Ir para conteúdo

[DÚVIDA] Naked Philco 15 bar DIY

Samuel Beninca

Postagens recomendadas

Alguém já fez um filtro naked pra Philco 15 bar ?
tava pensando em cortar o porta filtro dela, mas como não é preso por arame nunca arrisquei, creio eu que não teria problema, mas alguém já fez ?
Se sim, deu tudo certo ? Alguma dica ao fazer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 weeks later...

Eu fiz, a muito tempo atrás, quando ainda tinha minha Philco 15 bar.

É tranquilo de fazer. Pode cortar com uma micro retifica ou uma serra copo.

Para usar, funciona normalmente. Com a vantagem na limpeza do próprio porta filtro e do ganho de crema na xícara.

Abraço 

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 06/04/2023 at 22:09, Samuel Beninca disse:

Show, vou tentar então, será que rola cortar com uma serrinha de cortar ferro ?

Acho difícil ter precisão e vai demorar uma vida. Sugiro uma serra copo mesmo.

• Curtir 1
Link para o comentário

• 2 years later...

Eu despressurizei o porta filtro original desparafusando a peça plástica do interior. Depois devolvi o parafuso com uma porquinha que tinha em casa para não sair café pelo furinho. Claro que eu também comprei o naked, mas gosto de usar o fechado despressurizado quando estou regulando um café novo para não correr o risco de fazer uma lambuzeira na sala (sim, minhas cafeteiras ficam na sala...). 

Link para o comentário

• 2 months later...
Em 06/11/2025 at 18:42, Maria Pelisson disse:

Eu despressurizei o porta filtro original desparafusando a peça plástica do interior. Depois devolvi o parafuso com uma porquinha que tinha em casa para não sair café pelo furinho. Claro que eu também comprei o naked, mas gosto de usar o fechado despressurizado quando estou regulando um café novo para não correr o risco de fazer uma lambuzeira na sala (sim, minhas cafeteiras ficam na sala...). 

Porta filtro da Philco não tem essa de ser pressurizado.

Ele é um porta filtro com a saída dupla, que tem essa peça plástica.

Isso só divide o café para sair pelos 2 furos.

Você pode sim fazer um PF naked cortando a parte de baixo dele.

Se usar o filtro original da máquina, ainda assim vai ser uma extração pressurizada.

O que é pressurizado é a cesta / filtro, que é inserido no porta filtro.

Existem PF que tem um sistema com peça plástica mais complexo, com uma válvula na saída, que ai sim pode ser chamado de pressurizado, mas não é o caso da Philco.

Link para o comentário

Na verdade, a peça plástica dentro de um porta filtro de máquinas com filtros pressurizados tem uma função muito maior do que "apenas" dividir o café: esta peça tem a função de diminuir o choque (impacto) entre o café que sai do filtro pressurizado e o porta filtro. Tanto que o desenho do plástico é projetado para receber este impacto, permitindo que o café saia pelos dois furinhos sem turbulência.

Nas Gaggias Baby do passado, por exemplo, como elas vinham com apenas um porta filtro, que servia tanto para filtros pressurizados, quanto para despressurizados, era necessário usar aquele pino do "super crema" para controlar esta turbulência, pois caso contrário, o café saía do filtro pressurizado espirrando mais do que nariz gripado. 

Link para o comentário

6 horas atrás, alxbrgs disse:

Porta filtro da Philco não tem essa de ser pressurizado.

Ele é um porta filtro com a saída dupla, que tem essa peça plástica.

Isso só divide o café para sair pelos 2 furos.

Você pode sim fazer um PF naked cortando a parte de baixo dele.

Se usar o filtro original da máquina, ainda assim vai ser uma extração pressurizada.

O que é pressurizado é a cesta / filtro, que é inserido no porta filtro.

Existem PF que tem um sistema com peça plástica mais complexo, com uma válvula na saída, que ai sim pode ser chamado de pressurizado, mas não é o caso da Philco.

Corretíssima a sua explicação! Na verdade eu não detalhei, mas uso um filtro despressurizado tento com o porta filtro modificado quanto com o porta filtro naked. Apenas me expressei mal, me desculpem. 

Link para o comentário