Ir para conteúdo

Moedores Potu P48 e P49


MarcioMO

Postagens recomendadas

 

Olá pessoal!

Os mais viciados em compras de acessórios e moedores de café no Aliexpress devem ter observado faz alguns meses apareceram 2 moedores manuais com mós planas. Eles podem ser acoplados a uma outra parte com o motor analogamente ao Arco grinder da goat story. Pois é...não aguentei e tive que adquiri-los (sem o motor) para testar, justamente por serem manuais e serem planas! A marca deles é POTU e tem 2 modelos:

P48 - mós planas tipo Ghost (vide outros exemplos maiores como Xeoleo, Fuji Royale e o Apex da Orphan espresso) de 48mm

P49 - mós planas mais comuns de 49mm (quase do tamanho de alguns eurekas)

O 1o já venho testando faz um bom tempo, enquanto que o P49, só o tenho há algumas semanas.

Ambos geram pouco fines, mas produzem resultados totalmente diferentes. O P48 é muito "estranho" incomun, pois o resultado são cafés coados com baixa doçura e ressalta as outras notas. Tenho que testa-lo mais vezes para ter uma opiniao definitiva. O P49 é mais familiar pra mim, produzindo coados mais equilibrados em corpo, doçura, clareza e acidez. Não chega a ser um SSP MP burrs, mas é comparável ao C40. Com o P48 não é possível moer fino suficiente para espressos, então seria só para coados. Mas, o P49 pode moer suficiente para espresso com alguns ajustes...Coloquei um disco de 0,01mm do sette270 embaixo da mó interna para ela se aproximar mais da mó externa e conseguir moer mais fino. Além disso, tive que alinha-las colocando folhas de papel alumínio igual se faz com as mós planas dos moinhos elétricos. Com essas 2 modificações consegui moer até para turco. Para cafés com torra mais desenvolvida consegui extrair bons espressos. Contudo, para torras médias e médias claras,  tive dificuldade para ajustar o espresso por causa dos clicks (steps) do ajuste e acabei ajustando a quantidade de café na dose. Outro ponto para torras médias é que há uma boa resistência na hora de moer. Juntando o fato de que precisa-se de mais força para moer com mós planas, será um ponto relevante para se avaliar antes da aquisição dele.

Ambos estão na faixa de 1200 a 1400 reais, portanto, não são baratos e concorrem com os tops da 1zpresso. Portanto, não acho que tem bom custo benefício.

Enfim, a ideia era começar a registrar e discutir mais sobre esses 2 tipos de mós incomuns nos moedores manuais. Se alguém mais teve ou tiver experiência com eles, compartilha aí!

Bons cafés!!!

caaa0a16987caeae64a26bd9be40cb83.jpg5b15192b479ec58f1ebf09e329b0e91f.jpg68ac231202ec6ff3460da35401dc7d11.jpge07f8b2f951db0a046778e6f15b5a75d.jpgab380c4ab24276962b157e55dbd31d39.jpg

 

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

 

 

 

  • Curtir 11
  • Agradeço 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • MarcioMO changed the title to Moedores Potu P48 e P49

Excelente, Márcio. Eu postei sobre esse moedores numa comunidade gringa há pouco tempo e no máximo as pessoas só tinham ouvido falar. 

Como é o tempo de moagem neles? E a sensação tátil ao moer, muito diferente dos tradicionais? 

Sei que não quer dizer muito, mas sempre gosto de ver uma foto da moagem ou cama do café após extração, será que você consegue adicionar essas fotos?

E mudando de assunto, pretende testar o ZP6 special da 1zpresso também?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Diego Nunes disse:

Excelente, Márcio. Eu postei sobre esse moedores numa comunidade gringa há pouco tempo e no máximo as pessoas só tinham ouvido falar. 

Como é o tempo de moagem neles? E a sensação tátil ao moer, muito diferente dos tradicionais? 

Sei que não quer dizer muito, mas sempre gosto de ver uma foto da moagem ou cama do café após extração, será que você consegue adicionar essas fotos?

E mudando de assunto, pretende testar o ZP6 special da 1zpresso também?

 

São poucos os que se aventuram.... kkk

O tempo não é muito bom... Em geral, próximo de 1min para V60. A moagem no P48 é leve e dá a impressão de que você está esmagando os grãos aos poucos. No P49, a sensação muda bastante. A moagem é mais contínua e precisa usar mais força que uma mós cônica, pois as lâminas entram em contato com mais grãos ao mesmo tempo. As fotos do final da extração, eu posto assim que usa-lo de novo. 

Não vou comprar o 1zpresso ZP6, pois eu já tenho o JS que tem as mesmas mós. Inclusive, comentei lá no tópico dele.

Valeu!

48 minutos atrás, Douglas Evandro Santos disse:

Muito legal, fiquei curioso quando vi no Aliexpress.

Daqui a pouco tem gente fazendo upgrade mó neles!

Seria interessante sim! 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente, Márcio. Eu postei sobre esse moedores numa comunidade gringa há pouco tempo e no máximo as pessoas só tinham ouvido falar. 

Como é o tempo de moagem neles? E a sensação tátil ao moer, muito diferente dos tradicionais? 

Sei que não quer dizer muito, mas sempre gosto de ver uma foto da moagem ou cama do café após extração, será que você consegue adicionar essas fotos?

E mudando de assunto, pretende testar o ZP6 special da 1zpresso também?

 
Fala Diego,

Segue a foto das extrações com P49 e SSP multipurpose. Método 4:6 do Kasuya43a05e936cb1e7ee744e9b93c1c1b61b.jpg

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas mós SSPs estão no DF64?
Sim Felipe! No mazzer deixei as da italmill que vem no df64. Tem espressos que ficam otimos com a claridade do ssp. E é muito mais fácil mudar de coados para espresso no Df64!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, MarcioMO said:

Fala Diego,

Segue a foto das extrações com P49 e SSP multipurpose. Método 4:6 do Kasuya43a05e936cb1e7ee744e9b93c1c1b61b.jpg

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Eu sou um completo leigo no assunto, mas a impressão, visual é que o DF64+SSP foi muito mais homogêneo e muito menos "fines" sem deixar aquela "laminha" ali em cima... Faz sentido essa análise?

E no sensorial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou um completo leigo no assunto, mas a impressão, visual é que o DF64+SSP foi muito mais homogêneo e muito menos "fines" sem deixar aquela "laminha" ali em cima... Faz sentido essa análise?
E no sensorial?
A foto comparativa ajuda, mas o que valida a análise é o resultado na xicara lado a lado. Ambos passaram em 3:45 no método do kasuya. Na foto da para ver que tem mais fines no P49. Nas xicaras, o ssp gera mais claridade e ligeiramente menos corpo. Mas o resultado do p49 é muito bom e comparável a um C40 (não fiz o teste comparativo ainda, mas arrisco).

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Transmimento de pensação, parece. Nesse finde eu estava mesmo pensando em perguntar por moedores manuais com mós planas, e agora encontro esse tópico interessantíssimo. 

Obrigado, @MarcioMO.

Bah, na verdade eu estava pensando em um Mimoso ou Botini com mós planas boas, hahahaha. Forte e rápido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ivoesazevedo disse:

Transmimento de pensação, parece. Nesse finde eu estava mesmo pensando em perguntar por moedores manuais com mós planas, e agora encontro esse tópico interessantíssimo. 

Obrigado, @MarcioMO.

Bah, na verdade eu estava pensando em um Mimoso ou Botini com mós planas boas, hahahaha. Forte e rápido. 

Fala Ivo! 

Estão surgindo muitos moedores interessantes nos últimas anos! 

Tem um que pode te lembrar o mimoso, se você fizer muito esforço.... rs

https://dailycoffeenews.com/2022/10/10/the-pietro-manual-grinder-is-taking-vertically-oriented-flat-burrs-for-a-spin/

E vou torcer para o @Gilberto fazer um Bravo Flat!!!!! kkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uau. Que moedores interessantes. Eu sempre achei incongruente pensar em comprar um moedor elétrico pra moer pra V60 por conta das moz planas mas parece que aqui tem um caminho interessante... Já tinha visto alguns de mesa mas pareciam muito ruins de moer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, EduA said:

Uau. Que moedores interessantes. Eu sempre achei incongruente pensar em comprar um moedor elétrico pra moer pra V60 por conta das moz planas mas parece que aqui tem um caminho interessante... Já tinha visto alguns de mesa mas pareciam muito ruins de moer.

Oi, Edu. Não entendi. Moedores de nós planas não seriam apropriados para V60? Em que sentido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser ignorância minha (por favor me corrijam se eu estiver errado kkk), mas sempre tive impressão que a velocidade de rotação em moinhos elétricos de mós planas são maiores do que os com mós cônicas. Pelo simples fato da gravidade já ajudar os grãos a descerem no cone e serem esmagados pelas mós cônicas, já no caso das planas, a não ser que elas estejam montadas verticalmente, seria a força centrifuga (ou centrípeta?)  que faria o papel de empurrar os grãos e expulsa-los das mós, nesse caso demandaria uma velocidade de rotação maior. Como isso ocorre nesses moedores manuais? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser ignorância minha (por favor me corrijam se eu estiver errado kkk), mas sempre tive impressão que a velocidade de rotação em moinhos elétricos de mós planas são maiores do que os com mós cônicas. Pelo simples fato da gravidade já ajudar os grãos a descerem no cone e serem esmagados pelas mós cônicas, já no caso das planas, a não ser que elas estejam montadas verticalmente, seria a força centrifuga (ou centrípeta?)  que faria o papel de empurrar os grãos e expulsa-los das mós, nesse caso demandaria uma velocidade de rotação maior. Como isso ocorre nesses moedores manuais? 
Sim. Não só a velocidade é maior, mas o torque também. No eixo de rotação, tem uma espiral em relevo para ajudar na descida dos grãos até a abertura entre as 2 mós planas. Comparando um moedor manual cônico (kinu por exemplo) com o P49, o kinu é mais rápido para moer a mesma quantidade e precisa de menos força. E as xicaras de v60 são bem diferentes!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Edu. Não entendi. Moedores de nós planas não seriam apropriados para V60? Em que sentido?
Acho que ele quis dizer que normalmente as mós planas são associadas ao espresso por causa das padarias, cafeterias tradicionais...pelo menos eu tinha essa impressão, antes de mergulhar nesse fórum! Mas, agora aprendi na prática que tanto mós cônicas quanto planas podem extrair excelentes espressos e coados.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O eu quis dizer e expliquei mal foi que apesar da moz plana ter sido a preferência ultimamente pra quem gosta de clareza na xicara, elas normalmente sempre vem na forma elétrica, e pra tirar um filtrado, o esforço seria menor, podendo dispensar o motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bão dia!

Toda mó plana vem em moedores elétricos porque precisam de alto giro e embalo tangencial para moer satisfatoriamente, senão pesam o moedor, esmagam o grão e travam as lâminas.

Por outro lado, o resultado na xícara depende predominantemente do desenho e da afiação dos sulcos de cada lâmina.

São coisas distintas.

 

Cordialmente,

Ricardo Gobbi da Silveira
GOBBI Old School Coffee
Embaixador do CDC
Venda de máquinas, moedores e torradores de café usados.
WhatsApp: 34-99937-1222
Instagram: @gobbidasilveira

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 
E, secundariamente, do fato de serem planas ou cônicas, seria isso?
Não diria secundariamente... porque o design (geometria) das mós é específico para cada formato: cônico, plano convencional ou plano do tipo ghost. Mas, no geral, mós planas tendem a gerar menos fines que cônicas. No entanto, a depender da geometria delas, podemos ter cônicas e planas que geram ótimos v60s e espressos. Bons exemplos:
Planas v60 - SSP MP, Fellow ode gen 2, mós de aço do vario/forte de aço, eureka para coados
Planas espresso - ceramica do vario, mazzer, italmill, eureka specialitta
Cônicas v60 - c40, JS, zp6, k max, jx, italmill para coados
Cônicas espresso - italmill (kinu), etzinger do sette270 (lidos), jmax, jx pro, mazzer da niche, eg01, mazzer kony, bravo debut
Tem o fator velocidade da moagem também que influencia na quantidade de fines. Maior rpm produz mais fines. Mas, não acho que isso chega a mudar a característica da extração drasticamente.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk



  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
seria possível comprar só a parte do motor e adaptar um outro moedor cônico? exemplo K4, pensei em comprar e adaptar não deve ser tão difícil pois pelo que vi parece ser o eixo 1/4 poderia confirmar [mention=12532]MarcioMO[/mention] obrigado
Olá Rafa_barista

Desculpa, não sei se entendi corretamente seu ponto...
Você diz usar uma furadeira/parafusadeira para girar o moedor? Ou comprar um moedor cônico tipo o Encore e adaptar?
O eixo parece ser o tamanho do k4 sim, mas não consigo ter certeza, pois não tenho mais os kingrinders que testei.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então @MarcioMO seria mais ou menos essa foto aqui, pelo que parece o motor tem uma certa seleção de RPM até 500 acho que deve ser o suficiente para espresso, tem dias que moer para espresso na mão é cansativo até acertar a regulagem, e moedores de espresso elétricos é de 2k pra cima ai eu gastaria menos de 2k com a qualidade k4 

testek4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então [mention=12532]MarcioMO[/mention] seria mais ou menos essa foto aqui, pelo que parece o motor tem uma certa seleção de RPM até 500 acho que deve ser o suficiente para espresso, tem dias que moer para espresso na mão é cansativo até acertar a regulagem, e moedores de espresso elétricos é de 2k pra cima ai eu gastaria menos de 2k com a qualidade k4 
testek4.jpg.fabd9826d82a65fb236ad4e45ada8001.jpg
Ah... pode crer, essa parte que tem o motor encaixa o moedor do modelo do P48. Acho que funciona sim.


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
  • 3 weeks later...

Marcio, um desses (cafesing) com moz ghost tá quase custando o mesmo que um K6. Qual vc acha que tiraria algo mais proximo de um Forte BG (moz aço)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio, um desses (cafesing) com moz ghost tá quase custando o mesmo que um K6. Qual vc acha que tiraria algo mais proximo de um Forte BG (moz aço)?
Nenhum deles... As mós de aço do Forté Bg são do nível do SSP MP dando uma claridade excepcional nas notas. Pra mim, as ghost burrs do potu48 ou cafesing não chegam perto porque elas produzem um sabor diferente das conicas e das flats... compartilho da opiniao do The Coffee Chronicler... é meio estranho os coados feitos por essas ghost burrs! Ahahhaha Os que mais chegam perto do forté Bg são: o 1zpresso JS, ZP6 e Comandante.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria algo mais portátil que o Vario pra viajar. Gosto muito dele. Mas queria algo manual, entre o K6 e as ghosts, vc ficaria com o K6 então?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...