Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

19 horas atrás, Felipe_Silva disse:

O seu, pelo que percebi, controla só a temperatura da extração né? Eu peguei o Kit da Auber e veio um SSR de 2 canais. Um controla a temperatura da extração e outro do vapor.

Com um Rex-C100 ou o XMT também dá pra controlar ambos. Os PIDs controlam a temperatura no boiler. Se aumentar de 95 para 130 graus, o PID fará a função do termostato da vaporização. Na minha Poemia, eu apenas desconectei o termostato e coloquei o PID + SSR no lugar. Funciona perfeitamente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutes ago, regisassao said:

Com um Rex-C100 ou o XMT também dá pra controlar ambos. Os PIDs controlam a temperatura no boiler. Se aumentar de 95 para 130 graus, o PID fará a função do termostato da vaporização. Na minha Poemia, eu apenas desconectei o termostato e coloquei o PID + SSR no lugar. Funciona perfeitamente. 

Faz todo sentido! Mas só tem um incoveniente de ficar toda hora mudando bastante a temperatura. Tem uma outra forma, com apena sum PID e 2 SSRs que é usar a função "Alarme" do PID. Como não se precisa ter uma precisão tão grande na vaporização, ele usa essa saída de alarma como ON/OFF se configurarmos apenas um grau de diferença entre o Max e min do alarme. Já viu dessa forma?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz todo sentido! Mas só tem um incoveniente de ficar toda hora mudando bastante a temperatura. Tem uma outra forma, com apena sum PID e 2 SSRs que é usar a função "Alarme" do PID. Como não se precisa ter uma precisão tão grande na vaporização, ele usa essa saída de alarma como ON/OFF se configurarmos apenas um grau de diferença entre o Max e min do alarme. Já viu dessa forma?
Eu pensei em fazer isso, mas como controlar a vaporização não é super necessário para meu uso, deixei quieto. Mas, vale a dica se quiser controlar de forma independente da extração. Eu preferi gastar mais tempo e $ testando novos moedores! Ahahha

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Felipe_Silva disse:

Faz todo sentido! Mas só tem um incoveniente de ficar toda hora mudando bastante a temperatura. Tem uma outra forma, com apena sum PID e 2 SSRs que é usar a função "Alarme" do PID. Como não se precisa ter uma precisão tão grande na vaporização, ele usa essa saída de alarma como ON/OFF se configurarmos apenas um grau de diferença entre o Max e min do alarme. Já viu dessa forma?

Vi, mas estou na mesma que o Márcio. Nunca vaporizo leite. Só aproveitei que estava instalando pra colocar no lugar dos dois termostatos e ter essa opção. Na época que instalei, não sabia da opção do alarme, mas é uma boa estratégia. Eu ainda prefiro a minha para não colocar sois SSRs pois vai tirando espaço interno para outras mods. E ajustar temperatura é bem rápido no Rex C100.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!
Alguém pode informar qual a altura máxima de xícara para uso na Rancilio Silvia?
Olá Ivo,

Do grupo até a bandeja dá 13cm.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


22bbd4ddea5aba15116ba7dcbcf8c9ee.jpg
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, [mention=12532]MarcioMO[/mention]!
Mas a medida que me interessa é com o porta filtro de fábrica, não é mesmo? Supondo que colocarei duas xícaras...
Fico te devendo então, pois troquei o spout do original que acho ruim... com esse que coloquei fica 7.5cm conforme foto. 7a3addb68f78561fb719de1b0316675e.jpg

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk



  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 10/2/2022 at 6:58 PM, MarcioMO said:

Dá para polir e a ela ainda fica melhor ainda. O dimmer e o botão comprei no ML. O dimmer é BRX 2000w e o botão, não me lembro, mas tem várias opções e vc escolhe a que mais te agradar.
Sobre a manometro, posta aí quando colocar e explica como fez também!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Obrigado pelas informações! Agora consigo seguir aqui!! Valew!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processo de instalação do PID e manômetro finalizados!!!

 

Ainda só não tive coragem de furar ela kkkkkkkk Mas não vai fugir não hahahahaha

 

Custei achar esse manômetro com fundo preto para combinar com minha versão!

 

Nesse aprendizado descobri 2 coisas. O manômetro com glicerina resolve o problema da vibração do ponteiro, porém ele filtra o ponteiro e pode não dar um informação 100% precisa. Fui atrás de fabricar um um tudo capilar e resolveu perfeitamente a vibração desse manômetro sem glicerina. O capilar filtro as vibrações e entrega a medição perfeita! Obrigado @Jenheiro pelas informações!!!

 

 

 

yUV3Dnh.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe do manômetro utilizado:

0vNtqEe.jpeg

 

Aqui, como fiz a derivação para tomada do manômetro. Acho que exagerei nas voltas do tubo capilar, mas eu não sei qual o mínimo que é preciso para tirar a oscilação do ponteiro.

yXQpbZJ.jpeg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe do manômetro utilizado:
0vNtqEe.jpeg
 
Aqui, como fiz a derivação para tomada do manômetro. Acho que exagerei nas voltas do tubo capilar, mas eu não sei qual o mínimo que é preciso para tirar a oscilação do ponteiro.
yXQpbZJ.jpeg
Tá ficando séria a brincadeira! Ahahha
Passa os dados aí de onde comprou os itens.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, MarcioMO said:

Tá ficando séria a brincadeira! Ahahha
Passa os dados aí de onde comprou os itens.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Márcio,

 

Gostei bastante do resultado! Vou postar um vídeo depois e passo a lista sim. Assim que eu escrever do notebook, vou reunir tudo. Mas já adianto kkkkkkkk fui umas 5x na casa de conexões kkkkkkkk e lá não se compra pelos nomes hahahaha vou mostrando o que preciso e levando e o cara foi me dando. Mas basicamente foi o manômetro na Amazon, o tudo capilar de cobre em uma casa de refrigeração e todas as conexões em um casa especializada.

 

A pré infusão ficou top também. Em 2bar! Depois, Full Power! Ainda vou regular a OPV

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,
 
Gostei bastante do resultado! Vou postar um vídeo depois e passo a lista sim. Assim que eu escrever do notebook, vou reunir tudo. Mas já adianto kkkkkkkk fui umas 5x na casa de conexões kkkkkkkk e lá não se compra pelos nomes hahahaha vou mostrando o que preciso e levando e o cara foi me dando. Mas basicamente foi o manômetro na Amazon, o tudo capilar de cobre em uma casa de refrigeração e todas as conexões em um casa especializada.
 
A pré infusão ficou top também. Em 2bar! Depois, Full Power! Ainda vou regular a OPV
Já imaginava o trabalho na instalação do manômetro, por isso é legal compartilhar. Eu tb uso 2bar de pré infusão(deixei marcado no dimmer) e depois vou subindo lentamente até chegar nos 9bar. Ficará show! Parabéns!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Finalmente entrei para o clube. Ontem chegou a Rancilio Silvia, com PID e vários itens úteis. Sou, até onde pude rastrear, o quarto dono dela.

O folheto "Operating Hints for Temperature Controlled enhanced Espresso Machines From Hitechespresso.com" diz para nunca fazer "backflush" na Silvia. Certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia que não era recomendado na Silvia, qual a diferença dela para as demais com válvula solenóide 3 vias? Como faria a limpeza dessa parte?

O back flush tem o mesmo comportamento de quando vc "choca" a máquina, isso não deveria gerar danos (considerando pouco tempo de operação da bomba).

Eu lembro de já ter visto vídeo de Backflush da Silvia (inclusive da Seattle coffee gear).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também vi vídeos de backflush na Silvia. Não fiz ainda porque recebi a máquina ontem. Hoje fui ler o folheto e deparei com isso.

Entretanto, agora encontrei isso:

https://www.home-barista.com/espresso-machines/rancilio-doesnt-recommend-silvia-backflushing-t48365.html

Citar

#3: Post by baldheadracing » August 28th, 2017, 1:13 pm

Rancilio used to recommend no backflushing but changed their minds about ten years ago IIRC.

e mais adiante na página um link para isso: http://www.espressomyespresso.com/3way/intro.html.

Um dos slides cita a Silvia: http://www.espressomyespresso.com/3way/4.html.

Considerando a idade da minha Silvia, que é uma versão 3, aparentemente lançada em 2009, de acordo com https://coffeedino.com/rancilio-silvia-coffee-machine-review/, não pretendo me preocupar demasiadamente.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim também é novidade. Eu sempre faço e os shots depois da limpeza ficam melhores!

Tem vários videos mostrando como fazer inclusive. 

Se você não fizer o backflush, como limparia a solenóide, sem ter que retirar ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Farei backflush. Foi só um susto, pela novidade da máquina aqui em casa. Até agora eu usava uma DeLonghi EC200CD... É no que dá mudar muita coisa de uma vez. De repente, tenho uma Rancilio Silvia com PID instalado, e sem nenhuma prática nessas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarcioMO claro a DeLonghi que não tinha solenoide. 

Agora estou faceiro. Tenho uma máquina de verdade, hehehehe.

Fiquei um tempo em dúvida entre a Silvia, uma Fiamma (ambas bem usadas) e a Gaggia Classic Pro nova. As três custando mais ou menos o mesmo, escolhi a Silvia, por vir mais equipada, já com PID e vários acessórios úteis, inclusive um porta filtro naked (que eu tentaria comprar depois, pelo jeito). Caso perdesse a chance de comprar a Silvia, que eu considerava a melhor das três, estava conformado em comprar a Gaggia mesmo.

Depois que a Silvia chegou e coloquei no lugar na bancada da cozinha, percebi que a Fiamma seria muito grande para mim, apesar da diferença de medidas parecer pequena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente usa-se 90 a 94 no bolo e o PID mede a temperatura no boiler, mas tem uma pequena queda do boiler para o bolo de uns 5 graus aproximadamente. Para ser exato, você pode comprar um termômetro com sensor tipo K com a ponta bem fininha e encaixar no portafiltro durante uma extração.

Se não quiser ser tão preciso, comece com 92 e mude de dois em dois graus para mais ou para menos ajustado ao seu paladar.

Quando tiver sua referência, fica mais fácil ajusta ao trocar de grão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisassao entendi. A máquina chegou com o PID regulado para 92ºC, e minhas primeiras extrações foram aceitáveis. Hoje resolvi elevar a temperatura para 94 ou 95, afinar a moagem e aumentar a compactação. Não deu certo, mas por outros fatores:

Tentei usar o filtro simples. 10g de café, quase 40ml muito rápido, não fez crema, mas o sabor não ficou desagradável. Foi para a esposa, que queria um café não muito intenso (mais longo, interpretei).

No filtro duplo, por preguiça, acabei colocando 16,8g de café (tinha fracionado e congelado há algumas semanas, e esse pacotinho ficou com menos de 18g). Passou muito rápido e ficou muito ácido, intragável (bebi assim mesmo).

Meu estoque congelado é de uns 8 cafés diferentes, mas poucas doses de cada um. Hoje comprarei um ou dois pacotes do Bourbon Vermelho do Tomio Fukuda na Baden Torrefação, e usarei esse café para acertar o manejo da máquina. Preciso ter uma constante, e será esse café confortável e confiável.

Não precisam me escrever detalhadamente agora sobre como corrigir acidez, amargor e outor defeitos - sei que já tem tudo isso neste e em outros tópicos. Lerei novamente o que li antes de escolher a máquina (tanta informação!).

Para aumentar a desgraça hoje, o porta filtro escapou da minha mão e atacou uma xícara das altas (algo mais de 100ml de capacidade). Baita prejuízo, pois faz tempo que procuramos para comprar mais um conjunto e não encontramos esse modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Boa noite a todos!

Passando rapidamente para compartilhar com vocês que por uma feliz sorte passo a ser membro do clube! Ainda não tive tempo de pesquisar qual a versão da menina, mas parece em ótimo estado, só abandonada pelo seu último dono por falta de tempo... Já peço ajuda aos amigos para ver a opinião de passos a seguir antes de tentar colocar a gatinha para funcionar!

Abçs a todos!

Obs.: a intenção agora é colocar a Gaggia e a Silvia frente a frente por um bom tempo e decidir qual é a que vai ficar em casa!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutes ago, eltonaguiar said:

Boa noite a todos!

Passando rapidamente para compartilhar com vocês que por uma feliz sorte passo a ser membro do clube! Ainda não tive tempo de pesquisar qual a versão da menina, mas parece em ótimo estado, só abandonada pelo seu último dono por falta de tempo... Já peço ajuda aos amigos para ver a opinião de passos a seguir antes de tentar colocar a gatinha para funcionar!

Abçs a todos!

Obs.: a intenção agora é colocar a Gaggia e a Silvia frente a frente por um bom tempo e decidir qual é a que vai ficar em casa!

Parabéns! Mais um feliz proprietário de uma Silvia! Não tenho muita experiência com máquinas paradas a muito tempo, mas dependendo de como ela era utilizada e cuidada, não a muito o que se fazer, mas em casos extremos. vai requerer desmontagem para uma averiguada melhor. Torço para que seja só usar e curtir!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigo Felipe! Obrigado! Ela está linda... acho que é só sujeira, bem de leve, e por pra funcionar... duro é aguardar um espaço de tempo para fazer isso! Naquele velho esquema: acorda um pouco mais cedo e fuça um pouco!

Pode esperar que a intenção no futuro é deixar parecida com a sua... kkkkkkkkk

Obrigado amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutes ago, eltonaguiar said:

Opa amigo Felipe! Obrigado! Ela está linda... acho que é só sujeira, bem de leve, e por pra funcionar... duro é aguardar um espaço de tempo para fazer isso! Naquele velho esquema: acorda um pouco mais cedo e fuça um pouco!

Pode esperar que a intenção no futuro é deixar parecida com a sua... kkkkkkkkk

Obrigado amigo!

Show! Tem um detalhe que lembrei aqui agora, que é bem importante das Silvia e diferente das Gaggia... Nas Gaggias, as resistências são encrustadas no boiler de alumínio, e não ficam dentro do boiler, sendo assim, mesmo que você ligue a máquina sem água dentro do Boiler, o termostato vai medir a temperatura do alumínio e vai conseguir atuar para desligar as resistências sem danificar nada. Na Silvia, é diferente, a resistência fica dentro do Boiler e, sendo assim, se você ligar a máquina nova, ou parada a muito tempo, sem água dentro, corre um grande risco de queimar a resistência, porque até o ar conseguir esquentar a carcaça do boiler e o termostato medir, já era...

Parece meio besta, mas não custa lembrar e a dica aqui é, antes de ligar a máquina, abrir a válvula de vaporização e ligar o botão de água quente para ligar a bomba e esperar sair água tanto pela haste de vaporização, quanto pelo grupo. Assim, garante que encheu rapidamente o boiler e elimina o risco de dano a resistência!

 

Tenho certeza que a sua vai ficar ainda melhor e mais bonita que a minha!!! Vamos em frente!!!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, eltonaguiar disse:

Já peço ajuda aos amigos para ver a opinião de passos a seguir antes de tentar colocar a gatinha para funcionar!

Idealmente, abrir o boiler, inspecionar, limpar...

Mas abrir um boiler pode ser bem difícil pra quem não tem prática. Então, talvez possa começar passando um descalcificador preventivamente e verificar se não tem borrachinhas gastas (tipo a gaxeta), muito ressecadas, que vão gerar vazamentos. 

Descalcificar já demanda passar muita água pela máquina, mas se não usar descalcificador, pelo menos passar uns 2 litros de água para dar uma "limpada".

Extrair um pouco de água e provar tbm te dá uma ideia do estado da maquina por dentro. Se não tiver gosto, deve estar boa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...