Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

  • 5 months later...
Aqui só usada. Procura no ML, OLX. 
Comprei a minha faz umas 3 semanas na OLX. A única dona adquiriu-a faz 4 anos, usou por 4 meses (acredito ser verdade pela conservação dela e dos depósitos de cálcio). De posse da Silvia, verifiquei todas as conexões elétricas, troquei alguns o-rings, desentupi a bomba calcificada, retirei a caldeira e fiz uma limpeza completa nela, no grupo e na solenoide, e por fim, passei um dezcal para descalcoficar todas as tubulações e outras peças. Com ela funcionando, fiz os upgrades: coloquei um chuveiro da IMS, ajustei a OPV para próximo de 9bar e instalei um PID. Agora, vou instalar um dimmer para fazer pré infusão. Alguém que teve a experiência com isso e que possa compartilhar?1e01209a9a40ff9e1952590448a029dd.jpg

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk



  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, imagino que você já faça pre-infusão na mão ne com o vaporizador meio aberto mais o botão de extração?
Caso você ainda não experimentou, recomendo fazer isso antes de qualquer modificação.
Caso você já tenha feito, recomendo instalar um manômetro antes pra você experimentar com vários perfis de pre-infusão.

No final, não me animei a automatizar a pré-infusão. A Rancilio já faz um bom trabalho sem pré-infusão e depois que você pega a manha da infusão manual aí você decide.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, imagino que você já faça pre-infusão na mão ne com o vaporizador meio aberto mais o botão de extração?
Caso você ainda não experimentou, recomendo fazer isso antes de qualquer modificação.
Caso você já tenha feito, recomendo instalar um manômetro antes pra você experimentar com vários perfis de pre-infusão.
No final, não me animei a automatizar a pré-infusão. A Rancilio já faz um bom trabalho sem pré-infusão e depois que você pega a manha da infusão manual aí você decide.
Olá! Já testei sim e melhora as extrações. Justamente, por isso é que gostaria de saber se alguém já testou e comparou. Mas, concordo com contigo de ser uma extração muito boa já! Realmente, precisa pensar um pouco em investir num dimmer + manômetro + tempo X benefício. Quanto ao manômetro, sabe dizer se um normal daria conta ou precisaria ser um de glicerina? Valeu!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como faz essa pre com vaporizador meio aberto?

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk


Oi Eduardo! Beleza?
Resumindo bem: colocado o PF com café no grupo, aciona e abre um pouco a água quente para ir saindo, aperta o botão da extração e aguarda um tempo e depois vai fechando completamente a água quente. Nesse período em que vc aciona as duas ao mesmo tempo é que acontece a pré infusão e quando fecha toda a água quente, daí a extração vai no fluxo total. Segue um vídeo demorado, mas até que explica bem para ilustrar...



Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, MarcioMO said:

 Quanto ao manômetro, sabe dizer se um normal daria conta ou precisaria ser um de glicerina?
 

Eu acho que o meu é de glicerina. Entendo que os que não são de glicerina tem uma escala mais ampla. Normalmente se usa escala de até 16 bar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Eduardo! Beleza?
Resumindo bem: colocado o PF com café no grupo, aciona e abre um pouco a água quente para ir saindo, aperta o botão da extração e aguarda um tempo e depois vai fechando completamente a água quente. Nesse período em que vc aciona as duas ao mesmo tempo é que acontece a pré infusão e quando fecha toda a água quente, daí a extração vai no fluxo total. Segue um vídeo demorado, mas até que explica bem para ilustrar...



Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Vou testar. Obrigado!!!

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou testar. Obrigado!!!

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk

Boa! Conta o que achou depois! Abs

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que estou para me desfazer da Silvia. Faz uns 4 anos que comprei ela e munca me adaptei. Acho que foram raras as vezes que tirei um otimo espresso. Até meio que desisti de fazer espresso por causa disso. Com a baby twin me acertava melhor.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que estou para me desfazer da Silvia. Faz uns 4 anos que comprei ela e munca me adaptei. Acho que foram raras as vezes que tirei um otimo espresso. Até meio que desisti de fazer espresso por causa disso. Com a baby twin me acertava melhor.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk


Sério Eduardo? Eu estava louco para comprar uma Silvia faz um tempão... rs. Eu estou conseguindo tirar os melhores espressos agora com o PID nela. Já passei pela Breville que muitos amam, mas eu não me adaptei muito com ela, apesar de ter conseguido extrair ótimos espressos com o dimmer nela. Também usei por alguns meses a Rancilio Audrey que gosto bastante também (o interior dela é praticamente o mesmo da silvia) e tive bons resultados mesmo sem PID. Inclusive vou vende-la aqui, pois não faz sentido mante-la junto com silvia. Tem alguma em vista?

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um cuidado ao comprar:  manometros: verificar bem as medidas e padrões. Tamanhos de manometro, de conectores, passo das roscas, inclusive medidas internas das mangueiras, variam e sao bem confusos. 

Eu comprei um de 40mm de diâmetro que é o menor que tem, e queria um axial, pois acho mais facil de instalar, menos frágil, e o acabamento pode ficar quase como um embutido se nao quiser fazer um buraco preciso e bem acabado.

Com glicerina nesse tamanho, axial, e acima de 15 bar, só achei no padrão kg/cm3 mas é praticamente 1 para 1 a conversão pra bar. A rosca queria 1/8 BSP para aproveitar um conector que já tenho, mas só encontrei aproximadamente 1/4, mais especificamente M10*1. Já o espigão que conecta na mangueira tinha de ser 6 mm que é o diâmetro interno da mangueira no meu caso, mas acho que algumas máquinas usam 8 mm.

Caso queiram comprar na mesma especificação, eu coloquei os links do Ali nesse post: 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério Eduardo? Eu estava louco para comprar uma Silvia faz um tempão... rs. Eu estou conseguindo tirar os melhores espressos agora com o PID nela. Já passei pela Breville que muitos amam, mas eu não me adaptei muito com ela, apesar de ter conseguido extrair ótimos espressos com o dimmer nela. Também usei por alguns meses a Rancilio Audrey que gosto bastante também (o interior dela é praticamente o mesmo da silvia) e tive bons resultados mesmo sem PID. Inclusive vou vende-la aqui, pois não faz sentido mante-la junto com silvia. Tem alguma em vista?

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


Acho que me atrapalho na temperatura dela. Até pensei em pid, mas aqueles prontos para Silvia ta meio caro. Ai vou fazer mais investimento e vai que continuo nao me acertando. Entao pensei em arrumar a baby twin e vender a silvia. Pelo menos fico com uma para minha esposa usar nas manhãs.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que me atrapalho na temperatura dela. Até pensei em pid, mas aqueles prontos para Silvia ta meio caro. Ai vou fazer mais investimento e vai que continuo nao me acertando. Entao pensei em arrumar a baby twin e vender a silvia. Pelo menos fico com uma para minha esposa usar nas manhãs.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk

Eu não me dei muito bem o ela sem o PID. Não que os espressos ficassem ruins, mas ficava um diferente do outro... Daí parti para instalar esse PID que o pessoal do post da Saeco Poemia comprou. Melhor muito! O PID da Auber e mecoffee sao tops e controlam mais coisas como controlar a temperatura do vapor e pré infusão, etc... e concordo contigo que é muito caro! Dá mais uma chance pra silvia e instala o PID (rex c100), vai? Rs

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra reforçar o coro: dá pra fazer o Rex C-100 controlar inclusive a vaporização. Eu isolei totalmente a resistência dos termostatos deixando apenas o PID controlando seu acionamento. Pra vaporizar basta colocar uma temperatura de por exemplo 135 graus e girar o knob de vapor (o botão de vaporização sem função e o de extracao controla somente a bomba).

Com isso, o único porém na Silvia vai ser o fato dela ser single boiler e ter uma caldeira relativamente pequena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra reforçar o coro: dá pra fazer o Rex C-100 controlar inclusive a vaporização. Eu isolei totalmente a resistência dos termostatos deixando apenas o PID controlando seu acionamento. Pra vaporizar basta colocar uma temperatura de por exemplo 135 graus e girar o knob de vapor (o botão de vaporização sem função e o de extracao controla somente a bomba).
Com isso, o único porém na Silvia vai ser o fato dela ser single boiler e ter uma caldeira relativamente pequena.
Valeu pelo lembrete! Eu só usei na da extração mesmo.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Valeu pelo lembrete! Eu só usei na da extração mesmo.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Troquei o Rex pelo Xmt7100 só por frescura de estética mesmo...kkk. Além disso, fiz alguns upgrades: capa do grupo de inox, vaporizador novo das versões atuais (é bem melhor que a antiga!) e o dimmer que coloquei nessa caixinha de alumínio. Aliás, as extrações melhoraram com a pré infusão com dimmer. Ficaram com mais doçura e mais suaves sem perder a potência do shot sem pré infusão. Só tá faltando o manometro que não me animei muito...rs
933a16a44362061a1aa915d883356cad.jpg83a0bdf247e2793bc2dd14b7e4d35a0b.jpg

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 20/05/2019 at 14:41, bluecoffee disse:

Se você tiver a manha com multímetro, testa a resistência do termostato da extração do café que deveria ser zero (normalmente fechado). Se estiver aberto (resistência infinita) a temperatura ambiente é porque o termostato desistiu de viver...
Me procura por MP que eu te dou duas indicações de técnicos que pode ser que tenham peças pra Rancilio Silvia por aqui (estou em CWB). Lá fora um termostato desses custa USD 12. Tendo em vista que isso daria uns 100 reais por aqui, talvez seja um bom pretexto pra você colocar um PID já de uma vez.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Pessoal,
 
Existe algum tópico ( eu não achei) falando sobre a Silvia Pro X?
 
https://www.ranciliogroup.com/rancilio/silvia-pro-x/
Silvia Pro X: Professional Espresso Machine Home Line - Rancilio Group
Acho que não... ainda

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
On 3/27/2022 at 10:55 AM, EduardoAlemao said:

Confesso que estou para me desfazer da Silvia. Faz uns 4 anos que comprei ela e munca me adaptei. Acho que foram raras as vezes que tirei um otimo espresso. Até meio que desisti de fazer espresso por causa disso. Com a baby twin me acertava melhor.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk
 

Eduardo, ainda está pensando em vender a máquina? estou em busca de uma silvia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 03/07/2022 at 21:33, dagneserodrigo disse:

Lembrando, que um bom café precisa de uma boa máquina (A Rancilio é), um bom moedor e um bom café. Se um dos três não for bom, o café ficará ruim

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Aquela coragem de quem abriu a sua Silvia 0km para fazer MOD de PID sem nem ter usado 1 única vez [emoji6]
sufHOYP.jpg
 
Coragem!ahhaha
Mas tem bastante vídeos e informações. Dá para fazer na boa!
A minha ficou assim depois da instalação do PID

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk



9ad37028661c15023151403a49e89348.jpg
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, MarcioMO said:

Coragem!ahhaha
Mas tem bastante vídeos e informações. Dá para fazer na boa!
A minha ficou assim depois da instalação do PID

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk



9ad37028661c15023151403a49e89348.jpg

Massa! O seu, pelo que percebi, controla só a temperatura da extração né? Eu peguei o Kit da Auber e veio um SSR de 2 canais. Um controla a temperatura da extração e outro do vapor.

Iniciei a instalação ontem mas não consegui terminar, porque estou colocando um manômetro de pressão também.

Outra coisa que gostei é que a Auber implementou a função de pré infusão também, com 3 parâmetros de controle em segundos: o tempo inicial, a espera e depois a extração.

Depois mando fotos finalizado e minhas impressões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kit Auber Instruments Retrofit Rancilio Silvia com pré infusão:

 

rjzU5Rn.jpeg

On 5/15/2022 at 1:30 PM, MarcioMO said:

Troquei o Rex pelo Xmt7100 só por frescura de estética mesmo...kkk. Além disso, fiz alguns upgrades: capa do grupo de inox, vaporizador novo das versões atuais (é bem melhor que a antiga!) e o dimmer que coloquei nessa caixinha de alumínio. Aliás, as extrações melhoraram com a pré infusão com dimmer. Ficaram com mais doçura e mais suaves sem perder a potência do shot sem pré infusão. Só tá faltando o manometro que não me animei muito...rs
933a16a44362061a1aa915d883356cad.jpg83a0bdf247e2793bc2dd14b7e4d35a0b.jpg

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Ficou bem legal a caixinha do dimmer! Usou algum modelo específico?

Eu também fiquei pensando aqui no manômetro... Já comprou o seu e as peças para instalar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kit Auber Instruments Retrofit Rancilio Silvia com pré infusão:
 
rjzU5Rn.jpeg
Ficou bem legal a caixinha do dimmer! Usou algum modelo específico?
Eu também fiquei pensando aqui no manômetro... Já comprou o seu e as peças para instalar?
Comprei o PID com a caixinha e essa caixinha de alumínio para o Dimmer + botão de ajuste tudo no Ali. Aproveitando para responder a outra pergunta aqui ja. Eu instalei para controlar só a temperatura da extração, com esse dimmer controlo a pré infusão e ajustei a OPV para 9,5 bar. O manometro não tomei coragem... eu preferi medir 2 a 3 bar e deixar marcado no botão mesmo. TIrando isso, umas melhorias que fiz na Silvia foram: colocar chuveiro da IMS, trocar o protetor do grupo por um de inox e upgrade do steamer para a versão mais atual.... Tenho tirado os melhores espressos da minha vida combinando com moedores ótimos!

Link da caixinha:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://m.pt.aliexpress.com/i/4000048868261.html&ved=2ahUKEwiujpWGpsL6AhV6A7kGHY4FBdAQFnoECCIQAQ&usg=AOvVaw0cKjRJeq12llceTR_8cCDd


Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk



Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, MarcioMO said:

Comprei o PID com a caixinha e essa caixinha de alumínio para o Dimmer + botão de ajuste tudo no Ali. Aproveitando para responder a outra pergunta aqui ja. Eu instalei para controlar só a temperatura da extração, com esse dimmer controlo a pré infusão e ajustei a OPV para 9,5 bar. O manometro não tomei coragem... eu preferi medir 2 a 3 bar e deixar marcado no botão mesmo. TIrando isso, umas melhorias que fiz na Silvia foram: colocar chuveiro da IMS, trocar o protetor do grupo por um de inox e upgrade do steamer para a versão mais atual.... Tenho tirado os melhores espressos da minha vida combinando com moedores ótimos!

Link da caixinha:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://m.pt.aliexpress.com/i/4000048868261.html&ved=2ahUKEwiujpWGpsL6AhV6A7kGHY4FBdAQFnoECCIQAQ&usg=AOvVaw0cKjRJeq12llceTR_8cCDd


Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


 

Ficou excelente!!! 

 

Obrigado pelo link da caixinha. É bem jeitosa. Devo usar uma também. Se puder me passar o link para o dimmer e esse botão externo que usou, agradeço.

Mesmo tempo pré infusão embutida no PID, com o dimmer, da para brincar com pressure profile!

Eu não vou desistir do manômetro  não. Kkkkkk vou postar como fiz e os componentes que usei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou excelente!!! 
 
Obrigado pelo link da caixinha. É bem jeitosa. Devo usar uma também. Se puder me passar o link para o dimmer e esse botão externo que usou, agradeço.
Mesmo tempo pré infusão embutida no PID, com o dimmer, da para brincar com pressure profile!
Eu não vou desistir do manômetro  não. Kkkkkk vou postar como fiz e os componentes que usei.
Dá para polir e a ela ainda fica melhor ainda. O dimmer e o botão comprei no ML. O dimmer é BRX 2000w e o botão, não me lembro, mas tem várias opções e vc escolhe a que mais te agradar.
Sobre a manometro, posta aí quando colocar e explica como fez também!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...