Ir para conteúdo

Recomendação de máquina boa/consistente


Bruno Fontes

Postagens recomendadas

Boa noite, gente!

Tem um tempinho que não passo por aqui, mas também tem um tempinho que ando tentando voltar. Como vocês estão? Acho que não conheço mais ninguém aqui. hahahaha

 

Vamos a vaca fria. Minha velha Chef Crema (filtro despressurizado), apesar de ainda na ativa, está começando a querer me deixar na mão. E eu também tenho sofrido um pouco com inconsistência. Tem dias que o espresso é ótimo, outros é horroroso, mesmo tentando seguir fielmente todos os detalhes. Depois de muitos anos assim, a gente começa a desconfiar se a culpa não é só nossa e se não pode ter um pouco de culpa da máquina também.

 

Enfim, estão estou começando a olhar máquinas e vi que tem muita coisa nova por aí. Queria saber o que vocês recomendam atualmente. Estou pensando em um valor de uns R$ 1500,00 (se precisar subir o valor, posso segurar a compra no momento para economizar. Então o valor não é muito rígido. Meu maior interesse é em ter uma máquina que não seja muito frágil, despressurizada e que tenha alguma consistência para eu poder culpar apenas a mim mesmo pelos cafés ruins. Eu ainda tenho o meu Nemox Lux (apesar de que o copo já está bem rachado na base), então ele deve segurar bem. Se tiver uma vaporização igual ou melhor que da Chef Crema (preta) já tá ótimo pra mim.

 

Recomendam algo?

 

Obrigado mesmo e bom falar com vocês novamente! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser algo com qualidade similar à Chef Crema, diria que a Philco 15 ou 20 bar seriam as equivalentes. Você pode colocar PID,  dimmer e manômetro se quiser melhorar a extração. 

Com esse valor, você também encontra uma Dedica usada, que é um pouco melhor que as máquinas de entrada. Ela já possui por exemplo 3 níveis de temperatura de extração. 

Já se quiser subir um pouco mais o nível, tem as Breville e Oster Xpert. A Oster, em promoção você deve comprar na faixa de 3 mil. Tem ainda a Gaggia Classic, por pouco mais de 3 mil também.

Porém, se fosse pra gastar 3 mil na Gaggia, eu ficaria atento aos classificados, OLX e ML, para tentar comprar uma Silvia por 3-4 mil usada, faria uma revisão, colocaria PID/dimmer/manômetro também. O pessoal aqui no fórum inclusive está modificando máquinas com o projeto Gaggiuino. O @Felipe_Silva por acaso está fazendo a Silviuino.

A Silvia tem componentes melhores que a Gaggia e um razoavelmente boiler maior. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisassao disse:

Se quiser algo com qualidade similar à Chef Crema, diria que a Philco 15 ou 20 bar seriam as equivalentes. Você pode colocar PID,  dimmer e manômetro se quiser melhorar a extração. 

Mas fica boa a Philco? Pessoalmente, nunca usei nada melhor que a Chef Crema. Como é a que eu tenho, eu me viro com ela e é isso. Mas gostaria de melhorar o meu espresso caseiro diário, então pensei em uma máquina melhor.

A Dedica que você fala é essa aqui? Ela é relativamente barata e bonitinha, não esperava que ela fosse melhor que os modelos de entrada.

Eu tinha visto alguém falar bem da Breville e fiquei de olho, mas como o preço está bem acima do que eu tenho hoje, resolvi perguntar para saber se eu esperava ou se teria algo que valesse a pena no meio do caminho. :)   Mas é aquilo, eu não tenho urgência em trocar, e isso flexibiliza muito o meu budget. Se vale a pena, eu espero.

Meu medo com a Silvia é comprar uma em mau estado, mas sempre ouvi falar bem dela. Ainda se encontra peça de reposição?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que conseguir uma Silvia por 3k é bem difícil. Mesmo por 4, dependeria de uma boa oportunidade. Se encontrasse realmente acho que valeria a pena.

Do contrário, buscaria uma gaggia usada. No mercado livre vi essas duas que podem ser interessantes, uma gran gaggia por R$660 e uma baby por R$1700, que já teria opv regulável e solenoide. Tentaria negociar alguma delas. A gran gaggia talvez alguém mais experiente do fórum possa dizer melhor, mas acho que seria equivalente a uma philco 15 bar mas com construção interna melhor da gaggia e benefícios do portafiltro de 58mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Bruno Fontes disse:

Mas fica boa a Philco? Pessoalmente, nunca usei nada melhor que a Chef Crema. Como é a que eu tenho, eu me viro com ela e é isso. Mas gostaria de melhorar o meu espresso caseiro diário, então pensei em uma máquina melhor.

A Dedica que você fala é essa aqui? Ela é relativamente barata e bonitinha, não esperava que ela fosse melhor que os modelos de entrada.

Eu tinha visto alguém falar bem da Breville e fiquei de olho, mas como o preço está bem acima do que eu tenho hoje, resolvi perguntar para saber se eu esperava ou se teria algo que valesse a pena no meio do caminho. :)   Mas é aquilo, eu não tenho urgência em trocar, e isso flexibiliza muito o meu budget. Se vale a pena, eu espero.

Meu medo com a Silvia é comprar uma em mau estado, mas sempre ouvi falar bem dela. Ainda se encontra peça de reposição?

 

Na última Black Friday a Via Inox chegou a vender a Breville sem o moinho por 3k. E com o moinho por 4.2k. Foi um baita desconto. 

Eu tenho essa Breville, mas confesso que estou penando com a inconsistência entre a primeira extração e a seguinte, mesmo tentando deixar tudo constante. Ou mesmo alterando algo e a extração seguir na direção oposta ao que se espera. Mas eu nem posso culpar a máquina, já que sou um aprendiz nessa arte e posso estar deixando algo passar, embora eu não tenha notado.

Sobre a qualidade do espresso, quando bem extraído, é boa, eu gosto. Mas vez ou outra eu opto por ir na cafeteria perto de casa para consumir o mesmo grão com o expresso feito em uma La Marzocco e confesso que é outra coisa. Mas considerando os preços de mercado e o que a máquina entrega eu considero satisfatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, por essa faixa de preço ai, eu optaria pelos mods já citados pelo @regisassao, vai te trazer uma boa estabilidade térmica, e total controle sobre a maquina. Coisa que nenhuma dessas de entrada te permite. Agora tem o porem de ter a disposição para meter a mão na massa, são modificações simples, porem um pouco trabalhoso, e requer um mínimo de estudo sobre algumas questões técnicas básicas da maquina. Esse projeto Gaggiuino estou para iniciar na minha Poemia, aos poucos vou comprando as peças de acordo a disponibilidade de $$$$, em breve monto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dia! Bem, eu adoro meter a mão na massa e tá todo mundo indicando máquinas com mods.

 

Bom, pelo que entendi (eu realmente nunca tinha parado para ver sobre os mods), eles podem ser adicionados em "qualquer" máquina. Assim sendo, posso ir começando com a minha atual, que se der algo de ruim ela já está perto das últimas mesmo e, no melhor dos casos, depois eu transfiro as coisas para outra máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As maquinas mais simples que não tem nenhum sistema eletrônico embarcado, todas basicamente funcionam da mesma forma, umas tem OPV, outras não, umas tem válvula 2 vias, outras não. Mas via de regra o funcionamento da caldeira, bomba, resistência, termostatos, etc. são iguais, sendo assim, basta você identificar o que é o que na sua maquina, e vai conseguir fazer um projetinho nela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, o caminho vai ser esse mesmo! Achei um manual de serviço dela e é bem explicativo. Vou precisar entender um pouco uns detalhes aqui, mas acho que dá para brincar bem.

 

A pergunta é: dimmer ou OPV? O manômetro eu acho que dá pra colocar entre a resistência e o grupo, acredito que seja melhor que próximo da bomba. Bem, nem sei onde/qual comprar, ou se vai ter espaço, mas vou pesquisar tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Bruno Fontes disse:

Mas fica boa a Philco? Pessoalmente, nunca usei nada melhor que a Chef Crema.

Eu usei apenas uma vez, quando fiz o vídeo do PID com o Thales. Parece ok, só não sei sobre durabilidade. 

21 horas atrás, Bruno Fontes disse:

A Dedica que você fala é essa aqui

Essa mesma. O grande diferencial, na minha opinião, é ter os 3 níveis de temperatura. De resto, não acho que seja um grande upgrade em relação às demais.

15 horas atrás, Rafael Simas disse:

uma gran gaggia por R$660 e uma baby por R$1700,

A Gran Gaggia é a Poemia com marca Gaggia. O portafiltro de várias Gran Gaggia é de 53 mm. Não sei porque tem algumas com 58 mm, mas é algo para ficar atento.

Já a Baby tem um problema reportado aqui no fórum de quebra frequente dos botões, que são caros para trocar pelo original, mas podem ser trocados por comuns, mudando apenas a estética. 

2 horas atrás, Bruno Fontes disse:

Bom, pelo que entendi (eu realmente nunca tinha parado para ver sobre os mods), eles podem ser adicionados em "qualquer" máquina. Assim sendo, posso ir começando com a minha atual, que se der algo de ruim ela já está perto das últimas mesmo e, no melhor dos casos, depois eu transfiro as coisas para outra máquina.

Vai nessa então, aproveita pra dar uma revisada interna, e manda ver. Deve ganhar alguma vida útil com a Chef Crema.

32 minutos atrás, Bruno Fontes disse:

pergunta é: dimmer ou OPV?

O mais fácil é dimmer. E ainda te possibilita variar a pressão durante a extração,  podendo fazer pré-infusão por exemplo. A OPV vai te dar uma pressão fixa: quando ultrapassa aquele máximo, ela desvia a água para o reservatório. E normalmente é muito difícil trocar a OPV de máquinas de entrada.

Faça uma busca aqui no fórum. Já vi fotos de Chef Crema com manômetro, a parte de dimmer e PID tbm é bem documentada, e tem um vídeo do Não Sou Barista mostrando a instalação do PID, em breve ele vai fazer o da instalação de dimmer tbm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Caio Oliveira disse:

Olha, por essa faixa de preço ai, eu optaria pelos mods já citados pelo @regisassao, vai te trazer uma boa estabilidade térmica, e total controle sobre a maquina. Coisa que nenhuma dessas de entrada te permite. Agora tem o porem de ter a disposição para meter a mão na massa, são modificações simples, porem um pouco trabalhoso, e requer um mínimo de estudo sobre algumas questões técnicas básicas da maquina. Esse projeto Gaggiuino estou para iniciar na minha Poemia, aos poucos vou comprando as peças de acordo a disponibilidade de $$$$, em breve monto. 

Eu recomendaria fazer modificações do tipo somente depois que terminar a garantia. Também tenho planos de modificar a minha, mas depois da garantia (e do conhecimento adquirido, óbvio).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, regisassao disse:
Em 26/02/2023 at 14:00, Bruno Fontes disse:

A Dedica que você fala é essa aqui

Essa mesma. O grande diferencial, na minha opinião, é ter os 3 níveis de temperatura. De resto, não acho que seja um grande upgrade em relação às demais.

Ah, então deixa quieto. Aí eu corrijo colocando um PID. :)

 

7 horas atrás, regisassao disse:

O mais fácil é dimmer. E ainda te possibilita variar a pressão durante a extração,  podendo fazer pré-infusão por exemplo. A OPV vai te dar uma pressão fixa: quando ultrapassa aquele máximo, ela desvia a água para o reservatório. E normalmente é muito difícil trocar a OPV de máquinas de entrada.

Vou pesquisar e colocar, obrigado!

 

6 horas atrás, eldermarco disse:

Eu recomendaria fazer modificações do tipo somente depois que terminar a garantia. Também tenho planos de modificar a minha, mas depois da garantia (e do conhecimento adquirido, óbvio).

No momento eu vou fazer na minha Chef Crema preta que tem uns 10 anos. hahahaha Quando ela morrer de vez, eu troco. :)

 

4 horas atrás, joao silva disse:

Tinha uma promoção de uma maquina da frigolar (ou algo assim) por 500 reais, acho que nesse valor é insuperável.

Interessante! Não encontrei, mas vou ficar de olho. :)

 

Obrigado mesmo à todos que responderam! Vou procurar um dimmer, manômetro e pid e colocar nela. Deve dar uma sobrevida boa pra ela. Aí sigo esse setup até poder comprar Gaggia Baby, uma Silvia ou similar, ou fico com uma Philco modificada mesmo e vida que segue. Se ela entregar é o que importa!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um status sobre as ideias (agora eu não sei se abro outro tópico ou se posto lá no clube da Chef Crema).

 

Adicionei um dimmer.

 

Desmontar a máquina foi simples, ligar o dimmer foi óbvio, mas montar foi... complicado. A Chef Crema preta é em formato de L e a carcaça plástica é um pouco apertada. Isso não seria um problema, se a mangueira de água, os 2 fios de energia e o escape do excesso de água para a bandeja não ficassem no fundo do L. Então segurar a máquina pesada, com cuidado pois tem vários fios etc e encaixar isso tudo no lugar, ao mesmo tempo, e sem ter como usar as mãos pra isso foi bem chatinho. Na base de pedir ajuda à esposa, usar barbante etc. E, sim, precisa desmontar ela inteira para chegar na bomba.

 

Outro problema: a carcaça da Chef Crema é bem mais grossa que eu pensei e eu não consegui prender o dimer. Então temporariamente eu deixei ele de fora, pendurado.

Depois disso tudo, montei a máquina e liguei. Tudo funcionando aparentemente normal. Fiz algumas extrações vazias, para testar o dimmer e é como vi alguns falando: 80% do controle da potência fica em uns 25% do curso do dimmer, mas dá pra se acostumar. No fim, peguei um café velho (estou sem café, então peguei aquelas sobrinhas para limpar o moedor a cada vez) só pra ver a reação ou algo muito fora do lugar.

Antes de fazer realmente o espresso, eu sempre faço uma extração vazia. Mas notei que o copo ficou imediatamente bem quente. Estranhei, mas segui com o espresso. Ficou horrível, claro, só o pó velho, sem nenhuma regulagem, nada. Mas notei um leve cheiro de "café queimado". Estou meio desconfiado, mas vamos ver. Quando chegar o meu café, eu faço um teste melhor (não tenho termômetro que sirva, então vai ser no teste e gosto, mesmo).

E agora mesmo que quero colocar o PID, pra entender melhor essa temperatura (se eu fiz alguma besteira sem perceber ao montar a máquina).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abri novamente a máquina, apenas a parte de cima. Olhando com calma, notei que o conector de um dos polos da resistência estava bem frouxo e parecia estar assim já há algum tempo. Parte da borracha ao redor estava dura e se esfarelando e, tanto o macho quanto a fêmea, estavam um pouco marcados.

Passei uma lixa de leve neles, um pouco de bombril pra dar uma limpeza. Aperteri o mesmo conector para ficar mais firme (não tenho um novo pra trocar) e encaixei no lugar. Liguei com a máquina aberta pra ver. Ele começou bem, mas após alguns segundos apareceu uma faísca dentro do conector e começou a levantar uma leve fumaça. Desliguei tudo novamente para não forçar.

Bem, a máquina está mostrando sua idade. Vou procurar conector para trocar, mas ainda não explica ela aparentemente estar esquentando mais que deveria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você na desmontagem não inverteu os termostatos de extração e de vapor? Ou, outra possibilidade seria, o termostato perdeu o contato eficiente com a caldeira, sendo assim ele não esta reconhecendo a temperatura correta, e consequentemente deixando esquentar mais do que deveria, simplesmente ele foi pro saco mesmo devido a idade rsrs. Só pensei nessas possibilidades para esse aquecimento excessivo.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não mexi em nada na parte de cima propositalmente (caldeira, termostatos, mangueiras etc), então estou chutando que pelo fato de eu ter tido que segurar basicamente a máquina inteira enquanto tentava passar os cabos e mangueiras pelo lugar certo sem acesso manual, eu posso ter esbarrado/forçado algo sem querer. Eu tentei ser bem cuidadoso e não forçar nada, mas a gente nunca sabe. Ou já estava morrendo mesmo e eu não percei. hahahahah

 

O fio da resistência já estava bem queimado e ele esquenta bastante, assim como os conectores ali. Já os termostatos estão com conectores que pareciam novos (ainda que o termostato seja ligado diretamente na resistência).

image.png.efa77f2048cba395628f5ec37a21f7c0.png

 

Mas é aquilo, a máquina tem, na verdade, 11 anos e foi BEM usada. O parafuso do chuveiro já está meio pra lá do que pra cá e eu ainda não tinha encontrado um para substituir, o anel de vedação do chuveiro está começando a dar sinal da idade e não tem mais original para comprar etc. Era uma questão de tempo, até por isso abri sem pensar duas vezes a máquina. :)

Mas estou já com uma encomendada com o nosso amigo @Fogo ruivo. Em breve ela chega e eu posso voltar a fazer espresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 27/02/2023 at 19:33, Bruno Fontes disse:

Ah, então deixa quieto. Aí eu corrijo colocando um PID. :)

 

Vou pesquisar e colocar, obrigado!

 

No momento eu vou fazer na minha Chef Crema preta que tem uns 10 anos. hahahaha Quando ela morrer de vez, eu troco. :)

 

Interessante! Não encontrei, mas vou ficar de olho. :)

 

Obrigado mesmo à todos que responderam! Vou procurar um dimmer, manômetro e pid e colocar nela. Deve dar uma sobrevida boa pra ela. Aí sigo esse setup até poder comprar Gaggia Baby, uma Silvia ou similar, ou fico com uma Philco modificada mesmo e vida que segue. Se ela entregar é o que importa!

Desculpe a confusão, parece que o nome é FRIGELAR, está por 800 reais agora, nova com nota fiscal, garantia de 1 ano e parcelamento, acreditos que neste preço ainda é imbatível, , parece que alguns amigos do forum compraram e gostaram muito, segue o link :

 

https://www.frigelar.com.br/cafeteira-expresso-3-em-1-eos-ecf01ec-inox-110v/p/kit5922?gclid=Cj0KCQjw2cWgBhDYARIsALggUhpePcOHog4xvwmHrPQ1QNckvHVg9GpVjb_kZt6KKOBGcz6mqOVGCacaAlo7EALw_wcB

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...