafiltro e o filtro (tela dispersora do grupo) para limpa.

Teve peças que precisei deixar fervendo dentro do cafiza, para amolecer e retirar de vez o café empedrado lá.

O moinho rancilio rocky também estava na mesma condição.

Um conselho, se vc quer fazer apenas uma limpeza nela, não sofra em tentar retirar os "bicos" (spouts) dela, deixa um tempo mergulhado no cafiza e, se estiver muito sujo, deixa um tempo fervendo na água com cafiza. Isso deve resolver.

Esse vazamento de água durante a extração é a gaxeta do grupo, ela precisa ser trocada. Essa borracha vc encontra no Café&Cozinha ou em outros sites pela internet mesmo

Algumas fotos do conjunto e do estado que estava o moedor

 

WhatsApp Image 2022-12-07 at 09.46.09.jpeg

WhatsApp Image 2022-12-07 at 09.46.11 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-12-07 at 09.46.11 (2).jpeg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@viniesp muito obrigado pela resposta.

Seguirei a tua sugestão de usar cafiza para limpar os porta filtros, pois tenho bastante.

Com a máquina vieram dois anéis que acredito serem as gaxetas do grupo. Verei se isso resolve a questão do vazamento de água.

Demais participantes: estou pensando em mexer na temperatura no PID para tentar encontrar uma faixa de extração ótima. O que não posso fazer? O que é considerado temperatura ruim mesmo para extração de espresso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=3425]viniesp[/mention] muito obrigado pela resposta.
Seguirei a tua sugestão de usar cafiza para limpar os porta filtros, pois tenho bastante.
Com a máquina vieram dois anéis que acredito serem as gaxetas do grupo. Verei se isso resolve a questão do vazamento de água.
Demais participantes: estou pensando em mexer na temperatura no PID para tentar encontrar uma faixa de extração ótima. O que não posso fazer? O que é considerado temperatura ruim mesmo para extração de espresso?
Vai depender do tipo de grão e torra que vc usa. Geralmente, costumo usar torras média para media escura. Então deixo para uns 94. Lembrando que a temperatura marcada pelo PID é a da parte da caldeira onde esta ligado o termopar. No grupo, a água sai com temperatura mais baixa. Tem usuários que medem a temperatura no grupo e ajustam o PID para desejada. Já fiz isso, mas hoje em dia ajusto direto no pid pelo paladar mesmo. Quando a torra é clara, aí jogo lá em cima a temperatura.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutes ago, eltonaguiar said:

Pessoal, alguém tem dica de como tirar as manchinhas do inox ali perto do grupo, dos respingos?

O @Faelotem muita experiência com limpeza dessas maquinas e pode ter alguma dica melhor.

Eu nunca precisei tirar as manchas, mas se precisasse, eu iria tentar esse produto aqui da Wurth:

https://www.wurth.com.br/p/7492616/spray-para-manutencao-de-aco-inox-400ml-wurth-0893121-unitario

Abcs

Felipe

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho também uma quickmill aquila, nela eu uso um produto chamado Silvo. Eu tiro as manchas e o excesso com um pano úmido, não faço força para estragar, depois eu passo o Silvo. Você passar ele com um pano macio, uso a flanela, deixo até secar, aproximadamente uns 10 minutos, depois uso outro pano limpo para tirar.

Não tenho certeza, mas acho que esse inox que fica no grupo é uma peça de plástico, toma cuidado para não limpar com força e descascar ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutes ago, viniesp said:

Eu tenho também uma quickmill aquila, nela eu uso um produto chamado Silvo. Eu tiro as manchas e o excesso com um pano úmido, não faço força para estragar, depois eu passo o Silvo. Você passar ele com um pano macio, uso a flanela, deixo até secar, aproximadamente uns 10 minutos, depois uso outro pano limpo para tirar.

Não tenho certeza, mas acho que esse inox que fica no grupo é uma peça de plástico, toma cuidado para não limpar com força e descascar ele.

Boa dica a sua! Isso mesmo, a capa do grupo é plástico imitando inox. Eu estava pensando que ele se referia aquela tampa de inox ali atrás! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Felipe_Silva disse:

Boa dica a sua! Isso mesmo, a capa do grupo é plástico imitando inox. Eu estava pensando que ele se referia aquela tampa de inox ali atrás! 

 

Sim @viniesp e @Felipe_Silva, são as partes das chapas do gabinete da máquina mesmo.

Obrigado pessoal!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa dica a sua! Isso mesmo, a capa do grupo é plástico imitando inox. Eu estava pensando que ele se referia aquela tampa de inox ali atrás! 
 
Não sei se vão achar se é frescura ou upgrade, mas tem essa capa de grupo em inox. Instalei e recomendo.
https://www.ebay.com/itm/254536392825?_ul=BR

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da ideia da capa de grupo em metal. 
Mas será que usaram plástico por alguma razão relacionada a temperatura?
Desconfio que é para não queimar a mão mesmo. Eu tinha uma Rancilio Audrey cuja proteção do grupo era de metal e ficava bem quente mesmo.
Essa da Silvia, já estou usando faz mais de 1 ano e não tive problema em me queimar até agora.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, MarcioMO said:

Não sei se vão achar se é frescura ou upgrade, mas tem essa capa de grupo em inox. Instalei e recomendo.
https://www.ebay.com/itm/254536392825?_ul=BR

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Ficou muito bonito, ainda não vai descascar com o tempo! Nessas máquinas de inox fica bem legal, na minha, como é cor preto, vou preferir a capinha preta original da V6 mesmo, acho que fica mais harmônico. Mas a dica é ótima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 05/12/2022 at 18:47, eltonaguiar disse:

 

Ivo e Marcio, estou com o mesmo problema, porque quero regular a OPV da cafeteira, mas pra isso preciso adaptar o manômetro como o Felipe mostrou no vídeo... mas o negócio não solta fácil não... vou tentar a dica do Marcio, com o coração apertado.. ou comprar outro porta filtro  para não bater na criança kkkkk

Olá. Vou tentar ajudar na questão da retirada do bico do portafiltro.

Eu decidi instalar um bico simples no meu portafiltro e precisei retirar o bico duplo. Deu trabalho, mas saiu.

Usei uma morsa em uma bancada, enrolei o portafiltro em panos para não arranhar e fiz força.

Aproveitei e montei um manômetro para usar no mesmo portafiltro. 

Abraços

 

image.thumb.jpeg.67f5e23462e95295694cf7733d4d9546.jpegimage.thumb.jpeg.f08032e52edf476be4f1e657cf8df305.jpeg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/12/2022 at 22:10, ivoesazevedo disse:

Gostei da ideia da capa de grupo em metal. 

Mas será que usaram plástico por alguma razão relacionada a temperatura?

Ivo, com relação ao PID, após comprar minha Rancilio há uns 12 anos atrás, falava-se muito do PID e resolvi comprar um e instalar. Não me lembro bem, mas acho que até postei aqui no grupo a instalação com fotos. Existem diversos videos no youtube ensinando a instalar e programar ele. Para quem leva jeito para consertar coisas, é bem fácil a instalação. O PID controla a temperatura da água mantendo sempre no grau que você programou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ivo, com relação ao PID, após comprar minha Rancilio há uns 12 anos atrás, falava-se muito do PID e resolvi comprar um e instalar. Não me lembro bem, mas acho que até postei aqui no grupo a instalação com fotos. Existem diversos videos no youtube ensinando a instalar e programar ele. Para quem leva jeito para consertar coisas, é bem fácil a instalação. O PID controla a temperatura da água mantendo sempre no grau que você programou
Fala Bernardo!
12 anos é um bom tempo! Como anda a sua Silvia depois desses anos?

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marcio. Funcionando perfeitamente. Nunca me deu dor de cabeça. A única coisa que tenho de fazer talvez, é trocar a borracha de vedação do grupo queimador que nunca troquei. De resto tá nova. Faço ao menos uns 15 espressos por semana, sendo que durante a pandemia eram mais de 20.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marcio. Funcionando perfeitamente. Nunca me deu dor de cabeça. A única coisa que tenho de fazer talvez, é trocar a borracha de vedação do grupo queimador que nunca troquei. De resto tá nova. Faço ao menos uns 15 espressos por semana, sendo que durante a pandemia eram mais de 20.
Feliz por saber da longevidade dela! Valeu!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...