Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia

Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

11 horas atrás, mgbt disse:

Muito legal @Mardenmb, você mesmo comprou o adesivo e aplicou? Se importaria de compartilhar algumas referências, por favor? (onde comprar, tutorial...) Valeu!

Ok. Vai precisar de adesivo de vinil e espátula de feltro. Veja tutoriais no youtube de como envelopar geladeira e microondas. O processo é o mesmo.

Eu desmontei toda a carcaça. Retirar os interruptores foi a parte mais crítica. Tive que soltar os fios, retirar os interruptores e montar de volta depois de envelopar. É preciso muita atenção aí. O logotipo da Rancilio também foi ruim de tirar, mas saiu. O resto foi tranquilo.

Você pode tentar envelopar sem desmontar. Talvez funcione, não sei. Só não vai conseguir envelopar bem a peça que fica atrás do portafiltro e bandeja. O espaço aí é apertado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, mgbt disse:

Valeu @Mardenmb, eu li que há qualidades bem diferentes entre os adesivos de vinil à venda no mercado, esse seu deu alguma dor de cabeça ou parece bom?

Olá. Comprei o vinil em uma loja aqui de Brasilia (Paulista Sign). A aplicação foi simples, sem uso de pistola de ar quente. Só destacar e colar. 

Há muita gente que trabalha com envelopamento de móveis. Talvez consigam envelopar a Silvia sem necessidade de desmonte. 

• Curtir 1
Link para o comentário

• 1 month later...

Boa tarde pessoal,

Queria tirar uma dúvida com vocês: eu possuo uma Silvia Pro X e estou pensando em instalar um dimmer nela. Sabem me dizer se é viável, e se eu consigo usar o manômetro que já vem embutido nela pra monitorar a variação de pressão durante as extrações? 

WhatsApp Image 2025-02-10 at 22.13.34.jpeg

Link para o comentário

16 hours ago, brunlucca said:

Boa tarde pessoal,

Queria tirar uma dúvida com vocês: eu possuo uma Silvia Pro X e estou pensando em instalar um dimmer nela. Sabem me dizer se é viável, e se eu consigo usar o manômetro que já vem embutido nela pra monitorar a variação de pressão durante as extrações? 

WhatsApp Image 2025-02-10 at 22.13.34.jpeg

Eu não conheço a Silvia Pro X por dentro, mas entendo que é possível sim, visto que o dimmer atua diretamente na bomba e o manômetro deve refletir sim, a pressão de extração e a variação que o Dimmer irá causar.

Link para o comentário

3 hours ago, Felipe_Silva said:

Eu não conheço a Silvia Pro X por dentro, mas entendo que é possível sim, visto que o dimmer atua diretamente na bomba e o manômetro deve refletir sim, a pressão de extração e a variação que o Dimmer irá causar.

Eu estou tentado a comprar um dimmer e fazer o teste, já que se não der certo é uma mod reversível e rata. O que me intrigou um pouco é que quando a máquina está ligada o manômetro dela mostra 9 bar mesmo sem esar extraindo, então fiquei na dúvida se nela seria possível  variar a pressão. Mas eu acredito que seja por causa da solenoide fechada, que  cria uma pressão interna entre a caldeira e o grupo. Não sei se isso ocorre em todos os modelos da Silvia. De todo modo, obrigado pela resposta Felipe.

Link para o comentário

Em 13/02/2025 at 12:10, brunlucca disse:

Eu estou tentado a comprar um dimmer e fazer o teste, já que se não der certo é uma mod reversível e rata. O que me intrigou um pouco é que quando a máquina está ligada o manômetro dela mostra 9 bar mesmo sem esar extraindo, então fiquei na dúvida se nela seria possível  variar a pressão. Mas eu acredito que seja por causa da solenoide fechada, que  cria uma pressão interna entre a caldeira e o grupo. Não sei se isso ocorre em todos os modelos da Silvia. De todo modo, obrigado pela resposta Felipe.

Isso ocorre porque o manômetro dela deve estar medindo a pressão do boiler, então conforme ele vai esquentando, vai gerando um pouco de vapor e aumentando a pressão interna, até chegar no limite da válvula OPV, que no caso da sua deve estar configurada em 9 bar.

Na minha máquina fica o manometro fica mostrando 8 bar, que é a configuração da OPV dela.

Sobre o dimmer, por ser uma bomba vibratória, não imagino que terá problemas com sua instalação, que é fácil e reversível, e vai poder controlar e acompanhar a pressão simultaneamente pelo manômetro durante os shots. Sou super fã dessa modificação.

Link para o comentário

Atualizando, instalei o dimmer e funcionou. Já tirei alguns shots pra brincar com alguns pressure profiles e gostei bastante do resultado. E o manômetro dela mostra as variações de pressão, conforme previsto.  Grato a todos pela ajuda.

• Curtir 1
Link para o comentário

Pessoal,

Acabei de instalar o Gaggiuino na minha Silvia! Ficou fantástico, porém, reparei que a configuração padrão de temperatura para vaporização no Gaggiuino é de 155C! Achei muito alta! Imagino que isso deve ser para compensar o boiler pequeno da Gaggia Classic. Não quis arriscar e setei para 130C e fiquei satisfeito com o vapor gerado. Mas gostaria de saber de quem faz latte art com a Silvia, qual temperatura usam na vaporização caso tenham PID ou Gaggiuino instalados.

Obrigado!

• Curtir 1
Link para o comentário

3 minutos atrás, Bianchi disse:

Pessoal,

Acabei de instalar o Gaggiuino na minha Silvia! Ficou fantástico, porém, reparei que a configuração padrão de temperatura para vaporização no Gaggiuino é de 155C! Achei muito alta! Imagino que isso deve ser para compensar o boiler pequeno da Gaggia Classic. Não quis arriscar e setei para 130C e fiquei satisfeito com o vapor gerado. Mas gostaria de saber de quem faz latte art com a Silvia, qual temperatura usam na vaporização caso tenham PID ou Gaggiuino instalados.

Obrigado!

Pelo que entendi, eles jogam la no alto nao apenas porque o boiler é pequeno, mas para tirar um vapor mais seco, que favoreceria a vaporização.

Mas a galera que tem PID precisa ter cuidado com o offset: no Gaggiuino sao 155 no boiler. Quando colocamos PID e um offset de -12 pra ter a temperatura real no bolo igual ao nosso alvo, também teremos 167 se colocarmos 155 pra vaporizar. Nesse caso, acho que o termostato de proteção desarma o circuto (se nao me falha a memoria é em 165).

Link para o comentário

11 minutes ago, regisassao said:

Pelo que entendi, eles jogam la no alto nao apenas porque o boiler é pequeno, mas para tirar um vapor mais seco, que favoreceria a vaporização.

Mas a galera que tem PID precisa ter cuidado com o offset: no Gaggiuino sao 155 no boiler. Quando colocamos PID e um offset de -12 pra ter a temperatura real no bolo igual ao nosso alvo, também teremos 167 se colocarmos 155 pra vaporizar. Nesse caso, acho que o termostato de proteção desarma o circuto (se nao me falha a memoria é em 165).

No Discord tem um post sobre install specifics para a Silvia... Lá o Zer0-bit recomenda 5 de offset para a Silvia. Mas eu ainda vou colocar um termopar dentro do filtro já com café, como você costuma fazer, para medir o offset da minha. Percebi que o ponto em que coloquei o termopar do Gaggiuino deve receber diretamente a água fria da bomba pois ao iniciar a extração tem uma queda bem acentuada da temperatura no termopar.

• Curtir 1
Link para o comentário

3 hours ago, regisassao said:

Nesse caso, acho que o termostato de proteção desarma o circuto (se nao me falha a memoria é em 165).

Curiosidade de quem não tem uma Silvia (ainda), seria mais um termostato fazendo o papel de proteção ou se refere ao termo fusível? 

Link para o comentário

1 hora atrás, Roger W. Rocha disse:

Curiosidade de quem não tem uma Silvia (ainda), seria mais um termostato fazendo o papel de proteção ou se refere ao termo fusível? 

A Silvia tem um termostato de proteção, como qualquer outro, mas que abre em temperatura mais elevada. Algumas máquinas, como a Philco, possuem termofusivel.

• Curtir 1
Link para o comentário

9 horas atrás, regisassao disse:

A Silvia tem um termostato de proteção, como qualquer outro, mas que abre em temperatura mais elevada. Algumas máquinas, como a Philco, possuem termofusivel.

Sim, esse aqui. Ele interrompe o aquecimento. Se ele abrir você precisa esperar a máquina esfriar e apertar de volta. 

Screenshot_20250218_084758_Chrome.jpg

14 horas atrás, Bianchi disse:

Pessoal,

Obrigado!

Depende muito de onde o seu termostato está instalado. O Auber PID vem configurado para funcionar com 140C para vaporização.

Link para o comentário

3 hours ago, Mardenmb said:

Sim, esse aqui. Ele interrompe o aquecimento. Se ele abrir você precisa esperar a máquina esfriar e apertar de volta. 

Screenshot_20250218_084758_Chrome.jpg

Depende muito de onde o seu termostato está instalado. O Auber PID vem configurado para funcionar com 140C para vaporização.

O meu termopar tipo k está no topo do boiler da Silvia, em um dos buracos dos parafusos M3 que prendiam os termostatos originais. Como o vapor quente sobe, acredito ser um dos melhores locais...

Mas as minhas dúvidas são:

1) Para vaporizar para latte art, quanto mais quente melhor ou tem um valor que é o sweet spot?

2) Sabemos que o termostato de segurança original da Silvia desarma a 165C. Mas será que qualquer coisa abaixo disso é segura no longo prazo? Ou será que usar 140 ao invés de 150 podem aumentat a vida útil do boiler, por exemplo?

3) Como medir efetivamente a temperatura do vapor para saber se o termopar está lendo corretamente? Será que aqueles termômetros de pistola infravermelhos servem para aferição da medida do termopar?

20250218_121932.jpg

Link para o comentário

5 horas atrás, Bianchi disse:

O meu termopar tipo k está no topo do boiler da Silvia, em um dos buracos dos parafusos M3 que prendiam os termostatos originais. Como o vapor quente sobe, acredito ser um dos melhores locais...

1) Para vaporizar para latte art, quanto mais quente melhor ou tem um valor que é o sweet spot?

2) Sabemos que o termostato de segurança original da Silvia desarma a 165C. Mas será que qualquer coisa abaixo disso é segura no longo prazo? Ou será que usar 140 ao invés de 150 podem aumentat a vida útil do boiler, por exemplo?

3) Como medir efetivamente a temperatura do vapor para saber se o termopar está lendo corretamente? Será que aqueles termômetros de pistola infravermelhos servem para aferição da medida do termopar?

20250218_121932.jpg

Essas perguntas sao muito complexas e difíceis de medir:

O termopar é bem preciso, mas ele mede a temperatura da carcaça do boiler, nao do vapor. Enquanto estao em equilíbrio, dá na mesma.

Porém, dentro do boiler, a pressão deve estar bem mais alta. Ao sair do boiler, o vapor se expande, perde pressão e temperatura. A temperatura no bico não será a do vapor dentro do boiler. E os termostatos, PIDs e Gaggiuino não estão considerando a temperatura externa, e sim uma temperatura capaz de gerar um bom volume de vapor, mais seco de preferência. 

Não acredito que faça muita diferença usar 130, 140 ou 150 graus para a longevidade do boiler. Porém, pode ter um desgaste maior em o-rings, por exemplo, que trabalharao em temperaturas mais elevadas. Se está vaporização bem com 130 ou 140, eu nao iria alem disso. Mas se eu nao estivesse satisfeito, iria tranquilamente até 150.

Já sobre a primeira pergunta, so tenho conhecimento teórico como save, mas entendo que na vaporização não queremos mais temperatura, queremos mais microbolhas de ar emulsificadas no leite. Então, a temperatura é um auxilio indireto, pois dentro do mesmo volume de boiler, mais temperatura e pressao significa mais quantidade de vapor. Numa maquina com boiler menor, isso é mais critico, por isso jogam a temperatura la em cima na Gaggia. Numa Silvia, com volume 3x maior, você poderia ter temperatura mais baixa e mesma quantidade de vapor. Ou pode aumentar tambem para 155 e ter ainda mais vapor.

• Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário

8 horas atrás, Bianchi disse:

20250218_121932.jpg

Resposta: Primeira coisa. Quanto mais quente estiver o boiler maior será a pressão medida em Bar. Dá uma olhada no link abaixo.

https://www.valvesonline.com.au/references/steam-tables/?srsltid=AfmBOorSscMqZFPnE5t3QffHKL_9yCf6fGbKnornPOJQqITBCA6xmHo0

Em outras palavras, quanto maior a temperatura do boiler, maior será a temperatura E A PRESSÃO de saída de vapor. 

Qual é a melhor pressão e temperatura? Depende do quanto de leite está vaporizando e do quanto você está acostumado a vaporizar.

Temperatura alta é aconselhável para quantidades grandes de leite e para aqueles que já estão bem acostumados a vaporizar o leite, pois o processo será bem rápido com risco de espirrar leite para todo lado.

Temperaturas mais baixas são boas para quantidades menores de leite e para quem está começando. É mais seguro e o processo é mais lento.

Já vaporizei com diferentes temperaturas e obtive bons resultados com todas. Basta pegar o jeito de cada uma. Apesar disso, muita gente considera que o sweet spot está entre os 120 e 130C.

Resposta: Se qualquer coisa abaixo disso é segura? Em teoria sim, mas depende da conservação do seu boiler. Só um técnico pode dizer.

Acho mais fácil você medir a temperatura da água, mas lembre-se que existe uma diferença (offset) entre a temperatura do boiler e a temperatura de saída da água (e também do vapor). O offset depende de um monte de variáveis que o regisassao explicou. No caso do Auber PID que eu uso ele é de uns 8 graus a menor na saída. Se o PID marca 100, a água sai a uns 92.

• Agradeço 1
Link para o comentário

Valeu pessoal! Como eu venho de uma Philco 15 Bar, mesmo com 130C o vapor foi impressionante para mim. Nunca vaporizo mais do que 300ml de leite.

Nos testes que fiz, nem cheguei a abrir todo o registro do bico vaporizador e o redemoinho se formou facilmente. Agora falta acertar a textura perfeita.

Link para o comentário

13 hours ago, Bianchi said:

Valeu pessoal! Como eu venho de uma Philco 15 Bar, mesmo com 130C o vapor foi impressionante para mim. Nunca vaporizo mais do que 300ml de leite.

Nos testes que fiz, nem cheguei a abrir todo o registro do bico vaporizador e o redemoinho se formou facilmente. Agora falta acertar a textura perfeita.

Só pra tentar ajudar na questão da temperatura de vaporização, na Silvia Pro X o PID do boiler de vapor permite ajustar entre 120 e 125ºC. Eu uso em 124ºC, o que dá pressão suficiente pra vaporizar uns 300 mL de leite em coisa de 30-40s. Agora em que ponto do sistema fica o sensor de temperatura, e se tem algum offset em relação ao valor mostrado no visor aí eu já não sei dizer.

Link para o comentário