Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

Em 11/12/2018 at 18:50, bluecoffee disse:

Porta Filtro para Dose Simples: Presta?

Eu sei que muitos de vocês acha heresia usar cachimbo e porta filtro para dose única mas aí vai minha pergunta. Consegui o porta filtro simples pra Rancilio mas não estou conseguindo extrair um café decente nem com reza braba... Já experimentei porta filtros em outras cafeteiras e meus resultados sempre foram no mínimo decentes. Estou anexando a foto do porta filtro pra confirmar se é o mesmo que você tiver. O que eu achei mais esquisito é que ele só aceita 8g de café. Mais do que isso, ele já bate no chuveirinho.

20181211_183930.jpg

Hoje estava pensando justamente isso. Desde que comprei minha Sílvia sempre fiz duplo, mesmo porque o bico do porta-filtro que vem é duplo. Nem tô lembrado se veio filtro para café simples. Quanto ao café, tenho comprado na curto café a torra média escura e digo aqui que são excelentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo e comparando com calma cheguei às seguintes conclusões até o momento:

1. Dá pra ver pelo formato acima que ele não é formato dos mais anatômicos para que o café flua uniformemente. Aliás olhando de perto é um apelo para canalização.

2. Tendo dito acima e comparando com outros filtros, tem outros formatos que mais anatômicos e maiores em volume total (até 12g) permitindo maior margem para uma melhor extração

Vejo que a saída é experimentar outros formatos até achar o que melhor extraia o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/05/2019 at 20:02, Wagner Castilho disse:

Comprei uma Silvia, pessoal. Entrei para o clube!

Ela tem dois recursos extras: pid para controle de temperatura, e um dimmer para regular a pressão da bomba.

 

Wagner, sua Silvia é nova ? Desculpe pela pergunta, mas eu já vendendo novas com o PID instalado, mas com dimmer não. em que local da máquina ele fica instalado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bernardo, quem modificou essa Silvia foi o @felipe magaldi, colocando PID e também Dimmer na bomba.

@bluecoffee, vi uma filmagem da máquina do Wagner em operação e não vi manômetro. Quem modifica com dimmer costuma regular "no olhômetro" pelo fluxo, nada muito preciso.... mas sei que teve colega que colocou manômetro até em Poemia, então o @felipe magaldi deve instalar sob encomenda, se pedir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha Rancilio Silva apresentou um problema de não aquecimento há uns 2 meses. Fiz o procedimento de apertar o botão vermelho para resetar o termostato e funcionou. Porém, agora apresentou o mesmo problema e não resolveu com o tal botão; portanto acredito que é algo pra assistência técnica. Vocês têm indicação de alguém que possa mexer na máquina no estado do Paraná? Agradeço se alguém souber. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 5/20/2019 at 2:00 AM, Eduardo Pires said:

Minha Rancilio Silva apresentou um problema de não aquecimento há uns 2 meses. Fiz o procedimento de apertar o botão vermelho para resetar o termostato e funcionou. Porém, agora apresentou o mesmo problema e não resolveu com o tal botão; portanto acredito que é algo pra assistência técnica. Vocês têm indicação de alguém que possa mexer na máquina no estado do Paraná? Agradeço se alguém souber. 

Se você tiver a manha com multímetro, testa a resistência do termostato da extração do café que deveria ser zero (normalmente fechado). Se estiver aberto (resistência infinita) a temperatura ambiente é porque o termostato desistiu de viver...
Me procura por MP que eu te dou duas indicações de técnicos que pode ser que tenham peças pra Rancilio Silvia por aqui (estou em CWB). Lá fora um termostato desses custa USD 12. Tendo em vista que isso daria uns 100 reais por aqui, talvez seja um bom pretexto pra você colocar um PID já de uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 5/20/2019 at 2:23 PM, Wagner Castilho said:

Olha ae o controle de pressão da bomba.
Sem numeração, vc vai "sentindo" a posição mais adequada, digamos, para a extração.aff0a281ad339b288900f86f77c5456c.jpg

Enviado de meu XT1650 usando o Tapatalk
 

Mas qual seria a diferença deste método em relação a fazer o ajuste de pressão pelo OPV?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São coisas completamente diferentes, @bluecoffee.

A OPV (Over-Pressure Valve ou Válvula de sobre-pressão) é uma válvula mecânica que garante que a pressão de linha não passe de um certo ponto, conforme seu limite.

Uma OPV fixa, como das Gaggia de entrada até as New Baby, são fabricadas com ponto de abertura fixo. Por exemplo, essas Gaggia que mencionei usam um modelo de 11 BAR, para manter a compatibilidade com sistema de Saches ESE.

Uma OPV ajustável pode ser regulada utilizando-se um manômetro e um filtro cego, deixando a pressão máxima de linha fixa nesse valor ajustável. Quando a retenção do bolo de café chega perto do valor ajustado, a válvula abre (na verdade, "vai abrindo", pois é uma mola interna que cede sob pressão) e garante que a pressão não passe do ponto para o qual foi regulada para abrir. Trata-se de um sistema de corte, não de controle dinâmico durante a extração.

Controlar a pressão da bomba vibratória dessa maneira, com dimmer, é uma tentativa de criar um "perfil controlado de pressão" dinamicamente, como se faz manualmente em algumas máquinas de alavanca. Ou seja, você modula dinamicamente a pressão gerada na bomba, algo que uma OPV ajustável não faz adequadamente (pelo menos no modelo atual de construção, não dá pé).

Há máquinas com perfil de pressão programável, como a Vesuvius e a Andreja Pressure Profiler, que usam um sistema de bomba rotativa com "câmbio de marchas progressivas" interno, muito comum em uso medicinal naqueles sistemas que mantem a circulação do sangue em cirurgias "de peito aberto".

Caso raro é a Rocket R60V, que usa um conjunto de válvulas solenóides e diversos restritores combinados em um sistema parecido com OPVs para fazer um controle de pressão com degraus pré-ajustados e pré-programados (selecionáveis e de duração ajustável pelo usuário), mas esse sistema é alvo de críticas tanto por ser limitado quanto por estar se mostrando muito frágil: há muitas reclamações de compradores, a despeito de os compradores de Rocket serem fieis à marca ao extremo.

Estão surgindo mais modelos com essa característica mas, no meio "amador", essa alteração com Dimmer ou outro tipo de controle PWM em bombas vibratórias já vem sendo experimentado faz algum tempo.

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito agradecido pela explicação, @Cabral, era isso que eu estava precisando.

Brincarei com esse truque um pouco, já que colocar um dimmer de parede em série com a bombinha é bem fácil. Eu já pensaria até em fazer um ciclo fechado com um sensor de pressão + PID, quem sabe chego lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 5 months later...
  • 1 month later...

Boa tarde, pessoal!

Por gentileza, preciso de alguma dica de assistência técnica aqui em São Paulo, SP.

Comprei minha máquina Silvia em 2015 junto com o moedor rocky sem dosador

tudo funcionando perfeitamente, mas ontem o moedor parou de funcionar por completo (não liga) e a Silvia está vazando um pouco de água na parte traseira.

alguem teria alguma empresa que trabalhe com conserto de rancilio? Tentei procurar no Google e não achei nada.

muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...
16 horas atrás, Bernardo disse:

Já viram a nova Rancilio Silvia com 2 boilers ? Um trambolhão feio e caro.

Ola,

Quanto a beleza não vou opinar, mas é fato que a Silvia estava "perdida no tempo" obsoleta, e enfrentando uma concorrência bem avançada tecnologicamente e superior em todos os aspectos. Agora como sempre o preço da Silvia está na dianteira dos concorrentes! Rs rs! 

Bons cafés! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...
  • 4 weeks later...

Comprei a minha Rancilio Silvia e ela está com alguns riscos (leves) no inox e acho que não está muito regulada. 
Alguém indica alguma pessoa de confiança em São Paulo (ou região) para regula-lá e dar aquele talento na aparência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Marcio Costa disse:

Comprei a minha Rancilio Silvia e ela está com alguns riscos (leves) no inox e acho que não está muito regulada. 
Alguém indica alguma pessoa de confiança em São Paulo (ou região) para regula-lá e dar aquele talento na aparência?

Entre em contato com @cabeca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/07/2021 at 23:02, Marcio Costa disse:

Comprei a minha Rancilio Silvia e ela está com alguns riscos (leves) no inox e acho que não está muito regulada. 
Alguém indica alguma pessoa de confiança em São Paulo (ou região) para regula-lá e dar aquele talento na aparência?

Bom dia Marcio,
Me chama que a gente combina pra fazer a manutenção e a estética... 11 99386-0033

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal, com que frequência vocês fazem a descalcificação do boiler da Rancilio ? Já tinha lido aqui no grupo há alguns anos atrás que nossa água é boa e não tem muita necessidade de fazer isso. A água continua boa ? Tenho minha Rancilio há 10 anos e nunca fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também nunca fiz. Eu moro no Sul e nunca notei água dura. Pelo que eu sei ela é mais predominante no MS. Se as torneiras de pia mais antigas não se calcificam, dificilmente você tem água dura em casa.
De qualquer eu sempre filtrei a água que eu tomo e consequentemente a que vai na máquina de café. Isso já reduz o cálcio caso a sua água seja dura.
E caso você não tenha filtro, nada mais fofo do que comprar filtro de barro pra harmonizar com a nossa Rancilio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...